Textos de Feliz Ano Novo para celebrar com esperança e otimismo
“O amor, a gente demonstra.
O respeito, a gente oferece.
A bondade, a gente distribui.
O perdão, a gente pratica.
O amor próprio, a gente utiliza.
E não importa se o outro não vai ser como nós.
Reciprocidade é uma roupa que nem todos sabem vestir, mas o que vale é a consciência de que estamos no caminho certo, mesmo que ninguém perceba, venha aplaudir ou reconhecer.
O que importa é nós e Deus sabermos o que somos, porque a recompensa sobre nossos atos não vem do homem, mas de Deus.” ;)
(Des)entendida...
Como se diz lá nas nossas Minas Gerais
ando “disintindida” sobre a vida... da vida...
buscando apenas “sentir’ a sua grandeza e inteireza...
Tentando deixar fluir... fruir cada instante
com alegria e poesia...
buscando a sabedoria divina
na simplicidade profunda que funda a vida...
Uma literatura fundura candura...
sem duras penas...
apenas o encanto... o teu canto...
no nosso canto... um cantinho
cheinho de sedução e canção...
É você acordar e agradecer a Deus por existir e ter onde dormir.
É desejar a seu próximo tudo o que gostaria que acontecesse com você.
É fazer bondade sem querer receber outra em troca.
É amar a natureza e não querer destruí-la.
É ter carinho pelos idosos, porque eles um dia te passaram toda a sabedoria.
É não desejar o mal para as outras pessoas.
É agradecer a Deus pelos amigos que você tem.
É orar e pedir proteção e luz para sua familia e seus amigos.
É não ser egoísta, não ter rancor, porque não faz bem à saude e nem para sua energia.
É você querer estudar, trabalhar, para um dia conseguir tudo o que plantou.
É viver bem com todos, principalmente sua familia.
É sentir o calor, a chuva, o vento, o ar, o sol, a sintonia das estrelas e dos planetas.
Teu olhar me lembra o inverno, frio, misterioso, mesmo assim, sedutor. Apaixonante, que guia os homens ao seu inevitável destino, o esquecimento. Teu olhar inspira essas palavras, enquanto corta minha alma, ainda assim, por mais que lute, aceito meu destino, me perco nesses olhos frios, e me esqueço de tudo, em minha mente o frio destrói todas as memórias, e meu eu se esvai em meio ao vazio, cada vestígio do que um dia existiu se perde e me encontro só,
Em meio a devaneios e alucinações, tudo que um dia existiu, todos os sonhos, se perderam em um vago momento, e em um único lugar, um frio e sedutor olhar.
Em nossas lutas diárias não sabemos se ao findo será vitória o resultado, mas diariamente temos a oportunidade de ao anoitecer agradecer por mais um dia de luta, descansar e acreditar amanhecer disposto a lutar novamente, em busca da vitória. Que sejamos gratos pela oportunidade de descansar diariamente, acreditando sempre amanhecer novamente disposto a ir atrás da vitória. Consideremos essa oportunidade já uma vitória que muitos não mais podem ter.
Um bom descanso a todos!
AMOR E ÓDIO!
O amor e o ódio, são sentimentos fortes e envolventes,
embora diferentes, ambos são capazes de despertar
emoções intensas e podem habitar o mesmo coração,
separados apenas por uma linha tênue, a diferença é
que o amor constrói e o ódio destrói.
O amor é cego, não vê maldade, se orienta pelo coração,
joga com carinho, se defende com ternura, se aproxima
com ilusão, admira as qualidades e aceita os defeitos.
O ódio enxerga além do que vê, se orienta sem razão,
joga com ironia, se defende com agressividade, se
aproxima sem se iludir e não acha nada para admirar,
porque vê maldade até onde não há.
São como dois lutadores numa batalha incessante, um
está sempre à espera da fraqueza do outro para romper
a linha e transformar amor em ódio ou ódio em amor.
Quanto mais firmemente tentamos captar o momento, para manter uma sensação agradável ou definir algo de uma maneira que possa ser satisfatória para sempre, mais ilusório ele se torna. Costuma-se dizer que definir é matar. Se o vento parasse por um segundo para que pudéssemos capturá-lo, ele deixaria de ser vento. O mesmo é verdade em relação à vida. As coisas e os fatos estão perpetuamente se mudando e se movendo; não podemos reter o momento presente e fazê-lo ficar conosco; não podemos chamar de volta o passado ou manter para sempre uma sensação passageira de si. Se tentarmos fazê-lo, tudo o que teremos será uma recordação; a realidade não está mais lá e nenhuma satisfação pode ser encontrada nisso.
(O Espírito do Zen)
O que está escrito aqui, meu ou de Ângela, são restos de uma demolição de alma, são cortes laterais de uma realidade que se me foge continuamente. Esses fragmentos de livro querem dizer que eu trabalho em ruínas.
Eu sei que este livro não é fácil, mas é fácil apenas para aqueles que acreditam no mistério. Ao escrevê-lo não me conheço, eu me esqueço de mim. Eu que apareço neste livro não sou eu. Não é autobiográfico, vocês não sabem nada de mim. Nunca te disse e nunca te direi quem sou. Eu
sou vós mesmos. Tirei deste livro apenas o que me interessava – deixei de lado minha história e a história de Ângela. O que me importa são instantâneos fotográficos das sensações – pensadas, e não a pose imóvel dos que esperam que eu diga: olhe o passarinho! Pois não sou fotógrafo de rua.
Já li este livro até o fim e acrescento alguma notícia neste começo. Quer dizer que o fim, que não deve ser lido antes, se emenda num círculo ao começo, cobra que engole o próprio rabo. E, ao ter lido o livro, cortei muito mais que a metade, só deixei o que me provoca e inspira para a vida: estrela acesa ao entardecer.
Não ler o que escrevo como se fosse um leitor. A menos que esse leitor trabalhasse, ele também, nos solilóquios do escuro irracional.
Se este livro vier jamais a sair, que dele se afastem os profanos. Pois escrever é coisa sagrada onde os infiéis não têm entrada. Estar fazendo de propósito um livro bem ruim para afastar os profanos que querem “gostar”. Mas um pequeno grupo verá que esse “gostar” é superficial e entrarão adentro do que verdadeiramente escrevo, e que não é “ruim” nem é “bom”.
Quem eu sou:
Uma sonhadora, uma menina, uma mulher, alguém que escreve sua vida em palavras e que demontra emoções em sorrisos. Alguém que já chorou muito nessa vida mas que procura sempre restaurar cada caquinho quebrado,com sonhos e conquistas...Sorrisos e abraços... Com batalhas diárias,corro atrás dos meus objetivos!
Sou criativa,alegre, sou uma amante da Poesia.
Adoro música agitada ou o velho MPB para acalmar. Sou apaixonada pelas crianças e acredito muito nelas de que nos trarão dias melhores e investir na Educação delas será a nossa saída!
Sou estudiosa, sou exigente e procuro ser perfeccionista em tudo que eu faço! Sou estilosa para uns e extravagante para outros.
Tenho mil defeitos,mas tenho muitas qualidades!
Sou Leonina! Pertencente ao elemento de fogo, as leoninas são autoritárias, ambiciosas, idealistas, orgulhosas, extrovertidas e têm uma energia daquelas. Líderes natas, são ótimas
idealistas !!! Enfim...Sou bem assim!!!
Quando eu não mais existir
Irás sentir-me nas noites de felicidade,
Serei o teu sorriso, tua ternura e
Poderei também ser o teu pranto.
Deixarei nas lagrimas de teus olhos,
a lembranças de cada momento em que do teu lado partilhei o Ceu, o sol, a lua e sem esquecer as estrelas contadas uma a uma;
Quando eu não mais existir
Sentirás na pelé, a falta da subtileza dos meus toques introvertidos, numa direção aparentemente simplória, na cobertura dos teus desejos mais abscônditos;
Estarei nas noites escuras,
iluminando os teus passos, numa dança romântica sem precedentes;
Estarei nos teus anseios, gemido malandro no transpirar do guerreiro mudo e surdo, uivando feito lobo no desfrute do teu fruto proibido,
Estarei nos beijos que te derem.
Quando eu já não existir
Existirá o meu amor ardente nas estrelas
Suspirando na no romper da aurora.
Quando eu não mais existir
Haverá um barco
Onde verás o semelhante sorriso
E a pequena boca dizer;
Eu te amo
Quando eu já não existir
Procure-me dentro de si mesmo
Nas tatuagens cravadas na superfície do teu coração e então saberás que sou teu para no pós morte.
Só uma vez...
tens direito a ser melhor,a reparar os erros que fizeste, a fugir do problemas, a ser cobarde, a enfrentá-los de frente, a rir-te dos outrs, a rir-te de ti próprio, a admitir que nem sempre tens razão, a olha para o espelho e dizer "sexy!", a perceber que dizer "não" é muito mais dificil nos momentos em que nem dizes conta que estás a dizer sim (ou pior: a quê), a saber que tens de fazer a coisa certa ainda que magoe, a saber que tens de squecer o que te magou e tornar o que te dói numa história bonita pitando as partes feias, a saber que na realidade nunca é tarde para telfonar a um amigo e que de facto não se vai importar de te ajudar, que o melhor da vida está mesmo aqui e tem uma cainha laroca qu és mesmo tu, que os amigos são a benção mais bonita de Deus, e só uma vez consegues descobrir que a amizade começa em ti, só ma vez tens a saedoria de saber que o mundo não acaba se deixres para trás histórias antigas, pois só assim consgues ter espaço para as novas(assim como as roupas que deixamde te servir!), que os erros são importantes par realmente não os cometeres a segunda ou, para os mais distraidos a décima vez, só uma vez te apercebes que quando paras de ver o quão imperfeito és, que a perfeição dos outros não é assim tão grande, que as pessoas que te dizem "não vais conseguir" são as que não conseguem elas próprias( por isso não as faças deterem os teus sonhos!!), só uma vz tens oportunidade para dizeres aquilo que pensas e isso pode fazer TODA A DIFERENÇA, só uma vez te poderás aperceber que não podes estar à espera do principe enctado para amares de verdade(quem sabe se a ti não t calhou o sapo?), só um vez saberás como tudo o ue está aqui escrito é real e que é na verdade bem melhor quando o sentes na pele e essa vez É AGORA!
(Porque ninguem pode sentir a chuva por ti...)
Eu amo, com todas as forças das palavras que saem da minha boca, em todo silêncio que por vezes eu faço. Com toda insistência do meu coração, e em cada desistência que por vezes em mim enxerga. Com todas as falhas em minhas atitudes, com todo erro tentado acertar. Com toda fraqueza que às vezes demonstro, com toda força que luto para escondê-las. Com todos os meus defeitos, e com tudo aquilo que tenho de melhor. Eu amo, pelo simples gesto de poder te olhar, de poder te ouvir, de poder saber que simplesmente em ti eu existo. Eu amo, por saber que muitas vezes te quero melhor que a mim mesmo. Por toda dedicação que vejo em suas atitudes. Por todo amor que respinga de teus olhos toda vez que me olhas. Eu amo pela sua presença, eu amo pela falta que faz quando não está perto. Eu amo por saber que onde quer que esteja eu ainda estou junto, eu ainda estou dentro. Eu amo em todas as línguas, em todas as letras, em todos os poemas, em todas as canções, eu amo. Eu amo, simplesmente amo, e se duvidar de mim, eu a amo de novo.
Ricardo F.
Quem sou eu???
Sou apenas um vivente dentre muitos
que impoe com as letras um compromisso
solitario??nunca. Acompanhado???jamais...
Preso às palavras..apenas isso.
Sou poucos de poucos q sabem conhecer
uma forma de expressar suas dimensoes
nao sou de sorrisos,gestos e olhares...
sou da minha estrutura e faço apenas descriçoes
Sou talvez unico em formas de pensamento:
"nem sempre do sorriso se vem alegrias"
invento formas,decalco sonhos e vontades
ou simplesmente ilustro min has fantasias.
Sou tudo isso,porem mais do pouco
quem sabe o muito de mim menos completa,
sou trapezista de frases,letras e palavras...
Quem sabe nao sou....quem sabe poeta!
quem sou eu?
eu sou aquele,que se afoga na própria lembrança...
que venera a própria vingança...
que se ilude com a própria esperança...
eu sou aquele,que sofre por causa da distância...
distãncia daquela que está fisicamente perto,mas namoradamente longe...
distância daquela que está fisicamente longe,mas extremamente perto emocionalmente...
afinal de que me adiante ter quem eu não quero?
se quem eu realmente quero está a muitos quilometros de mim!!!
e o pior...
quem eu realmente amo,está emocionalmente longe de mim!!!
e por fim...
acabo sem ter ninguem!!!
Que você não se encolha para caber em lugares que não te comportam.
Que não silencie sua dor para manter paz que não é real.
Que não se acostume com migalhas onde o seu coração merece mesa farta.
Que Deus fortaleça a sua alma no meio do caos,
te dê coragem para dizer não,
e leveza para escolher o que te faz inteira.
Você não nasceu para sobreviver.
Você nasceu para florescer.
Edna de Andrade
Morte, negritude
A violência está no ar
Rubra a se banhar
Em sangue, e cadê
A misericordia...
Os dias estão rotos,
E o coração pulsa
Tristezas escuras
Como o fim de uma sisterna.
Sentir! Cada elemento
Morrer em partículas,
Que não se juntam mais,
Cair no abismo,
E tudo, e tudo acaba
Não se encontrando
Mais.
Só fanático pode imaginar uma sociedade com justiça social, porque produzir riqueza tem a ver com originalidade, inteligência, capacidade de disciplina, e nada disso tem a ver com "igualdade "(Hume).
A natureza não é igualitária em seus dons e suas dádivas, tampouco em suas misérias : poucos são sempre melhores do que a maioria. Isso não significa que devemos cultuar injustiças sociais (...)
Luiz Felipe Ponde
Dor.
A dor está presente em tudo,
Todas as fases da vida.
Não pode ser vista, só falada
E principalmente sentida.
Há dores de cabeça, do peito,
E aquelas que vem de dentro.
Mas com elas, a pergunta:
O que você tem feito?
A dor não é só sofrimento,
É também aprendizado.
Molda teu futuro,
Questionando seu passado.
"só aquele que permanece inteiramente ele próprio pode, com o tempo, permanecer objeto do amor, porque só ele é capaz de simbolizar para o outro a vida, ser sentido como tal. Assim, nada há de mais inepto em amor do que se adaptar um ao outro, de se polir um contra o outro, e todo esse sistema interminável de concessões mútuas... e, quanto mais os seres chegam ao extremo do refinamento, tanto mais é funesto de se enxertar um sobre o outro, em nome do amor, de se transformar um em parasita do outro, quando cada um deles deve se enraizar robustamente em um solo particular, a fim de se tornar todo um mundo para o outro."
É preciso que a gente seja sempre, um para o outro, duas deliciosas surpresas fecundas. Aquele mundo da fábula de La Fontaine "Os dois pombos", que aconselha aos amantes: "Amantes, felizes amantes, vocês querem viajar? Que seja pelas margens próximas/Sejam um para o outro um mundo sempre belo, sempre diverso, sempre novo./ Sejam um todo um para o outro, contem por nada o resto".
"Pois, nos seio mesmo da paixão, nunca se deve tratar de "conhecer perfeitamente o outro": por mais que progridam neste conhecimento, a paixão restabelece constantemente entre os dois este contato fecundo que não pode se comparar a nenhuma relação de simpatia e os coloca de novo em sua relação original: a violência do espanto que cada um deles produz sobre o outro e que põe limites a toda tentativa de apreender objetivamente este parceiro. É terrível de dizer, mas , no fundo, o amante não está querendo saber "quem é" em realidade seu parceiro. Estouvado em seu egoísmo, ele se contenta de saber que o outro lhe faz um bem incompreensível... os amantes permanecem um para o outro, em última análise, um mistério."
Ao fazer tudo para agradar aos outros você acaba fazendo apenas o q eles querem, pq acha que são mais sábios. E talvez sejam, mas como aprender se não tomar minhas próprias decisões. Como viver, o que fazer, o que sentir, onde estar… são coisas tão básicas e tão importantes ao mesmo tempo e eu tenho q decidir sozinha o q eu quero.
Me disseram que eu sou egoísta. É verdade e isso não me incomoda. Muitos dirão que isso é ruim, mas só é assim quando eu machuco os outros. Sinto muito por aqueles que tinham definido uma vida para mim.
Nunca deixe ninguém te dizer que não pode fazer alguma coisa. Se você tem um sonho tem que correr atrás dele. As pessoas não conseguem vencer e dizem que você também não vai vencer. Se você quer uma coisa corre atrás.
