Textos de Lua

Cerca de 4052 textos de Lua

⁠A luz da Lua Crescente envolvente
no Médio Vale do Itajaí com as luzes
da romântica Cidade de Rodeio
trazem à tona memórias do peito.

A alma, a mente e o coração
pertencem a América do Sul
e a nostalgia da guerra das Malvinas
escrevem juntas poesias engolidas.

O quê carrego não vai passar
porque toda esta Pátria Austral
também é o meu sagrado lar.

Abrir mão da liberdade é algo
que jamais vou abdicar,
porque assim sou e não vou mudar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠O Médio Vale do Itajaí iluminado
pela Lua Crescente traz solene
a inspiração e o encanto necessário
na nossa Cidade de Rodeio silente.

Trago diante das vistas a rota
para que não entremos nesta onda que mais parece um filme de volta
a passados sem nos dar conta.

Tudo está em alta rotação,
para saber lidar com tudo isso
é preciso serenidade e atenção.

O quê realmente importa é aquilo
que te traz paz e libertação,
aprenda a cultivar a concentração.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Nasce igual o Sol e a Lua
aqui em Santa Catarina
o rio do nosso destino
na Serra da Boa Vista:
o amoroso Rio Tijucas.

Com o nome de água
de mangue que mantém
vivo o pulmão do mar:
é preciso fazer de tudo
um pouco para ele durar.

O medo do absurdo
e o medo do futuro
não irão sequer esbarrar
enquanto ele e cada rio
forem com o mar se encontrar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠A Cidade de Rodeio iluminada
pela Lua Quarto Crescente
que põe na memória os festejos
da ancestralidade e dos Santos
do mês de junho que celebra
a fé e os sabores do Brasil profundo
que ainda carrega no peito,
com a poesia e os pés na terra,
Assim sigo com os meus
sonhos que dizem que é coisa de poeta
com alma abraçada pela beleza
do infinito Médio Vale do Itajaí.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠O Rio Pelotas une duas fronteiras
nascido na Serra Geral junto
com o Sol, a Lua e as estrelas,
é parte do espírito campeiro.

Um rio que cumpre o destino
para a nossa gente ficar de pé,
se deve guardar com toda fé,
é por isso que lembro e louvo.

O meu sangue gaúcho permite
ignorar sempre quando alguém
chamar cada poema meu de louco.

Minh'alma de pouso, galpão e tropa,
nasceram para falar do que importa:
por isso homenageio o Rio Pelotas.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Quando a tarde se despede
no Médio Vale do Itajaí,
a Lua Nova se achega aqui
da nossa Cidade de Rodeio:
parte do céu floresce igual
a cor das flores se sublimes
do Jacarandá bico-de-pato
deste outonal mês de maio.

O voto etéreo de manter
viva cada uma das inspirações
se refaz só de olhar o bem
que faz ter o Pico do Montanhão
para brindar o nosso coração
com toda a beleza, amor e paz;
não abrir mão de viver assim jamais
se torna cada vez mais imperioso.

(Terrenal carinhoso apego daquilo
o quê é essencial como confirmação
filial austral a quem pertencemos).

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠O quê nasce em mim nasce
com o Sol, a Lua, as estrelas
e o Rio Canoinhas na Serra Geral
de maneira lírica e sentimental.

Vivos estão em cada porção
os sinais desta Pátria Austral,
trazidos na minh'alma e coração
nas canções totais das cheias.

Ninguém segura o curso do rio,
todos podem proteger ele,
o destino é eterno herdeiro dele.

Sempre que chegar o verão,
nós podemos nos encontrar
e com alegria plena nos banhar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Bela Lua Crescente no céu
azul gloriosamente se revela
sobre o Médio Vale do Itajaí
em tempos de resgatar a Terra.

Da nossa Pátria Brasileira
será das festas juninas
a tal noiva caipira festeira
e testemunha das juras de amor.

O Pinhão já está na panela,
o coração segue poeta
sob as luzes de Rodeio e dela.

Lua tão sublime Lua
que sempre inspira e continua
as raízes da minha cultura.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠A Lua Crescente de braços
dados gentis com a tarde
por aqui no Médio Vale do Itajaí,
É a Lua do Folclore Brasileiro
que conheço e ainda não conheci.

Na vida para tudo tem um começo
e também um recomeço,
É por isso que com poesia, arte
e música o Folclore Brasileiro
desde Rodeio sempre fortaleço.

Porque da Pindorama sublime
a herança honro e carrego,
Trago na mística as veias
a fascinação pelo Hemisfério
cultivando este universo.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠As roupas e as ideias no varal
deixo por conta do Sol, da Lua,
das estrelas e das tempestades,
Esta alma fresca é mantida
por conta absoluta da poesia.

Tudo é cultivado no fino afã
de nada deixar dever a alegria
autêntica de dar graças a vida
até quando a danada desafia
no festival da virada dos instantes.

O pleno caminho de ida e volta
o quê prende somente tem a ver
com a liberdade sem receio,
Acostume-se com este jeito
de quem nasceu selvagem mesmo.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Sob a Lua Crescente
na serena Rodeio
em pleno romântico
Médio Vale do Itajaí,
Ofereço a minha oração
devotada pela nossa
América Austral
para pedir que
nos livre sempre
do Deus da Guerra
e de todo o Mal,
E que abençoe
a nossa amada terra,
A minh'alma de Condor
também é de poeta,
orgulhosa e brasileira
apegada a nossa terra.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠É noite de Lua Azul
no Sul do meu Sul,
serenamente aqui
na nossa bela Rodeio,
que encanta divinamente
o nosso amoroso peito.

Cercados pelo verdejante
Médio Vale do Itajaí
o qual pertencemos
sob a hemisférica bênção
e toda a Divina proteção
das noites das eternas luas:
o desejo vem se tornando
imparável e solene ritual.

Reconheço com os olhos
fechados que em nós existe
a rota típica dos apaixonados
em levitação consagrada
para alçar voo com destino
certo rumo ao amor de devoção.

Inserida por anna_flavia_schmitt

O primeiro passo para o Homem
Chegar à Lua
Uma palavra
Conquistar um amor
Uma palavra
Iniciar uma Guerra
Uma palavra
Sobrepor-se aos outros seres
Uma palavra
Ficar rico
Uma palavra
Construir o Canal do Panamá
Uma palavra
Chegar à Presidência
Uma palavra
Casar
Uma palavra
Tocar um instrumento
Uma palavra
Chegar a um novo invento
Uma palavra
Escrever um poema
Uma palavra
Arrumar um problema
Uma palavra
Perder tudo
Uma palavra
Outras palavras vem depois
Mas tudo se inicia com uma palavra
Pense nisso
Antes de proferir a sua próxima frase
Uma palavra inicia tudo
As que vem depois são decisivas
Sempre

Inserida por edsonricardopaiva

Meu amor
Conforme eu lhe prometi
Hoje eu lhe trouxe a Lua
Ei-la aqui, pra provar
Que eu não me esqueci
Podes ficar, ela é sua
Amor da minha vida
Se quiseres continuar
A dividí-la com a Humanidade
Eu posso devolvê-la ao Céu
Onde ela há de ficar
Por toda a eternidade
Porém, na verdade, ela é sua
Assim como minha alma
Meu amor, minha vontade
e meu olhar
Se olhares em meus olhos vais ver
Que o brilho que neles existe
Quando olham pra você
é maior e mais intenso
Que a luz do luar
Por favor, não me deixes
ficar triste
Nunca mais
Por você eu buscaria
Até o Astro mais distante
Mas a qualidade de nenhum deles
não chega a ser nada, diante
desse meu amor
Que não morreu
Mas existe
é de verdade
e é seu.

Inserida por edsonricardopaiva

O dia e a noite
A Lua e o Sol
A água e o vento
Se vão sucedendo
Momento a momento
Há instantes, sem a mínima importância
Que às vezes levam dias pra passar
Nesta solidão sem trégua
O silêncio se dirige a mim
e novamente declama
a mesma sentença
à qual me submete há tanto tempo
Eu não sei se ele ou eu
um dos dois se perdeu
E tudo que ficou pra nós
lembranças
tristes recordações
daquele tempo insano
em que cada um passava os dias
exercendo egoísmo e pensando
Em seu mundo, tão pequeno.
Que não fazia, em absoluto
Parte integrante de algo
maior e nem melhor
Antes
Estava somente acima
Agora, dia e noite se sucedem
E eu ainda os vejo se apinhando
Mutuamente se odiando
e se digladiando a todo momento
aquele tempo tão triste
não se foi; está bem aqui e ainda existe
Elas se matando
Por um lugar num banco de Igreja
Eles prometendo vingança
Por causa de um pouco de cerveja
Gente de caráter irrepreensível
Se esconde, ao final do dia
No local reservado aos que desceram
ao pior e mais baixo nível
E como porcos, fuçam a lama
buscando pela prata que esconderam
Dos chacais que a desejavam
Eu ainda os vejo
caminharem lado a lado
sem se exasperar
O dia passa, a noite passa
Este mundo se tornou pra mim
Um teatro, onde se exibe
Uma ópera farsesca
surrada e um tanto sem graça
A ópera chamada Vida
A mesma que deveria
Pura e simplesmente ser
A grande graça recebida.

Inserida por edsonricardopaiva

Quando eu era jovem
Prometi que um dia eu ia
Realizar um sonho que eu tinha
E buscar a Lua pra ela
A Lua seria dela
E ela seria minha
De mão dadas nós iríamos
caminhar até aquela linha
Onde o Sol encosta na Terra
Hoje
Eu olho pro Céu e não vejo mais
As mesmas coisas que eu via
Agora as nuvens são verticais
Os olhos dela também
Não exibem aquele brilho
Que pareciam dizer
"Se eu estiver com você
então, tá tudo bem, meu filho"
Olho pro espelho e percebo
Que não foram apenas o Céu
E o brilho nos olhos dela que mudaram
Meus traços também se alteraram
e muito
Porém aquele espaço
Que eu tenho no coração
pra guardar um amor
E a vontade de dar um abraço
toda vez que eu a vejo
São ainda muito grandes
E muito
Muda a maneira de vêr e olhar
Hoje
Até mesmo as ondas do Mar
Parecem quebrar diferente
Mas tem coisas
Que por mais que o tempo passe
Não passam
Portanto
Basta querer que eu te abrace
Que meus braços, felizes
te abraçam

Inserida por edsonricardopaiva

Hoje eu passei
O dia inteiro aqui, parado
Igual ao que foi ontem
A Lua navega
A Terra se move
O Sol se esconde
Num lugar muito distante
Pra lá de não sei onde
E eu não sei a razão
Mas fiquei aqui
Houve em minha vida
dias mais aprazíveis
Ah...isso houve
Hoje eu vejo os dias passando
Ensolarados,
Lentos e modorrentos
Nada se move
Mas nem todo dia é assim
há dias em que chove
E nada além disso
Só isso
E isso me dá
Uma saudade imensa
daqueles dias
que eu saia de casa correndo
Procurando aquela molecada
Sempre propensa a brincar e rir
Saudades dos lagos e rios
Quando sapos e rãs, displicentes
Jamais se importavam
de compartilhar com a gente
Aquela vida boa
de pipas no Céu
Carrinhos de rolimã
E sempre os melhores amigos
tinham uma ou duas irmãs
Tudo isso se passava
Num tempo e lugar
Hoje
Irremediavelmente inacessíveis
Não dá pra explicar
Mas a qualidade dessa saudade
As faz revelar
Que eu tive a oportunidade de viver
dias incríveis...inesquecíveis

Inserida por edsonricardopaiva

O vento vai soprando
Estrelas brilham na noite
Mas a Lua está no comando
Cigarras fazendo farra
Vagalumes no desmando
O calor abranda
A saudade vem
A folha cai
toda folha tem
A sua hora de ir embora
E a noite demora a passar
Uma voz
Não sei de quem
Vem dizer
no vento sonolento
Que além daquelas estrelas
Existem muitos outros mundos
E outras vidas existem lá
Pode ser
Que neste momento
Um peito tão profundo quanto o meu
Esteja também olhando pra cá
Talvez aconteça
De nossos pensamentos se cruzarem
E Deus
Por pena, merecimento ou sorte
Permita
Que essa estrela brilhe mais forte
Assim, na próxima noite
Duas almas iguais e distantes
Saberão exatamente
Onde olhar.

Edson Ricardo Paiva

Inserida por edsonricardopaiva

Tenho a Lua como amiga
Porque prefiro as amizades
Que sempre aparecem
Exatamente na hora
em que a gente precisa
E eu gosto muito
da maneira silenciosa
Que a Lua conversa
Tenho a Lua como amiga
Porque ela não demonstra
pressa pra que eu apareça
E se eu não vier às vezes
Ela não desconversa e nem briga
Tenho a Lua como amiga
Porque eu a conheço
desde a infância
E apesar de tamanha distancia
Ela nunca me esquece
E essa é uma qualidade verdadeira
das amizades antigas e sinceras
Tenho a Lua como amiga
Porque apesar da idade
A Lua sempre se renova
E nunca me deu as costas
Mesmo quando eu percebo
Que a Lua está cheia
Apesar de tanto tempo juntos
A nossa amizade é constante
e crescente
Amizade básica
Atração mágica
E eu sempre procurei compreender
Que ela tem lá, as suas fases
E assim, a nossa amizade nunca míngua
Tenho a Lua como amiga
Porque a Lua é mais velha
E sempre me aconselha
E sabe dizer em silêncio
E com brilho
As coisas que eu preciso saber
E ela sabe que eu sei como ouví-la
Tenho a Lua como amiga
Porque a lua
Sabe se calar na hora certa
Pois as melhores amizades
São aquelas
Que sempre aparecem
Pelo prazer de estarem juntas da gente
A Lua também nunca mente
Nem fica fazendo perguntas
Fica ali, me olhando, calada
Eu não troco essa amizade
Por nada.

Edson Ricardo Paiva

Inserida por edsonricardopaiva

Aqui na minha rua
Tem uma casa que fica
No quintal de um pé de nada
E mora debaixo da lua
Quem a vir, de olhar distante
Na hora em que brilhar de iluminada
Nem nos seus melhores sonhos
Desconfia da alegria que morava lá
Mas mudou-se, escondeu-se igual
Só que ora, distante
Sob um pé de pensamentos
Entremeado de dimensões
Mas que morreu de seco e quedou-se no próprio eco
Só que esse era mudo, era atroz qual num galope
Mas não tinha voz
Era feito de espera, era quase perfeito
Penso que quem não o conhece
Pode ser que pense que era e o compre
Pois o som não se propaga no silêncio...o rompe.

Edson Ricardo Paiva.

Inserida por edsonricardopaiva