Textos de Paciência

Cerca de 837 textos de Paciência

COMO FICAR SÓ

Se você está sozinho pela primeira vez, tenha paciência. Se você não ficou só muitas vezes, o se quando ficou não gostou, então espere. Você vai descobrir que é ótimo ficar sozinho quando você aceita essa ideia.

Poderíamos começar com os lugares aceitáveis, o banheiro, a coffee shop, a biblioteca. Onde você pode enrolar e ler o jornal, onde você pode pegar sua dose de café, sentar e ficar por lá. Onde você pode folhear e cheirar os livros. Você não deve falar nesses lugares, então é mais seguro.

Também existe a academia. Se você é tímido, pode ficar nos espelhos, pode colocar o fone de ouvido.

E tem o transporte público, porque todos temos que chegar em algum lugar.

E existem as preces e a meditação. Ninguém vai achar estranho se você estiver segurando a respiração em busca de paz e salvação.

Comece simples, com as coisas que você evitava com medo de ficar sozinho.

O balcão da lanchonete. Onde você estará cercado de funcionários que têm somente uma hora e esposas que trabalham do outro lado da cidade o que faz com que eles – assim como você – fiquem sozinhos.

Resista à tentação de socializar com seu telefone celular.

Quando estiver confortável com esse ritual, convide a si mesmo para um jantar. Em um restaurante com mesa posta. Você não será mais intrigante ao comer sozinho do que quando passa o dedo no chantilly ao provar a sobremesa. Na verdade, algumas pessoas das mesas cheias de gente ficarão com vontade de estar no seu lugar.

Vá ao cinema, onde é escuro e aconchegante. Sozinho em sua cadeira em meio a uma comunidade temporária.

Então, se leve para dançar em uma balada onde ninguém te conheça. Fique fora da pista até que as luzes te convença a entrar. Dance como se ninguém estivesse vendo… porque ele provavelmente não estão! E, se estiverem, suponha que estejam fazendo com a melhor das intenções. O jeito que o corpo se move durante a dança é, no fim das contas, lindo. Dance até o suor lembrá-lo das melhores coisas do mundo.

Vá para o campo sozinho, deixe que as árvores e os esquilos tomem conta de você.

Vá para uma cidade desconhecida, ande pelas ruas. Sempre existem as estátuas para conversar e bancos perfeitos para sentar-se, que dão aos estranhos a sensação de uma existência compartilhada – esses momentos podem ser tão animadores e as conversas que você se envolve ao sentar-se sozinho são únicas.

A sociedade tem medo da solidão, como se corações solitários estivessem jogados no porão, como se as pessoas devessem ter problemas se, depois de um tempo, não estivessem comprometidas com ninguém. Mas a solidão é uma liberdade que respira fácil e levemente e pode ser cicatrizante, basta você querer.

Você poderia aguentar rodeado por uma multidão ou de mãos dadas com seu companheiro. Olhe mais ao longe pela eterna busca de companhia. Mas ninguém estará na sua cabeça e, quando terminar de traduzir seus pensamentos, algo da essência deles pode estar perdido. Ou não.

Talvez com o objetivo de amar a si mesmo, talvez todos aquelas frases cheias de energia que ouvimos da pré-escola ao colegial foram provas para aguentar ficar sozinho. Porque se você está feliz, a solidão é abençoada e estar só é okay.

Está tudo bem se ninguém crer como você. Toda experiência é única, ninguém tem as mesmas sinapses ou consegue pensar como você. Por isso, fique aliviado, mantendo sempre à mão as coisas mágicas da vida.

E isso não significa que você não estará conectado, que a comunidade não estará presente. Apenas seja uma única pessoa em uma única mente e sinta os efeitos disso. Fique em silêncio. Respeite o silêncio.

Você pode estar em meio a uma multidão em um instante se precisar. Se o seu coração está sangrando, aproveite ao máximo. Existe calor no congelamento, seja um testamento.

(Tradução de Carolina Monterisi do poema How to be alone)

Quando a paciência se esgota..
Prefiro parar e pensar!!




Paciência as vezes ultrapassa os limites..
Paciência as vezes é o que não nos deixa progredir!
Muitas vezes é a paciência que nos faz refletir..
Da paciência podem surgir palpites..
Faz surgir novos sentimentos
E faz sentir os momentos..
Mas nada de deixar o coração em um nó
Nada de guardar para si só!
Pois paciência demais requer muita concentração
Fazendo mal para alma e coração!
Não que as pessoas precisem perdê-la
Mas ter limite para compreendê-la.
Compreende a minha observação?
Observou o tamanho da minha compreensão?
Alguns não vêem, realmente!
Outros fingem não ver, simplesmente.
Porém, fico mesmo orgulhosa
Por ter uma vida maravilhosa
Onde muitos me compreendem
E algus me surpreendem!

Professor... Lembro-me do seu carinho, da sua paciência sem limites, do seu amor colocado em doação, das palavras que se transformavam em luz. Do fascínio das descobertas guiadas por sua voz serena, suas mãos gentis.
Hoje agradeço - e como! - pelas sementes plantadas, pelo amor compartilhado, pelo tempo doado, pelo caminho indicado.
Foste a base sólida dos passos que hoje sigo, da paixão pelas letras, pela descoberta, pelo conhecimento.
Deixaste-me um tesouro de incalculável valor!
Grata, imensamente grata por essa herança sem preço!

Peço desculpa a todos por minha falta de paciência
Pelo meu não querer, nem tentar
Pela minha angústia sem motivo
Pela exigência que as coisas do mundo me fazem ter
Pela verdade não dita
Pela inocência tão divina
Pela horas perdidas, por voltar atrás
Pelos pensamentos que não ferem ao inimigo,mais sim a mim mesma
Pela falta de perdoar.

A gente perde tantas coisas. A gente perde a voz, perde tempo, perde o encanto, perde a paciência, perde oportunidade, perde a vontade, perde o medo. Nas perdas, em muitas delas, a gente se encontra também, se reconhece, se aceita, já não cobramos tanto, a gente se reinventa, encara, assume, se descobre. Benditas as inconstâncias da vida que nos permite nos moldar sempre que o inesperado chega.

Alessandra Gonçalves

"Buscar a paciência é saber esperar,pelo momento certo,julgar menos,escutar mais,tolerar as diferenças,
nao se doer por causas perdidas, relaxar e desfrutar da plenitude que a paz te traz...
Trabalhar o moralismo,simpatizar com a hipocrisia,viver em uma frequência mais alenta,e finalmente não ficar louco depois que vc atingir o objetivo!!!!"

Senhor:
Dá-me paciência para aturar pessoas medíocres, falsas e vazias.
Dá-me sabedoria para que eu entenda o motivo delas serem assim.
Dá-me forças e coragem para quando eu não puder aturá-las mais, eu consiga afastá-las da minha vida para sempre.
E dá-me serenidade no coração para que eu não perca a essência da bondade!

Paciência – um presente do tempo ou o pesadelo das horas?

“Um momento de paciência pode evitar um grande desastre; um momento de impaciência pode arruinar toda uma vida.” (Provérbio chinês)

Que virtudes há em se ter paciência?
Estávamos dentro de um universo só nosso, a barriga de uma mãe, onde imperávamos e éramos satisfeitos de imediato a cada sinal de necessidade. Nascemos como criaturas egoístas nomeadas homem e mulher. Queríamos mais, por isso rompemos a placenta no caminho da luz, para possuir a luz, o ar e o mundo, passamos a vida inteira a buscar mais e mais. Passamos então a descobrir – com muitas lágrimas e quedas, arranhões e surras, mas também com prazeres, sorrisos e delírios – que o mundo não gira ao nosso redor, nós é que precisamos para este mundo girar. Forçados a aprender que nem todas as nossas necessidades são satisfeitas da forma ou no momento exato que queremos, aprendemos que não adianta espernear, gritar, brigar ou chorar, mas sim exercitar a paciência. Na medida em que vamos crescendo e convivendo com outras pessoas, tão egoístas e idênticas a nós mesmos, percebemos que é preciso ser paciente para poder conviver bem na famosa sociedade. E enamorar-se, casar-se, reproduzir-se, ser feliz.
Paciência pode ser definida como o grande bem de nutrir o controle emocional, nunca perder a calma ao longo do tempo, por mais que esse demore a chegar. Versa basicamente sobre a tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade ímpar de suportar os mais sortidos incômodos e dificuldades de toda ordem a toda e qualquer hora e/ou em todo e qualquer lugar. É a capacidade de persistir, perseverar, permanecer em uma atividade abstrusa, tendo ação tranqüila, uma maneira equilibrada de se encarar a vida, acreditando que se alcançará o que se quer. É também esperar o momento certo para certas atitudes, é o aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha alcançado. É a aptidão de ouvir alguém com tranqüilidade, com atenção, sem ter a pressa que destrói o zelo. É a disposição de se deixar libertar da ansiedade. Ser paciente é ser afável, ser humanizado e saber agir com sabedoria e com educação. A paciência é a caridade quando praticada em verdade e em sua essência.
Penso que todas as virtudes pertencentes à paciência estão no aprender a ser alguém melhor quando se precisa esperar pelo tão famoso tempo, pelos dias passarem e pelas soluções da vida que simplesmente acontecerão diante da nossa existência. Mas nem sempre essa espera é tão simples ou doce. Só quem já esperou (ou espera) sabe o quanto é cruel tecer minutos cultivando paciência. Quem tem pressa para acontecer, muitas vezes não se importa em atropelar as grandes lições e causar acidentes quase mortais. Quem espera pelo futuro mergulhado na ansiedade do querer agir antes de poder agir, segue pelo caminho quase sempre mais extenso. Quem não conhece paciência de forma íntima, tende a encontrá-la das formas mais dolorosas e inesperadas. O fato diário é que a vida não pára e nem sempre se aprende paciência quando você olha no espelho e tem um reflexo envelhecido do que você deseja ainda ser. Aonde se quer chegar? Corre-se tanto para que? Por quem? O corpo, a alma, o coração vai agüentar? O mundo está apenas na sua primeira volta quando o sol bate a janela do seu quarto e, com certeza, no final do dia vai completar o seu giro ao redor do sol. Com ou sem a paciência! Teilhard de Chardin me fez pensar essa tarde neste aprender amargo de se conquistar paciência enquanto o sol se põe diante dos meus olhos, percebi que minhas respostas a essas perguntas também estão vagas demais por esses dias que deixo passar com tanta ansiedade, e que para colher doces frutos, melhor é cultivar paciência.

"Sou colecionadora de sorrisos, de pedacinhos de céu, amo a natureza,
mais minha paciência é pouca, não suporto falsidade muito menos
pessoas arrogantes. Perdi a vontade de agradar quem não gostam
de mim, que sempre tentam me derrubar pelas costas, traiçoeiros.
Hoje estou simples assim... Amo quem me ama, gosto de quem gosta de
mim, sou cheia de sorrisos para quem sorri para mim... Simples assim.
Não vou dar mais ouvidos a suas fofocas. Acredito na amizade e no amor
no respeito mutuo. E não tenho mais paciência com aqueles que não
merecem a minha".

Por mais árduo que seja o seu caminho e por mais devagar que você ande, siga. Com paciência e encorajando sempre o coração para o próximo passo.O importante é persistir com aquela esperança de que a boa hora chega.
Não desista.Cada tropeço é um impulso para que você se levante.

✻FranXimenes ✻

BATALHA PARTICULAR

Sabe aquele momento, onde a gente pensa estar no limite da nossa paciência e tolerância; onde o que é certo se confunde com o não deve ser feito? Onde surge aquela vontade de mandar tudo pro alto, aquele desejo de querer voar pra bem longe e as asas não abrem? O sangue corre tão rápido pelo corpo que parece querer avisar, deter qualquer tipo de decisão errada e a irritação chega de mansinho, sem fazer alarde e, quando a gente percebe, já dominou a área? Pois bem, como por encanto, na maioria das vezes, uma voz baixinha fala tão poderosa que não dá para deixar de ouvir! Ela vem pedindo calma, dizendo para relaxar, pede à cabeça para esfriar, para dar um tempo no lance. Aí, de repente, estamos lá, dando conta do recado direitinho e, então, deixando aquele aborrecimento pra lá... percebendo apenas que o seu tamanho não valia tanta aflição!
Isso é Vida.. confusa, clara, contraditória...Mas, vida!

Que a gente tenha mais perseverança, paciência, confiança, amor, tolerância e fé. Que não nos falte amor, ternura, compreensão, beleza, carinho, felicidade e leveza, bem nesse tom.
E que hoje nada de ruim chegue em nossos corações, e não nos deixemos abalar pelos obstáculos que a vida traz diariamente, que em cada dificuldade possamos sair mas fortes.

A vida ...
É como um barquinho no mar!

Nos exige paciência e força de,
a cada dia, seguindo...
Querer continuar .

Tem dias ...
Que navegamos em calmarias
Em outros...
Precisamos tempestades superar
Mas sempre continuamos !
Mesmo sendo frágeis e tão pequenos
Deus nos ampara diante dos desafios
e nos permite também
passarmos por ventanias para que
aprendamos o valor dos Re(começos) .

No fim...
O que nos resta é um novo horizonte
Bem ali
Ali na fronte
Mesmo que para nós pareça distante.
O que jamais devemos permitir
É afundar
e perder o rumo em busca da felicidade .
Somos navegantes
Timoneiros dos nossos instantes !

É como disse o grande poeta Fernando Pessoa:
"Navegar é preciso!"
E eu vou mais além:
Naufragar é questão de escolha!

Coincidência ou inocência?
Paciência ou adolescência?
Atração, paixão, razão ou quem sabe uma ocasião!
Tudo parou, o trânsito fechou,
O tempo já ia acabar, não poderia deixar a chance passar
Olhei para lá, olhei para cá e um beijo resolvo roubar
Na dúvida se seria aceito ou recusado
Encontrei um beijo molhado sabor do pecado.

Aprender a enfrentar os desafios é um exercício constante, requer paciência, determinação, confiança em si mesmo e muita fé. Todos nós temos armazenada em nosso ser uma reserva de forças fantástica, força que não imaginávamos possuir e que vêm a tona quando nos encontramos em dificuldades. Ninguém encontra-se isento(a) de problemas, alguns bem complicados que nos derrubam e nos deixa perdidos. É exatamente aí que que essa força entra em ação, nos ajudando a levantar após os tombos mais fortalecidos e preparados para superar os obstáculos que tentam travar a nossa caminhada. Então quando passar por situações difíceis não desanime, mergulhe dentro de você, acalme-se, levante-se, volte a superfície da vida e ressurja das cinzas como a Fênix!!
Quem mergulha nas profundezas de si próprio não teme os desafios!!

A vida nos ensina tolerância e paciência.
Com o tempo aprendemos também que as mesmas têm limite.
Quando lidamos com pessoas ou situações que ultrapassam o bom senso e o nosso limite pessoal passando a nos afetar negativamente. É nossa responsabilidade reconhecer o que nos afeta para
preservarmos o equilíbrio emocional.

Que as manhãs alimentem em nós o gosto pela Vida, a fé em Deus, os motivos pelo caminhar, paciência no esperar...
Tudo vem e acontece, na hora certa.
Não no nosso tempo, não na pressa da nossa ansiedade. Tudo no tempo de Deus!
Ele é a sabedoria de prevê, provê, moldar, esperançar, cuidar, restaurar.
Desabroche a sua confiança hoje, em quem sabe tudo de você...
A sua vida é projeto de Deus.
A sua bênção é o seu merecer.
Trabalhe em si a verdade, não abandone nunca o seu amor ao próximo e a sua humildade. Deus estará sempre com você!
-----Lanna Borges.
2019 Dezembro

Não é falta de paciência, NÃO, não é. É apenas a visão que está abrindo para outros horizontes.
Outro foco, saca?! Essa coisa de foco é engraçado neah, as pessoas falam que com o tempo você vai mudando
e realmente você muda, você vai ficando mais velho e suas metas e ideais mudam. Pra melhor ou pra pior.
Daí vai de você escolher o caminho certo, ou que julga certo. Mas no fim, todos sabemos qual o caminho
certo, basta aceitá-lo, enxergá-lo.
Sinto NECESSIDADE de mudar, de buscar coisas que acrescentam na minha vida e não a empacam.
Não é somente a necessidade, a mudança vem de dentro da gente quando menos esperamos, como um tsunami.
E aí você fica se sentindo sufocada porque ainda não consegue lidar com isso acontecendo em você mesma.
Fica se sentindo estranha e com algumas auto-perguntas do tipo: "Tô ficando velha?", "Tô ficando chata?".
Mas ao mesmo tempo que você se pergunta, você também sabe as respostas.
Meu bem, isso é EVOLUÇÃO, AMADURECIMENTO, CRESCIMENTO!!!...
Estar querendo evoluir não é ser chata ou velha, e sim a sua visão está muito mais ampla e você consegue
enxergar as coisas de outro jeito que não enxergava a 1 ano atrás.
Consegue enxergar que tudo na vida tem que ter limites. Que amigos não são aqueles que te chamam
e fazem questão da sua presença na balada e sim aquele que faz questão de sua presença no cotidiano.
(...)
Você já tá sem saco pra tudo isso. Sua visão disso não passa de um mundinho superficial onde as pessoas
vão pra mostrar suas roupas de grife, e os mais 'tops do rolê' estão no camarote com combos de vodka com
energético, ou whisky.
O que acrescentou?
Dores estomacais no outro dia, e arrependimento por ter enchido a cara e esquecido de parte da balada.
Mudanças, sejam quais forem são sinônimos de renúncia.
Uma hora ou outra você vai ter que passar por isso.
Chega uma hora que sua mente pede paz da babilônia saca?!

Paciência...

Tenha paciência
Tudo vai passar
Não há mal que dure para sempre
Nem felicidade eternamente

Tudo são experiências
Aprendizados
Evolução ou regressão
Você escolhe:
Qual a melhor opção?
Brigue com o mundo
Ou se deem as mãos

Eu escolho a paz
A paz de coração
Ame seus amigos
Respeite quem te trata com ingratidão
Cada um na sua própria evolução...

Na julgue, não condene
Tenha calma....

Tudo tem resposta, tudo tem sua hora
Tudo retorna...

Eu não exijo, Senhor. Eu peço:
Dê-me paciência para transmitir aos mais jovens minhas experiências.
Dê-me sabedoria para ouvir dos mais experientes os bons conselhos.
Dê-me inteligência suficiente para entender a insegurança dos que tem pouca fé.
Dê-me humildade para que eu nunca faça uso de meus conhecimentos em detrimento aos que ainda não aprenderam.
Dê-me coragem de doar antes de receber, para que eu seja soma ao invés de divisão.
Dê-me somente aquilo que eu faça por merecer.
Pois sei que o que se conquista sem merecimento não é benção, mas castigo.