Textos de Mar
O Mar de Pernambuco
O mar de Pernambuco é belo por natureza. O seu esplendor traduzido no verde-esmeralda, é apreciado logo na chegada. As águas mornas de Boa Viagem e a sombra dos coqueirais em Olinda revelam a alegria do viver. A caminhada no calçadão é salutar, enquanto a água de coco refresca e equilibra a temperatura do corpo.
Num clima agradável e harmonioso, é bom estar em Enseada dos Corais e Calhetas. As areias molhada pelas ondas que quebram na praia dão uma sensação de bem-estar que invade alma e faz bem ao coração.
O aroma da brisa das manhãs remete-nos às lembranças do passado. Viajo nas brincadeiras nos arrecifes e do delicioso mergulho nas piscinas naturais. Estrelas do céu e do mar encantam a praia de Porto de Galinhas.
O Forte Orange em Itamaracá, o peixe-boi marinho, o passeio e a travessia de barco até Coroa do Avião trazem paz e tranquilidade de tardes inesquecíveis. O descanso na rede de dormir equilibra e dá uma sensação agradável de encontro com a felicidade.
A saudosa maria-farinha corre e esconde-se em suas tocas nas areias quentes. O entardecer em Mangue Seco, a casa na praia e a beleza do pescador em sua jangada na linha do horizonte são motivos de poesias.
A natureza nos deu um presente de encantamento e sonhos transformados em realidade. O amor e a paixão fazem do litoral de Pernambuco um verdadeiro tesouro dos corações.
Em outros mares naveguei, mas, em Pernambuco aportei.
Estou sentada à beira mar.
Sozinha, mais ninguém.
Balanço a cabeça:
Não, não quero as recordações!
Só quero estar aqui
A olhar pro horizonte
Perdido junto ao mar.
Mas elas insistem,
Não resito,
Me deixo levar pra junto delas.
Uma hora estou no poço,
Grito: Alguém me ajuda!
Poucas pessoas estendem as mãos,
Mas são estas poucas que acreditam quem realmente eu sou.
Outras horas estou na torre,
E mesmo que comigo nada tem em comum,
Não há espaço para mais ninguém.
Cansada de vagar,
Sento-me novamente à beira mar.
Daqui para onde fui,
É uma distãncia enorme,
Mas esta distância
Não traz o esquecimento:
Que eu sempre seguirei
Prisioneira das minhas próprias recordações.
O AMOR
O amor é como o mar,
convidativo, envolvente.
Às vezes devagar,
remando contra a corrente.
Às vezes por muitas vezes,
deságua dentro da gente.
O amor é como o vento,
pairando sobre a cidade.
Às vezes brisa serena,
soprando ao cair da tarde.
Às vezes por muitas vezes,
Incessante tempestade.
O amor é como à terra,
guardando o grão prometido.
Às vezes se desespera,
quer ver o fruto crescido.
Às vezes por muitas vezes,
morre sem ter florescido.
Eu.
Eu poderia ser seu sonho, desde que ele fosse bom,
Poderia ainda lavar nossa louça, só pra te ver feliz.
Também poderia fazer uma massagem em seus pés e lava-los em água quente, até você gemer de prazer.
Eu poderia fazer amor, de uma forma que não te agredisse e sim te completasse como mulher.
Procuraria te beijar sempre com a leveza e o carinho dos anjos.
Eu poderia te amar cada dia com mais intensidade e te embriagar com o vinho de nossa paixão até o fim de minha vida.
Poderia viver com um único objetivo: Te fazer feliz.
... Mas isso teria um preço e você precisaria pagar na mesma moeda
Tamo em um bom lugar pra gente ficar,eu e você de frente pro mar sem ter que explicar pra nenhum mente fraca e o coração bate o corpo arrepia ninguem se entromete e quando o sol nasce eu acordo pra vida com o despertador tocando a musica que você gosta e tenho que levantar e a vida enfrentar mais o meu desejo é voltar a dormir e com você sonhar
De frente pro mar ela imaginava mil formas de atravessa_lo,mas,nenhuma parecia da certo.Ela precisava se livrar de todo peso que ainda tinha sobre os ombros.Dentro dela ainda vivia um desejo de voltar a ter tudo outra vez,de poder frequentar os mesmos lugares,de ter os mesmos amigos e poder sorrir com aquele velho e bom sorriso.Se lembrou das fotos antigas,dos abraços,do gosto, da magoa ainda escondida.Da companhia nas tardes de outono.De caminhar no jardim um do lado do outro sem se preocupar com as horas,sem precisar dizer nada..Tudo tinha desaparecido tão rapido que não sobrou nenhuma gota do que antes parecia infinito.Ali parada revia todas as coisas ditas e as não ditas que ficaram guardadas bem no fundo,empoeiradas.Tudo girava no sentido contrario para ela.As pessoas riam e ela tentava encontrar um motivo,então pensou varias vezes no que tinha passado,ela precisava se permitir para poder enxergar além do que via.O sol se despedia e o vento frio escrevia sobre o seu rosto como se quisesse dizer que o tempo havia passado.Mais,ela ainda continuava ali pensando nas inumeras formas de atravessar aquele mar.
Seu sorriso não foi desenhado em um quadro a giz ou na areia do mar que tudo pode apagar, foi esculpido no mais belo jardin onde poucos conseguem encontrar, sorriso mais belo, que nem mesmo o tempo pode apagar, mais basta ser curioso o suficiente para descobrir como chegar lá, e ter o prazer de ver esse sorriso, todos os dias te alegrar.
Em um oceano de tristezas de um mar agitado, cercado por águas desconhecidas e medos submersos, a calmaria faz falta e total sentido quando não está presente. Deixe o vai e vem da maré trazer tudo que há de bom e levar tudo que há de ruim, mesmo depois da pior tempestade o sol vai brilhar novamente e enaltecer a beleza que é viver.
hoje o mar alterou-se, sabe-se lá porquê... ficou paranóico, avassalador, mas depois, deixou-nos a fúria de o amarmos em liberdade, mais tarde passou-lhe a cólera e veio-nos beijar com paixão e delicadeza...e ali mesmo fiz um verso e foi o desvario, nele adormeci o sol , coloquei cigarras a cantar nos canaviais e acreditei que era verdade o sonho que eu, o mar e o sol sonhávamos...
Prefiro ser navio em alto mar, enfrentar as tempestades, correr todos os riscos do mundo do que suportar a mediocridade de nada sentir ou de sentir uma vida pequena de pouca emoção coberta de risos falsos e tapinhas no ombro que nada significam, é por isto que não desisto de ser quem sou e não abro mão do que é certo e direito.
Minha alma gêmea, quero te dizer que as estrelas no céu, as sereias no mar, não se compara a tanta beleza sua, e que o artista que te desenhou tão maravilhosa, possa iluminar o seu destino, fazer-lhe me amar cada vez mais e mais, e que eu possa te deixar alegre, desejando pra você todo meu amor, respeito, carinho, amizade, gratidão, força, etc. Sem você meu amor, eu seria apenas o apenas... Com você, sou o que a vida poderia me oferecer de melhor, uma bela mulher na qual sou meu eu dentro de te.
O outono acabou o inverno chegou as noites estao geladas e os dias frios, vou para o mar pescar, nao consigo nada de peixes, mas valeu apena,eu estava velejando , o vento estava forte as ondas domar altas com o ceu azul com o sol distante, eu resolvi mergulhar para sentir o prazer da briza do mar, ao sair da agua comecei a me congelar, eu pensei agora eu nao posso voltar, oque fazer para me aqucer, comecei a sorrir e vi que estava ali tudo perto de mim, mas faltava a terra firme para eu pizar e correr para casa para me agazalhar......Foram momentos de prazer que eu nunca vou esquecer, a natureza promove estes belos prazeres que te deixa renovado,sem gastar um centavo, baste ter coragem uma rede um par de remos e uma canoua, te faz feliz uns quinhentos anos em algumas horas que voce ficou ali dentro do mar cercado de outras naturezas para voce admirar.....
Os poetas são irmãos da chuva, primos do sol...são filhos das flores, da lua, do mar...são amantes da natureza, dos pássaros, do verde, do mato...sobrinhos da fantasia, da ilusão. Os poetas são caso dos sonhos, namoram a saudade, flertam com os sorrisos, brincam de amor...são amigos da tristeza, parentes da dor. Os poetas são verdades, mentiras...paixão que pulsa, queima, embriaga. São amores não vividos, desejos contidos...são loucos, tortos...se criam, se inventam, se disfarçam...poetas sou !
As mulheres monstruosas fizeram bruxarias no mar, deve ser por isso que chamam a luta de onda. Conchas trouxeram um poema que avisa. Monstras, animem-se, as que foram queimadas, seja por fogo ou por homem comum, voltarão. Quem foi queimada renascerá das cinzas. Lembre bem homem comum! Só as mulheres corcundas de carregarem tanta dor podem voltar, e voltam, todos os dias.
" Certa manhã o pescador como todos os dias foi a caminho do mar pescar seu alimento, mas nesse dia retornou sem nem sequer um peixe, a raiva abateu sobre ele, afinal o que daria a seus filhos para saciar sua fome, no momento de total desespero, suplicou aos céus que seus filhos adormecessem rápido para que não mais sentissem fome, quando retornou a sua humilde casa, ficou chocado com a imagem que via, não acreditava, os filhos se fartando com pão, milho, peixes, uma mesa farta, tao farta quanto uma ceia de natal, e quando o pescador indagou seus filhos como aquele alimento todo havia ido parar ali, os meninos responderam: PAPAI FOI O HOMEM DE BRANCO QUE TROUXE ELE DISSE QUE ERA SEU PAI, E QUE OUVIU SEU PRANTO,,, E QUE SEMPRE ESTA NO BARCO COM O SENHOR,,,, AMÉM,,,,"
Quando me afoguei em minhas ilusões, não pude mais voltar. Eu mergulhei nesse mar de mentiras para escapar da densa poeira que me matava aos poucos, a chamada pelos sofredores: realidade. Quando a pulverulência sumiu do ar eu não consegui retornar a superfície e permaneci congelada naquele mar azul, naquela imensa escuridão... Até os dias de hoje vivo assim, viverei assim por todos os dias que se seguirem, dói tanto quando eu acordo, sempre com medo do futuro e modificando meu passado, imaginando tragédias para alcançar vitórias e criando uma vida de mentira na minha mente, quase tão triste quanto a minha verdadeira vida[...] Só que nessa vivência imaginária por mais que eu sofra, tudo sempre acaba bem.
amizade: amizade é a coisa mais importante da vida, ela jamais passa por sua vida sem deixar sua marca seja ela triste ou alegre.as vezes as pessoas só se dão conta de uma boa amizade quando a perde....uma dor muito grande em uma amizade é quando se percebe que aquela nunca foi uma grande amizade e vc vai pensar não importa que vc não era uma amiga de verdade mais vc pasou por minha vida deixando marcas,e vc não está no meu coração , vc faaz ´parte delee, sem vc nele ,faltaria um pedaço adoro vcs amigossss.............
Nao consigo entender a relaçao, tudo em volta eh destruiçao e um mar de arrependimentos, acho que ja morri ha tempos, nao consigo sequer fazer nada do que me organizo pra fazer, perco pessoas a todo momento. O fundo do poço esta a porta e meus olhos ainda estao fechados, como refletir e mudar logo adiante.
Se alguém for atirado em alto-mar para aprender natação, provavelmente morrerá; se ficar numa piscina com água pelos tornozelos nada aprenderá; o melhor modo de aprender a nadar é exercitar-se em águas com profundidade tal que, ao mesmo tempo, obrigue ao esforço e permita o descanso quando necessário.
Espero que o que aconteceu entre a gente não tenha sido como um nome escrito na areia do mar,que veio uma onda ou um vento qualquer e apagou...Mas tenha sido como um prego em uma parede,foi muito difícil para ele estar ali,mesmo que venha alguem e tire ele da parede,mas ainda vai ficar a marca dele...
