Textos da Grandeza do Senhor
“Ninguém nasce com missão predefinida, o homem, aos poucos vai se arranjando em meio ao caos, e suas descobertas lhe possibilita o ser. Mas o que define verdadeiramente o que somos, são as nossas ações, portanto o conjunto da obra revela, de forma incontestável o caráter e a índole de seu autor.”
A sabedoria está diretamente ligada à felicidade, o sábio nunca ficar excessivamente triste. Contudo, seu riso é discreto, difere portanto do riso do tolo, daquele que sendo feliz não sabe expressar na medida certa sua alegria, e se chora, não raro o faz por medo ou por ignorar sua real condição de infelicidade.
A melhor e mais fascinante fantasia humana é sua esquizofrenia espiritual, a criação lírica do imanente. Se a inteligência transcende a carne inerme, o homem pode vislumbrar, não apenas um paraíso florido e um rio calmo e permanente. O espírito virá a conhecer o supremo dom do pensamento, poderá explorar, fora dos limites da alma atômica, toda a substância cósmica do universo.
Quando produzimos a arte acendemos luzes em nossos olhos e boca, seremos vistos como alguém estranho, até por quem se julga amante das artes, não raro surgem críticas ou elogios vazios, de quem não tem saber poético para criticar ou elogiar. Devemos, no entanto, não nos incomodar com estes que nos invejam ou nos admiram sem conhecimento daquilo de fazemos por amor e ofício.
A massa estúpida é, durante a vida toda, escrava de Deus, através da religião, que usa o inferno como chicote psicológico, com isto ainda toma seu dinheiro, com dízimos e contribuições compulsivas. A mesma masa é escrava do diabo, por meio da política, com uma diferença, no segundo caso só ocorre de 4 em 4 anos.
(...) Nosso prisioneiro, como todo homem preso, se encontra sem rumo, sem ninho, não pertence a lugar nenhum, apenas existe na memória. Contudo pertencer é habitar, fazer parte. Mas pertencer é mais que estar presente como ornato. Pertencer é compor, no sentido pleno, ser coautor de uma obra em movimento. Primeiro eu me pertenço, habito este universo chamado eu. Sou dono de mim, obra em construção, sendo autor único, posso alterar o curso do projeto de vida. Mas um homem preso não pertence a nada nem se pertence.(...)
O Poeta deve levar à poesia uma abnegação que lhe é própria, um verdadeiro poeta é aquele que não chega à resoluções descritivas e sensitivas, senão por meio de um apurado exame contemplativo do caos humano, com uma paciência proustiana, que foge às tentações das sínteses brilhantes e das conclusões a priori.
Silêncio, escute a beleza da vida em tua volta. Milhares de borboletas coloridas e um jardim imenso, uma orquestra executa a nona sinfonia de Deus, entre flores de todas as matizes. Não vês? Não escutas? Então estás morto. Deve-se morrer pela beleza, contudo só vê beleza externa quem a possui na alma
A simplicidade poética pertencente a Manoel de Barros, não está acessível aos que buscam impressionar com arroubos intelectuais, poesia não é ciência mundana que se apresenta nas academias a concorrer a prêmios e a comendas reais, a voz do poeta é como um canto espiritual de um rouxinol invisível, encantado!!!
“As crianças escrevem cartas para papai noel, mulheres jovem escrevem cartas de amor aos seus namorados, alguns homens jovens e velhos falam com Deus, cada um à sua maneira, outros fazem pacto com diabo. Já outros poucos não escrevem cartas de amor, não creem em mitos bons ou maus, estes não fazem porque são conscientes de sua própria divindade!!!”
“"Como um doente terminal desmemoriado, todo ser humano deve escrever um livro de memória, para relembrar quem somos, pois o mundo que nos cerca nos impõe outra realidade, com estupidez brutal, a de que só valemos os tostões furados que carregarmos nos bolsos... viva a liberdade e a anarquia poética, estamos no topo da república de Platão."
Penso que a forma ideal de orar, de rezar, de fazer confissão a Deus, independente do credo religioso que se professe, deve ser sempre esta: "Ajuda-me a apagar meus erros, a voltar atrás e reparar meus delitos, corrigir minhas imperfeições, melhorar minha conduta" e nunca esta : "Perdoe os meus erros."
Questão de lógica simples, para deslindar a metafísica: Ou a razão transcende a carne frágil e mortal ou não. Sendo imortal, o é independente de ação do homem consciente ou inconsciente. Não sendo não terá o homem condições de alterar este fato. Portanto, resta o benefício da dúvida para os céticos e a fé para os crédulos...
Entrei, e logo na sala percebi o quanto estava enganado, eu não poderia me imaginar morando ali. A casa era muito bem cuidada, havia um som de última geração ligado, tocando um disco de vinil do Roberto Carlos. Havia plantas ornamentando o ambiente, samambaias verdes e viçosas, logo pude imaginar o quanto a mulher de olhos negros era elegante, não só na postura física, mas acima de tudo pelo zelo em que mantinha a sua casa, iluminada, cheirosa e aconchegante.
"As pessoas apenas por tomar posição sobre algum assunto, no mundo atual, acabam provocando a violência velada que há no outro que pensa diferente. Quando o ideal seria ter opinião e silenciar, para evitar o caos e a guerra. Mas a vaidade de quem pensa é poder expressar, contudo o modo como faz gera um clima de desconforto e agressividade."
A compulsão em se expor perdeu totalmente o controle, artistas e não artistas fazem de tudo para ter algo "novo" para postar, o que importa é manter a fogueira da vaidade acesa. Se fazem isso, em parte a culpa é de quem os alimentam com a sua atenção simulada, pois, na verdade, os 15 minutos de fama agora são menos de 15 segundos, tudo flui e nada evolui.
Em essência, nós, seres humanos, dependemos um do outro. E o que chamamos de amor é muito limitado. Nós procuramos uma pessoa ideal para amar. Não alguém, simplesmente, digna de ser amada por suas próprias virtudes, mas alguém que personifique o ideal de amor formado por nossas crenças sociais. O pior de tudo é que, em nossa arrogância, pensamos que o amor está sob o nosso controle... e não o contrário.
Já tenho uma certa idade e, nessa minha caminhada, desde a adolescência, já distribuí "te amo" tanto quanto "bom dia". Algumas vezes foram de forma honesta, outras, mentiras sinceras. O fato é que a frase "eu te amo" foi corriqueira na minha vida, quase como um mantra, com a finalidade mágica de despir corpos para o meu deleite. Sim, levava uma vida hedonista, na qual o "prazer" era o meu deus. Doravante, serei diferente. Cansei de correr atrás do vento, pois, como concluíra o rei Salomão, tudo isso se revelou inútil, é pura vaidade. Então, mais perto dos 40, tenho refletido muito, ainda que tardiamente, sobre o tal do "felizes para sempre". E, quando penso que deve ser para sempre, o meu coração só bate por você. No entanto, não me expressarei levianamente com o meu trivial "te amo" de sempre... Mas, posso lhe afirmar, sem margem de erro, que você é especial na minha vida porque, geralmente, eu odeio todo mundo, menos você... Não gosto de quase ninguém, mas, de você, até que eu gosto!
As mulheres são incríveis! Elas têm texturas, sons, cheiros, formas, cores e sabores variados... Depois que as prova, é impossível querer ficar com uma só! Obrigado a todas as mulheres que passaram pela minha vida... não me lembro de todas, mas, certamente, foi um prazer estar com vocês! Feliz Dia Internacional da Mulher!
Na maior parte da minha vida, nunca imaginei que chegaria a essa idade. Ansiava por uma morte gloriosa em batalha e, quanto mais perto da morte eu chegava, mais vivo me sentia! Coisas da juventude... Mas, ao que parece, Deus tem outros planos para a minha vida... espero que não seja velho, fraco e doente em cima de uma cama!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
