Textos de Paixão
Sobre a Paixão
Esse sentimento avassalador
que vem e nos tira o chão
E nos leva às nuvens como teletransportador
numa fração de segundos, como uma explosão
Esse sentimento que nos tira a razão
Que causa entrega de corpo e alma,
Que acelera o nosso coração
tirando toda nossa calma
Esse sentimento que nos toma por inteiro
Não há maturidade que resista
Transforma nosso espírito em aventureiro
por mais juizo que ali ainda exista!
Esse sentimento que nos encoraja
a fazer coisas inexplicáveis
Que com o pensamento viaja
à lugares inimagináveis
Esse sentimento que nos faz faltar o ar
quando encontramos esse alguém
que desejamos o tempo todo com ele estar
E quando estamos juntos, estamos muito bem
Enfim, esse sentimento, avassala, tira o chão
Transcende, desnorteia, acelera o coração
Mas quando não correspondido, mata
Fere nossa alma, nos arrebata!
Urubu no Peito: O Gigante Rubro-Negro
O Flamengo é paixão,
E o coração do rubro-negro pulsa forte,
Com cada vitória, cada gol,
E toda a glória que na camisa reporte
Desde Zico até Gabigol,
O manto sagrado sempre foi honrado,
Com craques, títulos e muita emoção,
O Flamengo é um time abençoado.
A torcida é uma Nação,
Que não para de cantar e vibrar,
E em cada jogo faz a diferença,
Fazendo o time sempre avançar.
O Maracanã é a casa do Mengão,
E o gramado é o palco da paixão,
Onde a torcida canta e vibra,
E o Flamengo mostra sua tradição.
Que o Flamengo continue a brilhar,
E a história seja sempre reescrita,
Com muitas vitórias, títulos e alegria,
Para a torcida a mais temida.
INCOMPATIBILIDADES
Pareciam dois namorados
Apaixonados
Mas irrascíveis no fundo,
Temíveis no seu mundo.
Ele, chamava por ela
E ela,
Não respondia
Nem de noite nem de dia.
Depois ela, traiçoeira,
Chamava por ele na ciumeira
De o ver noutros braços
Madraços
Gaudérios
De mistérios
Vagabundos
Dos submundos
E ele não respondia
Nem de noite nem de dia.
E o romance
Por ser só rimance
Sem mais alcance,
Findou.
O poeta, ficou sem a poesia
E esta, de forma direta
Por ser infiel e vadia,
Nunca mais viu o poeta.
(Carlos De Castro, in Poesia Infinita, em 27-07-2022)
AS MÃOS
Elas pegam
E despegam,
Apertam
E desapertam
Emoções.
Matam paixões,
Fazem reviver
Quem está a morrer
De mortes ou sensações.
Benzem
E banzem
Orações,
Bruxarias,
Arrenegam heresias,
Aliviam comichões.
De muito as glorificar,
Acabei por me lembrar
Que há tantos anos
De desenganos,
Não beijo as mãos
De minha mãe.
Pobre de quem a não tem.
Valho-me dum retrato dela
E mato a sede da saudade,
Beijo-lhe as mãos de papel
E até me parece que ela
De verdade,
Me afaga o rosto,
Com tanto gosto,
E aquela doçura do mel.
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 23-10-2023)
Tá próximo!
A saudade esta sendo esvaziada pela certeza do nosso envolvente e apaixonante reencontro.
Depois de solitários suspiros e versos jogados ao vento, sinto a derrota do que era uma vida sem sentido se esvaziar, decifrei alguns mistérios impostos pelo medo e agora tenho no meu paladar o sabor da alegria, da paz e do amor carregados pelo trenó da felicidade.
Se passaram tantos dias de céus sem brilho, e tantas noites sem a lua e as estrelas, mesmo assim no meio do caos confiei nas asas da imaginação e lancei um pássaro com a esperança de achar a terra firme aonde você pudesse estar.
E o pássaro voltou depois de tempos perdidos no relógio, me trouxe boas novas, transbordei em lágrimas ao ver o pico das montanhas crescendo ao longe, e depois de cada onda enfrentada, vi que você estava ali, linda e ansiosa pelo nosso reencontro, tudo foi muito semelhante ao que antes eram apenas sonhos.
Meu porto seguro esta próximo, ao atracar irei ascender uma bela fogueira daquelas que nunca apaga, e continuarei construindo o nosso mundo de amor em terra firme para impedir que a saudade e os medos voltem a nos atacar.
Perdidamente apaixonado
Entre eu e você tudo é tão bom,
Cada dia é um novo motivo para continuar, a paz passeia conosco,
As flores brotam e os frutos caem com nossas carícias, valorizo cada volta que o mundo da contigo do meu lado,
Fico perdido em cada olhar teu, o meu coração chega a chorar de alegria em meio a tantos abraços e beijos teus,
Não exite outro alguém como você, te amo! Te amo! Te amo!
Repentina paixão
Alguns olhares trocados em campo aberto e arborizado,
Pouca conversa, beijos calientes, coração palpitando forte, sorrisos em alta,
Um último abraço apertado com sabor de “não me larga”!
Então, de uma doce fantasia, de um momento impulsivo, deixa de ser uma o começo de uma bela história para se transformar no escoamento suave de uma memória.
Apaixonado
Uma estrela pousou nos meus pensamentos, logo meus sentimentos começaram a ser irrigados,
a anos eu não distribuía olhares tão apaixonados, a sensação de nadar sem fôlego voltou afiada,
dançar com você foi delirante, o teu abraço e a minha saudade conversaram tantas coisas em idiomas compreendidos apenas pelos nossos corpos,
jurei pra mim mesmo naquela noite ao desfrutar da tua bela imagem que jamais abandonaria a tua sombra.
Marcas de uma paixão
Incontáveis foram os fins de semana que demoravam anos para chegar tamanha à ansiedade que eu tinha de te ver;
Como foi bom sentir saudade de ser visto por você com aquele olhar de te quero pra sempre;
O seu perfume forte alimentava cada vez mais a minha paixão por ti, a tua boca carnuda e bem desenhada falava comigo em meus sonhos alimentando o meu desespero de não te ter por perto;
Meu Deus! Como era difícil viver um dia de cada vez sem está ao teu lado recebendo aquele gostoso abraço sendo acompanhado por uma dose incontrolável da tua voz que sussurrava no meu ouvido, me causando os mais profundos e desesperados desejos;
Nas minhas memorias, no meu corpo e no meu coração, você deixou marcas que insistem em sobreviver ao tempo.
Desequilibrado
O meu equilíbrio foi rompido, a paixão está atropelando a razão, os meus sentimentos e as minhas emoções estão em parafuso! Tanto faz se eu estou dormindo ou acordado o meu cérebro que já não está pensando com clareza, continua fabricando situações em cima de situações involuntariamente envolvendo nós dois em mais de mil formas de como devo explorar o nosso amor. Tudo parece tão sólido e real em alguns momentos, já em outros parece tão louco, ilusório e surreal. Viver neste ciclo caótico e vicioso virou minha vida de cabeça pra baixo e perturba meu coração, se me faz mal ou me faz bem, ta tudo bem!
Pensar, com o coração!
Uma paixão forte está tomando conta do meu coração que alegremente pulsa em meio a chamas. Mas é importante ressaltar a confusão que ele trouxe ao meu corpo e mente, não consigo raciocinar direito, não tenho forças para meditar, tento caminhar mas não tenho o senso de direção, meus pensamentos estão vagando lentamente num mundo que só eu consigo ver. Sinto renascer em mim um sentimento que andava adormecido e da noite pro dia ganhou espaço tomando conta dos meus sentidos . Agora sou dominado pela ansiedade, transpiro excitação e estou transbordando de felicidade, pois vivo neste mundo de delírios alimentados pelo meu insaciável coração.
O nascer da Paixão
E o meu coração não aguentou, caiu na armadilha mais gostosa que existe, a de se apaixonar na primeira troca de olhar. O que parecia, um olhar simples e aventureiro, foi avassalador, me derrubou com uma força além do que eu possa comentar, o meu raciocínio foi abalado, os meus movimentos parecem ser conduzidos por um controle remoto que está em propriedade dela. Quanto mais eu olho para ela, mais eu perco as minhas razões, tenho a impressão de está sendo guiado pelas minhas emoções, mais elas não tem direção, não tem freios, não me deixam recuperar o fôlego. Meu sangue ta fervendo, meu cérebro não me obedece mais, as minhas mãos estão queimando, o mundo a minha volta sumiu, agora só tem eu e ela. Então, ela se aproxima com extrema ternura e um olhar de admiração, no momento em que escuto a sua voz, o meu mundo ganha outro sentido, outra dimensão.
Perdidamente Apaixonado
Eu me apaixonei pelo teu primeiro olhar, bem que eu tentei ser forte, mas não teve como reagir,
Lutei em vão contra a força do teu sorriso lindo, já era tarde demais quando percebi que até nas minhas lembranças ele permanecia forte e vivo,
Agora estou preso ao teu contato, ao brilho presente no teu rosto, estou apaixonado pela tua voz, você estando perto ou longe a sua luz me acompanha, me emociona e me excita,
Teu jeito cativante invadiu a minha mente e contagiou o meu ser, nada é melhor do que está ao teu lado, você consegue todos os dias ser uma surpresa na minha vida, estou perdidamente apaixonado.
Um sopro da paixão
Um vento passageiro bateu a minha porta,
Num primeiro momento trouxe alegria, euforia e um gosto tão bom que paralisou o tempo,
A paz e o alívio trazidos pelos gestos e os detalhes foram se esvaziando na mesma velocidade que chegou,
Foi tão bom e tão repentino, talvez tenha sido um engano, ou um sonho, não importa! As lembranças dessa paixão me fazem tão bem.
A Matéria das Palavras
Na rua do teu peito
caminha a minha
enfurecida paixão
permitida e condenada
por uma mácula de sal
no exílio de uma lágrima
caída e despida por ti.
Nessa deriva em riste
como uma ilha crua
vertida no hino de pedra
que carrega no rosto
a velhice corrosiva
nos endereços da memória.
No caderno aberto do passado
à distância de um destino
no lado desfiado da carne
na rescisão do pacto com o tempo
desce a matéria das palavras
e na rua do meu peito
movem-se por sílabas
as artérias do teu nome.
Fogo em Brasa
Que início de paixão
Um romance de televisão
Um mundo a prometer
Todo dia vem me ver
Fogo em lenha vira brasa
Diminui, mas não se apaga
O seu novo não voltou
Alegria se afastou
Quero mais para me animar
Só um beijo ao seu encontrar
Brasa queima e brasa apaga
Falta lenha e tudo acaba
Carinho o que restou
Lindo tudo e não durou
Um dia tive tudo, enfim
Hoje, só lembranças do seu fim
Eu me apaixonei, pelo o que você se passou ser, e hoje amo um fantasma, alguém que nunca existiu. Querendo te entender, te buscando, eu me perdi, e aos poucos eu fui morrendo. E hoje, eu também sou, uma estranha, para você, para mim.
Aqui nesse corpo jas, uma alma ferida, partida em muitos pedaços, vegetando, esperando pelo abraço dela, que é o último, aquela que depois que vem, o corpo pode descansar. E essa alma, deseja esse abraço gélido, e pousar nesse colo, porque já cansou de sofrer.
...
00:31
Desta vez és uma prosa diferente. Gostaria de falar, que você se deixou apaixonar por alguém que adora escrever. E que, ainda bem, que nós somos ilimitados por dentro. Somos um “vazio’’ cheios de espaços, e cheio de coisas ao mesmo tempo. Não vejo meus limites em escrever poesias sobre você. Na verdade, se tratando de você, é como chegar numa sessão de poesia em uma biblioteca. É só caminhar meus olhos sobre você. E tudo se torna tão fácil, porque, no momento em diante em que eu fito meus olhos nos teus, eles me contam segredos quando tua voz não tem coragem. Teu corpo te desobedece quando sente meu toque. Você pode até ser bem racional, mas meu romance consegue tirar você da pista, como um carro desgovernado que passa a cem quilômetros por hora numa curva fechada. O bom é que após perder todo seu controle, não existe penhasco nenhum, não existe fim, nem se quer um ponto final. Após que você passa direto pela curva, tudo que lhe resta é mergulhar no meu romance exagerado.
O que é o que é?
O que é a solidão?
O que é uma paixão?
O que é uma ilusão?
No caminhar sozinho vaguei em meus próprios pensamentos e neles deixei alguns rascunhos em branco.
Dormindo ou acordado a soberana certeza de observar tudo a minha volta como eu estava conduzindo me fez acreditar na minha capacidade de mudar sem mexer nos quadros.
Calor intenso, noites sem dormir direito, sensação de coberta quente no meio da neve, a vida um doce, no desejar um sabor descomunal, tirei a minha coluna de adão e sinto isso em cada abraço, em cada sorriso, em cada saudade até o próximo caminhar juntos.
Um fato clássico do ser humano é a natureza de se perder sem se desprender totalmente ao mesmo tempo que se deixa levar sem carregar uma bússola podendo ficar perdido ou ser deixado para trás em qualquer lugar.
Golpe dos ventos
Uma paixão grita alto, pode derreter até o aço com seu calor, mas senão for bem alimentada ela passa fome e morre no casulo do silêncio e da solidão.
No fim das contas, deixa o vento soprar e se ele vier com muito barulho desvia que lá vêm tempestade, agora se soprar ventos calmos descubra como abraçar,
Saiba oferecer um castelo com sol e água em abundancia e depois celebre o milagre de unir dois mundos em uma essência distinta.
