Textos de Chico Chavier sobre o Amor
Somos oscilações ambulantes procurando equilíbrio em uma corda trêmula sobre um edifício. Tememos seguir, voltar, parar, pensar. Somos assim diariamente e transformamos nossas vidas em um espetáculo circense, onde o público torce imensamente na queda para rir sem parar do fracasso que escondido entre as pessoas apenas observa.
Era como um desabafo, eu precisava vomitar todas aquelas palavras, uma por uma sobre alguém, precisava tirar o sufoco que habitava meu ser. Disse tudo o que pensava, aliás, fui muito além disso. Eu apelei dizendo tudo o que me sufocava, ela simplesmente bateu a porta e foi embora. Desde então, percebi que o silêncio é melhor do que muito grito por ai. O eco da batida da porta soou o palavrão que eu nunca quis ouvir, adeus.
Ninguem sabe sobre as minhas noite mal dormidas, ninguém se importa com meus distúrbios, ninguém liga para meus pensamentos, e assim que nos seres humanos vivemos, trancados em nossos próprios desejo de querer ser quem não somos, sempre sonhando e imaginando como seria se tudo fosse realmente como queríamos que fosse, cada coisa que fazemos e pra vê se conseguimos suprir a necessidade de as vezes ter alguém por perto, ou ate mesmo de acabar com a necessidade que sem motivo algum é algo essencial que você não ficar sem, não sabe o porque mais esta sempre necessitado de algo que no final, não ira te fazer melhor nem pior que ninguém, apenas mais ganancioso !
Sobre os troféus... São as cicatrizes de suas batalhas vencidas. Sobre armas... Espadas afiadas para travar outras lutas, mas sempre que pode ela vem desarmada, pois sabe entender as voltas e chances que o destino dá. Sobre os rancores... Ela tem o costume de não guardar desafetos no peito. Pelo contrário, joga todos eles aos ventos para esvaziar-se de tudo que é capaz de tirar-lhe o sossego, para então, servir-se de novos sabores. Sobre metades e pressas... Quadros mal pintados não preenchem as paredes de suas memórias, nem objetos descuidados, sem cores ou pouco interessantes enfeitam os espaços vazios. Sobre seguir em frente... Sempre planeja os passos seguintes, porque ela é do tipo que anda por caminhos sinuosos e arriscados, mas tendo a certeza de onde não deve pisar. Sobre precaução... Ela evita levar para dentro o que for dito por pessoas que destroem os sonhos e não deixa de ser quem realmente é para contentar quem não lhe contenta. Sobre intensidade... Sempre consegue viver o que rende histórias intensas e boas em tempos escassos e que, no entanto, valem por uma vida inteira. Sobre dúvidas... Ela não ignora que sabe pouco – e nem o pouco que sabe –, mas leva fé na convicção do que ela não quer. E sobre pertencimento a lugares ou pessoas, só há uma coisa a dizer: ela é toda dela.
Hey moça, se acalma, respira, sai de dentro desse quarto, para de chorar. Eu sei sobre essa dor que está sentindo, sim, eu sei. Sabe porque? Porque também já à senti, não foram 1 e nem 2 vezes. Eu tenho uma notícia ruim pra você, você vai sentir essa dor por algum tempinho, e ela vai aumentar cada vez que ver quem causou ela, mais também tenho uma notícia muito boa, ELA PASSA. Sim, essa sua dor não é para sempre não, a partir do momento que você cair na real e ver que não precisa de ninguém a não ser de Deus pra ser feliz, que você é linda, inteligente, que é uma verdadeira princesa, essa dor vai passar que você não vai nem ver. Vai por mim, respira fundo, pare de chorar e se acalme, vai passar!
As pessoas acham que a beleza é para servir. Eu escrevi um poema sobre isso uma vez. Sobre como as pessoas gostam de corromper a beleza, trazer até seu nível. Eles não sabem o quanto isso pode ser raro. Todo mundo pode ser bonito em sua própria maneira, mas a maioria das pessoas não se deixam ser bonitas - a maioria das pessoas não gostam de si mesmas.
Que da passagem dos dias saberei um pouco mais sobre minha identidade que nasceu em tempos muito vivos, não mortos. Que o engodo das mesmices afugentem-se do claro eterno que permeia meus quereres aflorados e a noite continue sendo segura com suas madrugadas onde a ancestralidade de hoje possa ser ainda mais compreendida e dessa forma eu em forma tão errônea diante multidões siga as estrelas no encalce dos meus próprios passos. Nesse ciclo de vida hoje eu e todo fatalismo mergulhamos terra adentro para saber mais do pó, tocar raízes um pouco mais profundas e nesse manancial beber de mais verdades nessa construção de poder ser e existir como humano que somos, e no encontro dessas profundidades subterrâneas também possa regenerar minhas composições como tais realidades que são. Meu aceitar humano entoa milhares de coisas que vez ou outra podem não ser aceitas, mas nada importa sobre esse fantástico de observação, atento-me ao fato de ser unicamente sobre minha própria identidade num transmudar de história a cada novo dia, cada novo ciclo. E hoje estar grato à vida que diante momentos tão difíceis que já assolaram a humanidade e nosso planeta encontro-me vivo e com muita saúde para seguir o próximo passo.
O que realmente importa na vida? Em sua vida? Você já parou para refletir sinceramente sobre essas questões? Imagine as poucas oportunidades de fazer o que realmente ama, porque desperdiçamos tanto tempo com coisas fúteis que não contribuem em nada para nosso crescimento como ser humano, principalmente para a evolução da alma. Vale a pena fazer algo hoje do qual iremos nos arrepender daqui a 10, 20 anos? Pois é, com certeza sua resposta é não. Comece a pensar antes de tomar qualquer decisão precipitada e individualmente, coloque na balança de sua consciência se isso é necessário ou não. Somente você pode se salvar, somente você pode mudar sua vida! Mas isso requer um ponto de partida, e esse ponto de partida é hoje. Livre-se dos prazeres da carne deste mundo sombrio e agarre-se a Deus.
"Ninguém jamais teve tanto êxito em uma imposição totalitária da 'piedade' sobre uma sociedade completa quanto João Calvino. [...] A teologia de Calvino, como definida em suas Institutas, negou que o homem não regenerado pudesse crer e obedecer a Deus. [...] Mas por seus resolutos esforços de fazer os cidadãos de Genebra obedecerem, Calvino refutou suas próprias teorias de Eleição Incondicional e Graça Irresistível."
Algumas pessoas sempre me perguntam sobre uma aparente contradição entre Paulo e Jesus. Devemos ser como meninos ou abandonar as coisas de menino? Resumindo a questão: Seja como uma criança, mas não seja criança. Observe a coerência de Paulo em 1ª Coríntios 14.20: Irmãos, não sejais meninos no juízo; na malícia, sim, sede crianças; quanto ao juízo, sede homens amadurecidos. Não existe contradição na palavra, mas má interpretação.
Na mania de versos vou escrevendo sobre o nada que me rodeia e sobre os sentimento que anda morando em mim, sem a minha permissão. As assas que minha alma mantém escondidas hoje vou liberar vou voar até a aonde meu pensamento me levar quero me libertar do meu quarto quem sabe no infinito eu encontro você. Os sentimentos se misturam na vida de um poeta sonhador,mesmo chorando as lágrimas da solidão tem que saber expressar o amor. Boa noite
Treinador é a pedra angular do funcionamento dos atletas e times, e sobre ele recaem, em primeiro plano, as responsabilidades diante dos resultados obtidos, e se este não estiver em boas condições mentais e psicológicas, tudo o mais se perde, sendo por isso que ele é foco do trabalho do psicólogo do esporte.
Se você deu, não tem mais direito nenhum sobre o que foi dado. Não tem direito de dar opiniões sobre o que será feito, não tem direito de dizer como fazer, não tem direito de absolutamente nada. Muitas vezes, nem de dar opinião. Se deu está dado, não tem mais poder sobre aquilo. Desapegue, aquilo não te pertence mais.
Quando eu estava crescendo, as pessoas não falavam sobre milagres. Não tenho certeza se entendi o que eram ou se acreditava neles. Um milagre é definido como algo que não é explicável por leis naturais ou científicas. Mas então como você explica isso? Como acontece? Quem ou o que está por trás disso?
"Outra dificuldade surge quando, após encontrar a solução, queremos também uma teoria sobre ela. Perdemos a solução se a teorizamos. A teoria é sempre insignificante perto da experiência que tenta descrever e não dá conta de seu alcance total. Quando alguma coisa acontece e procuro explicá-la com uma teoria, fico apenas com a ponta do 'iceberg'." Bert Hellinger
E meu dia começa bem! Estava vendo uma reportagem sobre um rapaz que morreu semana passada de câncer e que resolveu enfrentar a doença em casa, ao lado das pessoas que ele amava e fazendo tudo aquilo que ele gostava. Não se entregou à doença, pelo contrário...Uma frase dele me chamou atenção: "Não é preciso estar morrendo, para viver a vida!". Pois é! Será que é isso que estamos fazendo? Estamos vivendo nossas vidas intensamente, aproveitando todas as oportunidades (reparando nelas pelo menos), ou estamos empurrando-a com a barriga e fugindo daquilo que consideramos um obstáculo? A felicidade está diretamente ligada ao amor. E não estou falando somente de amor entre duas pessoas. Estou falando de amor à profissão, aos amigos, à natureza, ao por do sol, aos animais, ao frio, ao calor...Eu poderia fazer uma lista infinita, pois cada pessoa tem um gosto diferente. A felicidade está naquilo que nos rodeia, ou deveria estar pelo menos! O que deve nos cercar é tudo aquilo que nos faz feliz, é isso que devemos permitir ficar ao nosso lado! Muito simples, mas poucas pessoas conseguem enxergar...Nós que escolhemos: viver os problemas ou passar uma rasteira neles; colocá-los de lado e ir atrás do por de sol mais bonito ou do céu mais cheio de estrelas. Problemas todos nós sempre teremos, fica a nosso critério "vivê-los" ou "conviver com eles" e isso já faria uma diferença absurda nas nossas vidas! Cercarmo-nos de tudo aquilo que amamos, isso é felicidade absoluta! Entãooooooooo, bora rever o que estamos fazendo? Vamos rever e avaliar nossas escolhas? Precisamos ter consciência que somos os nossos maiores sabotadores!
Nunca achamos nada sobre o Jack, não há registro sobre ele. - claro, não seria possivel, eu não tinha falado dele até agora pra com ninhguém, nem mesmo com seu avô, o coração de uma mulher é um oceano de segredos, mas agora sabem, que existiu um Jack Dawson, e que ele me salvou, de todas as formas que uma pessoa pode ser salva, e eu não tenho nenhum retrato dele, agora ele existe apenas em minha memória.” — disse Rose.
"Pessoas que ao invés de falarem sobre ideias e saberes, falam de pessoas, possivelmente não possuem autocrítica suficiente, tão pouco humildade para reconhecerem a sua pequenez diante do esplendor da vida e se limitam a esse desperdiçador de tempo, tempo este, que dificilmente perdoará tal atitude medíocre".
Quer saber? Seja feliz sem se importar com o que as pessoas pensam e falam sobre você; pois elas, definitivamente não sabem nem a metade do que você passa! Não viva buscando aprovação dos outros, seja você mesmo, com todos os seus defeitos e qualidades! Ame-se, aceite-se, valorize-se! Seja livre para sorrir e ser simplesmente quem você é!
Minha visão sobre a contemporaneidade é de não nos afunilarmos no desencanto. Sinto que a máquina tecnológica e a globalização perversa avançam para extinguir a poesia e a alma das coisas. O simples ato de perceber essa realidade já é uma forma de resistência, que nos permite encontrar e cultivar a beleza nas singularidades da existência.
