Textos de Aprendizado
Precisamos aprender a desaprender para nos desprender e aprender a amar como amadores: sem profissionalismo, pela arte, não por ofício, sem obrigação. Sem entender de fato, por mais que pareça insensato. Pra falar a verdade, amar por curiosidade, por gosto, sem razão... Superficialmente, como aqueles que de repente, gradativamente adormecem na estação.
A relação entre a tecnologia e o meio estudantil nunca foi pré-estabelecida por pressupostos fixos, sendo assim, não existe uma linha tênue do emprego da tecnologia na educação. Partindo da perspectiva social, a tecnologia vem sendo usada para meios de entretenimento, fator que a torna extremamente atrativa não só para o lado bom, mas para o lado ruim também. O seu emprego no meio estudantil quebra paradigmas de aprendizado que permeiam séculos. Sua flexibilidade e facilidade de uso abrem novos horizontes de possibilidades de métodos de ensino.
A educação não se faz sozinha, antes, precisa de mentes humildes e abertas ao conhecimento. Tem quem acredita já saber de tudo, e não aceita novos ensinamentos, por isso permanece às margens da ignorância. E há quem sabe muito, mas acredita nada saber, são pessoas que estão sempre se propondo a novos aprendizados. Na escala do progresso, alcançarão saberes inimagináveis, pelo simples fato de estarem sempre abertos ao conhecimento. São mentes que possuem a convicção de que, na vida, nunca se sabe tudo.
Quem bebe na fonte da sabedoria divina nunca desprezará as joias de grande valor que se encontram somente nas coisas mais simples da vida. Há uma grandeza de saber nestas coisas, que elevam a alma humana a um degrau acima em sua escala evolutiva. Uma pessoa que valoriza a simplicidade, se torna um ser superior diante das circunstâncias às vezes injustas do mundo.
Cada passo, cada respiro e cada suor derramado durante a experiência do existir, faz parte de uma construção progressiva quando se está de passagem pelos caminhos da vida. Nenhuma lágrima é em vão, e cada sorriso é uma conquista. O crescimento humano é feito com camadas de provações e desafios, de lições que promovem grandes superações.
Aprendo, sempre, com aquilo que faz a tristeza brotar na alma e com o que faz o riso ser solto e verdadeiro. Aprendi que algumas coisas machucam, mas cura-se com cuidados, uma grande lição me foi ensinada a pouco tempo, que uma pessoa, um desconhecido, alguém que está ao seu lado, se torna alguém que você poderia ter ao seu lado para a resto de seus dias, que amor não passa, não é ferida, não se cura de amor, é sentimento e emoção, é aquela certeza, que te faz arrepiar, só de lembrar, que ele não se tornou um "e se", e beijou, falou, esperou...Confia, de intuição, tornou-se certeza.
Explicitar os inúmeros atributos morais e as provas de caráter dos nossos amigos exigiria uma adjetivação que muito pouco definiria as cativantes personalidades que teremos que dessecar. Por isso, vou falar de forma geral, e no final especificamente para uma pessoa. São, antes de tudo, bons. Acho desde que me entendi por gente, fiz poucas, mas amizades que irão perdurar até a minha morte. Lembro quando tinha 19 anos, estagiando, só via a hora do término do estágio para encontrar os companheiros de merdas próprias da idade. Fumava um gudan garang de chocolate, comendo o melhor "italiano" de calabresa do bar do Seu Zé, na Moreira César, em Niterói, dormia tarde e não fazia nada além de ler, esbanjando saúde do modo mais irresponsável possível. Até que alguns amigos começaram atuar sobre o meu comportamento, com conselhos e ponderações, de um certo modo mudando, aos poucos, meu jeito de ser pra melhor. Ao contrários dos inimigos, amigos acham isso normal e depois voltam para esgotar sua paciência num momento de estudo. E foi graças aos meus amigos, nessas mudanças de ambientes, na descoberta de novos amigos, novas cidades, novas casas, novos relacionamentos, que nós vamos nos transformando. Mas eu tive amigos que me fizeram ver a dureza da vida, ou melhor, me acompanharam nesta realidade. Nesse passo comecei a perceber algumas regras de vida, mais salutares. Com conselhos e exemplos de responsabilidade funcional dos amigos que tive na adolescência, principalmente nas competições, me tornei uma pessoa melhor. Lembro que nesta época passei a me dedicar mais aos livros e , por intermédio de um amigo especificamente, tornei-me amigo de outros amigos. Tive o prazer de conviver muito tempo com essa pessoa, aderir as mesmas causas, cheguei até pensar em adquirir um crédito espiritual para abater em outras vidas pela grande amizade. Mas a marcha inexorável do tempo foi nos tornando mais velhos, e meu amigo, de tanto fazer o bem, cansou. Seu coração parou. Eu, agora, só parei para lembrar da nossa amizade, aproveitando para saudar a sua memória, e também de todos os meus amigos vivos, e também aqueles amigos vivos que estão na minha vida como mortos, no panteão das minhas saudades...
O lugar onde você vive importa: só existe um MIT. E só há uma Hollywood e um Vale do Silício. Isso não é coincidência: independentemente do que estiver fazendo, em geral há apenas um lugar para o qual as pessoas mais importantes vão. Você deveria ir para lá. Não se contente com nenhum outro lugar. Conhecer meus heróis e aprender com eles me deu uma enorme vantagem. Seus heróis também fazem parte do seu círculo; siga-os.
Tem dias que o sorriso cessa, a vontade do silêncio é maior. Quando o silêncio fala mais alto que qualquer palavra o coração reclama por um momento só. É justamente neste momento que você deve honrar e dar graças por toda bênção que o silêncio ensina. No aprendizado o sorriso retoma na face e o ciclo continua. Simples assim 🦋 receber, aceitar e agradecer!
A vida é louca né, um dia você ta agradecendo por algo maravilhoso que surgiu na sua vida, mas não era pra acontecer pelo menos não naquele momento, e aí teu mundo desaba em questão de segundos, seu desejo era que nunca tivesse acontecido, porque só você sabe o quanto doi por ter depositado tanta esperança naquilo e não ter dado certo, mas no fim é pra te fortalecer e te fazer mais forte e sabe o que fica? o aprendizado.
Lembro pouco de tudo o que aprendi no colégio. Mas guardo firme na memória as pessoas que conheci. Coragem é mais do que um substantivo comum e trissílabo. Coragem vem do latim cuor agire, agir com o coração. Quer definição mais linda para valente do que ser movido pelos sentimentos? Mas a origem etimológica não cai no Enem.
em todas as fases da nossa vidas teremos diversas decepções, sendo elas grandes ou pequenas. o grande obstaculo é saber lidar com essas "afrontas" que a vida nos proporciona. Uma delas é levar isso com um grande aprendizado, saber sorrir e levar o amor por onde passar, olhar e agradecer por tudo, literalmente TUDO, mesmo que seja pequeno, respeitar e ajudar o próximo mesmo que não recebemos nada em troca. Isso atrai energias positivas, sendo sendo menor as probabilidades de algo ruim e triste acontecer em sua vida. Porem se acontecer saiba tomar a decisão correta ou a mais sensata para não acarretar consequências no seu futuro. mais sempre lembre que coisas ruins todos nós passamos, a vida é feita de altos e baixos, lembre o seu melhor amigo é você mesmo.
O fato de alguém atrair pessoas difíceis para a própria vida não significa necessariamente um erro. Pode ser que a pessoa precise aprender lições para evoluir, e é aquele gênero de pessoas difíceis que burilará o ser dentro do que é necessário, ou até que escolha aprender através da mudança de comportamento expontânea baseada no amor fraternal e nas ações que ele endossa.
Preencha-se de conteúdos que façam de você uma pessoa humanamente melhor, e não despreze a sabedoria das formigas. Deus ensina até na simples poeira levada pelo vento, e na folha amarelada que pousa suave e humildemente na terra para ajudar na composição do húmus fertilizante. Em todas as coisas existem as sementes da sabedoria para serem colhidas e plantadas no terreno do conhecimento, promovendo no ser humano uma evolução mental.
A maioria de nós, dificilmente aprenderá com o erro do outro. Via de regra, acharemos ‘chatos’ todos aqueles que tentarem nos alertar que já trilharam aquele caminho e que a coisa não deu certo, e mesmo que estejam cobertos de razão, não acharemos que estão até passarmos pela experiência. Mas a tragédia acontece mesmo é quando estamos trilhando o tal caminho que achamos que vai nos levar a lugares diferentes de nossos antecessores, e nos falta a inteligência de perceber que já está dando errado há muito tempo. É quando confundimos persistência com insistência e teimosia. Mas, em última instância, isso também faz parte do aprendizado - ainda que de forma mais dolorosa.
Dancei com as estatísticas, com os prognósticos, com os julgamentos. Aprendi que dançar bem não requer prática. Requer alma. Só “dança” na vida quem não levanta e vai pra pista. Quem espera convite e condução. Quem quer a garantia de passos firmes e seguros. Mas eu aprendi. E, entre um tropeço e outro, vou coreografando o balé único da minha vida: do sopro inicial ao último suspiro.
"Eu nasci para sofrer", frase que muitos dizem inclusive eu já cheguei a dizer, mas como as coisas mudam e a maturidade chega, troquei esse "para sofrer" e coloquei " um guerreiro". Eu nasci um guerreiro, nasci para batalhar, nasci para guerrear, nasci para lutar por aquilo que amo e quero conquistar, o sofrimento faz parte da vida de todos, a dor faz parte da vida de todos, mas dizer que nasceu para sofrer é vitimismo e algo ridículo, ninguém nasce para sofrer do mesmo jeito ninguém nasce imune do sofrimento, como diz Charles Bukowski " é preciso morrer, para aprender a viver " você vai sofrer, vai achar que está tudo perdido, que não tem mais jeito, mas simplesmente depois de tudo isso, vem a recompensa, vem a glória, vem a alegria, vem além de tudo o APRENDIZADO, só ganha as melhores recompensas e as premiações mais valiosas, os melhores guerreiros. Mas antes de tudo você irá sofrer e não diga que nasceu para sofrer, pois só não aprende aquele que não sofre, só não ganha, aquele que não luta, só não é exaltado quem não foi humilhado.
Olho para trás, nem sempre com orgulho mas, satisfeito com as experiências que vivi. Umas me trouxeram inestimáveis lembranças e outras me ensinaram quem eu não devia seguir e quem eu não devo me tornar. Olho para o passado não porque tenho medo do futuro e sim porque lá (no ontem) estão os fragmentos lapidados de mim. E são essas partes que se tornaram minha grande riqueza, compondo todo o tesouro do meu ser.
"É preciso coragem e fé para percorrer caminhos desconhecidos, determinação para vencer os desafios, paciência para superar as provações, prudência para não cometer erros, disposição para aprender, humildade para ensinar, generosidade para compartilhar, gratidão pelas graças alcançadas, amor ao próximo, respeito pela natureza, compaixão pelos necessitados, discernimento nas escolhas e sabedoria ao utilizar o conhecimento obtido. Eis o aprendizado da vida.”
Não lamente o que passou ou como reagiu em determinada circunstância. Aquela situação era exatamente para lhe mostrar o real sentido da existência e como você deve agir daqui pra frente. É através das experiências que aprendemos. Assim, nada acontece por acaso. Você me ensina com suas atitudes e eu te ensino com as minhas. O grande segredo da vida é aprendermos com estas situações, pois aí sim evoluímos. Quando as coisas se repetem e as mesmas situações se apresentam é porque ainda não superamos aquela etapa. A vida é justa e nada passa despercebido, cada etapa vencida nos leva a um novo nível de consciência e maturidade. Portanto, agradeça por esta experiência e faça dela um degrau para novos desafios, pois esta etapa você já superou.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp