Textos de Chico Chavier sobre o Amor
Sobre o risco de não ser
Há quem passe a vida
a desejar outro lugar,
outra pele,
outro nome.
Acredita que será mais inteiro
se for como os outros,
se parecer com os que brilham,
se for aceite
nos salões onde se aplaude o vazio
como se fosse grandeza.
Mas o que brilha
nem sempre ilumina.
E o que parece
quase nunca é.
O esforço de parecer
rouba a paz de ser.
E quando se apaga a chama
do que nos tornava únicos,
fica apenas o eco
de quem já não sabe quem é,
nem para onde voltar.
Não há perda maior
do que perder-se de si mesmo.
Não há engano mais cruel
do que acreditar
que a dignidade depende do olhar dos outros.
Ser quem se é
— com verdade, com firmeza, com simplicidade —
é tarefa para os que recusam dobrar-se
à mentira do mundo.
É caminho sem prémios,
mas com sentido.
E só o sentido,
mesmo que nos isole,
nos salva do nada.
Quem rejeita a sua natureza
para caber onde não pertence,
corre o risco de não pertencer a parte nenhuma.
Nem aos outros,
nem a si.
Cuidado com a ilusão dos que se dizem grandes,
mas vivem de fingimento e vaidade.
Ser visto não é o mesmo que ser verdadeiro.
Ser aplaudido não é o mesmo que ser digno.
Acredito que não nascemos para caber em moldes.
Nascemos para ser inteiros.
A dignidade,
se é que tem morada,
não vive nos olhos dos outros.
Vive, talvez,
na coerência secreta
entre o que se sente
e o que se é.
E há uma solidão peculiar
em já não pertencer
nem ao mundo que se tentou imitar,
nem ao que se abandonou.
O que assusta não é falhar —
é perder-se no caminho
por ter querido ser outro,
sem nunca ter sido inteiro.
Reflexão
Nesta noite de terça, pensemos sobre a coragem de Jesus em continuar sua missão mesmo sabendo do sofrimento que viria. Ele não fugiu, não se escondeu. Ele amou até o fim.
E nós? Diante dos desafios, temos confiado em Deus? Temos caminhado com fé mesmo quando o futuro parece incerto?
Para esta noite:
. Silenciar o coração e ouvir a voz de Deus;
. Perdoar alguém que te magoou;
. Praticar a humildade e a compaixão.
A Semana Santa é um convite diário para morrer um pouco para o ego e renascer com mais amor.
“Sobre a resistência na Vontade de Deus
O excerto da preciosa Oração Dominical, que diz: "seja feita a Tua Vontade", deve ser entendido da seguinte forma ( também): que a vontade de Deus será sempre um desafio posto, no caminho de um Escolhido! Um momento, um longo período ou ainda, uma vida toda!
Significa que um Escolhido se deparará com circunstâncias adversas ao seu próprio querer, e será colocado sempre à prova, para se garantir se de fato estará sempre disposto a renunciar sua própria vontade, a fim de se submeter à grandiosa Vontade misteriosa de Deus. Acontece que, por mais grandiosa que seja a essa Suprema Vontade, Ela, sempre conflita com a vontade de um Escolhido porque todo Escolhido, sempre, em algum momento, achará que seu querer, é sempre melhor - porque é mais confortável -, do que a Suprema Vontade de Deus. Então, escolher sempre Sua Suprema Vontade, será o mais importante de seus desafios! E desafios esses que serão submetidos à prova, a todo instante!
"Sia fatta la tua volontà, come in cielo così in terra"
Às 09:02 in 15.04.2025”
Dualidade
Me pego pensando sobre a fala de um livro que acabo de ler.
Como automatizamos comportamentos infantis até hoje.
Vejo o quanto me reprimi, de sentir
Para não sofrer,
Para me proteger.
E, visto essa capa de proteção até hoje,
Parece que até sentimentos bons,
Eu não me permito vivenciar.
O silêncio paira,
E o coração é calado,
O pensamento embaraça,
E, simplesmente não tenho reação.
Desejo atravessar a minha criança sombra,
Que está solitária e pede ajuda.
Na imensidão do meu eu,
Se confunde com a adulta de hoje.
Mas são diferentes...
E dessa forma, cada uma precisa existir dentro do seu espaço.
Hoje elas soltam as mãos,
Para cada uma poder seguir
Livre na sua direção,
A criança Sol e a criança Sombra.
13/08/2024
Criaram uma lenda sobre mim
dizem que sou forte
dizem que sou luz
dizem que aguento tudo
mas esqueceram de perguntar
se eu queria ser muralha
se eu tinha escolha
se eu ainda tinha chão
me vestiram com a armadura da expectativa
e agora exigem que eu lute
mesmo quando não tenho forças pra levantar
ninguém quer ver a minha dor
porque ela mancha o que projetaram em mim
porque quebra a ilusão
de que sou imbatível
mas hoje
eu não consigo fingir
não tenho mais sorriso de reserva
nem palavra bonita pra aliviar os outros
não quero consolo
quero silêncio
estou a ruir por dentro
os pedaços de mim já não se encaixam
e tudo o que era esperança
virou pó
não me peçam coragem
não me peçam pressa
não me peçam nada
só respeitem o vazio que ficou
e me deixem reaprender
quem sou
sem essa dor
Pequeno tratado sobre a sinergia com a Deidade
A conexão com O Tudo Que Existe, Deus, faz com que o iniciado, convidado, que adentrara-se nas profundezas do arcano de Seu Ser, seja co-participante de Seu Todo-Poder, em TODAS as coisas. Falemos então dos três mais conhecidos ou falados, atributos da Divindade. 1- Onisciência! O iniciado na LUZ, conectado a Deus, faz-se, com Ele, co-participante dos segredos mais sutis e abismais, dos mistérios do Conhecimento. Sua mente eleva-se e expande-se, aos raios de todo horizonte cósmico-universal. Captando a essência mental do Universo. 2- Onipresença! Pois, conectado ao TUDO e ao TODO, Deus, sua presença está exatamente onde cada partícula de energia se encontra - em todo lugar! E 3- Onipotência! Pois, conectado ao TODO, Deus, passa a ser o receptáculo da Energia Divina, que controla, manda e submete a Ele, todas as coisas que existem! E até as que não existem mas que podem ser co-criadas com o poder co-criador que pode gerar todas as coisas.
Às 08:28 in 16.04.2025
PLENITUDE
Se sentir pleno, é sobre aceitação de seu ser, de sua vida, estar bem consigo mesmo, considerando você por inteiro, seus defeitos e qualidades. Somos únicos no universo, precisamos estar conscientes de quem a gente é, do que nos faz bem, do que não nos faz bem, impor limites, não precisamos aceitar tudo o que a vida nos apresenta, devemos ser seres conscientes que podem fazer escolhas e temos o livre arbítrio para isso. Quem a gente é, só a gente sabe, não somos perfeitos, mas somos seres incomparáveis, o mundo apresenta tanta coisa, o corpo perfeito, as roupas do momento, o padrão de beleza, o status financeiro ideal para se ter uma boa vida e, tudo isso faz com que a gente se distancie cada vez mais de nossa autenticidade, do nosso ser, dificultando também essa busca pela plenitude, por isso é necessário cada vez mais, termos momentos de solitude, de percepção de si mesmo, de reflexão, para que possamos desenvolver mais o autoconhecimento, pois se cada dia, pararmos e nos enxergarmos, vamos descobrir coisas novas todos os dias, vamos nos deparar que estar vivo, é sofrer a mudança de nosso ser diariamente, somos um universo de possibilidades, estamos em constante evolução e, para enxergar este processo de crescimento é necessário apenas observar, observar a vida que está acontecendo ao nosso redor e também no nosso interior. Quando buscamos uma compreensão melhor de nós mesmos, começamos uma caminhada consciente de nossa transformação, aprendendo a nos valorizar, aprendendo a nos respeitar, exercendo mais o desapego e aceitando mais a nossa individualidade. Logo, alcançamos pelo menos um pouquinho de plenitude, desta tão desejada mas não inalcançável, plenitude. Me pergunto, porque o ignorante existe? Porque o mal existe? Não podemos nos indignar com o que para nós é desnecessário, pois se está na natureza, é porque a natureza precisa dela. É a mesma coisa que pedir para o cachorro não latir, para a criança não chorar ou para o passarinho não voar. Estamos nessa vida, cada um, para cumprir uma missão, para também aprender uns com os outros. Portanto, precisamos aprender com o ignorante, a não agir com ignorância, precisamos saber que o mal existe e que ele também está dentro de nós, cabe a gente escolher como agir. Precisamos fazer o bem sem esperar nada em troca, assim como o olho olha e os pés caminham, eles não recebem nenhuma recompensa para agir de acordo com sua natureza. Nós, como seres humanos racionais, devemos agir sem esperar alguma recompensa. E nós como seres humanos, só alcançaremos a plenitude, quando deixarmos de lado, o que nos prende e, cada um sabe pelo que é dominado. Logo, compreender isso, é dar um passinho para essa constante metamorfose que existe dentro de nós e que acontece sem fazer o tempo parar.
2023
Finitude: a arte de viver o agora
A lucidez sobre a fragilidade da existência, pode ser interpretada não apenas como fonte de tristeza, mas também como um convite a uma libertação paradoxal. Ao reconhecer que a vida não se sustenta em grandiosidades épicas ou em felicidade perene, descobrimos que sua beleza reside justamente na efemeridade e na imperfeição. A consciência da finitude não precisa ser apenas um peso, mas pode ser o que nos ensina a valorizar os "pequenos momentos insignificantes" como únicos e insubstituíveis.
Se o amor não é um conto de fadas, sua fragilidade o torna mais precioso — não porque dura para sempre, mas porque, justamente por ser passageiro, exige presença e cuidado. Se a felicidade é fugaz, sua raridade a torna mais intensa quando surge, como um raio de luz em meio à escuridão. A solidão do entendimento, por sua vez, pode ser o preço da autenticidade: ao nos afastarmos das ilusões coletivas, ganhamos a chance de viver com maior profundidade, mesmo que isso nos separe superficialmente dos outros.
Nesse sentido, a tristeza de saber demais não é o fim da experiência, mas seu verdadeiro começo. Ela nos tira do automatismo e nos coloca diante da vida como ela é — frágil, transitória e, por isso mesmo, digna de ser vivida com atenção e coragem. A melancolia não é um beco sem saída, mas um portal para uma existência mais consciente, onde cada instante, por mais breve que seja, ganha um significado precioso porque não durará. A verdade pode doer, mas também nos liberta para encontrar beleza no efêmero e significado no que, de outra forma, pareceria insignificante.
Resumo sobre a problemática do abandono Estatal nas Comunidades
E tomemos como exemplo, as comunidades do Rio de Janeiro. Analisemos de modo sucinto, o porquê os Agentes de Segurança Pública são vistos como "vilões" e os "soldados" do tráfico, como os "heróis": O abandono e o descaso do Estado para com as chamadas "Comunidades Carentes", evidentemente por causa da corrupção, faz com que sejam emergidos das profundezas do lamaçal, figuras referenciais como os traficantes de entorpecentes! Lá, naqueles ambientes abandonados, ou com a presença de pequenos projetos sociais de faixada, "governamentais", os marginais, ocupando o lugar que deveria ser do Estado, passam a configurar, uma espécie de pequeno "estado" ( paralelo), com suas leis, suas ditaduras, suas imposições etc... E o pior de tudo, vistos como a única solução e exemplo de "heroísmo"! E é por isso mesmo que quando a Polícia invade as Favelas, matando esses elementos em confronto, parte da população "carente", invertendo os valores, vê, nos Agentes, como que uma espécie de vilões ( ou os "malvadões") ao passo que os verdadeiros vilões ( que são os traficantes ou os malvados; inimigos da Sociedade) são vistos como os "heróis"! E daí a decorrência da inversão de valores. Lamentavelmente, o Estado criou essa percepção e inversão. E o mais pavoroso, é isto: É sabermos que o Estado, tornou-se o pior inimigo de seus próprios Agentes da Segurança Pública também! Como se não bastasse a repulsa que boa parcela da População Carente passou a ter pelos Agentes de Segurança Pública, por causa da ausência do Estado, o Estado, oprime ainda mais seus próprios Agentes. Não fornecendo todas as condições necessárias para o combate ao crime organizado! CV, TC, ADA, TCP, viraram uma espécie de mini-estados dentro do próprio Estado. E os criminosos, os "agentes" da "segurança" das Comunidades, enquanto os Policiais é quem viraram os "criminosos". Os "vilões" que tiram a paz de uma população de "bem". É uma falsa percepção causada pela omissão do próprio Estado.
Às 08:11 in 18.04.2025
Podemos falar em julgamento ou preconceito quando criamos ou imaginamos um conceito sobre algo ou alguém sem saber a verdade ou conhecendo apenas parte dela.
Prefiro usar o MeuConceito: pesquisar, entender, perguntar à pessoa, se necessário, e só então formar uma opinião ou conceito sobre alguém ou algo.
Dizem que o trabalho nos deixa calvos, distantes de nós, sem vida.
Sobre isso, eu me pergunto:
quem esteve no futuro e voltou para afirmar que o presente seria diferente, se nossas ações fossem outras?
Enfim, no meio de tantas possibilidades,
encontrar uma desculpa é sempre mais fácil do que encarar a própria realidade.
A única certeza é que o nosso tempo é o presente.
E como é difícil — e raro — encontrar pessoas realmente presentes...
Este livro não é sobre política no sentido tradicional; trata-se de um livro sobre poder – sobre como ele é conquistado, exercido e mantido por aqueles que compreendem as regras invisíveis que governam a mente coletiva.
Mortaza, J. (2025). O Algoritmo das Massas: Decifrando os movimentos políticos. Porto Alegre: UICLAP.
Lucas 4:18
Jesus declara: O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para anunciar as boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar a liberdade aos cativos e restauração da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e anunciar o ano aceitável do Senhor.
"O que era cego agora vê a salvação ao olhar para a cruz. E, ao ouvir que o túmulo está vazio, enxerga os portais celestiais."
Entre as carícias da agulha sobre o vinil
as melodias da juventude
passeiam pelas memórias afetivas
saudosistas
de um tempo
incoerentemente sofrido.
As notas do passado
repletas de cores e amores vãos
entoam as cantigas de ninar
das sonhadoras crianças
crescidas
que romantizam alegremente
os anos dourados
e o paraíso perdido no tempo.
Sobre Meus Amigos
Tenho amigos que não falam comigo todos os dias…
Mas quando a coisa aperta, são os primeiros a perguntar: “Tá bem? Precisa de mim?”
Eles não cobram presença, entendem o silêncio.
E quando apareço só pra desabafar, eles ouvem como se tivessem esperando por isso o tempo todo.
Tenho aqueles que somem por um tempo…
E a vida leva a gente por caminhos diferentes,
mas quando o reencontro acontece, parece que foi ontem.
Rola aquele abraço forte, uma risada solta, e tudo se alinha de novo.
Tenho amigos que não sabem consolar com palavras,
mas chegam com uma carona, um café, uma ajuda sem perguntas.
E isso vale mais do que mil conselhos.
Também tem aquele que aparece só quando precisa,
e eu? Eu ajudo, porque já estive lá também.
Às vezes a gente é abrigo, às vezes é quem corre pro abrigo.
E tá tudo bem, tá tudo certo.
No fim, amizade verdadeira não se mede por frequência,
mas por presença no momento certo.
E nisso, sou grato.
Porque tenho amigos que, de jeitos diferentes, sempre me mostram que não estou sozinho.
Me peguei pensando aqui: por que eu procuro quem não me procura?
Me pego refletindo sobre o que se passa na cabeça das pessoas o que elas buscam, o que exercem, ou até mesmo como conseguem ser tão hipócritas ou irresponsáveis.
É curioso como algo aparentemente pequeno pode ter o poder de destruir um futuro inteiro...
Existem certas coisas que penso e que resumem bem esse turbilhão de ideias, como nesta frase:
"Não existem pessoas frias. Existem pessoas que aprenderam a bloquear seus sentimentos."
Às vezes, o mundo exige tanto que acabamos criando cascas. Mas, por dentro, ainda sentimos mesmo que em silêncio.
Nietzsche disse uma vez:
"Quem luta com monstros deve cuidar para não se tornar um monstro. E se você olhar por muito tempo para um abismo, o abismo também olha para dentro de você."
Talvez, ao lidar com tantas decepções, criamos versões de nós mesmos que não reconhecemos mais duras, mais distantes.
E assim seguimos, tentando entender por que esperamos empatia de um mundo que mal sabe lidar com a própria dor.
Buscamos sentido nas ações alheias, mas muitas vezes esquecemos de que cada pessoa vive a partir de seus próprios traumas, suas próprias feridas.
Jean-Paul Sartre dizia que "o inferno são os outros", não por maldade, mas porque projetamos nos outros aquilo que gostaríamos que nos dessem e nos frustramos com a ausência.
No fundo, todo esse pensamento gira em torno de uma coisa: o ser humano é um mistério. Inconstante, contraditório, sensível e, ainda assim, muitas vezes cruel.
Mas talvez a beleza esteja justamente nisso na tentativa constante de compreender o incompreensível.
Estou a beira do delírio?
Depois de pensar muito sobre nós ficou na minha cabeça aquele ditado ‘’pessoas vem e vão’’ mas tbm não saia da minha cabeça que eu não queria que vc tivesse saído da minha vida, me doeu muito quando vc me falou que o interesse havia acabado ou tinha deixado de existir, mas havia me explicado o pq de tudo ter acabado e infelizmente eu tive que aceitar.
Tentar aceitar toda a situação machucou a cada dia que tentava te esquecer, tinha momentos que eu me sentia perdido em relação a tudo e a todos, sentia que não podia demonstrar sentimentos para mais ninguém, me mostrou que eu não fui capaz de te manter comigo e nem seria capaz de mostrar o meu lado sentimental para mais ninguém, vc me deixou frio dnv após me esquentar, vc colocou dnv a armadura que vc havia tirado.
Depois de uma semana sem nem ter notícias suas eu aceitei que realmente vc não ia voltar, ficava procurando maneiras de me distrair para não pensar em vc, para não pensar nas suas historias sem sentido, para não pensar nos seus surtos diários que haviam virado minha rotina... pensei em mil formas de te dizer oq eu tinha planejado, mas eu não sabia se aquele sentimento ainda existia em vc, não sabia se aquele sentimento ainda existia em mim ou se tinha acabado conforme os seus áudios iam acabando.
Guardei de lembranças todas as nossas mensagens pq não sabia se ia ter novamente a chance de conversar com a pessoa que me fez perceber que a vida não era apenas ir para as festas ou beber com os amigos, por vc eu teria desmarcado uma festa que seria inesquecível ou outras coisas... isso não é uma declaração de amor ou uma maneira de te dizer ou induzir a voltar para mim, aceitei que uma pessoa não pode ter quem realmente gosta e tudo que quer...
Já tinha escrito muitos textos ou mensagens para vc e vc já havia escrito muitas coisas para mim mas faltava para nós dois o elemento crucial... a coragem, mas tem uma coisa que eu deveria ter te dito mas não tive tempo.... TE AMO
Gente que levanta outras é gente que entendeu a vida.
Não é sobre ser melhor, ter mais ou saber tudo. É sobre ser abrigo quando o outro desaba, ser impulso quando falta força, ser presença quando o mundo vira ausência.
A gente nunca sabe a dor que o outro carrega. Mas pode escolher ser alívio, ser cuidado, ser ponte — não muro.
Palavras podem curar. Atitudes podem salvar. E um coração disponível pode ser o milagre que alguém estava pedindo em silêncio.
Seja luz. Seja abrigo.
O mundo precisa de menos competição e mais compaixão.
Diego Santos
"Um momento de reflexão sobre a vida"
Boa noite é mais do que uma saudação. É um instante de transição entre as ações do dia e o merecido repouso da alma. É o momento em que o silêncio se torna um convite à introspecção, e a mente repousa no colo da consciência, permitindo-nos refletir sobre a vida e os passos que demos ao longo do dia. Também é uma oportunidade de preparar o espírito para o que virá.
Quando olhamos para a vida como um todo, percebemos que ela é composta por inúmeros instantes como este — momentos de passagem entre fases, ciclos e sentimentos. Cada transição carrega em si a semente da transformação, e cabe a nós extrair dela o que há de mais valioso.
A vida não segue uma linha reta, tampouco um roteiro previsível. É feita de curvas, altos e baixos, risos e lágrimas, vitórias e tropeços. E é justamente nesse emaranhado de emoções que aprendemos a crescer, a ressignificar, a nos tornarmos melhores.
Ao desejarmos uma boa noite a alguém, não oferecemos apenas descanso. Desejamos serenidade, lucidez e a chance de um novo despertar. Que a noite traga calma ao coração e prepare o corpo e a mente para mais um dia de desafios, conquistas e esperanças.
Em essência, a vida é feita desses pequenos grandes momentos: pausas que nos permitem respirar, refletir e seguir em frente com mais sabedoria. Que saibamos honrar cada um deles com consciência e gratidão.
Sobre feridas e tempo…
A decisão de deixar de te amar causou em mim uma dor lancinante.
O dia que se seguiu foi ainda mais excruciante.
Tive raiva de vc. Queria gritar. Colocar pra fora toda dor que vc estava me causando. Mas me mantive firme, resoluta, determinada a te esquecer custasse o que custasse.
Resolvi ouvir a voz da minha mãe na infância que me dizia: “engole o choro”.
Às vezes eu conseguia,
Outras, o choro me engolia.
No dia posterior parecia que tudo doía ainda mais.
Na semana seguinte me desesperei.
E me desesperei muito mais nos meses que se sucederam porque parecia que aquela dor não ia embora nunca…
Hoje ainda dói.
Bem menos, pois hoje eu sei que vai sarar.
A ferida está cicatrizando, e aos poucos a gente vai percebendo que a dor vai passar.
E que apesar de tudo, a gente vai ficar bem.
Vai ficar tudo bem.
