Nisargadatta Maharaj

Encontrados 5 pensamentos de Nisargadatta Maharaj

É sempre o falso que nos faz sofrer, os falsos desejos e medos, os falsos valores e idéias, as falsas relações entre as pessoas. Abandone o falso e você estará livre da dor; a verdade nos faz felizes, a verdade liberta.

" Não é você quem deseja, teme e sofre, é a pessoa construída na fundação do seu corpo por circunstâncias e influências. Você não é essa pessoa. Isto deve estar claramente estabelecido na sua mente e nunca se perder de vista."

“Em busca da verdade” -

Auto-interesse e auto-preocupação são os pontos focais do falso. O seu dia-a-dia vibra entre o desejo e o medo. Observe esse dia-a-dia intensamente e você verá como a mente assume inumeráveis nomes e formas, como um rio espumando entre as pedras. Trace cada ação até seu motivo egoísta e olhe intensamente para esse motivo até que ele se dissolva. Descarte cada motivo egoísta tão logo ele apareça e você não precisará procurar pela verdade; a verdade te encontrará.

Inserida por kavishom

⁠Olhe para a rede e suas muitas contradições. Você faz e desfaz a cada passo. Você quer paz, amor, felicidade, e trabalha duro para criar dor, ódio e guerra. Você quer longevidade e abusa da alimentação, quer amizade e explora os outros. Veja sua rede feita de tais contradições e elimine-as – o fato de vê-las as fará desaparecer.

Nisargadatta Maharaj
Eu sou aquilo (1973).
Inserida por DirceuHorne

⁠Você não precisa saber o que é, basta saber o que não é.
Pois enquanto conhecimento significa descrição em termos do que já é conhecido, perceptível ou conceitual.
Não pode haver autoconhecimento, pois o que você é, não pode ser descrito, exceto como negação total.
Tudo o que você pode dizer é: Eu não sou isso, eu não sou aquilo.
Você não pode dizer de forma significativa: Isso é o que eu sou!

Nisargadatta Maharaj
Eu sou aquilo (1973).
Inserida por DirceuHorne