Textos de Feliz Ano Novo para celebrar com esperança e otimismo

Visão-Então, ao contrário do que se supõe hoje em dia, a educação é uma atividade individual?

Rohden- É iminentemente individual. Não pode ser uma atividade social. Ela se reflete na sociedade, mas está radicada no indivíduo. Só existe auto-educação; não existe alo-educação(educação de fora para dentro). Ou o homem se educa ou não se educa. Outros não podem educar-me, só podem mostrar me o caminho pelo o qual eu possa me educar.

Poeta não e aquele que faz pemas e nem Poesias,
Poeta não e aquele que escreve por escrever,
O Verdadeiro poeta nunca escreve para ele mesmo,
Poeta e aquele que escreve para a pessoa amada,
Poeta chora ao escrever e lembrar do seu verdadeiro amor,
Então o que e um poeta?
Poeta e aquele que mostra os seus mais puros e profundos
Sentimentos em versos e palavras

Entre o Amor e Ódio existe uma linha tênue que divide dois sentimentos tão imensos.
É por isso que alguém pode amar e odiar com tanta intensidade de uma hora para outra.
É esta proximidade de dois sentimentos tão opostos que causa muitas vezes tanto sofrimento.
Na natureza tudo que muda tão rápido causa grandes turbulências, entre amor e ódio não é diferente.

Sabe aqueles dias que você precisa no mínimo de uns mil abraços apertados, uns setecentos beijos de tirar o fôlego, ter sua caixa de mensagem cheia, ouvir eu te amo a cada quinze segundos?
Meio impossível de acontecer não é? Mas quem disse que quero tudo isso tão exagerado?
Na verdade, o que quero é um abraço apertado, um beijo inesperado, palavras que me façam repensar, atitudes que possam me
surpreender, alguma coisa que eu possa acreditar, alguém que possa me escutar, um cara que possa me amar, algo que seja de verdade e de preferência pra ficar. Porque de passagem já basta a idade, que quando você se acostuma no outro ano ela muda e com o passar do tempo vai te deixando velha, gorda e com ruga!
Será eu difícil desejar uma coisa que é de graça, verdadeira e ninguém quer?
Hoje em dia amor não é só papinho de mulher, ele é uma coisa que todo mundo quer, mas ninguém admite porque é bem mais fácil mentir pra si e fingir que não precisa do que se mais precisa, ou procurar em várias, o que se encontra naquela pessoa que você tanto gosta, mas prefere ficar nessa vidinha de bem me quer, mal me quer porque a imaturidade não deixa saber o que é bom, passageiro, ou verdadeiro.
Ate perder o amor que ficou ao seu lado, te esperando o tempo inteiro por falta de zelo.

Maldita Esperança!



De onde vem esta esperança que parece não ter fim?

Mesmo o dia mais negro

A violencia mais cruel

A vida mais pobre

A fome mais dolorida

O coração dilacerado

A morte do filho

O orfão abandonado

O barraco queimado

O frio mais gelado

Se todos morressem

Era tão fácil acabar logo com tudo

...e então

...ela parece do nada

E no nada vai brilhando aos poucos

o sol vai aquecendo

E a danada nos envolvendo...

Bem dita a esperança!

Destino

Mesmo que o caminho seja longo
E que a praia esteja deserta
Mesmo que a jornada seja curta
Mesmo que o mundo seja redondo
Mesmo que a hora seja incerta
O silencio é algo a ser compartilhado
A compania é uma coisa mais que sentida
Somos crianças que vão andando lado a lado
Num destino que aos poucos vai sendo cumprido
E a vida, que agora vai sendo vivida.
E mesmo que o tempo não seja seguro
que os caminhos todos sejam tortos
E que o chão me falte as vezes sob os pés
mesmo que eu caia no buraco mais fundo
O que sinto por voce, é imenso e puro.
E mesmo que eu feche meus olhos hoje
e levo como uma ultima imagem
e se por sorte torna-los a abrir amanhã
te trago novamente, no mesmo olhar.

Das coisas que sei
Só sei que deste mundo nada se leva...
Nada é eterno...
Nada se tem para sempre, pois o sempre nunca acaba...
Sei que devemos ser mais gentis e menos arrogantes...
Mais pacientes e menos intolerantes...
Mais confiantes em Deus e menos descrentes...
Mais cuidadosos com a natureza pois é dela que dependemos e não ela de nós...
Sei também que quanto mais bom, gentil, sincero, justo, você é mais tentarão te atropelar, mas quem disse que ter caráter é para todos...
Sei que devemos aproveitar mais a vida, curtir mais a nossa família, zelar por nossas amizades, cultivar com carinho as pessoas que nos querem bem, devemos pensar mais no ser que no ter
De que me adianta ter um castelo lindo por fora rico rodeado de ouro e esmeraldas se nele a maldade e a arrogância me rodearem .
de que me adianta ter jardins floridos se nele não poder jogar bola com meus amigos.
Trabalhe, mas pare antes de envelhecer...
Aproveite a vida...
Não perca seu tempo discutindo, Perdoe pois o perdão é a prova mais sincera de Amor e Deus é Amor... quem não ama não tem deus no seu coração...

São tantos nãos...

Não faço tudo que quero.
Nem quero tudo que faço.
Não digo tudo que penso.
Nem penso tudo que digo.
Não amo tudo que tenho.
Nem tenho tudo que amo.
Não sou o melhor que poderia ser.
Nem posso ser melhor do que já sou.
O não poder não me entristece, já que sou o sistema sistematizado para eu ser.
Sou o que sou porque a vida me desenhou pra ser.
Não creio que a tal felicidade seja utópica, talvez ela só seja uma utopia idealizada para sonhadores como eu.
Apesar do sistema que me confronta em quase nada poder, sou feliz por ser.
E isso é a razão de minha alegria, pois mesmo com tantos nãos, não vejo razão pra sofrer.

Me sinto como um pássaro preso em uma gaiola.
Das grades do meu quarto vejo a vida passar, os pássaros voando, as nuvens passando ganhando formas inusitadas.
E eu aqui no meu quarto solitária.
De uma certa forma eu gosto da solidão, ela me dá inspiração, me faz pensar no que eu sou, em quem eu me tornei. Me faz refletir sobre tudo que eu fiz, sobre o que eu quero fazer.
Enfim, me faz pensar na vida que eu ainda não vivi. E sinceramente tenho medo de que não dê tempo de vive-la.

Almas Gêmeas
Alma minha......
Há milênios te perdi
Desde então, fui tangida pelo vento
Rondei campos e desertos
Pelo mundo inteiro vaguei
Rompi os véus da lógica e a barreira do tempo
Visitei a inocência dos anjos
A sabedoria dos deuses, a pureza do cristalino
Passei pelo arco-íris, indaguei ao pigmento das cores
Caminhei por todos os matizes e não te encontrei
No canto das aves te mandei recado
Perscrutei todas as paragens
Nas asas firmes das águias viajei
Caí como neblina nos penhascos
Deslizei por entre os montes
Lavei todos os caminhos que percorri
Tanto, tanto indaguei que nessa busca quase te perdi.
Mas ao me encontrar com a solidão
Parei assustada e acordei, todavia ainda sem ti.
Mas, um belo dia, conheci uma pessoa
Não, não foi uma saudação comum aos que se encontram na rua
Daquela impecável presença
Uma candura antiga me acercava
E uma sensação de paz, há muito tempo experimentada
De onde nos conhecemos, me perguntava?
De qual século, ou de qual plano?
E de súbito descobri
Hum, és tu, a minha outra metade
De mim se expandiu um grande grito
Um grito de dimensão nunca dantes pressentida
Esse meu bramido surdo transfixou o céu azul
De nuvens brancas e opacas
Em busca do eco que um dia nos reservou espaço
E que, se por acaso, pairou por séculos sem fim
Por certo, fixou-se em minh’alma
Atravessou universos sem fronteira
E por eles tomou várias formas
Para nos surpreender, por fim, assim, frente a frente
Na terra ligados apenas por invisíveis laços
Como água do mesmo rio, por obstáculos separada
Ou como rios paralelos, fazendo curso lado a lado
Porém significativamente separados.

Não confio em amores sem referências

Nunca namorei alguém desconhecido, alguém que do nada me canta e encanta, na verdade sou muito pé atrás com isso, apesar de ter amigas que se deram bem namorando, noivando e casando com carinhas da internet, de balada ou de encontro casuais no supermercado, bancos ou postos de gasolina eu não confio.
Não consigo dar confiança e quebrar a regra básica ensinada por minha mãe desde quando me entendo por gente: não dê confiança para estranhos. Na verdade, nem todos com referências são confiáveis, tenho uma amiga que pegou AIDS do marido e tantos outros casos de corações partidos e situações constrangedoras vivenciadas por amores com referência. Não dá para generalizar, mas também não consigo colocar a sementinha do confie plenamente no meu coração e regar essa mudinha da desconfiança. Eu não consigo e ponto, talvez porque a minha desconfiança seja maior que o meu encantamento, talvez seja o sexto sentido me dando sinais, talvez não seja o tipo de relacionamento que desejo, talvez, talvez, talvez.

Para além do quintal...

Para além do quintal dos meus olhos há varais que dançam ao sabor do vento,há janelas que se abrem sobre prados ,há balanços e risos de alma,há borboletas que nunca se vão,uma criança que não cresce, bolhas de sabão refletidas nos olhos... cheiro de vento que me traz esperança,néctar de alegria a me escorrer pelos lábios...Onde o arco-iris tem mais cores ...lá há um céu só meu,repleto de estrelas que se tornam cadentes,que se tornam desejos, que viram realidade...redes onde me deito para tecer meus sonhos...No tempo que me foi dado fiz essa casa,com caramanchões onde plantei flores que dão as boas vindas a quem chegar com saudade de amar,beirais que abrigam sonhos que despertem e façam meus verões mais brilhantes, meus céus mais azuis,minhas nuvens mais preguiçosas,morada vizinha da paz, porta-a porta com o amor,de altos platibandas onde se lê:"Minha Vida!"

SOMOS SERVOS INÚTEIS

Lc 17, 7-10

O discípulo do Reino comporta-se, na comunidade, como um servidor. Tudo quanto faz prima pela gratuidade. Não se poupa, em se tratando de ser útil aos irmãos, pelo fato de servir por vocação. E faz tudo quanto está a seu alcance, sem optar pelo serviço que lhe é mais cômodo. Também se recusa a fazer exigências.
Rompe com o projeto do Reino, o discípulo que se deixa contaminar pelo espírito farisaico e serve aos outros com segundas intenções. Serve para ser visto e louvado, para poder exigir de Deus a salvação, para fazer penitência pelos próprios pecados, para pagar alguma promessa. Todas essas são motivações que desmerecem o serviço realizado.
A correta compreensão do serviço cristão decorre do tipo de relacionamento do discípulo com Jesus. O servidor cristão sabe que seu Senhor olha para além das aparências; que concede a salvação movido por misericórdia, e que é inútil pretender apresentar-se diante dele com o título de justo. O Mestre recusa-se a estabelecer relações comerciais com seus discípulos, na base do dar e receber. Não impõe a ninguém um serviço para castigá-lo ou levá-lo a penitenciar-se, e sim, como sinal de superação do próprio egoísmo e demonstração da capacidade de fazer-se solidário.
Quando o discípulo serve, movido por este espírito, tem consciência de estar fazendo o que lhe compete. E não passa de um servo inútil.

Sonho a dois

Hoje dormirei contigo.
Mesmo que seja só em sonho.
Hoje ficarei coladinho em você.
Mesmo que em pensamento.
Hoje te darei carinho.
Mesmo longe.
Hoje vou te encher de beijos.
Mesmo que não possa.
Mas amanhã, Ah! O amanhã.
Esse será real.
E será um sonho.
Um sonho a dois.
Só nosso...

EVITAR OS ESCÂNDALOS

Lucas 17, 1-6

O relacionamento, no interior da comunidade cristã, deve ser de fraternidade e de respeito mútuos. Contudo, as pessoas que estão dando os primeiros passos na fé merecem atenção especial. Não devem ser tratadas com intolerância e impaciência por quem se considera firme e maduro na sua adesão a Jesus. Esse tratamento poderia levá-las ao desespero, acabando por abandonarem sua caminhada de fé. A isso chamamos de escândalo. E Jesus advertiu seus discípulos a evitá-lo.
A ofensa feita a uma pessoa fraca na fé atinge o próprio Deus. Daí o castigo terrível que Jesus sugeriu para quem escandalizar um pequenino. É Deus o primeiro interessado em que alguém se converta ao Reino anunciado por Jesus, e se esforce por adequar sua vida a esse mesmo Reino. Porque conhece a fraqueza humana, o Pai sabe que ninguém é capaz de atingir a maturidade da fé, da noite para o dia. O processo é lento e penoso, feito de altos e baixos. Ele acompanha, com carinho e paciência, cada discípulo do Reino que se esforça para crescer na fé.
Deus não suporta que alguém se intrometa e ponha a perder a obra de sua graça. E o escândalo, em última análise, consiste em desfazer a obra de Deus, no coração das pessoas. Portanto, é obrigação da comunidade colaborar para que os pequeninos, apesar de suas quedas, sigam adiante, fazendo amadurecer sempre mais a própria fé.

Uma paixão de girassol.

Ela disse pra esquecer o medo, e viver o momento. E me chamou de estranha quando eu fechei os olhos enquanto me beijava os olhos. Eu sabia onde tudo aquilo ia dar. E deu. Em nada. E nada é pouco demais pro que eu desejava com ela. Me fingi de morta, rejeitei algumas indiretas do meu coração por algum tempo, mas hoje está mais difícil.
Já sinto a falta da boca dela falando qualquer coisa perto da minha. Seus olhos, seu cheiro, sua maneira de falar e suas inúmeras gírias de menina-mulher-sabida. Sua voz quando eu lembro me causa frio, lá em baixo, mais em baixo da barriga. E eu fico pensando quando é hora de ligar. Nunca. Nunca de nuncaras. Repito cem vezes antes de desistir e voltar a dormir.
Deveria ser crime dar tanta atenção a uma desconhecida assim. Não gosto desse joguinho de namorar alguem por uma semana e depois esquecer como uma qualquer. "Ela conheceu minha mãe". Quase suplico piedade. Que dó de mim, meu Deus. Me manteve como hóspede e eu me declarando dona da casa. Não sei se foi carência, ou aquela voz no pé do meu ouvido. Mas hoje nem faz diferença. Ela não me quis. Digo contrariada antes de pensar nela outra vez. Fui fundo, fundo demais. Me afoguei no cheiro dela naquela tarde de domingo, e desejei nunca ter cozinhado com tanta vontade. Ela me causou isso, vontade. E talvez nunca saiba, talvez nunca saiba que eu chorei, chorei pelo silêncio dela depois daquela noite.
Ainda bem que não teve "boa noite" perto, nem "bom dia" com abraços. Não dormimos juntas, pela minha sorte, ou meu azar. Não há nada na memória além dos beijos e carinhos dados. Nem o apertar de coxas. Nada de suor, gemidos, arranhões...não, é verdade! Não fomos tão fundo assim. Ainda bem.
Olha, deixo claro que seria bom se você voltasse. Pro meu apartamento, pra varanda, pro pensamento. Mas parece que o mundo gira, e eu fico só. Feito girassol.

Obrigado, por me entender quando achei impossível expressar o que eu sentia.
Obrigado, por mostrar-me que independente de quantos tombos se toma tentando alcançar algo, sempre vale a pena levantar-se e tentar mais uma vez.
Obrigado por me amar e mesmo em meio a fraqueza mostrou-me que era possível encontrar forças em nosso sentimento,
Não sei o eu fiz de mais pra ser tão bem cuidado!
Posso não saber te fazer 100% feliz, mas darei 100% de mim tentando.

A PRIORI / A POSTERIORI

Segundo Kant, são a priori os elementos do conhecimento (intuições, conceitos, juízos) independentes da experiência. Assim, por exemplo, a proposição "todos os corpos são extensos" é uma afirmação necessária e universalmente verdadeira (os juízos a priori são universais e necessários), existam corpos ou não; é uma verdade que não depende da experiência. O conhecimento é a posteriori quando só é possível através da experiência.

Fábula da Fábula

Era uma vez
Uma fábula famosa,
Alimentícia
E moralizadora,
Que, em verso e prosa,
Toda a gente
Inteligente,
Prudente
E sabedora
Repetia
Aos filhos,
Aos netos
E aos bisnetos,
À base duns insectos,
De que não vale a pena fixar o nome.
A fábula garantia
Que quem cantava morria
De fome.
E, realmente...
Simplesmente,
Enquanto a fábula contava,
Um demónio secreto segredava
Ao ouvido secreto
De cada criatura
Que quem não cantava
Morria de fartura.

Miguel Torga
TORGA, M., Antologia Poética

MAIS UM DIA AMANHECEU!
SÓ QUE ALGO NO AR ESTAVA DIFERENTE!
E ESSA DIFERENÇA ME FEZ REFLECTIR E PERCEBER QUE...
''EU SOU FELIZ''!
EU TENHO UMA FAMILA QUE ME AMA!!!
ENQUANTO MUITOS VIVEM EM ASILOS NO MEIO DE ESTRANHOS OU SOZINHOS.
EU TENHO UMA CASA P'RA ME ABRIGAR!!!
ENQUANTO MUITOS MORAM NA RUA SEM PRIVACIDADE NEM SEGURANÇA.
EU TENHO ALIMENTOS, ATÉ ALÉM DO QUE PRECISO!!!
ENQUANTO MUITOS CRESCEM DESNUTRIDOS E ATÉ MORREM DE FOME.
EU TENHO FILHOS QUE ME RESPEITAM!!!
ENQUANTO MUITOS APANHAM DE SEUS FILHOS OU MORREM SEM CONSEGUIREM SER PAIS.
EU TENHO UM AMOR E SOU AMADO!!!
ENQUANTO MUITOS VIVEM NA SOLIDÃO E PASSAM UMA VIDA TODA SEM CONHECER O AMOR.
EU SOU PROTEGIDO PELOS QUE ME AMAM!!!
ENQUANTO MUITOS NÃO TEM NINGUÉM EM SUA DEFESA E SOFREM TODO O TIPO DE MAUS TRATOS.
ENQUANTO MUITOS FAZEM O QUE NÃO QUEREM E O QUE NÃO GOSTAM POR NÃO TER MAIS OPÇÃO DE ESCOLHA.
EU POSSO ME DEITAR E DORMIR SEGURO!!!
ENQUANTO MUITOS CAMINHAM DE NOITE PROCURANDO ONDE SE ENCOSTAR OU MORREM QUEIMADOS DORMINDO.
EU TENHO LIBERDADE DE IR E VIR!!!
ENQUANTO MUITOS CULPADOS E ATÉ INOCENTES ESTÃO TRANCADOS EM UMA CELA.
EU POSSO VÊR TUDO NESSE MUNDO!!!
ENQUANTO MUITOS PERDERAM A VISÃO POR ALGUMA RAZÃO OU JÁ NASCERAM CEGOS E NUNCA VIRAM A LUZ DO DIA.
EU POSSO OUVIR TUDO À MINHA VOLTA!!!
ENQUANTO MUITOS VIVEM EM UM TOTAL SILENCIO E JAMAIS SOUBERAM O PRAZER DE OUVIR UMA MUSICA.
EU POSSO FALAR, CANTAR E ATÉ GRITAR!!!
ENQUANTO MUITOS JAMAIS PRONUNCIARAM O PRÓPRIO NOME E NEM EM UM CASO GRAVE PODEM GRITAR POR SOCORRO.
EU POSSO CAMINHAR E DANÇAR!!!
ENQUANTO MUITOS DEPENDEM DE ALGUÉM QUE OS CARREGUE OU NEM PODEM SE MEXER.
EU APRENDI LER E ESCREVER!!!
ENQUANTO MUITOS NÃO APRENDERAM E HOJE NÃO PODEM ESTAR AQUI NA INTERNET.
EU POSSO PENSAR, PLANEAR E EXECUTAR!!!
ENQUANTO MUITOS POR PROBLEMAS MENTAIS E RAZOES DIFERENTES NÃO CONSEGUEM ALGO ASSIM TÃO SIMPLES.
EU POSSO NÃO SER LINDO MAS SOU PERFEITO!!!
ENQUANTO MUITOS GOSTARIAM DE SER OU TER TIDO UMA FILHA OU UM FILHO PERFEITO.
EU NÃO TENHO DORES NEM PROBLEMAS INSUPERÁVEIS!!!
ENQUANTO MUITOS ESTÃO COM DOENÇAS GRAVES, INCURÁVEIS A BEIRA DA MORTE.
EU ESTOU VIVO!!!
ENQUANTO MUITOS NEM CHEGAM A NASCER.
TENHO PROBLEMAS FINANCEIROS E DE SAÚDE?
SIM!
TENHO SONHOS QUE SE PERDERAM NO CAMINHO?
SIM!
TENHO DECEPÇÕES QUE JAMAIS VOU ESQUECER?
SIM!
MAS NADA DISSO É MAIOR DO QUE A FELICIDADE DE SABER QUE EU TENHO TUDO QUE PRECISO PARA SER FELIZ!


Setúbal 14 de Novebro de 2012 16:47H
«««««««««««««------------»»»»»»»»»»»»»