Textos de Culpa
A culpa também pode ser uma desculpa para não fazer o que se deve. Reconhecer a culpa, até certo ponto, é válido, contudo, corrigir o erro, refazer o prejuízo, é mais importante. Não existe batalha perdida, lutas sem objetivos. Mesmo perdendo, você sai ganhando. Mesmo quando você abaixa a cabeça e sente que está tudo perdido, lembre-se que é assim que os mestres, na cultura oriental, cumprimentam seus alunos. Não é porque você virou as costas, que você deixou de lutar. Reconhecer o erro é aprendizado, é evolução. Voltar atrás é a oportunidade de fazer de novo, com nova experiência. Ciente que o caminho da vitória é a dedicação e a certeza que você é capaz de conquistar tudo que está reservado para você. Da próxima vez que sentir-se derrotado, não se culpe. Não culpe seu adversário e não se faça de vítima. Pare e analise onde errou e aprenda com seus erros, refaça sua trajetória e busque seu caminho.
É muita responsabilidade, pressão, sentimento de culpa e de fracasso, e um sentimento frequente... Tristeza. Às vezes eu me pego pensando na minha vida e em tudo que eu já passei e vivi, não foram aquelas histórias que geralmente se passa no cinema, mas serviram como um aprendizado, e/ou até vários. Uma sensação de solidão e nostalgia, uma saudade da minha infância porque era nessa época que eu não sabia de nada e podia errar bastante que ninguém iria em julgar, simplesmente iriam rir das minhas travessuras. Solidão por sempre me sentir só, sempre procurando um carinho, um abraço, um colo para chorar um pouco as dores de uma solidão. Eu já me acostumei a viver com ela, mas tem dias que ela tende a querer a aparecer e machuca mais, me atormenta por vários dias. E como rotina, coloco um sorriso no rosto como se nada tivesse acontecido. A cada dia procuro um motivo para continuar sorrindo, e os outros acreditando que eu vivo sorrindo porque é bom. Eu não tenho do que reclamar, eu tenho tudo que eu quero, em relação a coisas matérias, mas nenhum dinheiro do mundo compra um carinho, um abraço apertado, e até uma palavra de conforto, vindo de alguém que realmente se importa com você.
Apontar um erro é muito fácil que corrigi-lo, colocar a culpa no próximo é sempre mais confortante. O difícil e quando nos deparamos com a triste realidade que somos os principais protagonistas de tudo que acontece a nossa volta. Pois somos culpados de todo bem que não realizamos. Sabe aquele amigo que a empresa quebrou ? O amigo que suicidou, o casamento que rompeu, a educação que o seu primo não tem, a depressão que o teu colega se encontra. Indireta somos todos culpados, por não sorrir mais, amar mais, demonstrar mais. Não cedemos e não damos o braço a torcer, quem sentir saudade que me ligue, que me procure e que demonstre. Somos egoístas. ''Você está bem'', ''Como vai você'' virou uma pergunta clichê, onde o individuo que pergunta não tem a intenção de ajudar. Somos hipócritas, cruéis, mesquinhos. Alimentamos nossos animais, sem nos preocuparmos com o que tem na mesa do vizinho. Somos nós racionais ?
Sei que não justifica, mas é tudo culpa do amor. Quando te trato mal, quando brigo por ciúmes, quando me calo. É tudo culpa do medo de te perder, quando não consigo segurar a lágrima, quando repito que te amo mais de uma vez, quando começo a falar sem parar sobre a gente. Sei que não posso passar a vida te pedindo desculpas. Sei que tenho que me livrar das minhas amarras, trancar meus bloqueios e a insegurança em uma gaveta e jogar a chave fora. Mas sei também que sozinha eu não consigo. Queria te dizer que procuro sinais em tudo o que me diz e faz pela gente. Preciso te dizer que eu me alimento das suas palavras, mas só as suas atitudes me dão o que preciso. Fazia tempo que não me sentia plena e realizada. Você sem saber tem me ensinado muitas coisas, tem me ensinado a ser menos egoísta, mais madura, mais mulher. Te agradeço pela paciência, por aguentar quando choro por nada, e quando começo a falar de tudo. Confesso que sou complicada, ciumenta e difícil de lidar. Confesso que tenho medo de estragar tudo com o meu jeito meio sentimental, meio impulsivo. Mas o que eu posso te prometer é que eu vou estar sempre aqui, mesmo quando o seu humor ácido me magoar; mesmo quando os dias forem difíceis; mesmo depois dos desentendimentos. Não posso te prometer que serei a melhor mulher do mundo, mas posso jurar que diante as dificuldades continuarei te olhando com afeto; que todos os dias cuidarei para que o nosso amor cresça e crie raízes; que nunca vou esquecer dos motivos pelo qual me apaixonei por você. Prometo ter maturidade para entender que o amor não é cor-de-rosa como nos filmes da Disney. Prometo ter sabedoria para entender que só se constrói um relacionamento quando se está disposto a ser tolerante com os erros, o jeito e os defeitos do outro. Prometo ser paciente quando discordarmos em algum assunto, quando discutirmos por ciúmes e quando brigarmos pela falta de jeito do outro. Prometo lembrar que dias difíceis fazem parte da rotina de um casal; prometo lutar para que esses dias passem rápido, e prometo também, aprender com cada erro nosso. Prometo que quando os dias bons chegarem, lembrarei que cada obstáculo vencido valeu a pena. E se você me prometer ficar ao meu lado, segurar minha mão e lutar pelo o nosso amor, então serei ainda mais feliz.
Uma das coisas que faz com que não possamos ser felizes é a culpa. Quando algo não dá certo ou algumas coisas ruins acontecem em nossas vidas, procuramos de todas as maneiras descobrir onde erramos. Quase nunca encontramos a resposta, mesmo assim, continuamos procurando e sendo infelizes por isso. Outras vezes, encontramos um motivo e então, passamos a nos desesperar. Desespero esse que podem se tornar em depressão. Quando isso acontece, ficamos a mercê de espíritos também depressivos e que vivem andando sem destino, e encontram um lugar ou alguém em que possam ficar ao lado vivendo a mesma depressão. Mesmo sem nos conhecer a sua simples presença ao nosso lado, pode nos fazer muito mal. O dia que entendermos que somos apenas caminhantes sujeitos a erros e a acertos, ao nos sentirmos culpados, precisamos e devemos, de todas as maneiras, tentar consertar o nosso erro, se não conseguirmos, o melhor a fazer é continuar a nossa jornada. Jesus disse a mulher que estava sendo apedrejada,” levante-se e não peques mais” ele quis dizer, continue a sua jornada sem medo, e, principalmente, sem culpa.
O medo, a culpa, a dor, tentam te afligir, te fazendo sentir-se um nada que vaga pelo mundo triste com vontade de fugir. Porém uma voz te diz você não nasceu para ser derrotado, pois desde o ventre você já foi testado, porque teve que lutar com outros embriões para ser você o mais forte e o mais apto para enfrentar esse mundo de decepções. Por isso levante a sua cabeça, pois você é o escolhido, aquele que Deus colocou em minha vida para que eu lutasse junto contigo.
Se você sabe que errou e poderia ter evitado, não transfira a sua culpa, reconheça a sua falha e aceite as consequências, mas não aumente a gravidade do seu ato se omitindo de pedir desculpas a quem você ofendeu. Trabalhe arduamente de sol a sol para se redimir. Em suma, procure de todas as formas pagar a sua dívida, mesmo sabendo que poderá não ser perdoado.
Enquanto uma pessoa que possui locus de controle externo culpa terceiros pelos seus dilemas e mazelas, aguardando mais passivamente por uma possível solução, as pessoas que possuem locus de controle interno tendem a perguntar-se “e o que eu posso fazer diante dessa situação”, tornando-as mais proativas.
Por que temos de pagar por erros de outros...ninguém tem culpa de você escolhe a pessoa errada, e por pensar que todos são iguais, você acaba machucando outra pessoa uma pessoa que te manda mensagem todos os dias, que se importa com você, que tenta falar com você direto só para não deixa-lá sozinha, e você o jogo no fundo, fazendo com que ele acabe duvidando de si mesmo, pensando que se realmente vale alguma coisa ele ser um cara legal, carinhoso, gentil, a cada risada que você dava pelas imagens, frases, fotos que ele mandava, mais ele se achava inútil e desistir de tentar achar alguém, será que ele merecia aquilo, será que você o via de verdade se via não parecia, pós ele estava lá por você querendo ve-lá bem, ele chegou a quebrar a mente dele, o sentimento de tristeza para falar com você mas, tudo foi em vão, então aos poucos ele foi desistindo de você até então vê que você nem se importava com ele, então ele desistiu de tudo, parou de acreditar em amor, de acreditar que exista uma mulher que vai varolizar ele, então veja o que você faz por que pode está perdendo um homem que realmente fez algo por você, pessoas boas nunca foram mas até que passam por tanta decepção, hoje será que ele ainda é bom ou ficou mal...
Quando a culpa na mente humana for somente pelos erros, efetivamente, cometidos a sociedade conseguirá se libertar da culpa plantada pelos poderosos, nos primórdios da civilização, que lucravam com a tormenta mental alheia que impedia o ser humano de se permitir usufruir de alguns prazeres materiais e pessoais. Desde então, é assim que caminha a humanidade e os seus poderosos - culpas injustas provendo confortos
É triste perdermos um ente querido; e mais triste ainda quando carregamos a culpa de não termos feito algo a mais por ele em vida. Esse peso de nos sentirmos culpados não podemos carregar, corremos o risco de ficarmos doentes, por isso, entreguemos ao Senhor todas as nossas preocupações e perturbações que nos afligem; porque o nosso amado que partiu está sendo cuidado por Deus. O que nos resta é vivermos com a saudade lembrando dos melhores momentos que vivenciáramos e dando mais atenção aos que estão vivos dependentes da gente.
Duas vidas e uma alma. Duas personalidades e apenas um corpo. Culpa, angústias, mentiras, fraqueza e emoção. Um animal buscando apenas sobreviver em um mundo cruel de dor, porém o pobre coitado não soube adquirir a BASE para poder ter só uma única face interligada ao verdadeiro e único. Triste fim!
"Você pode trabalhar no que gosta mesmo que acabe o dia cansado, pode comer sem culpa, pode apenas transar e não amar ou pode amar e se decepcionar, não são todos os caminhos sem acidentes, relacionamentos sem decepções, mais o que realmente importa são os momentos que você passou e não o que restou no final..."
Me dá raiva quando eu falo que vc é a mulher mais linda do mundo e vc não acredita. Mas tudo é culpa dos teus antigos amores que te machucaram.Você, sendo assim desse jeito, nem sabe o que é sorte minha te encontrar, ferida, triste e descrente no amor... Porque assim pude te mostrar o que você também me mostrou: Ainda tem gente que vale a pena se amar.
Sempre que penso em você, eu juro, eu tento redimir-te da culpa de todo esse caos que você deixou, de tudo o que destruiu apenas por prazer, eu justifico dizendo que você é um caos, um caos triste, infeliz, medroso, incapaz de ver por si só a destruição que causa por onde passa, assim, justificando teus erros eu sigo com esperança de manter em mim apenas a visão do bonito, do delicado, não por você, mas por mim, já perdi muito, me perdi não posso perder o que sobrou de bom em mim... minha alma, minha capacidade de perdoar, mesmo estando mortalmente ferida e atirada ao chão
Ser mulher madura é: Quebrar a dieta sem culpa, se permitir sair de casa sem maquiar, é sair de chinelos, e se o cabelo tiver desarrumado porque não? É escolher as pessoas da vida, é não prestar contas a ninguém, nem se desagradar agradando. Ser Mulher madura é: postar foto sem photoshop, sem editar, é esquecer das imperfeições e estar sempre na procura de ser mais e mais feliz. Ser mulher madura, esquecer das celulites, dos kilinhos a mais, das cicatrizes.. É... saber que somos muito e bem mais que nossa aparência.
Em psicologia, ego não é esse monstro que todo mundo tem o costume de colocar a culpa, por falta de opção. Ego nada mais é que o núcleo da personalidade de uma pessoa. Se o núcleo é falho, o ser humano será também falho. Colocar a culpa no ego é sempre uma distração que temos em redes sociais para não termos que culpar o indivíduo, pois esse sim tem o livre-arbítrio entre o bem e o mal. Seria sempre bom pensar antes de rotular.
“Você prejudica alguém quando lhe culpa pela depressão, tristeza, medo e angústia que toma conta do seu ser. Prejudica quando exige que ela ande animada, sorrindo, saltitando como você que, aparentemente, está se sentindo bem. Evite o velho discurso de que todo aquele que está numa religião, frequenta alguma igreja, tem Deus no coração, não passa por momentos de desespero. Davi foi um homem conforme o coração de Deus, herói da fé (1º Samuel 13:14) e mesmo assim, quase perdeu a esperança entrando em desespero (Salmo 42:5) e mesmo Jesus Cristo suou gotas de sangue e depressão (João 17). Criticar quem está triste, sem saber os motivos, sem ajudar apropriadamente, é ser frio e calculista”
Geralmente todo mundo culpa quem faz um comentário ou uma pergunta que acaba gerando confusão, assim como é condenado aquele que, mesmo que sem querer, risca um fósforo num paiol de pólvora. Mas ninguém admite sua própria culpa por ter ajudado a espalhar essa mesma pólvora por todos os lados.
Atribuir sempre culpa ao natural (fenômenos) é como escrever um texto no tempo gerúndio, pois denota que nada podemos fazer. Aceitar a possibilidade da influência ou interferência ou escolha humana nas relações é incluir na sua dissertação ou fala a presença do imprevisível tempo imperativo.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp