Textos de Feliz Ano Novo para celebrar com esperança e otimismo

— Juro! Deixe ver os olhos, Capitu.

Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, "olhos de cigana oblíqua e dissimulada." Eu não sabia o que era obliqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam chamar assim. Capitu deixou-se fitar e examinar. Só me perguntava o que era, se nunca os vira; eu nada achei extraordinário; a cor e a doçura eram minhas conhecidas.

Machado de Assis
Dom Casmurro

Brincar de Viver

Quem me chamou
Quem vai querer voltar pro ninho
E redescobrir seu lugar
Pra retornar

E enfrentar o dia-a-dia
Reaprender a sonhar
Você verá que é mesmo assim, que a história não tem fim
Continua sempre que você responde sim à sua imaginação
A arte de sorrir cada vez que o mundo diz não

Você verá que a emoção começa agora
Agora é brincar de viver
E não esquecer, ninguém é o centro do universo
Que assim é maior o prazer

Você verá que é mesmo assim, que a história não tem fim
Continua sempre que você responde sim à sua imaginação
A arte de sorrir cada vez que o mundo diz não

E eu desejo amar todos que eu cruzar pelo meu caminho
Como eu sou feliz, eu quero ver feliz
Quem andar comigo, vem
Lá - lá - lá- lá - lá...

Você verá que é mesmo assim, que a história não tem fim
Continua sempre que você responde sim à sua imaginação
A arte de sorrir cada vez que o mundo diz não.

Lá - lá - lá- lá - lá...

Maria Bethânia

Nota: Música composta por Guilherme Arantes

O sentido normal das palavras não faz bem ao poema.
Há que se dar um gosto incasto aos termos.
Haver com eles um relacionamento voluptuoso.
Talvez corrompê-los até a quimera.
Escurecer as relações entre os termos em vez de aclará-los.
Não existir mais reis nem regências.
Uma certa liberdade com a luxúria convém.

Manoel de Barros
BARROS, M. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2011.

...há situações que constituem a nossa prova aflitiva e áspera, mas redentora e santificante.
Perdoemos as pedras da vida pelo ouro de experiência e de luz que nos oferecem.
E, sobretudo, armemo-nos de coragem para o trabalho, porque é na dor do presente que corrigimos as lutas de ontem, acendendo abençoada luz para o nosso grande porvir.

⁠Olhar Que Recua no Tempo

O olhar é uma janela para o passado, um portal silencioso que nos permite voltar, ainda que por um instante, ao que já foi. Cada fotografia é um elo com o tempo, uma chance de recuar para uma memória distante, mas vívida, que se mantém viva dentro de nós. As imagens não são apenas representações do que vimos, mas sim fragmentos do que sentimos, capturados para resistir ao esquecimento.

Ao olhar para uma fotografia, não estamos apenas observando o que foi; estamos revivendo. O lugar, as pessoas, a atmosfera, tudo aquilo que estava presente naquele instante, ressurge no olhar que agora se aprofunda. O recuar no tempo é mais do que uma simples lembrança, é a reconstrução emocional de um momento que nos marcou, que ficou registrado não apenas na imagem, mas na alma.

As memórias, por sua natureza, são feitas para isso: para que possamos retorná-las quando desejamos, para que possamos reviver as experiências que nos moldaram. A fotografia nos dá a oportunidade de revisitá-las, de voltar a sentir o que sentimos, a ver o que vimos e a reviver o que nos tocou. Ela não apenas preserva o passado, mas nos dá o poder de retornar a ele sempre que necessário.

Imortalizados pela imagem, aqueles que foram capturados naquela fração de tempo permanecem conosco. E, por meio do olhar, nós também, como testemunhas e fotógrafos, nos tornamos parte dessa eternidade, imortalizando não só o momento, mas a essência que ele carrega. O olhar que recua no tempo não busca apenas o que foi, mas o que permanece, o que nunca se apaga, e nos lembra que a memória é, de fato, o que nos faz reviver.

Lágrimas

Lágrimas quentes e silenciosas... lágrimas ardentes de dor
e saudade de meus olhos estão a rolar!
Queria com todo ardor nunca mais chorar por você,
Tento esquecê-la mas não sei como fazê-lo!

Lágrimas deslizam suavemente pelo meu rosto
quando penso em você... não tem jeito de parar!
Perdido dentro da escuridão de minha vida sinto uma vontade
imensa de ver você... encontrar você!

Lágrimas... tantas lágrimas... soluços
dolorosos como uma fonte tristemente a marulhar!
Tenho os olhos marejados de lágrimas... de saudades de você!
Olho tristemente para o céu e deixo a brisa suave
secar minhas lágrimas que estão novamente a rolar!

A PACIÊNCIA...

A paciência para os ultrajes é como a roupa para os que sentem frio: à medida que o frio aumenta, cobre-te com mais roupas, e não sentirás frio.

Assim também, no momento dos grandes ultrajes, aumenta a tua paciência, e a ofensa não chegará a tua alma.

Autoria:"Leonardo da Vinci"

⁠O Beijo: Portal Entre o Corpo e a Alma

O beijo, para mim, é mais do que um toque de lábios. É um portal entre duas dimensões, a passagem que conduz ao outro, a chave que abre o corpo e a alma.

Ele é a senha de todos os gatilhos, acende chamas, desperta desejos. Mas, mais do que isso, é conexão. É o arrepio que denuncia a entrega, a profundidade que dissolve barreiras, a fusão que antecede o infinito.

Por isso, não dá para tocar qualquer boca sem desejar se aprofundar por inteiro. Um beijo sem alma é um gesto vazio, um desencontro. Mas quando há entrega, ele se torna passagem, arrepio, fusão. Ele dá profundidade ao instante e transforma o desejo em algo maior.

Um beijo nunca é só um beijo. É a porta de entrada para tudo que pode ser.

Perdão pelas Ausências


Peço perdão a todos que eu não consegui responder, nem me conectar.
Perdão àqueles a quem eu disse que estava tudo bem — só para não preocupar, só para não precisar explicar o que nem eu sabia dizer.
E peço perdão também a quem um dia recebeu um “oi” meu, um pedido simples de atenção, de conversa, de oito minutos de presença…
Mas que talvez também estivesse travando suas próprias batalhas, e não percebeu que aquele gesto era um pedido de socorro disfarçado.


Hoje eu entendo: a ausência não é só minha.
Vivemos todos cercados por presenças que não estão de fato aqui.
As redes sociais estão cheias de gente, e, ao mesmo tempo, tão vazias de encontro.
Ninguém parece realmente preocupado com o “eu” verdadeiro de mais ninguém.


E os poucos que ainda se preocupam, se afundam, como eu, no excesso de sentir.
Sentem por todos, carregam o mundo nos ombros e, aos poucos, se afogam na própria empatia.


Talvez o silêncio não seja falta de amor, mas o peso de sentir demais num mundo que sente de menos.

Aquele que era Deus fez-se homem,
assumindo o que não era,
sem perder o que era;
e assim Deus fez-se homem.

Neste mistério encontras o socorro
para a tua debilidade e encontras
nEle aquilo de que necessitas
para alcançar a tua perfeição.

Cristo te eleve em virtude da sua humanidade;
te guie em virtude da sua humana divindade,
e te conduza à sua divindade.
(Comentário ao Evangelho de João 23 6)

É intensa a vida de quem corre na chuva, sem desviar das poças d'água. É imprevisível, a vida de quem caminha sem medo de escorregar, de olhos fixos no horizonte, desatento às pedras no chão.
Os tombos viram cicatrizes e, em seus pontos recém costurados, se pode ler uma porção de coisas. E entre "não faça isso" e "faça aquilo", a gente passa a caminhar por estradas cada vez mais estreitas, quase claustrofóbicas. São tantas as lições que a vida nos dá, que, por vezes, vemos nosso mundo se restringir a minúsculos cubículos cercados por instransponíveis muralhas. Assim a gente pára de caminhar, e passamos a viver em um eterno ciclo repetitivo.
E é quando essa situação se transforma numa chaga insuportável, a gente apalpa as próprias costas e descobre que somos dotados de asas. Lá de cima, a gente pode acompanhar todos os caminhos que deixamos de percorrer, por medo de colecionar novas - e mais doloridas - cicatrizes. Tomados pelo arrependimento, descobrimos que nossa estrada não é de duas mãos.

Acender cigarro
Falar palavrão
Perder a razão

Eu quis ser eu mesmo
Eu quis ser alguém
Mas sou como os outros
Que não são ninguém

Acho que eu fico mesmo diferente
Quando falo tudo o que penso realmente
Mostro a todo mundo que eu não sei quem sou
E uso as palavras de um perdedor

As brigas que ganhei
Nenhum troféu
Como lembrança
Pra casa eu levei

As brigas que perdi
Estas sim
Eu nunca esqueci
Eu nunca esqueci

Não leve a vida tão á sério

Quantas são as irritabilidades que somamos nas nossas vidas nesse famoso dia-a-dia.
Chegamos a perder a direção do nosso dia.
Muitas vezes ocupamos valiosa parte de nosso tempo avaliando a vida dos outros, sendo que precisamos todos os dias rever e aperfeiçoar nossa própria existência.

Quantos anos você tem? Quantos anos você ainda terá?

Olhamos para nosso passado e deixamos que as horas passem e nos perdemos no tempo pensando, pensando.
Vivemos a vida de outras pessoas ou até menos os problemas dos outros e o nosso vão passando.
Levamos as coisas tão a sério que deixamos de ver que a seriedade está em sorrir e brincar.
Acorde para o dia e para vida sentindo o cheiro que sempre lhe foi peculiar, olhando para imagens que sempre te fizeram bem, lembrando das pessoas que se uniram a você para contribuir e somar.
Traga para sua vida um novo dia e uma nova esperança de viver.

Ah! Não leve a vida tão a sério!

Deite e descanse, não durma somente.
Sente-se e almoce, não coma apenas.
Ligue a TV e assista a um bom filme, não só veja.
Leia um livro e não só folheie as páginas.
Caminhe devagar sentindo o ar no rosto e não simplesmente vá.
Ame cada dia como se fosse o primeiro.

Tenha sempre ouvidos para ouvir e palavras para elogiar.
Ouça tudo e não simplesmente finja que está escutando.
Tenha olhos que enxerguem os verdadeiros valores humanos sem descriminar

Ah! Viver a vida novamente,
Seja no momento que você esteja agora, não interessa a idade
Não interessa as dificuldades.
Somente conseguimos chegar aonde podemos, e muitas vezes vamos longe.

Não olhe somente para o céu para ver se vai chover ou se o dia será bom.
Veja a emoção e o sentimento que tudo isso lhe traz.

Lembre-se que no passado você brincava e não agendava.
Lembre-se que no passado você sorria e não encenava.

Ah! Mais não leve tudo tão a sério.

A vida e feita de pequenos detalhes que nos passam sem ser absorvidos.
Que a vida sempre será de alegrias e tristezas, é fato.
Mas tudo tem seu caminho e solução, e o que não tem, deixa prá lá...
Lembre das pessoas que lhe fizeram bem,
Ou vai esperar que elas adoeçam para ligar ou visitá-las?

Quanto mais você pensa, mais se afasta de tudo.
E quanto mais você critica mais se esconde dos seus erros.
E quando você não admite que erra mais se perde nas decisões.

Você sabe tudo que hoje você tem e tudo que já conquistou.
Mas deve saber que ainda tem muito a buscar.
Agora se levar tudo tão a sério vai perder tempo e as horas passam...

Seja você e sorria!
As pessoas te olham e te avaliam todos os dias, mas que se danem tudo isso, o importante é tudo que você quer e sabe que lhe faz bem.

Seja você a sua vida e deixe a sua vida fazer você viver.

Sabemos que temos tantos defeitos e esperamos tanto para mudar isso
Mas lembre-se, “amanhã eu faço” pode nunca chegar.

Sonhe sempre e ame de verdade, pois os erros do amor são as paredes de uma grande construção.
Viva por você e viva pra viver.

Ah! Um simples detalhe da vida, não leve ela tão a sério.

O emocionalismo é um subproduto da esperança e do medo, do apego e da aversão. Temos esperança porque estamos apegados a alguma coisa que queremos. Temos medo porque temos aversão a alguma coisa que não queremos. Precisamos interromper as oscilações extremadas do pêndulo emocional para podermos encontrar um eixo de equilíbrio.

Quando começamos pela primeira vez nosso trabalho com as emoções, aplicamos o princípio de que o ferro corta o ferro, o diamante corta o diamante. Usamos o pensamento para transformar o pensamento. Um pensamento raivoso pode ter como antídoto um outro que seja compassivo ao passo que o desejo pode ter seu antídoto na contemplação da impermanência.

Nossa Senhora
Das coisas impossíveis que procuramos em vão,

Vem soleníssima,
Soleníssima e cheia
De uma oculta vontade de soluçar,
Talvez porque a alma é grande e a vida pequena,
E todos os gestos não saem do nosso corpo,
E só alcançamos onde o nosso braço chega,
E só vemos até onde chega o nosso olhar.

Vem, dolorosa,
Mater-Dolorosa das Angústias dos Tímidos,
Turris-Eburnea das Tristezas dos Desprezados.
Mão fresca sobre a testa em febre dos Humildes.
Sabor de água sobre os lábios secos dos Cansados.

Vem, lá do fundo
Do horizonte lívido,
Vem e arranca-me
Do solo de angústia e de inutilidade
Onde vicejo.
Apanha-me do meu solo, malmequer esquecido,
Folha a folha lê em mim não sei que sina
E desfolha-me para teu agrado,
Para teu agrado silencioso e fresco.

Vem sobre os mares,
Sobre os mares maiores,
Sobre os mares sem horizontes precisos,
Vem e passa a mão pelo dorso da fera,
E acalma-o misteriosamente,
Ó domadora hipnótica das coisas que se agitam muito!

Vem, cuidadosa,
Vem, maternal,
Pé ante pé enfermeira antiquíssima, que te sentaste
À cabeceira dos deuses das fés já perdidas,
E que viste nascer Jeová e Júpiter,
E sorriste porque tudo te é falso e inútil.

Vem, Noite silenciosa e extática,
Vem envolver na noite manto branco
O meu coração...
Serenamente como uma brisa na tarde leve,
Tranquilamente com um gesto materno afagando.
Com as estrelas luzindo nas tuas mãos
E a lua máscara misteriosa sobre a tua face.
Todos os sons soam de outra maneira
Quando tu vens.
Quando tu entras baixam todas as vozes,
Ninguém te vê entrar.
Ninguém sabe quando entraste,
Senão de repente, vendo que tudo se recolhe,
Que tudo perde as arestas e as cores,
E que no alto céu ainda claramente azul
Já crescente nítido, ou círculo branco, ou mera luz nova que vem,

A lua começa a ser real.

Sou a favor da reciprocidade.
Não sei dar carinho pra quem não me dá nada em troca
essa coisa de " fazer o bem sem olhar a quem" não mexe muito comigo..
Faço bem a quem me faz bem
Dou amor a quem me dá amor
e para quem não dá... sou apenas indiferente
uma indiferença gelada mesmo
mas cada um tem sua escolha
e a minha já foi feita:
a estrada deve ser uma via de mão dupla!

Sinto tanto tua falta, que as vezes dói. Sinto saudades das nossas conversas, brincadeiras, do seu sorriso e principalmente do teu olhar.
Nada do que fiz foi o bastante pra ti convencer que seu lugar é ao meu lado.
Tento lembrar que todos nós somos substituíveis e que você não é diferente. Mas meu coração não possui essa informação e só fica bem quando você está aqui.
Mas você é um bom professor e está me ensinando direitinho como lhe esquecer.

‎Mulher‬ simplesmente mulher
mil e tantas faces e fases
crenças e desejos
sonhos e realizações.
É guerreira, tem alma versátil
as vezes ri, outras chora
se decepciona e se alegra
não desiste nunca
é sempre #mulher.
Tece seus dias
na simplicidade de quem
desconhece os limites
na ousadia de quem
jamais se deixa vencer.
Tem beleza na alma
força de leoa
riso clandestino
sabedoria que encanta
que desenha e faz rima
no silêncio de quem de repente
sofre,se despedaça, se reconstrói
se refaz inteira e da vida
quer apenas ser reconhecida
valorizada e amada
todos os dias.

AMAR SEM POSSUIR

Ninguém merece ser sozinho...
O seu coração sabe disso, porque certamente já experimentou o amargo sabor da solidão. É no encontro com o outro que o eu se afirma e se constrói existencialmente. O outro é o espelho onde o eu se solidifica, se preenche, se encontra e se fortalece para ser o que é. O processo contrário também é verdadeiro, pois nem sempre as pessoas se encontram a partir desta responsabilidade que deveria perpassar as relações humanas.
Você, em sua pouca idade, vive um dos momentos mais belos da vida. Você está experimentando o ponto alto dos relacionamentos humanos, porque a juventude nos possibilita ensaiar o futuro no exercício do presente. Já me explico. Tudo o que você vive hoje será muito importante e determinante para a sua forma de ser amanhã.
Neste momento da vida, você tem a possibilidade de estabelecer vínculos muito diversificados. Família, amigos, grupos de objetivos diversos, namorados e namoradas. Principalmente esses últimos, que não são poucos. Namora-se muito nos dias de hoje, porque as relações humanas estão cada vez mais instáveis e, por isso, menos duradouras.
Parece que o amor eterno está em crise.

Oração de sábado

Bom dia, amado Deus, e obrigada por me conceder a graça de abrir meus olhos nessa manhã de sábado. Obrigada por ter velado meu sono e preparado o meu amanhecer. Toma-me em Teus braços e guia-me pelas veredas da vida, prepara-me um final de semana abençoado no seio da minha família, regado a paz, harmonia, serenidade e amor. Dá-me sabedoria e discernimento para administrar qualquer situação que possa ameaçar a tranquilidade do meu dia e que sejam prósperas e frutíferas as próximas horas. Amém!