Textos de Filhos para os Pais
...
Soneto da Saudade
Quando amamos e vivemos
Com costumes e moral
E na vida aprendemos
O que não pode ser normal
Pais e filhos são eternos
E o desprezo não perdura
Esses laços são fraternos
Ser sensato é ter cordura
Não sou apenas biológico
Sou de trato e emoção
Pai presente, etimológico
Lágrimas surgem e solidão
Podem tirar minha razão
Não me fará falta alguma
Mas me deixe o coração
O meu eixo desapruma
Meu sentimento é verdade
Que me dói até a alma
Meu soneto da saudade
Tenho força, tenho calma
Tenho filha, tenho filho
Meus anseios no papel
Um cordeiro, um novilho
Eu, Manú e Raphael
Eu na minha vida estudei muito e hoje tenho uma Professora e nessa caminhada trabalhei muito na área da saúde e hoje tenho uma enfermeira e diante dessa correria tive que desempenhar um papel para me sustentar e hoje tenho uma atriz e nessa maratona da vida pessoal hoje tenho também um atleta.
A vida te oferece aquilo que você planta e seus passos com certeza será seguido por alguém que admiro o que você fez.
A sua jornada é a história de alguém que está seguindo seus passos.
Aceita o momento atual e entender que cada pessoa tem seu tempo é uma dádiva. Aproveita as oportunidades que a vida nos oferece em um piscar de olhos é sabedoria. Entender que o melhor é o agora é fundamental.
Siga em frente no seu tempo.
Siga e não olha para trás.
Só quem sabe a hora de dar Play é VOCÊ.
Não espere perder para dar valor.
Não espere as lágrimas para seguir.
Não se permite descansar.
O tempo não para.
CL ❣️
Cara e Coroa
A desigualdade, é a realidade.
A descriminação, assombra a humanidade.
Vejo o brilho intenso, nos olhos da sociedade.
Um mundo que se desfaz, em meio a tristeza.
Mortes, choros, solidão, tudo isso, na casa do cidadão.
Famílias deslaceradas, filhos sozinhos, Esposas viúvas, Mães Chorando, contudo, esperando um futuro melhor.
As vezes me pego imaginando
Abraçando uma garota sem rosto
Ela é perfeita, tudo que sempre quiz
Atenciosa, humilde, carinhosa
Me vejo casada e com filhos com ela.
Infelizmente não sei seu nome, nem endereço
Talvez seja porque ela não exista
E eu estou em busca dessa tal garota
Na qual eu nunca vou achar
Moncão
Em vila de Moncão eu vivi sim.
E lá estive ao Senhor servindo
Em tempos que já tiveram fim.
Nesse tempo eu estava, sorrindo.
Nesse tempo eu não era poeta,
Eu sempre pregava com ousadia,
a palavra de Deus como um profeta,
mas veio o da despedida, e saída dia.
Então, desde que sai de ti Monção,
Começei a ser poeta, com uma canção.
Mas sabe tu, que o meu tema é Deus.
Não outro assunto eu tive, para cantar,
Pois só ele eu quero sempre exaltar,
como fazia na frente de filhos teus!
Primeiro poema
Meu primeiro poema de amor foi você…
O primeiro dos mais belos tesouros, que Deus quis a mim entregar.
Você foi uma linda surpresa, surpreendendo-me com o verdadeiro amor.
Quando você sorriu, ou quando você chorou, meu peito trasbordou de amor.
Sem manual de instruções, você chegou. Ninguém vem, não é mesmo?
Mesmo assim, ensinou-me muitas coisas… tantas, que jamais poderia imaginar.
Entendi que precisava ser forte, afinal, outra vida agora dependeria de mim.
Enquanto o tempo passava, e você em meus braços crescia.
Compreendi que filhos são eternos diamantes, pedras mais que preciosas.
Que com o passar dos anos, estarão por Deus, e pela vida lapidados.
Mas que jamais, em nenhum momento, devemos desprezá-los.
Por você deixei de lado, pouco a pouco o meu nefasto egoísmo…
Até abri mão da posse materna, resolvi em você, e no seu futuro pensar.
Definitivamente, eu precisaria ser forte.
Por você suportei todas as dores que a vida quis me proporcionar.
Até mesmo a dor da sua ausência, quando em algum momento a vida quis nos separar.
Mas acredite minha FLOR…
Em cada passo que você dava rumo ao futuro, contigo meu coração seguia.
Em cada lágrima que derramaste na minha ausência, meu coração sentia.
E em cada alegria sua, meu coração também sorria.
Hoje meu coração sorri, vibra com sua vitória, apesar de toda a saudade.
Meu coração está contigo, assim como minhas preces.
Em cada passo que você possa alcançar, e até nos tropeços que porventura encontrar.
Em pensamentos, e de braços abertos estarei a te esperar.
É tão lindo o voou de um
Beija flor, assim como o
Amanhecer e o entardecer.
O desabrochar de uma rosa,
Ou o cheiro de várias rosas.
É tão puro andar com os pé
Descalços na terra molhada,
Tão puro como uma bela infância.
Sentar em uma roda de amigos
E nem se dar conta das horas
A passar, momentos puros...
Em um dia nublado, em um belo
Lugar, sentado com aconchego
Cercado de livros é uma dose de café.
Coisas puras que apenas a natureza
Pode nos dar, coisas simples da vida
Que dinheiro algum pode comprar.
Ficamos tão presos em nossas
Privações, gastamos tanto tempo
Em nossos empregos, tantas horas, alegrias e até mesmo disposição,
Que esquecemos que oque realmente queremos é algo simples,
Algo que só precisamos observar
Para apreciar, mas nossos dias
Rouba nossa alegria.
Deixamos de aproveitar nossos
Filhos, ou, nossa família para
Tentar buscar um bom futuro a eles
E isso rouba nossa alegria.
Não tente comprar o futuro para
Sua família.
Aproveite seu tempo e desenhe um bom presente...
Dê o seu melhor a todos...
Muitas vezes o seu melhor é só
O seu tempo... pare... aprecie...
Viva para ser feliz
Eu não acredito em nada que diz ser eterno ou nem que há vida eterna para um espírito que
florescerá e que terá nova chance. Por outro lado, a única maneira do homem se aproximar de uma
"eternidade" é deixar seus rastros genéticos pelo mundo, fazendo filhos, deixando herdeiros e
descendentes. Mas penso que esta é uma forma egoística que os homens encontram para perpetuar suas pegadas e impressões que deixaram no mundo e assim dar continuidade à vida.
Ninguém precisa sofrer na própria carne as dores do mundo. Ter consciência destas dores é uma forma de tormento. E eu sei que nem todos os ascendentes deste mesmo homem terão esta consciência, essa supraconsciência, melhor dizendo. Então, aqueles que decidem em não ter filhos, amam ainda mais a vida e até mesmo seus filhos em alguma reminiscência platônica, digamos assim, porque não querem deixar as misérias do mundo, as injustiças e toda desgraça para eles. Às vezes a morte não é motivo para dar continuidade a nada. Ao contrário, pode servir de remate de todas as promessa, de todas as dores e expectativas vãs.
Mães
Para todos os efeitos
Com todos os defeitos
Pesos e medidas
Seu ar amniótico que um respirei
Qual o milagre do água ao vinho
Migrei ao alimento advindo do seu peito
Atavismo certeiro, ancestral pleito
Após nove meses, fez-se a luz
Big Bang comprovado e endossado
Pelo universo do sem fim
Me fizeste pessoa com destino
Incerto como o alvorecer
Sendo assim, és e sempre será
Uma Deusa – do lar, das ruas, do respirar
Deusa dos verbos errantes
Do doravante.
Hoje, as páginas são escritas por mim
Por vós e quem mais nascer
Reinvento a cada instante
Um modo sagaz e pulsante
Para externar a gratidão perpétua
O que tanto esperei(cria minha)
Quando vejo você dormindo
seu sono é o doce grito da paz
Beijo o silêncio vestido de música
Que emana dos anjos que te cercam
Quando vejo você sorrindo
Um sorriso que desconstrói qualquer traço de tristeza
A mente vai ao momento em que esteve dentro de mim, só meu.
É assim...Você nasceu daqui...
Daqui, do esperar sem fim.
Foi assim...Você devolveu a luz
Que em um grito, pude também ofertar
A primeira vez, o primeiro mês
Sem desmantelo, sem as regras
Boas novas se fizeram em um só dia
Convertendo essa mulher em outra...
Mais vívida, boba e completa
A lacuna que faltava agora preenchida
Ah! Meu melhor presente ao futuro.
Tempo...Você nasceu de mim
Horas...De um esperar sem fim
Foi, enfim, você que trouxe a luz
Luz essa que guardei só para ti
É menino ou menina?
Não importava o masculino ou feminino
O esperar da plena saúde
Era o único verbo a me guiar
Semanas que não passavam, dias oscilantes
De humor e nãos
Inseguranças e certezas
Valeram a pena, pois hoje sou forte
E você meu norte, quando falta exatidão
Nasceu uma canção, o choro mais lindo
Composição de dois destinos em uma só beleza – que agora observo dormir
Criatura, és o estribilho da minha vida.. hit, refrão..sei lá.
Só sei que em ti enxergo e, do meu ventre
Desse ventre que tanto lhe esperou
Se fortalece a cada segundo o meu cantar
A ti...Toda manhã que houver
É assim...de onde eu estiver
Assim, o amor concretizou
Em mim, o que o destino traçou
É tanto amor e comunhão
Que não cabe só em uma canção
Mas acredite, pessoa celestial
Que minha alma hoje é sua
Sua dor é minha
O meu sangue é seu
O amor é o teu nome
Para toda a minha jornada
Luciano Calazans. 14/07/2017
Ensine a criança o caminho que deve andar...Não há como ensinar se não for pela Bíblia, pelas orações e pelo testemunho dos pais em casa e na igreja.
Apresente seus filhos ao Senhor e testemunhe o Senhor à eles.
Ajude em oração quando observar uma criança rebelde, você não sabe o que ela está vivenciando em seu coração.
Conheça o ministério de mães intercessores, de oração @despertadeboraoficial
Tenha fé.
Lance sementes.
A maternidade também sangra
Nunca é assim, com essa maquiagem toda e esse ar de paz. Pelo menos pra mim não foi. É meio perturbador quando seu filho tem uma patologia muito comum: refluxo, porém em um grau muito elevado.
Era assim que ficávamos, juntinhos, mas não era só amor, aliás era amor!!! Dobrado: porquê era amor e cuidado.
Uma luta pela vida.
Em um dos episódios iniciais de ficar desacordado, antes da descoberta da doença, entrei em pânico e desespero.
E desde então entrei em estado de alerta e nele estou até hoje.
O guri já tem três anos, come de tudo, mamadeira desce goela abaixo cheia (no topo)!!! Mas o meu corpo, meu cérebro de mãe ainda não entendeu isso.
Alguém avisa pra ele por favor? Porque eu já tentei inúmeras vezes e foi insucesso.
Agora que ele corre pela casa, acho que chegou minha hora de ficar assim como na imagem, usufruindo de um belo batom, cercada de boas companhias, não tão pequenas mais, mas com o mesmo significado de amor, puro amor.
Existem muitas formas de demontrar amor. Encontre sua forma.
A melhor forma de demonstrar seu amor e dando seu tempo para as pessoas, a vida é eco, só recebemos o que doamos.
Às vezes as pessoas que vivem mais perto de nós são as que mais precisam de carinho, aconchego e não enxergamos essas necessidades.
O amor é o sentimento que é mais importante nas nossas vidas, ame seus pais, ame seus filhos, ame seu marido, ame sua esposa, ame seus amigos, ame principalmente aquelas pessoas que mostram que não precisam de amor, elas são as que menos amor tem dentro de si
Abra a janela, escancare a porta e deixe a luz do amor entrar, não se feche numa redoma de onde um dia suas forças serão insuficiente para te libertar.
O amor salva!!!
Amor dos amores ...
Não sabia que eu tinha capacidade de amar tanto ,mas Deus enviou vocês para me mostrar o quanto eu poderia amar .
Não sabia a capacidade que eu tinha de pensar nos outros primeiro e depois em mim .
Por isso que Deus me deu vocês ,meus filhos .
Não acreditava que amor incondicional existia , então Deus me provou me dando vocês preciosas jóias .
Quando vocês me chamam de mãe eu me sinto amada e admirada . Sou grata a Deus por me dar o presente de amar e ser amada , sou grata não apenas por ser mãe por que mãe qualquer uma pode ser ,sou grata por ter o dom de mãe. Sou grata a Deus por ter me presenteado com vocês pois foram vocês que me tornaram melhor e me inspiram a viver e demonstrar o melhor de mim todos os dias . Amo vocês com todo o meu coração e de todo o meu ser ,amor dos amores ❤️
Gravidez e Gratidão
Ao descobrir, assustada fiquei
Jovem eu era, como uma filha fiquei
Felicidade surgiu, ao escutar a batida de um coração
Ansiedade pulou da boca e caiu no chão
Sustos vieram,
Tropeços surgiram,
Dificuldade superada,
Você veio encantada
Alegria do 1o. sorriso
Angústia na 1a. cólica
Aventura no 1o. passo
Amor na 1a. palavra
Dizem que anjos existem?
Dizem que bruxas existem?
Dizem que amor incondicional existe?
Dizem mas só dizem, pois o que vem da alma só existe?
SUPORTAR O OUTRO. Irônico isso. Porque devemos suportar o outro, se o outro é só o outro? Pensar:
Quem está sem dinheiro? Quem está endividado? Quem tem nome no spc e serasa? Quem está desempregado? Quem tem problema com a esposa, marido, filhos, parentes ou amigos? Quem está precisando comprar certas coisas e não pode? Quem está gordo ou magro? Quem está com enxaqueca ou doença terminal? Quem quer ter o que o outro tem? Quem está sentindo o que somente você sente? Quem está pensando o que somente eu penso?
Suportar o outro e amar a si mesmo. Seria isso? Nunca saberemos sobre o outro, tanto quanto sabemos sobre nós mesmos. Não se coloque no lugar do outro, coloque-se no seu lugar. Assim, deve ser mais fácil amar o próximo como a si mesmo.
Como relaxar se você não chega
Quando está fora meu coração está só
Se demora a mente padece
Uma dor de saudades
Da falta que me faz
Quando adoece sinto um pesar
Dói a minha alma
Como explicar não sei
É um pedaço de mim
Que arrancam sem dó
Sua tristeza nem sempre sei qual é
Tento lhe arrancar as palavras
Elas não são pronunciadas
Se cala diante de mim
Sim, entendo sua atitude
Calar as vezes se faz necessário
Mas saiba que sempre serei seu escudo
Sua fortaleza
Aquela que mais te ama
Aquela que por ti morreria
Temos o costume de considerar as crianças obedientes e calmas como o exemplo ideal a ser seguido, mas nem sempre nos questionamos se essas pequenas pessoas, que estão na fase de brincar, cair e aprender, realmente são felizes quando observam o mundo “do lado de fora”, por mais confortável que isso seja para as pessoas ao seu redor.
Muitas crianças são educadas de uma maneira limitante, que ao invés de as incentivarem a se abrirem, falarem de seus sentimentos, as incentiva a se esconderem dentro de si mesmas, o que as coloca em um estado de angústia que com o tempo suga sua identidade e motivação.
A educação e a obediência parecem seguir um padrão imutável em muitas famílias, o que pode fazer as crianças sentir-se incompreendidas e muitas vezes até mesmo não amadas. Para muitas crianças, é muito comum ouvir que a única maneira de terem sucesso e felicidade é através da obediência, e assim, elas se distanciam cada vez mais de quem realmente são para cumprir ordens, e os pais não sabem o quanto isso pode fazê-las.
Uma coisa que precisa ser entendida é que uma obediência conseguida através de ameaças, de medo, não é pura e não irá cumprir a sua missão. Ensinar os filhos desde cedo que devem diminuir a si mesmos para agradar a vontade de outras pessoas pode causar um grande dano à sua saúde emocional. Em algum momento essas crianças deixarão de acreditar que são especiais e merecem ser felizes do jeito que são, e acabarão por permitir que qualquer um as manipule como achar melhor.
As consequências da educação autoritária na vida das crianças
As crianças podem ter diferentes personalidades. Podem ser extrovertidas e curiosas, daquelas que tocam e perguntam sobre tudo o que veem, ou podem ser mais discretas e reservadas, mantendo-se na sua até encontrarem algo que realmente desperte o seu interesse e as faça brilhar os olhos, e não há nada de errado com nenhuma dessas maneiras de ser.
No entanto, existem crianças que parecem se esconder, evitar contato visual e até mesmo a criação de novas conexões com as pessoas em suas vidas. Elas parecem se sentir mais seguras e confortáveis dentro de si mesmas. Essas crianças não têm vontade de explorar, perguntar, aprender… e sempre aceitam aquilo que lhes é imposto. Isso sim é preocupante.
É necessário estabelecermos limites e normas para nossos filhos, isso é essencial para sua formação de valores e caráter. No entanto, também devemos permitir que tenham liberdade de se expressar abertamente, porque aqueles que apenas aceitam tudo, sem questionar e mostrar sua opinião recebem uma educação autoritária e obedecem não por respeito, mas por medo.
As crianças devem entender o motivo de existirem regras, e o porquê elas precisam ser seguidas. Se apenas impormos o que desejamos, sem empatia para explicá-las, acabaremos criando pessoas dependentes, que não saberão fazer as próprias escolhas, e sempre precisarão ser guiadas por alguém.
Devemos criar crianças felizes e saudáveis e não limitadas por uma educação tóxica
Muitas vezes, os pais usam o poder e a autoridade que têm sobre os filhos para poupar tempo e fazer com que os obedeçam com mais rapidez, e na grande maioria das vezes, isso funciona, mas também traz consequências.
Essa educação baseada na urgência, na pressa, traz muitos efeitos nas vidas dos filhos, tornando-os reclusos ou inconformados, rebeldes, e perdemos a oportunidade de estabelecer um relacionamento saudável com eles, baseado na confiança e respeito.
Nem sempre é fácil nossos filhos nos obedecerem, especialmente quando por muito tempo as coisas foram baseadas em ameaças e castigos. No entanto, às vezes a resposta pode ser muito mais simples do que parece. Assim como exigimos respeito, precisamos também respeitar nossos filhos, confiar neles e incentivar sua autoestima e autenticidade.
Mostramos respeito aos nossos filhos quando dedicamos um tempo todos os dias para ouvi-los, fazer-lhes perguntas, ensinar-lhes com amor. Quando não impomos nossas vontades, mas ouvimos e levamos em consideração suas opiniões. Dessa maneira, a educação deixa de ser tóxica e se torna colaborativa, empática, com as crianças compreendendo o porquê de as coisas serem como são, e absorvendo as regras com naturalidade.
Nenhum pai quer criar filhos distantes. Queremos que nossos filhos sejam presentes (de sua própria maneira) e propensas a aprender e ver o mundo de uma forma positiva. Por isso, precisamos fazer nossa parte para promover uma educação saudável e afastar os malefícios do autoritarismo.
A vida adulta não é nada fácil, são muitas responsabilidades e problemas para resolver e, na maioria das vezes, a única ajuda com a qual podemos contar é a nossa própria.
No entanto, quando temos filhos, tudo isso ganha um significado mais profundo.
O cansaço, o estresse e a lista enorme de coisas para fazer se tornam irrelevantes, quando recebemos abraço e o beijo de nossos filhos, ao chegamos em casa ou quando os observamos dormir com uma tranquilidade inspiradora. Saber que eles estão bem é suficiente para que tudo em nossas vidas valha a pena.
Nossos filhos são nosso maior incentivo, os motores que nos dão forças para continuar nos momentos mais difíceis e os responsáveis para tudo fazer sentido, mesmo nos momentos mais difíceis. Quando temos filhos, temos os melhores companheiros de jornada do mundo!
Uma das melhores coisas da vida de uma mãe e de um pai é receber um “boa noite” dos filhos antes de dormir, seguidos de um “eu te amo”. Essas palavras são como uma mágica, porque têm o poder de aquecer nossos corações e nos dar forças para encarar o amanhã com um sorriso no rosto, porque, apesar de tudo, temos uma pessoinha, só nossa, que nos ama do jeito que somos e que merece o melhor que pudermos oferecer.
O relacionamento com nossos filhos é um dos mais especiais que teremos na vida, porque é uma troca de aprendizado constante.
Nós os ensinamos a crescer e viver bem no mundo e eles nos ensinam a como nos tornar pessoas melhores, mais pacientes, educadas, empáticas e sábias, enxergando as coisas mais simples da vida como as mais importantes.
Nossos filhos são anjos enviados por Deus para as nossas vidas, que nos oferecem a oportunidade de experimentar um pouco do amor que Ele sente por nós e tornam cada um de nossos dias mais completos e significativos.
Mesmo com os muitos desafios, ter um filho é uma grande realização. De fato, muitos pais dizem que só encontraram sua missão de vida quando olharam nos olhos de seus filhos pela primeira vez.
Nesse momento, todas as suas dúvidas foram convertidas em certezas e tudo o que viveram até então passou a fazer sentido.
Nossos filhos são presentes dos céus e devem ser tratados com muito amor, atenção e cuidado. Portanto, valorize todos os sorrisos, os abraços e os “boa noite” de suas crianças. Coloque-os para dormir todas as noites com a certeza de que são amados por você. O amor é a herança mais valiosa que eles podem receber, porque jamais poderá ser tirada deles.
