Textos de Aprendizado
A maioria de nós, dificilmente aprenderá com o erro do outro. Via de regra, acharemos ‘chatos’ todos aqueles que tentarem nos alertar que já trilharam aquele caminho e que a coisa não deu certo, e mesmo que estejam cobertos de razão, não acharemos que estão até passarmos pela experiência. Mas a tragédia acontece mesmo é quando estamos trilhando o tal caminho que achamos que vai nos levar a lugares diferentes de nossos antecessores, e nos falta a inteligência de perceber que já está dando errado há muito tempo. É quando confundimos persistência com insistência e teimosia. Mas, em última instância, isso também faz parte do aprendizado - ainda que de forma mais dolorosa.
A educação não se faz sozinha, antes, precisa de mentes humildes e abertas ao conhecimento. Tem quem acredita já saber de tudo, e não aceita novos ensinamentos, por isso permanece às margens da ignorância. E há quem sabe muito, mas acredita nada saber, são pessoas que estão sempre se propondo a novos aprendizados. Na escala do progresso, alcançarão saberes inimagináveis, pelo simples fato de estarem sempre abertos ao conhecimento. São mentes que possuem a convicção de que, na vida, nunca se sabe tudo.
Quem bebe na fonte da sabedoria divina nunca desprezará as joias de grande valor que se encontram somente nas coisas mais simples da vida. Há uma grandeza de saber nestas coisas, que elevam a alma humana a um degrau acima em sua escala evolutiva. Uma pessoa que valoriza a simplicidade, se torna um ser superior diante das circunstâncias às vezes injustas do mundo.
Cada passo, cada respiro e cada suor derramado durante a experiência do existir, faz parte de uma construção progressiva quando se está de passagem pelos caminhos da vida. Nenhuma lágrima é em vão, e cada sorriso é uma conquista. O crescimento humano é feito com camadas de provações e desafios, de lições que promovem grandes superações.
Explicitar os inúmeros atributos morais e as provas de caráter dos nossos amigos exigiria uma adjetivação que muito pouco definiria as cativantes personalidades que teremos que dessecar. Por isso, vou falar de forma geral, e no final especificamente para uma pessoa. São, antes de tudo, bons. Acho desde que me entendi por gente, fiz poucas, mas amizades que irão perdurar até a minha morte. Lembro quando tinha 19 anos, estagiando, só via a hora do término do estágio para encontrar os companheiros de merdas próprias da idade. Fumava um gudan garang de chocolate, comendo o melhor "italiano" de calabresa do bar do Seu Zé, na Moreira César, em Niterói, dormia tarde e não fazia nada além de ler, esbanjando saúde do modo mais irresponsável possível. Até que alguns amigos começaram atuar sobre o meu comportamento, com conselhos e ponderações, de um certo modo mudando, aos poucos, meu jeito de ser pra melhor. Ao contrários dos inimigos, amigos acham isso normal e depois voltam para esgotar sua paciência num momento de estudo. E foi graças aos meus amigos, nessas mudanças de ambientes, na descoberta de novos amigos, novas cidades, novas casas, novos relacionamentos, que nós vamos nos transformando. Mas eu tive amigos que me fizeram ver a dureza da vida, ou melhor, me acompanharam nesta realidade. Nesse passo comecei a perceber algumas regras de vida, mais salutares. Com conselhos e exemplos de responsabilidade funcional dos amigos que tive na adolescência, principalmente nas competições, me tornei uma pessoa melhor. Lembro que nesta época passei a me dedicar mais aos livros e , por intermédio de um amigo especificamente, tornei-me amigo de outros amigos. Tive o prazer de conviver muito tempo com essa pessoa, aderir as mesmas causas, cheguei até pensar em adquirir um crédito espiritual para abater em outras vidas pela grande amizade. Mas a marcha inexorável do tempo foi nos tornando mais velhos, e meu amigo, de tanto fazer o bem, cansou. Seu coração parou. Eu, agora, só parei para lembrar da nossa amizade, aproveitando para saudar a sua memória, e também de todos os meus amigos vivos, e também aqueles amigos vivos que estão na minha vida como mortos, no panteão das minhas saudades...
O lugar onde você vive importa: só existe um MIT. E só há uma Hollywood e um Vale do Silício. Isso não é coincidência: independentemente do que estiver fazendo, em geral há apenas um lugar para o qual as pessoas mais importantes vão. Você deveria ir para lá. Não se contente com nenhum outro lugar. Conhecer meus heróis e aprender com eles me deu uma enorme vantagem. Seus heróis também fazem parte do seu círculo; siga-os.
Tem dias que o sorriso cessa, a vontade do silêncio é maior. Quando o silêncio fala mais alto que qualquer palavra o coração reclama por um momento só. É justamente neste momento que você deve honrar e dar graças por toda bênção que o silêncio ensina. No aprendizado o sorriso retoma na face e o ciclo continua. Simples assim 🦋 receber, aceitar e agradecer!
"É preciso coragem e fé para percorrer caminhos desconhecidos, determinação para vencer os desafios, paciência para superar as provações, prudência para não cometer erros, disposição para aprender, humildade para ensinar, generosidade para compartilhar, gratidão pelas graças alcançadas, amor ao próximo, respeito pela natureza, compaixão pelos necessitados, discernimento nas escolhas e sabedoria ao utilizar o conhecimento obtido. Eis o aprendizado da vida.”
Temos que perceber que as coisas as quais nos acostumamos nem sempre são para se levar para a vida toda. São momentos de aprendizado e com o avançar dos níveis, tudo vai se moldando. Conforme vamos entendendo e aceitando, ficaremos mais compreensíveis e veremos que a vida não é tão complexa. A evolução nos torna mais humilde e sereno.
"Muita vezes fazemos o melhor para as pessoas, elas muitas vezes não enxergam, mas você está fazendo sua parte, então não espere muito das pessoas, mas sim espere em Deus! pois o tempo passa e você pode está perdendo o seu tempo, dando tanto a quem não merece nenhum esforço seu, por que a vida e assim, você sempre vai cair e levantar varias vezes, pra depois conseguir a caminhar feliz!"
A vida ultimamente parece que anda a galopes e que as pessoas fazem para acompanhar? Saltam, as vezes até ultrapassam o tempo determinado das coisas, escolhas, sonhos, ambições são trocados por instantes de diversão ou prazer. Depois que a vida vem e te maltrata, você se julga uma pessoa boa, não merecedora de tal desprazer e isso pode até tomar sua sanidade. Todas as semanas esperamos pelas sextas, todo o ano pelas férias, e a vida inteira pela felicidade. Eu sei que é difícil esperar por algo que talvez nunca aconteça, é ainda mais difícil abrir mão quando é a única coisa que você quer, a questão não é esperar as condições perfeitas, mas saber que o essencial é acreditar que existe um tempo determinado para todas as coisas, pois com esse simples aprendizado chegará o dia que você dirá: "valeu a pena esperar".
E com o tempo você vai aprendendo, que suas virtudes, valem mais que uma conversa vazia, que acaba ali na mesa do bar, que sua posição é mais forte do que imagina, e que não vale apena tentar se enganar. Vai percebendo que o seu coração é enganoso, e pode tentar te cegar, que as pessoas metem, porque desaprenderam a amar.
Não lamente o que passou ou como reagiu em determinada circunstância. Aquela situação era exatamente para lhe mostrar o real sentido da existência e como você deve agir daqui pra frente. É através das experiências que aprendemos. Assim, nada acontece por acaso. Você me ensina com suas atitudes e eu te ensino com as minhas. O grande segredo da vida é aprendermos com estas situações, pois aí sim evoluímos. Quando as coisas se repetem e as mesmas situações se apresentam é porque ainda não superamos aquela etapa. A vida é justa e nada passa despercebido, cada etapa vencida nos leva a um novo nível de consciência e maturidade. Portanto, agradeça por esta experiência e faça dela um degrau para novos desafios, pois esta etapa você já superou.
Aprendi a ficar sozinha, a andar e falar comigo mesma, a ficar horas olhando para o céu, a sentir cada pisada na grama, aprendi a perdoar e a aceitar as escolhas dos outros, e não foi fácil, mais sobrevivi, acredito que temos que descobrir quem somos, para que e aonde vamos, temos que nos dedicarmos a nós.
''Devemos nos afastar de pessoas que nada nos acrescentam, que só se aproximam de nós porque necessitam nutrir de nossa boa vontade e sugar nossas energias. Devemos querer junto a de nós, amigos que nos respeitam, que agregam e que nos compreendem e apesar de nossas falhas nos ajudam, com palavras ou mesmo com o silêncio Devemos confiar nas pessoas, mas testarmos primeiro, se merecem a nossa confiança para dividir a caminhada conosco para que possam ser chamados de amigos. E isso não é egoísmo! Egoísmo é manter preso, com medo de sofrer e ficarmos segurando juntos de nós quem nada agrega e nada contribuí para a nossa evolução. E se mesmo apesar de todos esses motivos continuarmos mantendo por perto, o que só nos faz sofrer e nos tira o nosso equilíbrio e nossa paz de espírito , estamos criando o que se chama de: Dependência Sentimental e pode ser considerada doença, pois mesmo nos fazendo mal acreditamos que está nos fazendo bem.Elimine da sua vida tudo aquilo que está te fazendo mal, que nada te acrescenta, não fique parado aceitando tudo, não se associe ao comodismo e não seja dependente de quem não está na mesma vibração que você, isso só deixa a alma pesada, o coração triste e só nos trará sérias e graves consequências!Tenha sempre por perto amigos que torcem e vibram com a sua felicidade e estão na mesma sintonia que você.Não queira quantidade e sim qualidade.''
Quando tento mudar alguma coisa em mim, às vezes a situação piora antes de melhorar. Não me preocupo se isso acontece, porque sei que é o começo do processo. É como se fossem linhas antigas se desembaraçando. Eu simplesmente me deixo levar. São necessários tempo e esforço para aprender o que preciso. Não espero mudanças imediatas. A impaciência é uma resistência ao aprendizado. Permito-me ir aprendendo passo a passo. Aos poucos tudo vai ficando mais fácil..."
Amor pressupõe reserva, promessa. Cada um já tem um lugar reservado dentro do coração do outro e ponto. Não há segredos, não há mistérios. Todas as perguntas já foram respondidas. Não há conquista, não há sedução, todos os sentimentos já foram declarados. Não há mais fantasia, nem ilusão, pelo contrário. Há uma boa dose de realidade, de rotinas, de obstáculos, de aprendizado, de paciência e de maturidade.
Hei! Você, humano ser, coloque-se no seu lugar. Sabe onde é? Onde você quiser. Alcance o lugar onde moram os seus sonhos e nunca mais permita que ninguém interfira ou imponha limites ao seu infinito ser. O seu sublime desejo é precioso, agradeça, mas não se conforme. Se ainda não deu certo é porque ainda não acabou. A vida é um fato, viver é uma arte. E a arte é constituída de sonhos, lágrimas, suor, energia e capacidade de encantamento, que se desdobra em felicidade. Não se subestime, desconfie e se afaste de quem não reconhece suas capacidades, pode haver vida anímica ali, mas não há compatibilidade entre energias e almas. A vida na terra é intenso aprendizado, aqueles que te machucam te ensinam mais que os que te afagam, o amor é a grande lição. A humanidade está em processo de transformação e, para nascerem as asas, é preciso resistir, aceitar e superar a dor que rasga a carne.
Quero a tranquilidade de uma tarde ao som da chuva lá fora com o chocolate quente na mão. Quero a felicidade de uma criança ao ganhar um presente que tanto queria. Quero o amor que existe guardado em cada coração que vive um romance recíproco. Quero a coragem daqueles que mesmo depois de tanto apanhar da vida, ainda conseguem se levantar e seguir em frente. Quero ser tudo aquilo que um dia, aos 10 ou 11 anos eu sonhei em ser e nunca deixei o desejo morrer. Quero acima de tudo, ter paz na alma e saber que tudo o que vivi e ainda vou viver, não vão passar de meras experiências e que se não me satisfez, pelo menos trouxe-me aprendizado. É a vida, a gente tem que aceitar ela como é. Nosso único dever? Permirtir-se à tudo aquilo que ela tem para nos oferecer.
Não viva de aparências, não queira ser, ostentar, invejar o que não é o que não tem, o que o Outro tem é do Outro. Esconder a nossa realidade fingir, fazer pose, querer dar a impressão que está por cima, querer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando uma montanha, uma tonelada de peso…no carma que vai nos perseguir e no acerto final das contas de cada um. Nada pior para nosso crescimento e melhora que viver de aparências e fachadas. No geral quem vive assim, esta fadado a ficar de alma e corpo doente são pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a depressão, amargura e a dor. Se está procurando crescimento e melhora como ser humano – Aceite-se. Se Ame. Se Valorize. Não se exponha. A não aceitação de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos nossos próprios algozes. O Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável, de uma vida plena, uma vida feliz...... Os que não se aceitam são invejosos, traidores, sem moral, sem caráter, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, as dicas dos mais sábios, é sem duvidas humildade e sabedoria, é bom senso e terapia pro crescimento de cada um. E também nos degraus do crescimento temos que aprender a confiar no Outro. Dar uma chance, um voto de confiança a quem entra na nossa vida. Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria laços profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras, não sabe manter relacionamentos amorosos, relacionamentos de família, etc..... Sem confiança, não há nenhum um tipo de relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus. È achar que o Outro é igual. Não viva triste, lamentando, sem ação. Tenha sempre uma palavra amável, gentil, de gratidão e cortesia elogie o Outro, faça o dia de quem está a sua volta mais feliz. Tendo bom humor, a riso fácil e sincero, algum lazer, e alegria, temos o poder de alegrar o ambiente em que vivemos e fazer com que o Outro queira se acercar de nós.......
