Textos de Chico Chavier sobre o Amor

Cerca de 105379 frases e pensamentos: Textos de Chico Chavier sobre o Amor

⁠A luz de Jesus
Desce sobre a terra
Paira sobre a natureza
E sobre nosso ser
Banha nossa aura
Aquece nosso coração
De esplendor e ternura
Reaviva a alegria da redenção
Revive nossas virtudes
Há muito tempo esquecidas
Na memória da existência passada
Transparece em nossa alma
Com amor!!!
Fernanda de Paula
Instagram: fernanda.depaula.56679
Novo Instagram: mentepoetica2020

Inserida por fernanda_de_paula_1

⁠ Ensinam sobre religião nas escolas e sobre tantas outras coisas, mas, por que não ensinam à cerca do respeito mútuo? Existem muitas brigas, discórdias e consequências ruins, por causa da falta de respeito.
Valorize e exerça o respeito à si mesmo e ao seu próximo. Pelo ao menos tente respeitar!

By:Márcio de Medeiros Lima
Data: 23-08-2020

Inserida por marciodemedeiros

⁠Hoje resolvi falar
Sobre minhas lágrimas
De sangue
E cheguei à conclusão
Que estou precisando
De um transplante de coração
Pois o meu já está difícil
De se apaixonar novamente
Ou de uma transfusão de amor
A fim de conter o sangue
Que jorra por qualquer motivo
Aparentemente tolo!!!
Fernanda de Paula
Instagram: fernanda.depaula.56679
Novo Instagram: mentepoetica2020

Inserida por fernanda_de_paula_1

Antêros

Perguntas-me por que no peito tal furor
Sobre o colo dobrado, o espírito indomado;
É porque pela raça de Anteu fui talhado,
Eu devolvo estes dardos ao deus vencedor.

Sim, sou um dos que inspiram esse Vingador,
Ele marcou-me a fronte com lábio irritado,
Na palidez de Abel, assim! ensanguentado,
Eu tenho de Cain o implacável rubor!

Jeová! último, vencido por tua mestria,
Do fundo dos infernos, grita: “Ó tirania!”
Será meu avô Belus ou meu pai Dagão…

Jogaram-me três vezes em água em Cocito,
E eu só a proteger a mãe Amalecita,
A seus pés planto os dentes do velho dragão.

Inserida por pensador

⁠O Dia da Consciência Negra é um dia para refletirmos sobre as lutas e as batalhas de um povo corajoso que não desistiu da guerra e que até hoje tem que lutar contra a ignorância, o racismo, o preconceito e a falta de visão dos que não enxergam além do seu próprio conceito limitado. Falta-lhes humanidade e isso os torna pequenos, porque o caráter é a única coisa que nos engrandece...
Todos nós temos o mesmo coração, todos fomos criados pelas mãos de Deus, todos temos nossas alegrias e também nossas dores, todos somos iguais, apesar das nossas diferenças, porque a essência do que somos vêm de Deus. Por isso, não há cor da pele, cor dos olhos ou dos cabelos que possa esconder a maior verdade: não há ninguém inferior quando pensamos em vidas humanas, estamos todos no mesmo patamar. Temos que aprender a nos respeitar, espalhando o amor que Deus nos ensinou e amando ao próximo independente de suas particularidades. Todos nós temos a maior beleza que existe: a de ser quem somos.
Assim, o racismo é uma arma da ignorância. Devemos usar a arma da sabedoria, capaz de promover a paz e o respeito: a arma do amor, essa vence qualquer guerra!

Inserida por paty_souza

Ajudar ou Ser Ajudado: Eis a questão...
“Máscaras cairão automaticamente sobre os seus assentos, coloque-as sobre o nariz e a boca, coloque-as sobre o nariz e a boca e respire normalmente e depois auxilie a pessoa ao seu lado."
A gente ouve atento a orientação dos comissários de bordo em caso de despressurização da cabine de uma aeronave, evita pensar como seria "na real" e o ano de 2020 nos entregou uma situação tão similar.
Confinados, com todo o aparado tecnológico, tentamos ajudar o próximo enquanto seguramos a nossa própria onda de sanidade física e mental.
No início da pandemia, era um aviso, que nem a tripulação de uma aeronave faz, porém, já estávamos em uma situação de pane, ou melhor, pânico: vírus, isolamento social, pessoas autônomas sem renda, pessoas com renda mas com problemas psicológicos e físicos, escassez de recursos preventivos (alcool, alcool em gel e máscaras), uma briga de braço entre os Governos Federais e os Governos locais (estaduais e municipais), pessoas questionando o isolamento, pessoas em pânico e meio a este cenário, pessoas aplicando contravenções sociais, econômicas, familiares, sociais e políticas. Não posso deixar de observar, em separado, a parte religiosa, que dividida, uns calados e outros mais eloquentes, não conseguiram ser o "fiel da balança".
Não há mente que resista!
E você, individualmente, oferece ajuda a alguns ou é convocado a ajudar outros, compulsoriamente! Em alguns casos não é escolha ou voluntariado: a vida simplesmente joga situações em seu colo, porque, não se sabe como, você terá que descobrir as chaves daquelas situações, cada uma mais cabeluda que a outra.
Pagamento? Gratidão? Reconhecimento? "não, obrigado". Às vezes, não se recebe nem o tradicional "muito obrigado" e outras vezes, os atentos aflitos esperam a olha do seu "vacilo humano" para despedir-se com uma bela chinelada no bumbum ou um sonoro tapa na cara!
Yes! Mal agradecidos e ingratos, TEMOS SIM! Por todos os lados e talvez em algum momento, nós mesmos exercemos isso dentro do arbítrio.
Sobre ajudar, levei algum tempo para descobrir que a ideia de “missão” espiritual no planeta não é dar para receber, mas, simplesmente, como um bom jardineiro, regar e limpar as folhagens e as pétalas dos insetos, e deixa-las livres para o movimento dos ventos, e se você fica ali, no meio, sentirá na pele os espinhos das lindas roseiras.
É isso! Limpar o ambiente ao seu redor, sanar problemas e inquietações para melhorar o seu ambiente particular e sair “imediatamente” da posição de ajudador sem esperar gratidões expressas e voltar para a pista, caminhar, atravessar, até surgir a próxima oportunidade altruísta.
Hoje acordei me sentindo em uma zona de conflito.
Em plena quarentena ao final de 2020, estamos no final do mês de novembro: em meio a muitos problemas a humanidade parece não estar bem e quase ninguém "está puro". Nem eu!
Acordei vendo na TV, o brilho jogado em Maradona em lindas crônicas, um dia após a morte do craque argentino, que recebeu carinhosas manifestações, enquanto ser vivente na terra, era sempre mostrado como forte opositor à cena esportiva brasileira, acentuando uma rivalidade com argentinos no esporte.
Maradona se tornara um “belo” em tudo, elegante, socialmente consciente etc. E etecetera, e etecetera.
Como diz a minha filha adolescente: “auge”!
Ao telefone, pessoas do outro lado suspiram, querendo conversar. Suspiros de socorro, gritos de desespero, risadas, conversas “moles” e outras que “jogam verde para colher madura”.
Confesso, a minha carga energética precisa de reforço às vezes e o faço de acordo com a oportunidade!
Às vezes um não bem dito pode ser o tempo necessário para me refazer. E mesmo sentindo o peso das reações, já que as pessoas não estão prontas para serem contrariadas, opto por mim, pela minha sanidade e reequilíbrio.
Se tem uma coisa que a gente precisa é de equilíbrio, mesmo ao cruzar com alguém desconhecido na rua e receber um mero cumprimento.
É necessário antes de sair da cama, preparar-se para encarar as diversas formas que um “bom dia” pode se manifestar à sua frente.
É necessário estar focado em manter o equilíbrio e não revidar, mas semear o sorriso e a luz e não o “foda-se!”, que às vezes vem à ponta da língua.
Não estrague o seu dia por falta de poesia, já diz o poeta piauiense Cineas Santos.
A todo momento, a mensagem das tripulações de aeronaves precisa estar clara em nosso consciente: ajustemos o nosso equilíbrio antes de levantar da cama, antes de entrar no elevador, ao sair da garagem ou entrar no transporte coletivo, antes da arrancada do semáforo verde, antes da chegada ao trabalho, antes do retorno para casa, antes de dar boa noite e ir dormir.
Ajuste o seu equilíbrio ao se aproximar de alguém é pouco: ajuste o seu equilíbrio ao conversar com a sua “segunda voz”, com você mesmo, com os seus fantasmas, medos e coragens.
Afinal, as pessoas à sua frente não estão participando desse diálogo necessário e temeroso, que desiste ou decide em coisas que por vezes os envolve.
O equilíbrio é a luz do farol para enxergar soluções.
Ajude! Em equilíbrio ajude, mesmo precisando de ajuda, se estiver equilibrado, siga ajudando.
Muitas vezes, enquanto ajuda alguém, encontra formas de autoajuda.
Porém, ajudando ou sendo ajudado, nunca esqueça de portar um bom equilíbrio em qualquer situação.
É na ajuda que precisamos usar boa parte da energia que acumulamos, mas sempre estar alertas à nova carga, à manutenção do corpo e da alma.
Boas leituras, poemas, música, banho de mar, cuidar da casa, rever memórias, um bom drinque, comer um doce, caminhar com o vento batendo no rosto, sentir a areia nos pés, viajar: com alguns desses itens podemos nos reequilibrar, mas podemos inovar...
Limitações pandêmicas à parte, causadas pelo isolamento social, precisamos ser criativos e persistentes para seguir nessa guerra de humores e amores, por vezes cambaleando, outras assistindo a troca mútua de chutes e pontapés entre as pessoas e por que não falar que algumas vezes também entramos na roda, claro!, seja por coadjuvância, seja por protagonismo, faz parte da cena na vida humana!
Arre! Estou farto de semideuses, já disse Fernando Pessoa!
Ajudando ou sendo ajudado, nunca esqueça de portar um bom equilíbrio em qualquer situação.

Inserida por jozedegoes

Flores de hera

Por ti, na primavera
Caminhei na chuva
Em busca das flores de hera.
Mas sobre ti me enganei...
Tal qual a hera, que não produziu flores
Nem mesmo no fim da primavera.

Esse amor infértil
Também nunca me ofereceu nada
A não ser anoiteceres e madrugadas.
Nunca sozinho um ninho fez para sua amada.
Nem derramou pétalas sobre nossa cama desarrumada.

Porém, tal qual as flores de hera!
Nem um ramo me oferecia.
e nunca, nunca, a mim, tentou ser primavera.

Inserida por joanaoviedo

POR TUA ALMA É QUE ANELO


As violetas passaram sobre o meu olhar,
deixando sombras arroxeadas.
E os nardos cobriram a visão da tua passagem...
Indas que ouvia a carruagem de um príncipe,
não pude sentir o gosto por te ver passar...
Mas os olhos da minha alma ferida sentiu tua sombra...
- Podes passar-te, oh majestade!
E sobre mim, essa sombra palpitará,
como se meu corpo estivesse tocado!

Será imenso esse amor que me abrigas.
E nunca mais, nunca mais, haverá um estribilho,
em meus versos onde te pousarás teu brilho!
No encanto da alma, e por quem anelo.

Então apenas os nardos e as violetas se passaram
arroxeando meus olhos e cobrindo-me a visão
da tua breve passagem.

E meu corpo palpitará
como se lhe houvesse tocado.

Inserida por joanaoviedo

CANÇÃO DO AMADO


Era madrugada e ela dormia languidamente
sobre o lençol de cetim.
Sonhou que havia alguém batendo à porta querendo entrar, havia barulhos de mãos na maçaneta.
(Oh, quem seria àquela hora?!)
Era o amado que a chamava para um passeio no jardim,
e lhe trouxera cestas de figos, flores e perfumes...
Mas ela estava cansada!
A luminosidade do lençol de cetim a convidava, dizendo:
- Não abra! É muito tarde!
Eis que o amado saiu com frio e o corpo molhado d’orvalho, às ruas cobertas de folhagens e pétalas que a chuva fizera cair...
Ao longe ainda ouviam-se os passos cansados do amado
e um perfume de flor ficara na maçaneta.
Sentiu saudades! Era dele o perfume.
Saiu correndo descalça e com roupas de dormir.
Havia homens maus nas ruas que a açoitara.
Ela dizia: - Estou atrás do meu amado...
Acaso não o vistes? Ainda há pouco quis estar comigo!
Deixem-me ir!
Mas os homens responderam com escárnio:
- Você não tem amado algum!
Se tivesse, o perfume dele estaria em seu corpo,
porém, agora estará em nossas mãos, será prisioneira
até que seu amado venha buscá-la! Pode dormir!
Agora não mais sobre o lençol de cetim,
mas na calçada suja, molhada.
Corpo ferido, sonhando com o amado e com as flores
que lhe deixara.

(Reeleitura do Cap. 03 de Cantares de Salomão em forma de poesia.)

Inserida por joanaoviedo

Quando temos certeza demais sobre o que queremos,
não deixamos espaço para que Deus trabalhe e
escolha por nós. Que ouçamos não a voz do coração
que é enganoso, mas a da fé que diz o que Deus tem
para nós... Que seja feita a vontade de Deus e se
cumpra em nossa vida os sonhos que Ele tem para
nós, pois os nossos sonhos e as nossas escolhas são
sombras perto das maravilhas que Deus nos reserva.
Confiemos sempre n'Ele, sempre saberá o que nos
convém...

Inserida por paty_souza

Desafie os desafios!

Sempre que reflito sobre a vida chego a uma conclusão muito simples, que somente vivemos se sobre a vida pensarmos, pois cada vez que buscamos soluções a vida nos apresenta mais problemas que somente solucionamos se novos desafios surgirem.
Portanto, desafiando os desafios descobrimos os segredos que a vida tem guardado para nós.
Desafie os desafios! Ouse ousar!

Inserida por andrefernandes

APENAS QUERIA



Queria escrever sobre a dor, mas a dor me impediu!
Queria escrever sobre a solidão, mas a solidão, que me angustia, não deixou!
Queria escrever sobre o fracasso, mas fracassei!
Queria escrever sobre a saudade e, ao invés disso, chorei!
Queria escrever sobre nós, mas descobri que não existe nós!
Queria escrever sobre você, mas não o conheço!
Queria escrever sobre mim, mas me perdi!
Queria escrever sobre a vida, mas percebi que estou quase morta!
Queria escrever sobre a morte e tive medo!
Queria escrever sobre o medo, mas não tive coragem!
Queria escrever sobre o amor, mas me senti tão infeliz, que decidi não escrever mais nada...


Mariluci Carvalho de Souza

Inserida por Malufeliz

Tento escrever, não sei ao certo sobre o que, falar sobre quem, pra que?
Não sei, penso muito no que as pessoas fazem, eu tento comparar atitudes de pessoas, de cobras que sugam nosso suor, nosso melhor. Eles nos embaraçam em nossas pernas, apertão forte! E fazem de tudo pra nos envenenar, pra que tanta raiva? De onde vem tanto rancor e ódio?
A maldade de um ser, o alimenta pro fim mais doloroso. Pode ser intenso, ter a melhor vida, mas ao dormir buscará "A vida." Talvez, aquela pessoa que tanto despreza quando passa no farol, quando vê na internet, e queira ter algo dele, dela.
O amor, a família. A união a compaixão.
Entender que nem sempre as coisas são como ensinaram, que o tempo é pai criador, que pode tanto matar quanto criar, dependerá de você o que plantou pra pode colher, cultivar.
Os talentos estão aí, escondidos... A verdade está aí, na sua frente. E quem a vê? Ninguém vê. Nada se enxerga.
Aquela rosa que nasce quem valoriza?
Já pensou por um segundo, que todo ódio, toda a maldade que brota da sua mente, pode realizar? Mas cuidado com o que deseja, sempre volta.
Abra os olhos, amigo. O que lhe estende à mão, não é o mesmo que lhe defende com unhas e dentes como um leão protege sua cria.
Você pode criticar a mim, pode medir suas palavras pra que não sejam grandes de mais, e se mostrar sempre, correto. Erra, você peca em não demonstrar, não gosta? Então porque procura.
Tento entender, e vou morrer tentando. Ou talvez não, talvez eu possa ver, mas me falta algo...
Quero um dia, pode confiar nas pessoas, das amizades que tenho nenhuma será abandonada, como fizestes comigo, como perdi e senti falta. Hoje, já não sinto e alias, estou bem.
Queria que não fosse assim, por sermos tão próximos. Você insiste, acha que tem, mas não tem nada!
Em cada palavra que eu, um dia puder falar pra você, nenhuma fará mudar.
Então, vou deixar o meu recado a todos.

Viemos à vida com missões, aprendemos com decepções e com elas não convivemos, aprendemos a subir quando estamos caindo.
Levantar quando tropeçamos.
Equilibrar-nos pra manter sempre nosso espírito.
Não se ache melhor, pois não é melhor que ninguém.
Faça algo, ter isso não é ser ninguém!
Levante a voz, e seja ignorado.
Sorria ironicamente, e perca um olhar.
Minta, um registro é guardado.
Seja você assim, ruim. Acabe sem mim, sem amigos.
Acha que o que você tem, vai se tornar alguém? Claro que vai! Alguém mais infeliz e iludindo sua felicidade.

Inserida por andrenj

Cadê a emoção, o prazer de viver?
A cada dia estou o perdendo, desliza
sobre meus dedos e aos poucos vai desaparecendo.
Eu quero é o diferente, essa ânsia por coisas
novas só aumenta...não quero rotinas, nem sofrimentos,
almejo a essência.
Quero a felicidade impossivel de encontrar,
só pra ter o gostinho de que nunca irão me calar!

Inserida por aindajessy

Vida…
Muitos se queixam sobre a vida e como as coisas estão difíceis e pensam em desistir, pois estão cansados de tanto lutar. Nós estamos passando por momentos difíceis e ficamos impacientes com as coisas ,pois elas não mudam e queremos sempre desistir antes mesmo de tentar mudar isso.
E você como lida com os problemas quando ele bate a sua porta?E os contratempos na vida todos nós temos.
Mas a uma diferença em cada um de nós a encaram os problemas com posturas nem sempre iguais e isso é a maneira que vamos sair deles.
Mas na real o que é a vida?
o que acontece com ela?
de repente somos pegos por ela e nem sabemos por que estamos passando por isso ou aquilo ,pois apenas acontece e é mesmo sempre sem explicação.
è tudo tão lindo ,muda tão de repente ,não temos respostas para responder e ela
nós pega de jeito .Muitas vezes esse jeito não é o que sonhamos ,mas por estarmos
na hora errada e no lugar errado sofremos ,e pensamos isso não era pra ter acontecido
comigo ,eu não mereço isso .Na verdade nós poderíamos não merecer isso ou aquilo mas
se o destino colocou em nosso caminho é por que tem uma explicação ,e não vamos
poder mudar mesmo sendo ela boa ou ruim ,afinal quem decidi é Deus e não somos nós!
Mas na vida sempre a uma explicação ou solução e geralmente somos nós quem deixamos
as coisas difíceis sendo que elas não estão .Então devemos olhar tudo como se fosse uma
prova de Deus por que se hoje estamos em apuros amanha poderá ser diferente e veremos que se no passado foi ruim devemos fazer de tudo para que o futuro não seja apenas melhor mas que ele seja marcado por coisas na qual poderemos lembrar para sempre e as coisas ruins se não der para esquecer vamos arquivá-las num lugar aonde lembraremos mas sabemos que aquilo serviu de lição ,e de um apoio para conseguirmos tudo que iremos conseguir ,porque não acontece nada com nós sem ter uma explicação e se é Deus quem coloca no nosso caminho e é ruim ,é por que nós passemos por aquilo para entender o verdadeiro significado da vida e ver o quanto ela é bela e que devemos aproveitá-la ao Maximo esquecendo o passado e só pensando no futuro.

Inserida por Francyaneoliveira

Tão humanos quanto reais.

A gente sempre acredita que tenha alguma ciência sobre a vida, sobre o conhecimento das coisas e das pessoas.
A gente cresce, amadurece um tanto e começa a se achar quase pronto para enfrentar o mundo.
Tolice!
A realidade da vida é tão coberta de detalhes e surpresas que, quando a gente menos espera, vem a vida e ordena:
-Aprende!
É quando só resta obedecer, levar no toco, abaixar a guarda e recomeçar.
Toin!
A vida humana é incrível porque a capacidade humana é de completo livre arbítrio, quem não acredita nisso está no começo da jornada, ainda não deu dois passos, porque quem já deu dois passos, como eu; nasci e aprendi a andar, sabe muito bem que o dia de amanhã é uma surpresa e quem está ao nosso lado, ou a frente, ou atrás, um dia; seja amanhã ou mais tarde, ainda vai nos surpreender.
Resta então rezar por uma surpresa positiva.
A humanidade é estranha, tão estranha que nada do que ela faça pode ser considerado estranho.
A humanidade é divinamente humana. Isso explica tudo!?
Mas há uma coisa que me intriga, o porquê de algumas pessoas escolherem viver a mil por hora, afinal a vida lá fora já se movimenta assim. Como é que elas aguentam?
Tem gente que, propositalmente, vive de instigar e provocar velozes reações, chocantes imagens, tristes observações.
Tem gente que não consegue viver um minuto sem provocar, testemunhar, ou sentir: dor.
Não bastasse os falsos nossos de cada dia, os loucos nossos de plantão e os pilantras da esquina, tem gente que se realiza com a força da destruição, olhando nos olhos da revolta, tocando a ferida.
Fala sério!
Quanta infelicidade...

Inserida por ROSANEFREITAS

Muito se diz sobre
viver a vida um dia de cada vez
eu iria mais longe acho que
e preciso viver um minuto
como se fosse um dia
e fazer do seu dia um eterno aprendizado
se torne uma esponja de bons costumes
para que possa aprender
a ser humilde como mil camponeses
a ser forte como mil guerreiros
a ter paciência como mil monges
a ter maturidade como mil sábios
a ser vivo como única é exclusivamente você.
Dance um tango na Argentina
Cante um mantra com os hare krishnas na índia
seja patriota como os Americanos
Tenha orgulho de suas origens como os Ingleses
viva a vida como os Italianos
Seja apaixonado como os Franceses
Nunca desista como os Brasileiros
seja resistente como os Japoneses.
Acredite em si mesmo
componha uma musica
escreva um poema
plante uma arvore
pinte um quadro
no final das contas não importa o que faça
desde que realmente faça.
Ganhe muito dinheiro
e perca todo ele
trabalhe muito em alguns dias
e seja um completo vagabundo em outros
Ame muito alguém um dia
e seja amado também
carregue a sabedoria de Gandhi
a coragem de che Guevarra
a simplicidade de Bob
e o romantismo de Shakespeare
seja um pouco de tudo
mas mantenha muito de você
faça auto criticas
deixe de lado a vaidade
exercite sua humildade
confie na opinião que você tem sobre você
pois no final de tudo e o que verdadeiramente importa.

Inserida por Guilhermerodrigo

Medo

O medo é como lágrima incoerente
Que escorre sobre a face do inocente
Em sua essência enfraquece a calma
Com o peso da angustia da alma

Lidar com esse sentimento
É demonstrar a margem
Que há entre a moradia da covardia
E a residência da coragem

Se o teu corpo não agüentar
E inconscientemente desabar
Não lute permita-se chorar,
Reprimir-se é o pior equivoco que há.

Inserida por leleta

Eu gosto de falar e pensar sobre “quem sou”.

Nasci sob o signo da insatisfação inexplicável, num mundo prestes a explodir por nada; revolta, emoções aprisionadas, sinergia, coragem, silêncio, música, indignação, essa poesia em ruídos.

Minha geração estava condenada a triste perspectiva experimental, provamos de tudo e nada nos alimentava a alma, nada parecia vivo e sólido o suficiente para nos equilibrar, energias leves e pesadas, luzes multicoloridas, magnetismo, formas fluídicas, experimentação, vários mundos dividiam o mesmo espaço e todos esses mundos estavam em guerra.

A geração anterior clamava por paz, nós andamos aos cantos buscando algo que, escondido, revelasse quem somos. Por isso, talvez, seja tão difícil entender quem são nossos filhos, não são os filhos da insatisfação, nasceram livres da nossa dor, nós livramos o mundo clamando por liberdade; nossos filhos andam mais rápido, ou mais devagar, tanto faz; apenas percebo que não foi o nosso mundo que os recebeu, porque nossa missão não era a de construir um mundo para os nossos filhos, mas sim a de destruir o mundo que nos recebeu.

- Missão cumprida! Sejam todos bem vindos aos caos!

Agora o que há é a expectativa pelo fim e seu inevitável recomeço.

Os dias de hoje são os de espera.

Não sei se fizemos o certo, mas estou certa de que fizemos o que tínhamos que fazer. Talvez morramos com essa infelicidade arriscada de quem quer tudo e algo mais sem pagar nada por isso.

Tomamos o mundo e ele aí está, a beira do amanhã.

Inserida por ROSANEFREITAS

Política e Religião, se misturam ou não?

A discussão sobre qualquer assunto sempre é e será salutar em quaisquer que sejam a mesa, pois a política e a religião é inerente ao homem. A palavra política deriva do grego "políticos", adjetivo que significa tudo o que se refere à cidade (em grego, "polis"). Mas o conceito de "polis" é mais abrangente do que o nosso conceito de município.
A questão que se põe a mesa é fazer da política a religião e fazer religião da política, esta confusão ao meu ver é que causa efeitos contraditórios tanto a política como para a religião, os conceitos não podem ser contraditórios, pois deixaram de ser conceitos passando a ser meramente palpite.
Política é Ciência ou Arte, as visões de Platão e Maquiavel que são diferentes, mas é notório e possível notar, que não existe menção alguma sobre a religião que não faz parte nem da compreensão quanto a arte nem da compreensão quanto a ser ciência, portanto, mencionar um “conceito chamado teologia política” não participa dos conhecimentos científicos nem artísticos sendo apenas como menciona o texto é meramente um “discursos que reivindicam a presença da religião na esfera pública”, não tendo base conclusiva muito menos filosófica para existir. Isto se dá devido ao fato de que podemos considerar a política como um princípio ou como o trabalho de um homem.
De acordo com a significação da palavra, a política pode ser vista como arte ou como ciência, além do que a política segundo a filosofia é ciência (ciência política).
A religião não possui nenhuma característica para que possa ser interpretada que possa intervir de forma intrínseca no aspecto interpretativo em fazer parte do que é política, porém discutir política em ser ela ciência ou arte é um tema propicio com bases técnicas, já discutir a religião somente será uma discussão de compromisso com a fé.
São assuntos em mesas separadas, pois não há ligação entre os argumentos, mas se for com o aspecto de intervenção da religião na ciência e na arte, poderemos considerar então como um ato de intervenção e ou violação de princípios que não cabe nem mesmo a discussão.

Inserida por biohelioramos