Textos de Amizade árvore da Amizade
Quanto mais uma árvore muda, mais ela se aproxima da morte, quanto mais o homem muda, mais ele se aproxima da vida, ele melhora o seu viver. Não somos árvores, somos humanos. Precisamos viver as mudanças e não ter medo delas. Esqueça o que te prende, liberte-se. Apresente e aprimore seus talentos sempre. A vida é um devir constante. Expresse-se! Comunique-se! Agarre as oportunidades. Não se acostume com o que te faz mal. Mude sua vida para melhor, fazendo boas escolhas. A mudança te fará crescer. Descubra suas virtudes. Não estacione. Você não é uma árvore.
“O protestantismo foi o último galho separado da árvore católica. A mesma infecundidade que esterilizou outras revoltas religiosas na Europa feriu também a do monge saxônio. Ainda persistem algumas folhas, mas são apenas folhas! Flores e verdadeiros frutos de unidade, santidade e conversão não os produz”
O retorno de pensamentos puros e livre de qualquer situação , pássaros cantando para mim na árvore do quintal de casa , a claridade na janela pois já raio o dia. Estou me sentindo feliz ! Quero curtir a natureza e o que há de melhor . Palavras vinda de dentro de minha alma o brilho da manhã me faz ficar assim.
O Menino do Mucuri carrega na sua alma o verdadeiro espírito de liberdade, enxerga em cada árvore a beleza exuberante da natureza, cujo vento conduz as folhas secas ao caminho da justiça, e tudo que resta do arbusto é fruto do amor capaz de refutar a estupidez que brota do coração dos homens.
A árvore concede sombra sem esforço, sem exigir nada do universo, pois é uma dádiva natural, não requerendo nenhum investimento de energia. A sombra é oferecida gratuitamente porque é uma qualidade inata e intrínseca a ela, um presente da natureza. A árvore compartilha sua sombra com alegria, pois as pessoas podem encontrar benefícios significativos nela, criando uma conexão harmoniosa com a natureza.
Assim como uma árvore saudável não se preocupa com a sombra que outra árvore projecta, aquele que almeja o sucesso não deve invejar o êxito do próximo. Cada um de nós possui seu próprio caminho a percorrer, suas próprias habilidades a desenvolver e seus próprios objectivos a alcançar. A verdadeira grandeza reside em reconhecer e valorizar a singularidade de cada jornada. Em vez de desperdiçar energia invejando o sucesso alheio, é mais proveitoso canalizar nossas forças para cultivar nosso próprio crescimento e buscar nossas próprias realizações. Lembre-se de que o verdadeiro triunfo é encontrado quando descobrimos e nutrimos o nosso próprio potencial, em vez de buscar eclipsar o brilho dos outros.
A vida é uma árvore gigante e frondosa, como em tempos de primavera; assim, caráter são raízes, mudam-se as folhas; mas sua essência permanece intacta. Nunca espere a explosão de feridas ao seu redor, seja capaz o suficiente para implodir as impurezas que coabitam o seu espaço e ofereçam risco iminente a sua existência e fortaleza moral. Sepultar as influências negativas que rondam sua integridade e ameaçam a sua nobreza de espírito é celebrar a vida na sua plenitude.
Pode-se escolher uma folha de árvore e dedicar a ela todo o amor. Mas, e o ramo que produziu a folha? E a haste que sustenta o ramo? E a casca que protege a haste? E as raízes que alimentam a casca, os ramos e as folhas? E o solo que envolve as raízes? E o sol, o ar e o mar que dão vida ao solo? O amor que corta uma fração do todo não é verdadeiramente amor.
Houve um presente para cada um de nós depositado sob a Árvore da Vida há 2.000 anos, por Aquele cujo aniversário celebramos hoje. O presente não foi negado a ninguém. Alguns deixaram os pacotes não reclamados. Alguns aceitaram o presente e o carregam consigo, mas não conseguiram remover os embrulhos e olhar dentro do pacote para descobrir seu esplendor oculto. Os pacotes são todos iguais; em cada um há um pergaminho onde está escrito: “Tudo o que o Pai possui é teu”. Pegue e viva!
O Diabo, ao mentir para Eva, dizendo-lhe que se comesse do fruto da árvore que estava no meio do Jardim não morreria, antes seus olhos seriam abertos e ela e Adão seriam "como Deus, conhecendo o bem e o mal" (Gn 3.5 A21), semeou a semente da soberba, do orgulho, que não é outra coisa senão o endeusamento do EU! A soberba das nações é clara sujeição à Satanás, levando-as a empreenderem contínuos e custosos esforços, mesmos os mais desumanos, como as guerras, com o propósito de dominar as demais nações, como se Deus fossem. Ao fazê-lo, não se tornam como Deus, mas como escravas de Satanás, e cumpre-lhes os propósitos: matar, roubar e destruir!
Os galhos estão secos e é difícil imaginar de novo a copa da árvore em roupagens prósperas. Os olhos cansados e vacilantes só conseguem ver o que é fato. E de uma forma aumentada, a secura e a devastação. Mas no fundo sabe, não é destruição. É cíclico, eu sei. E também sei do viço do verde vital, e do sabor na língua do doce que me faz salivar da cria que vem dela. Volta. Os dias de queda e de renovação vão e vem. A flor que brota, a folha que cai. Vão e vem. O que sempre precisa permanecer é a espera e a certeza da esperança, que com força ou sem força, logo ou tardia, sempre chega. Uma hora chega. E permaneço esperando a minha chegar.
A terra é a base da existência de uma nação. A nação tem suas raízes como as de uma árvore nas profundezas do solo, de onde obtém seu alimento e sua vida. Não há pessoas que possam viver sem terra, assim como não há árvores que possam viver suspensas no ar. Uma nação que não tem terra própria não pode viver a menos que se estabeleça na terra de outra nação em seu próprio corpo, minando seu sustento. Existem leis dadas por Deus que ordenam a vida dos povos. Uma dessas leis é a lei territorial. Deus deu a cada povo um território definido para viver, crescer e no qual desenvolver e criar sua própria cultura.
Um antigo provérbio diz: “A melhor época para plantar uma árvore é 20 anos no passado. A segunda melhor época é agora”. Há algo maravilhoso e esperançoso na palavra agora. Há algo que nos dá muita força no fato de que, se escolhermos decidir agora, podemos seguir em frente neste exato momento.
Se um dia precisar conversar com alguém, plante uma árvore, e fale com ela. como tantas pessoas na vida ela só vai te ouvir, contudo não irá te estressar, apontar o dedo, e muitos menos sentir -se superior a você, pelo contrário ela ao longo de seu crescimento irá te proporcionar abrigo e sombra pra você descansar quando quando sentires exausto.
Quando você poda uma árvore, percebe que, em pouco tempo, surgem novas ramificações em sua copa. Aproveito esse exemplo para refletir sobre nossas vidas: para evoluirmos, é preciso fazer certos sacrifícios, que exigem dedicação pessoal. As dificuldades nos impulsionam na direção das mudanças e melhorias.
A girafa e a árvore são comparadas respectivamente a um lápis e um caderno. Cada dia a girafa se desfaz seu gravite sobre uma das folhas da árvore que também é caderno. Cada folha tem o seu sabor a depender do que se escreve e assim são várias folhas que ora estão crescendo, sendo escritas e depois caindo devido o tempo de sol. Nossa vida é assim, os dias vivenciados não voltam mais, resta na memória o bom e péssimo sabor, e ainda, nossos esforços a fim de viver com a cabeça erguida, escrevendo nossas histórias até que acabe o gravite.
A árvore do amor é muitas vezes surpreendente sob vários aspectos. Começa com aquela sementinha cuidadosamente plantada no lugar certo. Muitos dirão que é preciso regar todo dia para o amor crescer. Mas a vida tem dessas coisas. Nem sempre será possível dedicar e acompanhar de pertinho todo o crescimento. Seus objetivos pessoais podem te levar para outro lugar. Afinal não plantamos só amor, plantamos suor e trabalho. Plantamos família e amizades. Nem sempre todos estarão no mesmo lugar. Entender isso é difícil. Mas o que importa é que no dia que você voltar para ver a árvore do amor que ela esteja forte e frutífera. E principalmente, saiba que foi você quem a plantou.
Estabelecer um objetivo de vida é igual plantar uma árvore. Se você plantar uma anáfega no quintal de sua casa, terá um fruto de anáfega. Se plantar uma macieira atrás da sua casa, você terá maçãs. Dependendo de qual objetivo você estabeleceu e onde o plantou, pode ser um pé de anaféga em Seul ou uma macieira na África.
A riqueza, como uma árvore, cresce a partir de uma simples semente. A primeira moeda de cobre que economizar será a semente a partir da qual sua árvore da riqueza crescerá. Quanto mais cedo plantá-la, mais cedo a árvore crescerá. E quanto mais fielmente alimentar e regar essa árvore com economias constantes, logo chegará o dia em que poderá abrigar-se em pleno contentamento embaixo de sua sombra.
Talvez você não esteja em um campo, debaixo de uma árvore com sombra e vento fresco, talvez você não esteja em uma praia debaixo da linda luz da lua cheia e com o vento da maresia, porém, o banheiro nesse momento pode ser o melhor lugar para esvaziar-se de si e se derramar em lágrimas, reconhecendo, que sim, você necessita do Espírito Santo de Deus.
