Textos de Filosofia
Nem todos os momentos da vida serão de alegria, assim como, nenhuma tristeza durará para sempre.
Como seres humanos somos o tempo todo inconstantes.
E assim, vamos buscando a nossa razão de ser e estar no mundo.
A reflexão é o que nos leva a elevar os pensamentos, e assim, constantes e inconstantes vamos tentando encontrar o melhor caminho.
Por vezes, faremos perguntas, nas quais, talvez, nunca teremos as respostas.
Todavia, ser inquietos é o que nos torna humanos...
Hora oscilamos entre as emoções, hora oscilamos entre sentimentos, ainda que ambos estejam ligados um ao outro.
Viver é assim mesmo... É tentar equilibrar-se o tempo todo...
Na verdade, vivemos constantemente em busca da felicidade...
Esse caminho que nos dá as asas da liberdade e nos faz sonhar infinitamente...
Por quantas vezes erramos tentando acertar?! O alivio da vida está em perceber que sempre temos uma chance para recomeçar a cada novo amanhecer. E então, ao nascer do dia, buscamos nos erros e na reflexão o aprendizado para a construção dos nossos acertos.
De que serviria a existência humana se não houvessem as falhas e as correções? É assim que evoluímos... É assim que crescemos todos os dias... A busca constante da alegria não está no mar de rosas, porém, podemos encontra-la no caminho dos espinhos...
Ao passar por cada etapa, aprendemos que os espinhos não estavam ali por acaso, mesmo porque sem eles jamais chegaríamos a tocar as flores e a sentir o perfume das rosas... Não condene as tuas falhas, busque aperfeiçoa-las e terá bons resultados...
Positividade, essa é a palavra. Força do otimismo que nos levanta o ânimo, que traz perseverança e fé para continuar.
Positividade, ação de ser positivo mesmo diante das adversidades da vida, enxergar colorido mesmo diante das nuvens escuras que cobrem o céu.
Ser positivo é enxergar a simplicidade com a grandeza de quem consegue ver através da alma o que os olhos não conseguem perceber.
Mantenha em ti as lembranças de que um dia nem sempre foi assim. Um dia, quando éramos crianças, o único medo que tínhamos era do escuro e de não sentir as mãos de quem sempre nos amparava.
Hoje, a depressão, a tristeza e a angústia talvez tentem ser maiores que nós, contudo, ainda que não possamos cobrir o céu que está entre nuvens, podemos colorir nossos dias através da positividade.
Otimismo, fé, coragem, perseverança, alegria, que suas palavras sejam pronunciadas com sabedoria. Assim, certamente, a positividade habitará em ti.
As vezes vemos pessoas que aparentemente tem tão pouco ou quase nada e dividem o pão. Outras vezes, encontramos pessoas com aparentemente tudo, sem saber o verdadeiro valor de compartilhar. É claro que o bom coração não escolhe classe social. Porém, me admira ver o carinho de alguns moradores de rua ou de pessoas simples, que mesmo diante de grandes dificuldades têm um amor tão grande capaz de dividir...Isso é grandeza de coração! Elevação da alma...
Não importa o que você tenha, tu nunca os irá possuir. Deste mundo não levamos os bens que adquirimos, mas todo bem que fizermos ao próximo. Não levaremos jóias ou tesouros, mas levaremos o amor que aprendemos a compartilhar e o pão que nos dispomos a partilhar...
Olho para as estrelas e vejo o brilho dos teus olhos a iluminar toda a escuridão. Olho para o Sol e vejo a linda Luz que irradia de ti. Posso ver no teu sorriso a alegria do amanhecer, a esperança do anoitecer e a confiança do amanhã.
Olho para as nuvens e vejo a tua face sobre o céu, nuvens de algodão num pedaço de papel. Nas águas vejo o teu reflexo, no espelho encontro a tua imagem e em meu coração está você, como bela paisagem do jardim onde sou flor.
SE É ASSIM QUE SE TRADUZ O AMOR
Se é assim que se traduz o amor,
em gestos simples e bela poesia.
Se é assim que se traduz o amor,
carinho, amizade e dedicação.
O amor sem palavras,
O amor singelo da pureza,
O amor de tamanha beleza,
O amor do verdadeiro olhar.
Se é assim que se traduz o amor,
com tanto zelo e cuidado.
Se assim podemos traduzir o amor,
ainda que em sua intraduzível reciprocidade...
Na verdade não existe sabedoria absoluta, mas sim, aprendizado constante... As vivências da vida é o que nos traz sabedoria, todavia, ser sábio, não significa ser dono do conhecimento, porém, um constante aprendiz.
Sabedoria é reconhecer que tudo pode ser ensinado, contudo, ter a humildade de também obter os ensinamentos que lhe são passados através das gerações e dos meios científicos.
Até mesmo aqueles que se dizem sábios sabem que o conhecimento se modifica o tempo todo... Assim, ser sábio é ter a humildade de nada saber, mesmo quando acredita-se ter obtido sabedoria...
As vezes, sentir-se sozinho é perceber-se estar acompanhado de si mesmo. Afinal, em alguns momentos da vida é preciso enxergar o há dentro de nós e isso só é possível quando preenchemos o vazio do silêncio com a nossa própria companhia.
Introspecção, o mesmo que, olhar para dentro, analisar-se, sentir-se, conhecer-te em seu interior...Isto é fundamental, já que, o ato de olhar é o efeito de compreender-se como parte individual e importante do todo que compõe o Universo...
E então, no silêncio, no olhar e no vazio das palavras transformo em poesia o que vem do coração...Transformo este momento em introspecção...
A vida é como uma grande roda, um círculo, que assim como a Terra está sempre a girar. Mas, o que é a vida senão a simples razão de sonhar?
Sonhar, é como tentar alcançar o cume de uma montanha bem alta, chamada felicidade, contudo, também é ter a coragem de chegar até a montanha e encontrar-se com os teus sonhos...
No ciclo da vida estamos sempre em constante movimento, assim, as mudanças são inevitáveis, ou você segue adiante para chegar até a montanha ou perecerá sobre os teus pés.
Busque o caminho que te levará aos teus sonhos, encontre a felicidade e não a deixe escapar por entre os teus dedos, talvez você tenha muitas chances para recomeçar, mas, apenas uma para ser feliz verdadeiramente...
Atravesse as montanhas das tuas inseguranças e dos teus medos, esse é o grande desafio. Encontre a paz, o amor, busque a alegria do que te faz sorrir... A vida está aqui, pronta para ser vivida...Viva os teus sonhos e transforme-os em realidade.
Quando criança somos curiosos, quando jovens somos determinados a ir atrás do desconhecido, quando adulto ficamos preso ao passado, quando velho vivemos plenamente.
Assim digo quando criança somos cegos, quando jovem nossa visão é embaçada, quando adulto olhamos para trás, quando velhos aprendemos a enxergar propriamente.
Um diálogo entre o filósofo e o poeta- ambos habitam em mim
- A vida está passando, meu caro poeta, então o que foi que fizeste da vida?
- Fiz muitas coisas, aliás fiz mais poesia do que coisas, afinal as coisas se diluem com o tempo; já a poesia, esta flui como o rio de Heráclito, se transforma.
- Nada permanece para sempre, poeta, nem mesmo o rio, tampouco tua poesia se transformará em algo concreto.
- Mas o que queres dizer com isto, meu caro filósofo, tens tu produzido algo imortal, algum pensamento que suportará o crivo da eternidade, caso ela exista de fato?
- Creio que não, e, todavia, enquanto observo e descrevo o mundo sensivel, tu ficas aí com as tuas viagens metafisicas, tentando encontrar a razão para a existência do tudo e do nada.
- Quem de nós dois é mais alienado? As coisas são o que são, e isto não tem autoria intelectual, elas são como são, nós é que tentamos lhes dar outro sentido ou significado...
Notas sobre o passado....
A vida segue com ou sem você....
Mas vale refletir que tudo nos valeu de grande experiência e não a motivos pra se arrepender...
Gratidão pelo grande presente
Mas a vida segue com sou sem você....
"Apenas mais um pensamento de uma solitária madrugada......
Elienai Candido
ACESSE A ETERNIDADE, AME!
Somos infinitamente miseráveis, pequenos, insignificante para o funcionamento do universo. Grãos de areia junto a ao mar da eternidade. Somos destacáveis pela voraz força da natureza. Nascemos e morremos com a mesma facilidade caótica. Somos como estrelas no firmamento, aos olhos dos homens, invisíveis são o nosso acender e o nosso apagar.
Todavia, quando a nossa existência tem como premissa servir a outros, fazer o bem e praticar a justiça, vivos ou mortos, somos e nos tornamos gigantes, arquétipos para um aprender eterno de uma humanidade sedenta de grandes exemplos para seguir...tudo passa, mais o amor permanece para sempre.
Há sim um segredo sagrado envolvido, para se encontrar razão para nossa pequena existência e para a felicidade, é o bem sublime que praticamos e o amor que oferecemos aos outros, em atos e não apenas em vazias palavras.
Evan do Carmo
O amor de Deus é transcendente!
O fato de Deus ter comunicado o seu amor ao coração do homem o torna habilitado para amar como Deus ama.
O amor de Deus não se baseia em lagrimas ou sentimentos, mas sim em uma decisão de escolher se sacrificar pelo bem do outro, é uma decisão de abrir mão do que te faz bem para que o outro viva bem.
O sentimento de paixão é temporário assim como a raiva é passageira e somente por causa de Jesus Cristo que hoje temos um amor transcendente dentro de nós. Decida amar todos os dias e perdoe, faça o bem, viva em paz com o próximo.
Ame, você tem essa capacidade.
Reflexões, Almeida, Bruno de Souza. Resende, 30 de Outubro de 2016.
Sentir
"Por que devo sentir ?
Por que devo sorrir quando estou feliz ?
Por que devo chorar quando estou triste ?
Por que devo odiar quem me odeia ?
Por que não posso sorrir para esconder a tristeza ?
Por que não devo chorar de felicidade ?
Por que não devo amar meu inimigo ?
Não seria mais fácil ?
Por que não sentir o que ninguém sente ?
Por que não posso ser diferente ?
Afinal, não somos todos diferentes?
Mas ao mesmo tempo iguais"
Você realmente deseja ter uma boa reputação?
Se é realmente é isso que você deseja prepare-se para se tornar um mentiroso, falso, ganancioso, orgulhoso e manipulador.
Agora se você deseja ser um bom homem prepare-se para dizer não.
Ser um bom hoje é ter princípios, saber onde quer chegar sem pisar em ninguém, ter foco, não ser mentiroso, não ser ganancioso, não ser manipulador, ser honesto, verdadeiro, justo e muitas das vezes você deverá desprezar a boa reputação para viver como um bom homem.
Jesus deixou claro como nós deveriamos viver, Ele mesmo não se importou com o que às pessoas disseram sobre ele, pelo contrário defendeu à honestidade, à verdade, à justiça, à igualdade social, o amor até o dia em que disse "tetelestai".
O que é mais importante para você
- Ter uma boa reputação que o levará a ser um homem mentiroso, falso e enganador.
- Ser um homem que defende à verdade, à justiça e à igualdade social à qualquer custo.
Se sua resposta é os dois eu lhe digo "é impossível. "
Para ser um bom homem você terá que viver na verdade e infelizmente precisará pisar na sua reputação para isso.
Reflexões. Resende, dia 08 de novembro 2016.
Deixe-me falar da hipocrisia que acontece todo dia a dia, sem falar da discriminação se não for racial é por qualquer outro motivo fútil e inútil.
Não adianta se achar diferente porque no fim só Deus poderá reserva um lugar no céu para gente.
Hipocrisia ao extremo falada por blasfemadores. Falam demais e falam mais do que não vivem, não praticam nem se quer se olham no espelho.
Alguns irão te encher de promessas sem fundamento, disseres que criam uma falsa expectativa no coração, é tudo ilusão, mas não acredita não.
O que falar da discriminação, hoje em dia discriminam até a sua opção, de forma geral sabemos que isso não é um bom sinal. Afinal, essa realidade está em todo lugar se veem um menino pobrezinho até alguns pequenos vão discriminar.
Culpa de quem? Culpa dos pais?
Acredito que não, claro que não!
É culpa dessa mídia podre que enche a mente do cidadão, enche de ilusão, de prostituição, de preconceito, de falta de respeito, de falta de amor e verdade.
Ao invés de ensinar às crianças o que é bom à mídia os ensina à procrastinar e a desrespeita os pais, vai entender.
Que papo é esse de Pepa pig uma porca que age com falta de respeito com seus próprios pais, sem contar que ainda é desobediente. Ai! a Pepa Pig é um porco, mas seus pais não são animais.
Se liga, acorda para a vida!
Respeito e honra aos pais em primeiro lugar, sem procrastinar!
Acho que já passou da hora de acorda, respeita e honrar sem discriminar.
Chega de hipocrisia que à verdade prevaleça e que à ilusão desapareça, não deixe a mídia te dominar.
Está esperando o que? Já passou da hora de acorda!
Ai. É proibido pensar?
Reflexão. Resende, dia 08 de novembro 2016.
As vezes me pergunto se tudo é real,
o bem e o mal ou até o açucar e o sal. Afinal o que a vida tem de tão especial? O amor, a familia, a amizade, o mar, o céu? Certamente nem eu, ateu ou judeu - grifo meu-percebeu, que não apenas isso mas tudo o mais. A vida é doce? Se fosse, hoje, a existência seria diabética, e essa é a dialética, doce e salgada, boa e má, tanto aqui quanto lá, que a alegria e a tristeza, são fenômenos importantes quem há de duvidar? Assim amadurecemos, conhecemos que o que somos, é tudo o que já expiênciamos somado ao que antecipamos de nós mesmos, como exatamente? O eu de hoje é real, o futuro eu ainda irreal, entre a realidade e a irrealidade, há tanta maldade e tanta bondade, a realidade é concreta, a irrealidade potêncial, que tal fazer seus sonhos real? Surreal, que escolhamos sempre o bem ao mal.
"Esse mundo está lotado de ideias, filosofias, regras a serem seguidas, discursos absolutos, cartilhas, leis, mandamentos, donos da verdade nas igrejas, nas Tvs, no rádio, na política, nas universidades, nas esquinas da vida.
Há sempre alguém defendendo uma ideia que tem cara de definitiva, uma 'tese irrefutável'. Há fundamentalistas e pacifistas, religiosos, humanistas, esotéricos, místicos, capitalistas, comunistas, intelectuais, ideologias em excesso, construções em demasia, desentendimentos que levam ao mesmo lugar: confusão, intolerância, desamor.
É assim que permitimos nos condicionar. Por medo fingimos ser o que nem nós mesmos acreditamos, tudo por medo.
A razão pela qual precisamos desses rótulos está ligada ao fato de não crermos em nada que vá além da superfície, dos discursos, das formas, das fórmulas, das palavras, do que nos dê alguma sensação de segurança. Quem admite perder o controle e dar um salto no escuro em busca da verdade? Da própria verdade.
Desconstruções são fundamentais! Rótulos são apenas rótulos.
Não ande com medo de punições. Não seja por medo. Se é para temer alguma coisa, tema o cinismo de quem finge que vê, mas é cego, a amargura de quem se resignou na própria loucura e não permite que os outros enxerguem, que se agarra à alguma teoria somente por temer ser punido. Não tenha medo, mas tenha fé.
Ter fé não é acreditar em símbolos, amuletos, doutrinas ou pensar que amanhã tudo será conforme seus caprichos. Ter fé é caminhar em gratidão, perplexo muitas vezes, perdido tantas outras, sabendo que a verdade e a liberdade se conjugam, que todo aquele que procura em verdade, encontrará.
Permita-se caminhar em liberdade, sem medo. Não tente sufocar o próprio vazio, mas tente percebê-lo sem angústia. É preciso silêncio de alma para poder ouvir, ver, saber, reconhecer que, sim, é conhecendo a verdade que seremos libertos de nossos labirintos, nossos enganos e nossos temores.
Há muitas vozes no mundo. Há muita teoria, muitos caminhos para todos os lados. Há gente dizendo um milhão de coisas, mas, a questão é: qual a tua verdade? Está na hora de levar essa pergunta a sério."
Surfar é um caminho para o auto conhecimento. Quando estamos esperando a onda, ao olharmos para cima vemos o céu, ao olharmos a frente vemos o horizonte infinito, ao olharmos para os lados vemos o contexto presente e nossa semelhança... Ao olharmos para baixo vemos nosso próprio reflexo brilhando na água.
#filosofiadosurf
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp