Textos de Filosofia
O amor pode até não morar na vã filosofia, ou entre rimas pobres de letras de músicas do sertanejo universitário e/ou Pablo que oscilam entre prazer, dor, chifre, vergonha e rancor, mas que, ainda assim, alimentam reflexões que resistem à passagem do tempo e que fazem bem a qualquer namorico. Mas o amor nada me deu em troca. Queria muito ser salvo, mas nem uma só vez no decorrer destes meus monstruosos anos de peste emocional e punhetas solitárias foste capaz de gerar uma única fagulha fecunda. O teu falhanço, que o foi, e que só os espíritos verdadeiramente grandes, tristes e isolados podem entender sem cólera, sem desprezo, sem vícios decadentes, foi causa do desespero em todas as partes do mundo de todos aqueles dispostos a sacrificar-se por uma gota de verdade. E se Romeu e Julieta tivessem casado, provavelmente estariam obesos, sofrendo, endividados, cheios de filhos ou brigando pela separação nos tribunais. Prefiro continuar sozinho do que entrar numa relação doente de cobranças, prazos e horários!"
A primeira e mais notável característica do ensino da filosofia no Brasil é o seu amor idolátrico aos "textos" e seu total desprezo aos assuntos dos quais eles tratam. O sujeito passa anos esmiuçando o pensamento de Descartes ou de Nietzche, e quando você pergunta "Mas isso que eles estão dizendo é verdadeiro ou falso?", ele olha para você com a cara de quem estivesse vendo um recém-egresso do Pinel.
Filosofia é uma roda de conversa entre homens excelentes, nada mais do que isso. Não há nada de pretensioso nela...é um fim em si mesma, não serve para a glória,nem para a riqueza, nem para construir um mundo melhor. Apenas fazer da melhor maneira possível aquilo que apenas o homem pode fazer.
O pensamento já existe porque devemos pensar antes de falar. É para isso que existe filosofia e sociologia. Se fosse para falar antes de pensar a gente nasceria com duas bocas, e não com dois ouvidos e dois olhos. Observe, ouça e analise antes de falar e também antes de agir. Não tenha pressa. Carina Mendes @carinamentora (07/05/2024 | 12:33 Brasília Hour)
O cristianismo não é um clube, ser cristão não é uma filosofia de vida, muito menos uma teoria em que apenas diz: Eu creio, eu amo, invés disso vive a realidade da fé e o amor. Ser cristão não é ser de vez em quando, é sempre. Ser cristão é ter sido encontrado por Jesus e a partir daí, deixar sua vida ser configurada com a d'Ele.
"Quando o Racionalismo Cristão, filosofia espiritualista, classifica o espírito ou alma como partícula da Inteligência Universal, nós podemos chegar até uma conceituação mais profunda de que a criatura humana nada mais é do que a Consciência Cósmica personificada ou individualizada."
A parceria entre a filosofia e a arte torna possível tratar com alegria e leveza alguns temas importantes e complexos da cultura e da existência, tais como o sentido da realidade, o lugar da ciência na sociedade, as interpretações do corpo e da natureza, a relação entre arte e verdade, a transitoriedade do amor e a inevitabilidade da morte.
A filosofia do conhecimento é como as cores...composta das primárias, secundárias, terceárias, quaternárias... O problema é quando as cores esquecem sua configuração inicial em sua existência e reivindicam preeminência ...a questão é não perdermos a referência sobre os princípios e valores existentes do Gênesis .
Geralmente, as pessoas não compreendem o que é o bom senso. Esse termo tem suas raízes na filosofia, onde o 'senso de realidade' representa a harmonia e aceitação entre a realidade criada e a imaginação. Vai além da mera distinção e abrange a capacidade de avaliar e discernir entre fatos e ilusões. Quanto mais desenvolvido for o senso de realidade, melhor será a tomada de decisão e a interação com o mundo.
"Perdoar sempre" é uma filosofia que ressoa profundamente na condição humana. O perdão pode ser visto como uma forma de libertação pessoal, um passo para a paz interior e a harmonia nas relações interpessoais. Ele permite que as pessoas se libertem do peso do ressentimento e da amargura, abrindo caminho para a empatia e a compreensão. Embora possa ser desafiador, o ato de perdoar é frequentemente associado a benefícios emocionais e psicológicos significativos, promovendo o bem-estar e a resiliência.
Ser Cristão envolve também assimilar uma filosofia cristã de vida. Infelizmente, a realidade é que esta tem sido deixada de lado, com a adoção da filosofia materialista. Isto explica o alto número de doenças emocionais, depressões, enfermidades psicossomáticas, alterações de peso e etc. Não é apenas uma religião mas um modo de viver e levar a vida!
O mundo está vivendo uma filosofia perturbada de está amparando em Deus somando o tempo que segue a Deus, por ventura Deus é o inss, que no final o tempo de contribuição será aposentadoria misericórdia, não conheço nenhum benefício somando para com Deus, a escolha de amar é livre de Deus com o ser humano.
A filosofia grega nos ensina que a sabedoria provém da experiência conquistada por meio das adversidades superadas com perseverança. É essencial não esquecermos de nossas raízes e das preciosas lições aprendidas ao longo da jornada. São as vivências que nos capacitam a verdadeiramente dominarmos a arte de superar os obstáculos que a vida nos apresenta.
Como, em princípio, nenhuma filosofia tem uma interpretação perfeita e definitiva, a mais usual e prestigiosa caricatura da filosofia – que as universidades brasileiras acreditam ser a filosofia propriamente dita – é discutir eternamente miudezas de significado nas obras dos filósofos. Na USP chamam essa frescura de 'rigor'.
[...] a filosofia, quando o é de verdade, não reside nos textos, nas 'obras' filosóficas, e sim no filosofema, no conteúdo essencial de uma conexão de pensamentos, intuições e outros atos cognitivos que forma o mundo e o estilo próprios de um determinado filósofo. É isto o que nos permite distinguir entre 'as obras de Aristóteles' e 'a filosofia de Aristóteles'. (Esta distinção é impossível em literatura: em que consiste a poesia de Shakespeare senão nos textos de Shakespeare?) Há filósofos sem obra — a começar do pai de todos nós: Sócrates —; há filósofos cujo pensamento nos chega por obras escritas por testemunhas ou por ajudantes (não conheceríamos o pensamento de Husserl sem a redação de Fink). Mas não há filósofo sem filosofema — e aquele que publique dezenas ou centenas de livros eruditíssimos, com opiniões de estilo filosófico sobre assuntos filosóficos, não se torna por isto um filósofo. A filosofia de um filósofo não está em seus textos, mas num certo modo de ver as coisas, que é transportável para fora deles e participável por quem quer que, saltando sobre os textos, faça seu esse modo de ver, integrando-o no seu próprio.
A filosofia é a forma mais pura do homem manifestar seus pensamentos e sentimentos sem que ele seja julgado como louco, pois os não-filósofos são louco e somente filósofos têm a capacidade de entender isso, pois os não-filósofos não pensam em respostas que não sejam tão óbvias e que terão infinitas respostas. A vida pode ser muito bela para uns, e muito má para outros. O filósofo compara a vida e outros fatores a outras características que nenhuma pessoa cujo filosofia não tenha lido é capaz de compreender. Logo, chegamos as conclusões que a filosofia é o estudo mais complexo existente, pois nunca será possível o seu fim, e que ele é a forma mais libertadora conhecida pelo homem, pois o permite "liberar" todos os seus pensamentos, não importando o quão louco eles possam parecer, porque sempre será possível encaixá-los a outros pensamentos!
O sujeito achar que um diploma de filosofia pela USP faz dele um filósofo é uma idéia tão idiota quanto imaginar que um diploma de História da Pintura faz dele um pintor. Nem um único filósofo foi jamais formado pela USP ou por qualquer outra universidade brasileira e, pelo andar da carruagem, jamais o será.
Aristóteles é o filósofo mais influente... Ele lapidou a consistente filosofia grega, em desenvolvimento desde o início do exercício do pensamento filosófico... A civilização atual, se baseia quase toda nesses conceitos... Posteriormente a isso muitas contribuições e controvérsias, vem construindo os próximos passos da humanidade, em sua busca permanente pelo saber... 🙏🏻
Uma vez compreendido que, se a filosofia de Platão (e portanto também forçosamente as de Sócrates e Aristóteles) é essencialmente EDUCAÇÃO, e educação da consciência, fica aí esclarecido, sem margem para dúvidas, qual deve ser o papel da filosofia no conjunto da vida social e política: é o mesmo papel que cabe a todo e qualquer trabalho educacional. Não cabe ao educador premoldar o futuro de seus estudantes, mas apenas ajudá-los a encontrar e realizar o seu próprio destino. Por essa mesma razão não lhe cabe reformar a sociedade, mas apenas preparar as novas gerações para que, em caso de necessidade, e se isto corresponder às suas vocações pessoais, possam reformá-la como bem o entendam, inspirando-se indiretamente nos valores aprendidos do filósofo mas sem se prender a alguma fórmula que ele, aliás, jamais deve lhes transmitir. A intervenção da filosofia na política só se revela frutífera quando é indireta, sutil e de longo prazo.
Judô não é judô se você separar a filosofia da luta, torna-se outra coisa. Algo não pretendido pelo fundador. O judô usa a técnica de luta para ensinar caráter moral, ambos são indivisíveis. Luta de judô sem a sua filosofia é apenas "uma casca vazia", sem conhecimento e apenas, luta, luta, etc. O judô serve a para uma causa maior fazer um cidadão melhor e um mundo melhor. Lutar não é o fim, mas um meio para outro fim.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
