Textos de Auto Conhecimento

Cerca de 2881 textos de Auto Conhecimento

Ser sozinho não é ruim, é preciso ter auto controle da ansiedade e ter bom senso de atitudes e financeira, pois a tão famosa liberdade não é algo para todos, requer sabedoria e muito Deus, muito se atropelam por não saber como lidar com certas situações e desabam. Alguns se apavoram só pelo fato de ficar só. Mas com saúde e atenção, ninguém fica só, mas viver sozinho em uma casa ou passear só que é algo bem diferente, e mesmo assim tem uma vida social bem satisfatória, pois trabalha, namora, tem amigos, família, vai a eventos. E, ir só em baladas e festas não te traduz como uma pessoa centrada e feliz, mas o auto conhecimento e o silêncio da vida mais solitária, traduz sua personalidade de fato. Primeira coisa é aprender a gostar de sua própria companhia, mas muitos não suportam a ideia, e tem medo ou até agonizam. Como já descrevi, viver sozinho e de bem com a vida e ter intimidade com Deus é para poucos. Aprenda e respeite quem o faz...

Não adianta eu me ler com auto-afirmação se me descrevem de forma que não me dão chance de ir à defesa a mim;
Mesmo sem querer, os outros acreditam no que falam de mim com intenções nada convincentes;
Sabendo que o dia de se lamentarem chegará para que me leiam e que possam me conhecer com um ar de arrependimento de não tentarem perceber o quanto vale a pena;

A lei do desapego serve para quase tudo na vida, der adeus a auto crítica, abandone a culpa, largue os prenconceitos, deixe de lado a procrastinação, esqueça as crenças limitantes, descarte os rancores, as más companhias e solte o passado.
Mas nunca desapegue-se do amor, ele é a cura pra todos os males.

Pense numa mulher forte
Que soube se reconstruir
Que é auto suficiente
Que tem uma história de vida espetacular
Sobre resistência
Resiliência
Sobrevivência
Soube se provar além
sem querer provar nada a ninguém
Seu coração sente mais do que demonstra
Ela nem tem noção dos meus sentimentos
As vezes quero contar sua história aos quatro ventos
Que eu sempre aprenda um pouco mais
Com você mãe

O amor próprio e auto aceitação é uma construção do indivíduo, um trabalho diário de autoafirmação positiva de si.
O condicionamento imposto pela sociedade por um ser perfeito, somos seres inacabados e a consciência nos faz perceber, o que pode se aprimorado ou transformado, somos responsáveis pela nossa vida, a harmonia de conviver consigo mesmo, a flexibilidade de pensamentos e ações, viver a vida com graça e leveza.
Implica a capacidade de respeitar, ter coerência e de aprender com o diferente, não permitir que mal estar alheio lhe roube a paz e nem destrua seus sonhos.

Oração da Semana
Que possamos praticar o auto-amor, nos amar, nos permitir, nos tornarmos nossa melhor companhia, ter mais fé em nós, para assim ter fé nos outros.
Que possamos nos perdoar e ter consciência que ninguém é perfeito, que o importante é reconhecer e evoluir, pois só assim também vamos conseguir perdoar os outros.
Pois o amor só pode se tornar amor quando está enraizado em nós para assim transbordar no outro.

Pratique o auto-amor, se ame mais, cuide-se, ofereça a si mesmo uma boa música, um bom livro para nutrir a sua imaginação e o seu conhecimento, cuide do seu corpo, da sua alimentação, o que entra e sai do nosso corpo diz muito sobre nós mesmos.
A maturidade começa quando buscamos nos conhecer primeiro, para assim termos uma visão correta do que somos e de onde podemos e queremos chegar.
Quem se ama e busca se conhecer diariamente não se ofende com o que não lhe pertence, pois o seu modo de ver a vida e o modo que os outros te veem está intimamente ligado
a maneira que você se enxerga primeiro. Então, seja o que você quiser, só assim os outro irão enxergar realmente quem tú es.

É muito triste quando o ser humano usa o que poderia ser bom,para destruir o próximo e sua auto destruição ,impondo medos. ..no momento que algo vira discussão e desrespeito, já não existe mais nada ali ,a causa e a verdade para que nos propusemos à lutar em união , não tem mais o porquê...Se tentarmos ajudar,praticar algo que nos foi ensinado de bom...nos tornamos alvo...
Tudo que existe um sistema e interesses não existe seres humanos e natureza....existe destruição e o meu coração chora e grita,pois gostaria de salvar o mundo e todos os seres vivos ...mas o ser chamado humano tem escolhas e a maioria prefere sempre usar o pior lado... não compreendem que o resumo de tudo é a nossa evolução espiritual, o amor e o perdão. ..Somos preto e branco ,pois os dois é preciso ,para agir com amor e razão,para o nosso equilíbrio...nada pode ser demais pois sofremos ...não podemos modificar tudo,pois sofremos...mas só sofremos quando esquecemos que temos que amar sem esperar e dar amor para os que realmente querem amor...ajudar ,tentamos...mas não são todos preparados para ajuda, pois precisam ainda se ajudar...ninguém vê o seu coração de verdade...só a capa que vai voltar para Terra .Abençoados sejam ♡ nunca podemos regridir por sombras que só usam ,quem quer ser usado para nos abalar.Sejamos a cura para o nosso planeta.

Auto-Retrato Falado

Venho de um Cuiabá de garimpos e de ruelas entortadas.
Meu pai teve uma venda no Beco da Marinha, onde nasci.
Me criei no Pantanal de Corumbá entre bichos do chão,
aves, pessoas humildes, árvores e rios.
Aprecio viver em lugares decadentes por gosto de estar
entre pedras e lagartos.
Já publiquei 10 livros de poesia: ao publicá-los me sinto
meio desonrado e fujo para o Pantanal onde sou
abençoado a garças.
Me procurei a vida inteira e não me achei — pelo que fui salvo.
Não estou na sarjeta porque herdei uma fazenda de gado.
Os bois me recriam.
Agora eu sou tão ocaso!
Estou na categoria de sofrer do moral porque só faço
coisas inúteis.
No meu morrer tem uma dor de árvore.

Manoel de Barros
BARROS, M. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2011.

O ser humano costuma forjar-se.
Na perspectiva de se auto afirmarem melhores e merecedores, surge uma forma desigual sobre outros. Então, somos tudo que queremos afirmar?
É ausente a balança mediadora de escolhas e sentimentos tão baixos e estúpidos.
Mas o que é ser estúpido?
É Saber demais das teorias e não exercê-las?
Ou é zombar da nossa condição, limitação e veracidade?
Para que serve o nosso intelecto sem a maçã do limiar que há em existir imperfeito?
Devo aproveitar-me de minha imperfeição para castrar meu estado existencial?
Pra que se vestir de tanta estupidez e arrogância?
Se nada terei no universo sem sombras de dúvidas..
Ninguém deve pertencer ao inferno. Mas instintivamente, perde-se muito da vida criando sementes daninhas e que geram frutos.
Para que serve a vida, se não noiva-la com a gratidão e generosidade?

DESCUBRA SEU FLUXO
Ter um ritual matutino é a forma mais básica de auto-confiança; lhe fará lembrar que, quando tudo mais falhar, pelo menos você pode encontrar algo que pode depender. Seja uma oração ou meditação. Seja praticar exercícios de alongamento ou de respiração. Seja uma breve leitura ou momento de estudo profundo. Tenha o seu encontro de amor matutino.

"E quando a gente percebe que tá virando amor
a gente dá um jeito de se auto sabotar;
Negar intenções, sentimentos, vontades.
Controlar as palavras, as caricias,
não dizer que sentiu saudades.
Porque nos dias de hoje o amor deixou de ser simplesmente amor.
Complicaram o amar,
virou sinônimo de pavor.
Desde quando as pessoas precisam se afastar por medo de se envolverem demais?
Por medo de amarem demais.
Por medo!
Porque o amor vem acompanhado do medo, da insegurança, da perda.
Porque por trás de cada amor, tem a dor escondida;
Do inevitável, do incontrolável, do insuportável.
Sentir demasiado.
E ninguém aguenta o fardo.
Ninguém aguenta mais amar.
E duvidam quando são amados."

"Auto-estima [Feminina]
É um negócio engraçado... Engraçado e trágico. Porque se você já sofreu com ela baixa, ou pessoas te criticando e debochando de você, chega um ponto que a sua cabeça se enche de interrogações (???), do tipo não saber se as pessoas estão realmente te elogiando ou tirando sarro da sua cara. Torna-se um abismo. Você quer acreditar no que as pessoas estão vendo de belo em você, mas (infelizmente) não consegue. Pra você ta tudo normal, nenhuma novidade e você continua a mesma pessoa “sem sal” de sempre. A culpa disso?! Ter aceitado anos atrás aquela brincadeira idiota de que você não era bela/boa/interessante o suficiente para os famigerados padrões da sociedade; ouvir do namoradinho/crush que você não estava à altura dele (fora). Isso fere. Isso dói. Porém, diariamente, tem-se a honra de recomeçar, e de trabalhar isso novamente. Reacreditar em você mesma. Renascer. (Re) significar-se. E aí, vamos tentar?! Eu sou, estou linda e pronta para ouvir todos os elogios e críticas a mim direcionados, com um sorriso grandioso, e com a certeza de que vai vale a pena... "

"Por mais que todas as terapias do mundo, todas as auto-ajudas do universo e todos os amigos experientes do planeta me digam que preciso definitivamente não precisar de você, minha alma grita aqui dentro que, por mais feliz que eu seja, a festa é sempre pela metade. É você quem eu sempre busco com minha gargalhada alta, com a minha perdição humana em festejar porque é preciso festejar, com a minha solidão cansada de se enganar!"

“Eu não fumo, eu odeio cigarro, eu odeio atravessar a festa inteira pra chegar até lá fora, eu odeio a amizade instantânea das rodinhas de fumantes que não se conhecem, eu odeio festas em geral, eu odeio papos de festa, eu odeio conhecer gente que não tem nada a ver comigo, e sorrir para os papos mais furados do mundo. Eu sei, eu deveria beber. Mas pra quê? Pra achar essas pessoas legais? Pra suportar o insuportável? Sou cínica demais pra dar esse gostinho ao mundo.”

“A gente alonga a história, nem que seja para dizer que chorou. Porque terminá-la, colocar um ponto definitivo, é duro demais. A gente vira dor para não virar fim.”

“Não consigo ser extremamente discreta. Falo alto, dou risada das desgraças dos outros, adoro falar. Confiante. Contraditória. algumas Cicatrizes. várias Histórias. Dizem que no inesperado Deus abre várias portas. E é disso que eu gosto. Eu me viro. Tudo certo como 2+2=5.”

“Impressionante como a gente sofre por nada.”

“Comédias românticas. Criando falsas expectativas no mundo desde 1959.”

“Antes de dormir orei, pedi a Deus que perdoe tanta ingratidão de minha parte, por não enxergar tudo de bom que a vida me oferece, e continuar aqui me lamentando.”

E deixa para trás o que te magoou, amanhã é outro dia.

⁠Ter auto controle requer sabedoria para enfrentar diversas situações da vida, tendo sabedoria você evitará transtornos, decepções, desavenças e muitas outras coisas na sua vida, lembre-se Você pode contornar todas as situações adversas da vida, temer a Deus e uma das dicas para resolver tudo.


Lailison Douglas.

⁠No livro do amor
Eu (d)escrevo
Todas as formas
De amor, é claro
Do amor a Deus
Do auto-amor
Do amor-próprio
Do amor ao próximo
Do amor pela familia
Do amor materno
Do amor filial
Do amor conjugal
Do amor pela natureza
Do amor pelos animais
Do amor pelos inimigos
Do amor pela vida
Do amor incondicional
Do amor por si só
Do amor literal
Do amor destinado a você
Do amor transcedental
Do amor carnal
De fazer amor com amor
É bem melhor
E amor gera amor
Já dizia o universo
"Faça amor não faça guerra"
Mas a minha guerra
É a favor do amor e do bem
Que há em nós!!!
Fernanda de Paula
Instagram: fernanda.depaula.56679
Novo Instagram: mentepoetica2020

“Em busca da verdade” -

Auto-interesse e auto-preocupação são os pontos focais do falso. O seu dia-a-dia vibra entre o desejo e o medo. Observe esse dia-a-dia intensamente e você verá como a mente assume inumeráveis nomes e formas, como um rio espumando entre as pedras. Trace cada ação até seu motivo egoísta e olhe intensamente para esse motivo até que ele se dissolva. Descarte cada motivo egoísta tão logo ele apareça e você não precisará procurar pela verdade; a verdade te encontrará.

É difícil, nos auto-definir. Pois muitas vezes fazemos uma avaliação muito diferente de quem realmente somos. Por isso é mais fácil solicitar referências sobre nós, aos outros, do que nos arriscar em fazer um "marketing pessoal". Parece que a opinião alheia tem mais credibilidade, autenticidade.
Essa é a razão pela qual perguntas como: “Quais são suas qualidades?”, ou, “Qual o seu pior defeito?”, são difíceis de responder. Como posso saber quais são minhas qualidades ou defeitos, se apenas quem pode enxerga-los são os outros?
Somente as outras pessoas podem notar nossas qualidades ou apontar nossos defeitos. O que consideramos como uma virtude pessoal, para as pessoas de nosso convívio pode ser julgada como imperfeição (principalmente se for de uma maneira exagerada). Por exemplo: persistência pode ser encarada como teimosia, amor-próprio como egoísmo, espontaneidade como impulsividade.
Embora algumas pessoas tenham o hábito de interpretar nossas atitudes de maneira propositalmente inversa, na maioria das vezes, uma análise particular por uma ótica alheia, nos oferece uma perspectiva pessoal, que muitas vezes nós mesmos nunca reparamos. Faz-nos enxergar virtudes ou defeitos, que não sabíamos que possuíamos. Pois é muito mais confortável apontar os defeitos dos outros, do que ter a coragem de assumir nossos próprios.
Então, ao invés de responder a pergunta do perfil: “Quem sou eu?”, prefiro escrever um pouco sobre mim.

Sonhos. Quem não tem sonhos? O mais interessante é que sonhar é algo democrático,
todos têm o direito, seja rico ou pobre, livre ou cativo, homem ou mulher, criança ou velho.
Falando em criança, durante minha infância, tive vários sonhos. Queria ser astronauta, para alcançar as estrelas, e quem sabe levar uma para casa. Já sonhei em ter um pônei mágico (como Pégasus – o cavalo alado), com asas que me levassem a todos os lugares que eu quisesse. Já alimentei o sonho de ter nascido loira, só para ser uma das paquitas. Sonhos lúdicos, sonhos infantis, estimulados pela imaculada inocência. Crescemos, mas os sonhos não nos abandonam; apenas se desenvolvem, acompanhando o nosso próprio amadurecimento.
Continuo alimentando meus sonhos, não mais com a ingenuidade típica das crianças; mas como forma de metas, de objetivos a serem alcançados. Ainda não realizei todos, mas desejo viver tempo suficiente para vê-los concretizados.
Dizem que os sonhos não têm preço. Mas, o que vale o sonho ser gratuito, se não nos dedicarmos para torná-los reais?

Agora, se mesmo depois disso, você ainda não descobriu quem eu sou de verdade. Então te convido a me conhecer pessoalmente, e olhar no fundo dos meus olhos...

Boa Noite !!!!!

Não acredito que a timidez carregue com ela uma baixo auto estima, penso o contrário. E mesmo assim se seu estado de espirito, for simplesmente uma máscara atrás de onde se escondem personalidades diferentes, ou problemas de natureza diversas. Não confunda embaraçado, despreparado com reservado.

Pato Feio ou Pato Conformado?

Não cometa o mesmo erro que ele... Se auto julgar inferior por não seguir um padrão imposto pela sociedade... mal sabe ele que a diferença é mais bela que a repetição ....

Reflita... não seja mais um pato qualquer, lute para se tornar um alguém diferente, defenda suas essências, porque melhor do que ser como os outros é ser ÚNICO.