Textos
ENVELHECER COM PRAZER
Enquanto fui envelhecendo, tornei-me mais amável comigo mesmo e menos crítico de mim mesmo.
Eu me tornei meu próprio amigo. Eu não me censuro mais por comer o biscoito da gula, ou por não fazer a minha cama. Também pela compra de algo bobo que eu não precisava, como uma escultura de cimento, mas que parece tão “avant garde” no meu pátio. Eu tenho direito de ser desarrumado, de ser extravagante e ponto.
Vi muitos amigos queridos deixarem este mundo cedo demais, antes de compreenderem a grande liberdade que tem com o envelhecimento.
Quem vai me censurar se eu resolvo ficar lendo ou jogando no computador até as quatro horas e depois dormir até ao meio-dia? Também dançarei ao som daqueles sucessos maravilhosos dos anos 60 e 70 e se eu, ao mesmo tempo, desejar chorar por um amor perdido... Eu vou derramar lagrimas de saudade da Amélia, aquela que era mulher de verdade.
Vou andar na praia com uma bermuda apertada sobre um corpo decadente e mergulhar nas ondas com abandono, se eu quiser, apesar do olhar penalizado de outros mais novos. Eles também vão envelhecer. Eu sei que às vezes esqueço de algo. Mas, há muitas coisas na vida que devem ser mesmo esquecidas. Eu só quero recordar do que para mim é realmente importante e gratificante.
Ao correr dos anos, meu coração foi quebrado. Como não quebrar seu coração ao perder um ente querido, ou quando uma criança sofre, ou mesmo quando algum bichinho de estimação é atropelado por um carro? Mas, corações partidos são o que nos dão força, compreensão e compaixão. Coração que nunca sofreu é imaculado e estéril, nunca conhecerá a alegria de ser imperfeito. Tudo que me aconteceu de triste é pedágio que pago por ter vivido muito.
Eu sou abençoado por ter vivido o suficiente para ter os meus cabelos grisalhos, e ter risos da juventude gravados para sempre em sulcos profundos em meu rosto. Muitos nunca riram, outros morreram antes de seus cabelos virarem prata. Conforme você envelhece, é mais fácil ser positivo. Você se preocupa menos com o que os outros pensam. Eu não me questiono mais. Eu ganhei o direito de estar errado e ponto final.
Assim, eu gosto de ser velho. A idade me libertou. Eu gosto da pessoa que me tornei. Eu não vou viver para sempre. Mas, enquanto eu ainda estiver aqui, eu não vou perder tempo lamentando o que poderia ter sido, ou me preocupar com o que será. E vou beber vinho todos os dias, se me apetecer”.
PEREGRINAÇÃO,08/12/2014
Uma força estranha que faz o caminho,
onde todos viajamos em peregrinação
porque o tempo não para e não se cansa,
enquanto a gente segue e só envelhece.
Então o corpo padece a juventude cai
a vida se esvai, porque nosso destinar
É o sol, é a estrada, é o pé e e o chão!
ESTATÍSTICAS DA VIDA!
... “Depois de tanto viver, agregar experiências e de também sofrer, uma pessoa pode facilmente identificar uma simples estatística:
- Daqueles que te chamam de amigo, 80% torcem por um deslize, por um tombo, por um insucesso em sua carreira ou vida pessoal. Mascaradamente, estes são capazes de te abraçar e te oferecer apoio, mas na realidade, às costas, riem e ficam felizes com teu sofrimento.
17% farão de tudo para que os problemas aconteçam.
Serão capazes de moverem mundos para que sua vida torne-se uma tragédia anunciada.
E finalmente, os outros 3%, com toda certeza, serão chamados de AMIGOS.
Estes te estendem a mão de forma verdadeira.
Sofrem e compartilham da mesma dor dos percalços
Te abraçam como irmão, te orientam como pais
E te amam como uma mãe ama seu filho
Lute, vibre, abrace e ame os 3%.
Respeite, aprenda e mostre determinação e força aos 17%
Cuide-se e proteja-se dos 80%
A totalidade destes, é essencial para o crescimento pessoal e espiritual de cada ser.
A somatória igualitária desta estatística te torna forte e sábio.
Torna-te hoje os 3% na vida de alguém”...
Que a vida não é fácil para ninguém todos sabemos, mas podemos tornar o mundo um lugar mais colorido, mais perfumado..
Então meu amigo, não nos conformemos com o que estão ensinando para essa geração: nossas crianças, nossos jovens precisam ver em nós que o mundo está pregando a corrente errada, que não são os espinhos que devemos deixar pelos caminhos...são as rosas, as flores, os encantos!
Nós não nascemos para distribuir espinhos....precisamos oferecer o melhor de nós, o perfume do afeto, a cor da solicitude, a luz das pétalas, a arte de encantar as borboletas e alimentar os beija-flores!
Precisamos ser flores espalhadas pelo caminho.
Os espinho nós, em nossa intimidade e oração com Deus, vamos aprendendo a torná-los ferramentas para nossa própria aprendizagem!
Só isso.
A gente acredita sempre que isso ou aquilo é a pior coisa que pode acontecer na vida, ou esse ou aquele é o pior sentimento.
Depois de algum tempo e de muita vida experimentada em meus momentos não tenho dúvida: a pior das piores coisas é ser tarde demais.
Faça, diga, abrace, lute, conquiste, diga mesmo que lhe doa, mesmo que você se sinta pequeno por ter que ir atrás, mesmo que incomode, mesmo que lhe humilhem, mesmo que não compreendam, mas resolva todas as situações da sua vida e nunca vá para o travesseiro sem estar em paz com sua consciência de que foi o melhor ser humano que poderia ter sido naquele dia.
Busque, lute pelo que você acredita e sobretudo, onde estiveres Ame em primeiro lugar...
porque amanha poderá ser tarde demais!
NÃO ME DÊ FLORES!
Não me dê flores quando não poderei sentir mais o cheiro delas;
Dê-me presentes, simples, até nem comprados mas que signifique!
Não faça mensagens para a minha missa de sétimo dia,
Me mande um SMS, um Whatsapp, me ligue, me chame ou vá me visitar...
Me diga o que tem que dizer agora, enquanto ouso e posso retribuir!
Não chore em meu velório e nem tão pouco ria nele...
Quer chorar? Que seja comigo, com as dores suas ou minhas...
Quer rir? Que seja de mim ou comigo, mas de algo que vire história...
Não diga com meu corpo presente: Ele era bom, amigo, tão inteligente...
Não sou tão bom, também tem gente que não é meu amigo, e sei muito que pouco sei...
Quer me ver sendo bom? Vem comigo agora e me ajude a ser melhor...
Quer dizer que sou amigo? Venha hoje fazer jus a isso, dia a dia...
Quer dizer que sou inteligente? Me pergunte, me faça duvidar e me ensine...
E assim, quando tiveres diante de minha morada temporária, sim porquê a ressurreição existe!
Quando estiveres assim e me olhar, branquelo, a boca já azul, como se estivesse dormindo...
Dirás calmo: pode ir, que soubemos aproveitar o que pudemos juntos...
E te dou certeza, que sentirão paz, porquê continuarei presente em cada palavra ou gesto, música ou arquitetura etc. que me lembre!
Aproveitemos, e façamos a única coisa que Jesus fez e pediu-nos parar fazer como Ele!
Amar! Uns aos outros!
E assim é o Tempo...
Ele é cadenciado, reto, inalterado...
Não pode ser encurtado, não pode ser esticado...
Não pode ser voltado... não pode ser parado.
O tempo não sente, não chora ou ri... não comete pecado.
Viva seu tempo da melhor maneira possível,
Porque lembre-se... o seu tempo não pode ser mudado.
Antes de você
Antes,quando eu estava sem vc,era tudo preto e branco,sem vida,sem cor algo faltava pra me completar pra eu me sentir especial me sentir apenas viva.
Minhas amigas ? Ham elas diziam que eu não tinha ninguém pq não queria,diziam que era super fácil arranjar alguém,talvez até fosse fácil,mas eu não tinha achado quem fizesse eu me sentir como vc fez.
Então um dia eu vi vc chegando com aquele seu jeito perfeito que eu nunca havia notado,naquele momento tudo ganhou cor,ganhou vida nunca havia sentido isso antes.
Vc era novo no colégio e quem diria eu me apaixonei por vc no mesmo momento em que te vi andando pelos corredores com aquele sorriso que fazia eu me sentir acelerada,feliz,com uma vontade de ser o que te fazia sorrir daquele jeito,eu queria ser o seu tudo.Naquele momento eu soube que era vc tudo o que eu precisava tudo o que eu queria e ia lutar por isso…
Não posso mais adiar…
A vibrante gargalhada
Que no teu rosto espelhada
São estrelas a cintilar!
Não posso mais adiar…
A Amizade, a Vida, a Gratidão
Não posso mais adiar o coração
Que louco corre sem parar
Será amanhã então?
Não.
Será logo logo… agora!
Que o coração não quer demora…
Meu coração sempre foi grande, minha paciência nem tanto.
Sou um ingênuo de carteirinha. Taí algo que a vida não vai corrigir em mim.
Minha ingenuidade é cumulativa e talvez necessite de um caixão à parte quando eu morrer...rs
Amo muito, fico triste fácil, falo o que penso e brinco com tudo.
Sou quem mais ri de mim mesmo, mas sou meu maior crítico, também.
Talvez pareça a descrição de um perdido, mas não é. Sei o que quero pra mim.
Hoje, quero muito pouco dos outros. Talvez apenas o mesmo respeito que têm de mim. Eu quero muito é de mim.
Quero ser quem sou. Só !
Vou lhes contar uma pequena história que aconteceu comigo.
Ja tive amizades que achei que duraria pra sempre, e amigos que nao vejo a anos mas sei que quando encontro parece que nao se passaram mais que algumas horas.
O ser humano tem uma defesa automática, chamada de instinto, necessario para sua sobrevivência.
No reino animal, Lobos nao andam com Hienas, muito menos caçam juntos, pois sabem que se assim o fizerem, apenas um lado saira lucrando com isso.
Da mesma forma, levando isso para a vida real, amizade verdadeira é para poucos, nao confunda piedade, com amizade.
Quando vc recebe um afago, nao pense que está recebendo o melhor que o outro poderia lhe oferecer, e sim que ele apenas lhe deu um pouco do seu tempo, migalhas, para que vc nao morra de fome.
<Memórias do caos>
Põe fermento na mistura, sova e amassa a massa,
deixa a mistura vingar, deixa o bolo da vida crescer.
Por que o tédio, amigo, é a sala de espera do caos:
- Do nada, transborda e escorre pelas bordas
e sem se perceber, o vazio que era, rapidamente deixa de ser.
Valoriza as suas conquistas diárias, segue em frente com a tua vida,
dá um beijo de boa noite na sua filha
e um abraço apertado no seu pai...
Por que de repente a roda da vida gira
e até o caos que parecia bom vai entediar você.
O Amor eh mais forte que o ódio,
A bondade mais forte que a maldade,
O Falar o Bem mais forte que a maledicencia,
O Abençoar mais forte que qualquer maldição lançada,
A Amizade mais forte que a inimizade,
A União é mais forte que a Hostilidade,
A Comunhão é mais forte do que o poder da Divisão e
A Aliança é mais forte que a separação.
Andei pensando alto e me vi em vários aspectos da minha vida com peças danificadas, e percebi claramente a importância de fazer manutenção do meu espírito, dos meus projetos, dos meus sonhos, da minha vida e das minhas amizades. Colocar para reciclagem alguns itens, jogar fora outros, reutilizar outros. Customizar e aperfeiçoar algumas amizades e porque não jogar no lixo tudo que não me serve como objetos, sonhos, projetos, pessoas. Não me serve alguém que só enxerga meu lado negativo, alguém de palavras venenosas e pessimistas, alguém que não é meu amigo, não é íntimo, mas faz questão de estar por perto para agourar o meu progresso. Já tive muito receio de excluir pessoas da minha vida, já tive receios de ser injusta, mas porque eu deveria insistir em estar próxima de pessoas que só me fazem mal, de pessoas que só abrem a boca para dizer que eu estou gorda, magra, com dentes amarelos, tortos, egoísta. Porque eu devo ficar junto de pessoas que nasceram para apagar a estrela dos outros? Porque eu devo ficar perto de gente que me torna fragilizada e infeliz?
Bem vinda ao mundo dos descartes, da intuição que contrabalança entre a utilidade, o vínculo, o afeto, a credibilidade e a inutilidade, crendices tortas de que devemos ser sempre boas e doces mesmo que o preço a pagar seja bombas de dinamites que minam seu ser.
- Arcise Câmara
"sei lá,
as vezes as coisas não fazem sentido em minha vida,
diante dos acontecimentos me vejo perdido,
já não tenho mais certeza das coisas que quero
sei lá
está tudo diferente.
com um pé atrás de qual quer atitude
de qual quer escolha
desconfiando de tudo,
não me sinto mais seguro confiando em alguém
sempre quebro a cara.
seria bem mais fácil se eu soubesse resolver com cáulculos
as perguntas complexas da vida
ou pelo menos tivesse a capacidade de tentar na lógica,
sei lá
vejo meu chão afundar cada vez mais
me vejo perdido.
não enxergo nenhuma solução para meus problemas.
me pergunto se Deus realmente ainda luta pela minha vida
porque eu, simplesmente não tenho mais forças para continuar."
Memórias de um dia
Mais um dia de verão, ná cidade central de uma grande metrópole pessoas caminham apressadamente, enquanto eu andando calmamente observo o povo passar. Paro no bar de sempre, sento em uma mesa, que se tornou meu lugar preferido para relaxar e por os pensamentos em ordem. Mato minha cede tomando uma gelada. Deixo o bar para caminhar pelas ruas do centro velho.
Caminho pela rua dos livros, procurando algo que valha a pena ser lido, quando um sujeito mal fadado me tira dos pensamentos, tenho vontade de socar-lhe o nariz, por querer divertir-se as minhas custas, mas sigo meu caminho um tanto indignado. Paro no restaurante da esquina, e da mesa onde estou observo uma bela mulher, morena de cabelos pretos longos e lisos, olhos negros e belas pernas, me aproximo puxo conversa como quem não quer nada. Ela uma garota vinda de uma cidade interiorana, que agora está com dificuldades para viver, não tem filhos nem é casada, 28 anos. Poderia fazer feliz qualquer homem de bom senso. Então volto a mim mesmo com meus problemas conjugais e sigo meu caminho.
Volto ao bar preferido, sento em uma mesa, que fica em uma movimentada rua, peço uma cerveja e uma taça de vinho, e trato de muitos assuntos, concernentes a vida, e como a situação de outros países afetará a nossa vida, e essa gente que passa nem se da conta disso.
Volto para minha cidade, que não é uma grande metrópole, más é aconchegante, na porta da estação de trem, entro em outro bar, sento na mesa e observo agora a gente da minha própria cidade... é hora do rush, muitos voltando dos seus afazeres diários, eu peço mais uma gelada, e continuo a refletir.
A vida ainda é boa, apesar de todas as dificuldades, fico pensando na bela mulher que conheci, e encontro forças para prosseguir, e viver mais um dia.
Nunca permita que alguém tire de você os sonhos que cultivas. Tais pessoas não podem transferir suas angustias e dores pessoais para os seus objetivos.
Quando alguém que não completa e nem lhe acrescenta vier lhe dizer algo desestimulante, deixe-a falando só.
Sua personalidade e seu foco tem que estar no mesmo nível de seus sonhos, nem que seja preciso se afastar de pessoas que dizem ser felizes ao seu lado.
AMOR ROTINEIRO
De uns tempos pra cá andei me sentindo só, já não reconheço mais aquela pessoa com a qual me apaixonei, esta tão perto mais ao mesmo tempo muito distante.
Não me chama mais de meu 'amor', não me beija mais loucamente igual antes, sinto falta mesmo estando ao teu lado todos os dias.
Só penso naquele que conheci pela internet que me deu todo amor e carinho que precisei mesmo sendo virtual senti que era verdadeiro, me confortou quado eu mais precisei...
em tempos de tensão só penso em você de como queria estar ao teu lado e não ao lado dele.
É que eu sempre achei que esse lance de ser sincero e verdadeiro e original ao máximo nessa nossa relação fosse um tanto unilateral, sei lá, não queria ser injusto nem nada. Era algo que às vezes me fazia até um pouquinho mal... Acho que sabe como é isso. (?!)
Coisa normal de gente, de homem, que se importa. Sacou coisa rica?!
Das melhores coisas da vida
Garotas, garotas e mais garotas! Será que realmente todos tem de "passar" por esta fase, onde já não se consegue pensar em mais nada senão em garotas?!
Porque se isso for verdade, então não deu certo comigo, pois, desde os meus 20 anos não consigo parar de pensar em outra "mina" a não ser: minha admirável esposa - minha musa, meu xodó.
- Relacionados
- Frases de otimismo para manter a fé no que vem pela frente
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Versos de Amizade
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases de Amizade
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
