Textos de Feliz Ano Novo para celebrar com esperança e otimismo

O discurso pedagógico internalizado por nossas crianças, afirmam que a história do nosso povo é um modelo de soluções pacíficas para todas as tensões e conflitos que nela tenham surgido. Por aí pode-se imaginar o tipo de estereótipos difundidos a respeito do negro: passividade, infantilidade, incapacidade intelectual, aceitação tranquila da escravidão etc. (...) Assim como a história do povo brasileiro foi outra, o mesmo acontece com o povo negro, especialmente. Ele sempre buscou formas de resistência contra a situação sub-humana em que foi lançado.

O nosso herói nacional foi liquidado pela traição das forças colonialistas. O grande líder do primeiro estado livre de todas as Américas, coisa que não se ensina nas escolas para as nossas crianças. E quando eu falo de nossas crianças, estou falando das crianças negras, brancas e amarelas que não sabem que o primeiro Estado livre de todo o continente americano surgiu no Brasil e foi criado pelos negros que resistiram à escravidão e se dirigiram para o sul da capitania de Pernambuco, atual estado de Alagoas, a fim de criar uma sociedade livre e igualitária. Uma sociedade alternativa, onde negros e brancos viviam com maior respeito, proprietários da terra e senhores do produto de seu trabalho. Palmares é um exemplo livre e físico de uma nacionalidade brasileira, uma nacionalidade que está por se constituir. Nacionalidade esta em que negros, brancos e índios lutam para que este país se transforme efetivamente numa democracia.

Os experimentos da física quântica realmente nos revelam que as propriedades de um elétron mudam enquanto ele está sob observação, basta que focalizemos nossa atenção sobre ele, ainda que por um breve instante. Os experimentos sugerem que o simples ato de observar é um ato de criar, e que a consciência executa uma criação.

Uma vida conjunta de duas pessoas é uma impossibilidade [...]. Mas, contanto que se reconheça que mesmo entre as pessoas mais próximas subsistem distâncias infinitas, pode se estabelecer entre elas uma coabitação maravilhosa, tão logo consigam amar a vastidão entre elas que lhes dá a possibilidade de se verem um ao outro em sua forma total e diante de um céu imenso!

Transmutação: as uvas precisam ser esmagadas para fazer vinho. Os diamantes são formados sob pressão. As azeitonas são prensadas para libertar azeite. As sementes crescem na escuridão. Sempre que se sentir esmagado, sob pressão, pressionado ou na escuridão, você está em um lugar poderoso de transformação e transmutação.

"Nasci ontem e sinto como se a cada dia que passa por mim não é em branco, mas sim uma marca em minha alma, é um lembrete de que as coisas podem melhorar, nem tudo oque você passa vem para te devorar ah algumas ocasiões que ela vem para te ajudar, só oque me resta é esperar que tudo melhore, e sim vai melhorar".

Permaneça sempre no presente, porque tanto do passado, quanto do futuro, é que vem todas as falsidades. Porque o que passou passou, não se preocupe com isso e não carregue como fardo, do contrário, isso não vai permitir que você seja autêntico em relação ao presente. E tudo o que não aconteceu, ainda não aconteceu.

O intelectual é jovem até ao fim. Dir-se-ia que participa da eterna juventude da verdade. Amadurece geralmente muito cedo, mas conserva-se ainda na pujança de vida quando a eternidade o vem recolher. Esta esquisita perenidade, lote dos santos, faz suspeitar que a essência da santidade e da intelectualidade seja a mesma. Com efeito, a verdade é a santidade do espírito; conserva-o, do mesmo modo que a santidade é a verdade da vida e tende a fortificá-la para este mundo e para o outro.

A.D. Sertillanges
A vida intelectual (1921).

O que percebo nas redes sociais é uma necessidade premente e constante de autoafirmação, onde percebe-se o movimento de convencer o outro do que ainda não estamos convencidos em nós mesmos. Em outras palavras, as redes sociais é o grande termômetro da insatisfação e insegurança das pessoas consigo mesmas.

"A nossa existência própria, que é ao mesmo tempo distinta da totalidade do real e em comunicação incessante com ela, não pode realizar-se senão na luz: as trevas abolem-na, o conhecimento liberta-a e multiplica-a. Aqui está a verdade eterna do intelectualismo. Mas a luz não é dada senão àquele que a deseja e a busca. Não é conservada senão por aquele que a incorpora na sua potência de amar e de querer. E o intelectualismo é estéril se não é permeado de espiritualidade."

Algumas vezes, encontramos pessoas, que são sensíveis e compreensíveis, a tal ponto, que vêem a vida de uma forma tão compassiva e gentil, preocupam-se com o outro de uma maneira tão amorosa e profunda... Essas pessoas são bonitas por dentro e por fora. Muitas vezes, elas já sofreram, sentiram-se derrotadas, e mesmo assim, esforçaram-se, para que as suas perdas nunca as afastassem do caminho do bem. Quando nos deparamos com pessoas bonitas assim, não é por acaso.

Se em determinado tempo se ver envolvida numa questão processual de calúnia e difamação, a qual seja a denunciante, e, as evidências ou conteúdos possam parecer insubstanciaveis, aonde outros pressupõem virar bola de Neve, siga em frente, Sem medo de chantagens ou ameaças. E lembre-se, chegará o tempo que a Bola de Neve há derreter e o "líquido" aparecer.

Nem tudo é como imaginamos, porque criamos expectativas grandes demais, já disse isso algumas vezes, mas vale repetir. Na hora, o que realmente importa é o sentimento, o amor e não o lugar. E pra mim foi assim, não foi o pedido mais fofo do mundo, mas foi feito e principalmente com o cara que eu queria namorar.

Você prometeu ficar comigo, mesmo como amigo, disse que iria esperar isso tudo passar. Você disse que me amava, que amor é esse? Que mesmo com tudo se afasta de mim, não fala comigo, não fica perto de mim, me bloqueia, não conversa... Será que sou tão culpada assim? Será que foi errado demais me privar de algumas coisas no momento para o bem de ambos? Não tô bem, não estava bem, agora estou pior do que estava. Me sinto literalmente sozinha. A Cada dia está se afastando de mim, vou fazer o quê? Você está seguindo suas escolhas, escolhas que não fazem a mínima diferença para você. Apenas irei respeitar e mais nada. Quieta estou e quieta seguirei. Seja feliz!

O amor não é tão simples quanto parece! Existem divergências, dificuldades, mas em um relacionamento sério, compreensivo de ambas as partes deve sempre haver o respeito, a confiança e a fidelidade. Acima de tudo. São nessas divergências, nas horas mais difíceis que vemos quem de fato é por nós e se o amor é tão verdadeiro quanto diz ser.

TODA MULHER guarda em si a beleza divina. A mulher bonita não é aquela a qual se elogiam as curvas, as pernas ou os braços, mas aquela que em sua totalidade, aparência e espírito é de tal beleza que não se pode admirar suas partes isoladas, ainda assim, a curva feminina que mais me atrai é o SEU sorriso.

Hoje acordei com saudades de você. Um sentimento diferente me assolava, não sei ao certo o que tem acontecido no meu interior. Me sinto cada dia mais sensível, frágil, sinto que preciso de alguém e esse sentimento me amedronta. E sabe o que mais sinto que não tem me feito bem? Não sei direito o porque, mas me sinto sem capacidade de conquistar alguém, fico observando tudo ao meu redor e as pessoas ao meu ver não são legais. Sabe, elas traem e ainda dizem que amam, então não entendo, dizem que se gostam mais andam na contramão, fazem tudo parecer tão difícil e olha como é fácil: Eu quero você. Você me quer. Então o que pode nos impedir??? Por que não posso ficar com você???Imagino como seria estar contigo e fico pensando em fazer diferente, mas não faço idéia de como seria esse diferente. Quero fugir de formas convencionais, não quero nada que pareça ser um casal bonito que vive de aparências. Quero amar incondicionalmente, viver intensamente, que os momentos apesar de simples sejam especiais, que cada dia ao seu lado seja único e repleto de ternura, respeito e compreensão. E em algum momento vc pode até me perguntar mas e o amor? e é nessa hora que você arranca um sorriso dos meus lábios e tudo o que penso é que diante dos meus olhos está, exatamente, o amor que um dia eu sempre quis.

Vez ou outra há uma tendência, quando se vai falar em política, de a pessoa dizer: "Ah, não quero falar sobre isso, isso não é da minha conta". Cuidado. A política é da sua conta e é da minha. Partido é uma coisa que a pessoa decide se tem ou não. Política é da nossa conta o tempo todo. Colocar-se como neutro é um ato político. Porque, como a política é a tentativa de acerto de interesses que nem sempre coincidem, colocar-se neutro é ficar sempre do lado de quem é mais poderoso. Se alguém vê um menino de 15 anos disputando uma bala com um menino de 5 anos e diz: "Não vou me meter", bem, já se meteu. Porque ficar omisso é ficar do lado de quem vai ganhar. É claro que o menino de 15 anos tem mais força que o menino de 5.

É sempre bom insistir: não se confunda tradicional com arcaico. Nem tudo o que vem do passado é tradicional; tradição é o que deve ser preservado, protegido, levado adiante (como a atenção aos conteúdos e à competência docente), enquanto que o arcaico é o que precisa ser superado, descartado, deixado de lado (como o autoritarismo e a meritocracia angustiante). Por outro lado, nem tudo o que parece moderno o é; às vezes apresenta-se como simples modismo ou mera novidade passageira.

Cautela com gente que não tem dúvidas! Gente assim não inova, não avança, não cria; só repete e redunda. Claro que não devemos ser alguém que só tem dúvida, pois se assim for qualquer ação e intervenção fica impossibilitada; no entanto, não ter algumas delas em alguns momentos é sinal de tolice e reducionismo mental.