Textos
Às vezes um simples momento de reflexão é tudo que precisamos para enxergar a vida com outra percepção!
Eu não posso fazer tudo, toda hora. Mas ajudar as pessoas é incrível, as vezes você salva uma vida apenas com palavras, e só de pensar nisso me faz querer viver intensamente, como a sensação de fugir do mundo, ou correr na chuva...
A Terra: Amor, Reflexão e Preservação
Planeta Terra, lar de vida tão vibrante,
De mares serenos e florestas exuberantes.
Teus vastos campos e montanhas altivas,
Guardam segredos e histórias verdadeiras.
Tua majestosa e singular aparência,
Um globo de amor que nos envolve em sua essência.
Com oceanos que espelham o luar,
Energia pulsante em cada ar que respirar.
Tu és a fonte de inspiração inesgotável,
Despertando emoções de forma inigualável.
A beleza que emanas nos envolve e cativa,
Ensinando-nos que amar é nossa prerrogativa.
Preservar-te é nossa sagrada missão,
Cuidar de ti com dedicação e devoção.
Tuas características tão especiais,
Refletem nossa interação com o natural.
Lembramos da história que carregas no ser,
Dos danos causados, das tragédias a sofrer.
Mas também da esperança que surge em meio à dor,
Do amor que nos guia e nos faz ser melhor.
No Dia Mundial da Terra, refletimos com devoção,
Sobre a importância de agir em prol da preservação.
Cientes de que somos parte deste todo,
Com amor e cuidado, criaremos um futuro módulo.
E aos animais, companheiros leais e verdadeiros,
Domésticos e selvagens, olhares tão sinceros.
Demos-lhes amor, respeito e proteção,
Para que também sintam a magia dessa conexão.
Que o amor pela Terra nos guie a cada passo,
Que a reflexão nos inspire a um mundo de abraço.
Juntos construiremos um futuro promissor,
Onde amor e preservação serão nosso maior valor.
Reflexão do Aprendizado
A vida nos ensina amares.
Mel que desliza como neve nos sulcos do chão estendido.
Entrelaçamos as mãos com a doçura da alegria construída.
Colhemos o facho de luz como fruto da semente nova que se principia.
A vida nos ensina desvelar o que se enxerga no que se guarda no olhar.
Como se o afeto fosse feito minúscula gotícula, que mansamente se entorpece e vai se estendendo do céu em ritmo compassado, fixando-se na ramagem esverdeada da planta, até cuidadosamente novamente cair sobre a terra e começar a possuí-la.
Então uma pequena gota torna-se capaz de amadurecer a mais profunda raiz.
A vida nos ensina que o afeto é um apreender de profundidades reveladas.
In Poemas para Versar
A busca incessante por prazeres imediatos tem o poder de anular nossa capacidade de reflexão, de questionamento crítico e de engajamento com propósitos que transcendem o individualismo. Nesse cenário, a humanidade parece avançar de forma automática e inconsciente, como se estivesse em um estado de letargia, rumo a um futuro incerto e potencialmente desastroso. Como observou T.S. Eliot, "É assim que o mundo termina, não com uma explosão, mas com um suspiro" – uma alusão à possibilidade de que nossa queda não será marcada por eventos dramáticos, mas por uma gradual e silenciosa erosão de valores e sentidos.
Esse fenômeno pode ser associado à cultura do consumo e ao imediatismo da era digital, onde a satisfação rápida e superficial se sobrepõe à profundidade do pensamento e à construção de conexões significativas. As redes sociais, por exemplo, oferecem uma sensação constante de recompensa instantânea, mas muitas vezes à custa da nossa atenção plena e da nossa capacidade de nos comprometermos com causas maiores. Essa dinâmica nos transforma em meros espectadores de nossas próprias vidas, distraídos por estímulos efêmeros e desconectados de um propósito coletivo.
Para reverter essa tendência, é essencial resgatar a importância da pausa, da introspecção e do diálogo crítico. Precisamos reconhecer que o verdadeiro progresso humano não está na acumulação de prazeres momentâneos, mas na construção de uma sociedade mais consciente, solidária e comprometida com o bem comum. Somente assim poderemos evitar o "suspiro" de Eliot e, em vez disso, criar um futuro que valha a pena ser vivido.
Valorizar a vida: Uma reflexão necessária
Vivemos tempos desafiadores, onde as dificuldades do dia a dia frequentemente nos fazem esquecer o valor da vida. É comum nos vermos reclamando pela falta de dinheiro, pelas dívidas que se acumulam, ou por um “coração partido”. Mas será que estamos perdendo a perspectiva?
Pense nas pessoas que lutam diariamente contra doenças graves, muitas em estágio terminal ou vivendo com condições crônicas. Elas enfrentam batalhas imensas apenas para ver o nascer de um novo dia. Cada momento para elas é uma vitória, uma prova de resistência e esperança.
E nós? Deixamos que problemas financeiros ou emocionais nos levem ao desespero, chegando ao ponto de pensar em desistir. No entanto, precisamos parar e refletir: ainda estamos vivos, ainda temos a chance de recomeçar, de lutar e de fazer a diferença.
A gratidão deve ser parte integrante de nossas vidas. Devemos aprender a valorizar o que temos, ao invés de focar no que nos falta. A saúde, a capacidade de amar, de sonhar e de recomeçar são dádivas preciosas. Temos a responsabilidade de reconhecer essas bênçãos e usá-las para melhorar nossas vidas e as vidas daqueles ao nosso redor.
Em vez de murmurar e reclamar, devemos nos erguer com determinação para enfrentar e superar nossos desafios. E mais do que isso, devemos estender a mão ao próximo, oferecendo apoio e solidariedade. Ajudar os outros não apenas os fortalece, mas também nos enriquece, tornando nossa própria jornada mais significativa.
Lembremos sempre: temos muito pelo que agradecer e muito pelo que lutar. Vamos valorizar nossas vidas e inspirar os outros a fazerem o mesmo. A vida é preciosa e, enquanto estamos aqui, devemos nos esforçar para vivê-la plenamente e com gratidão. Juntos, podemos transformar desafios em oportunidades de crescimento e superação.
Emanuel Bruno
Lisboa
Reflexão
Estar presente é ser um homem consciente.
Viver no agir com conhecimento,e atitude.
Prevalece o desejo de ascender e enaltecer o nosso ser.
Com verdades que nos que nos façam crescer.
e nos façam desenvolver, nosso potencial nosso caráter e aquilo que queremos parecer ser, porque demonstrar no fazer, acaba por ser apresentado exposto.
O amor o brio o equilíbrio e a força que colocamos em cada ação é o valor que ela tem, nosso empenho tende agilizar -se com a prática na continuidade da prática e nosso desempenho ,apesar de haver obstáculos e contra tempos, prevalece demonstrar a vontade continuar, tendo autodomínio sobre si, e seus pensamentos.
Refletir é filtrar é fazer escolhas é deduzir é concluir é seguir por um caminho que nos conduza a maior felicidade, tendo esse discernimento segundo um padrão.
Por: Emanuel Bruno Andrade
Lisboa 2024
Vivo em eterna reflexão do julgamento à si próprio, para tentar melhor julgar aos outros. Já fui injustiçado, já causei injustiça e sinto-me injustiçado constantemente, mas nem por isso eu busco a justiça com a injustiça que recebo. Agora é um dia propício à esta reflexão, onde se diz "está escrito" que "o bem venceu o mal" sem mal causar, sem revidar, sem ao menos desejar aos outros o mesmo mal assim recebido.
Eu, condicionado a me defender, a sobreviver à todo o mal à eu direcionado, preso à este "jarro" frágil e cheio de limites, buscando essa eternidade "prometida" e pensado o fim deste "jarro" como o fim de todas as grandes possibilidades para bem lutar, bem fazer e assim justificar a eu mesmo, sempre foi quase que impossível nada fazer.
Já corri de muitos males, corri para não apanhar, corri para não morrer, me escondi do mal a me perseguir. Banhado de verdade já calei-me para a mentira, mas nunca, nunca consegui fazer como Ele fez, entregar-me sem realmente nada fazer, ainda que para muito, para muitos e muitas situações eu já fiz e ainda faço assim, exatamente nada, apenas confiando, mantendo as esperanças e a fé de um dia ser recompensado.
Ser perfeito nas condições em que me encontro é impossível. O mal sabe disso e apesar de também saber que não vou desistir, insiste em tentar me ganhar, ainda que saiba não me vencerá e isso tudo apenas para tornar essa de muitas outras de minhas jornadas exatamente assim, um sacrifício a ser vencido, a ser superado.
A vida exige prioridade
Reflexão
Nunca se justifique para ninguém.
Porque a pessoa que gosta de você não precisa que você faça isso e quem não gosta não acreditará.
Não deixe que alguém se torne uma prioridade em sua vida quando você é somente uma possível opção na vida dessa pessoa.
Relacionamentos funcionam melhor quando são equilibrados.
Pense nisso darling, e feliz ano novo!
Socorro Oliveira Vieira
03.01.2012-Facebook
(Haredita Angel)
A PARTIR DE HOJE…
A partir de hoje,
Olharei as coisas com amor
e renascerei...
Amarei o sol,
pois aquece meu corpo...
No entanto,
amarei a chuva,
pois purifica o meu espírito...
Amarei a luz,
pois me mostra o caminho...
Amarei também a escuridão,
pois me faz ver as estrelas...
Receberei a felicidade,
que engrandece meu coração,
mas tolerarei a tristeza,
pois abre minha alma...
Receberei as recompensas
pois elas me pertencem,
mas também aceitarei de bom
grado os obstáculos, pois eles
são os meus desafios...
A partir de hoje,
Olharei as coisas com amor
e renascerei...
Tenho fome de vida.
Tenho alegria em viver.
Se a passagem é curta.
Porque? me preocupo em sofrer.
Tenho sede de amor.
Amores eu quero ter.
Se me entrego sem medo.
É por que eu amo viver.
Tenho equilíbrio, no que devo ser.
Se partir amanhã,
Vivi, amei e entendi o que vim fazer.
A vida é para viver com alegria e prazer
Abra suas asas da esperança e inicie os procedimentos do seu voo...
Nada mais impede a realização daquilo que mais deseja.
Acredite nada é impossível quando a determinação, a coragem e a sua fé está motivando um vento favorável para você decolar e viajar no tempo, com destino ao amanhecer e o renascimento de uma vida de plena felicidade.
- Viva a vida com alegria, como se fosse uma festa. Receba-a como um belo presente, como uma linda viagem.
Amanhã poderá ser tarde para novos sonhos e os velhos desejos podem ter sido deixados de lado, abraçados as lágrimas do passado.
A felicidade, antes tão próxima pode ter sido trocada por coisas complicadas, por preconceitos bobos e até ingênuos.
Abrace mais, diga eu te amo a quem realmente amar. A vida é simples e não precisamos de devaneios para ser feliz, muito embora as vezes colocamos a felicidade naquele carro novo, naquela nova namorada ou em uma viagem especial. Tudo isso é ótimo, faz parte, mas o bom mesmo é a certeza de ter feito todo o possível para ter uma vida com muito amor. Só ele é a essência de toda a felicidade.
“” O tempo passa e o que hoje é uma oportunidade, amanhã será apenas saudade... ""
A BELEZA EM SEU INTERIOR
As vezes é preciso se desprender do que você deseja para descobrir o que você merece. Não tente ser melhor do que as outras pessoas, apenas tente ser melhor do que você é. Ame tudo que você conquistou, ates que a vida faça você a amar o que você não deu valor.
Valorizar a beleza em seu interior é amar a si mesmo, é saber que é isso que nos torna especiais, valorizar o que temos de bom; e valorizar a si mesmo, é encontrar a nossa verdadeira felicidade.A sua felicidade está em algum lugar em você mesmo(a), é só saber como encontrar para vive-la.
Sou apaixonada por tudo que me desafia.
Tudo que é dificil me atrai e me convida
a descobrir até onde posso ir e quais
sao os meus limites. E tenho convicçao
que tudo que é conquistado nesses termos,
com duras lutas, grandes sacrificios, nao
se perde e nem escorre pelos dedos. Por isso,
o facil nunca interessou e nem faz parte dos
meus planos... Eu gosto mesmo do IMPOSSIVEL!
Refleti
Tive um tempo para pensar
Entender o que veio acontecer
Descobrir as respostas
Achar justificativas para as minhas ações
Mostrando para mim mesmo
Tudo que havia sido feito
Cada passo dado
Pelo impulso ou planejado
Demorou mais que o normal
Mas uma conclusão foi atingida
Isso é o que chamo de vida
Um conjunto de erros e acertos
Sabe? Apenas fico feliz
Sei que nem tudo será como quis
Mas saber disso , quebra a decepção
Que viria de altas expectativas
Eu entendo , é bom poder dizer isso
Pois é a verdade
A realidade não é algo que me machucou
Mas de certa forma ela me ensina e me ensinou
Enfim , cadê o sentido disso?
Está dentro de mim
Guardado com cuidado
Para que não se quebre
Bora se libertar?
Partiu conhecer as coisas que estão aí antes de nós?
Descobrir os tons e aromas...
Encantar os olhos com paisagens inesqueciveis,
Ficar bem! Ficar leve!
Dê uma chance para o seu ser aventureiro
Liberte-se do que você acredita
A vida é curta e única
Quero ser caçador de sorrisos e alegrias
Eu quero conhecer pessoas esquisitas
Dormir com um sorriso bobo
Acordar sem saber qual vai ser
Sentir o vento no rosto
Encontrar uma paixão
Fazer uma amizade
Entender o propósito
Atingir a liberdade
Cantar com meus amigos
Abraçar minha família
Ler um livro por semana
Caminhar em um parque
Olhar pra trás e sorrir
Olhar pra trás e cantar
Olhar pra trás sem arrependimento
Olhar pra frente e imaginar
Eu quero a imaginação
Fazer piadas da vida
Ouvir a história de um velho
Fazer uma fogueira
Adotar um coelho
Preparar um lanche
Estar rodeado de quem gosto
Dormir com um rosto lindo em meu peito
Chorar com uma canção
Sorrir na escuridão
Agradecer as oportunidades
Escrever um texto
Quantas vezes na ânsia de se encontrar,
De descobrir o melhor pra si, é justamente nessa hora que acabamos por nos perde de vez.
E no meio dessa bagunça você descobre que a vida não é uma fôrma de bolo, mais que ela acontece ao seu modo, e você percebe que todos os seus planos não lhe ajudaram tanto, mais que o criador tinha os próprios planos dele.
Então, vá viver.
Quem sou eu
Pra descobrir os pesos
Que essa bela alma um dia ja carregou
Em tuas fartas primaveras
Mas com toda certeza
Eu prezaria em ser aquele
Que escutaria todas suas historias
Todas aquelas que te deixa
Com o sorriso armado
Que te deixa com olhos semi abertos
Que te deixa com olhar ofuscante
Daquele que emite tudo
Tudo que há de lindo em você.
Se uma pessoa quer fazer parte de sua vida, seja em uma amizade ou em um relacionamento, ela então obviamente, precisará fazer algum tipo de "esforço" para ganhar sua confiança e sua empatia. Assim, cabe a você pensar duas vezes antes de reservar um espaço em seu coração para as pessoas que não fazem esse "esforço" para ficar. Não se preocupe muito com aquelas que não se preocupam com você...vamos nos auto aplicar o famoso "amor próprio". Aprenda que quando você se doa para alguém que não te respeita, esnoba ou que só procura quando precisa, você está entregando pedaços de sua alma que poderiam estar sendo entregues a pessoas mais necessitadas, mais queridas, mais merecedoras. O que importa não é ter vários "amigos", mas sim os mais sinceros. E lembre-se, é durante os momentos mais difíceis de sua vida, que você vai começar a ver as pessoas que realmente se preocupam com você e mesmo que virtualmente. Afinal, quando alguém quer, não cria empecilhos, não recorre a desculpa, e sim, cria meios e soluções.
Aqui, não é falta de caridade, é amor próprio. WM
Estranho Conhecido
Uma amizade não surge da nada são construídas de muitas gargalhadas, filmes com brigadeiro de panela, vários micos compartilhados, segredos, conselhos sobre novo corte de cabelo, discussões que acabam com aquela mensagem contando uma nova fofoca, são momentos que amigos de verdade sabem do estou falando. À distância e falta de contato são primeiros sinais que esta amizade está diferente ou está perto do fim. Você já não se lembra dessa pessoa quando há um acontecimento importante não pega o telefone liga para contar , nas suas conversas do dia a dia o seu nome não é mais mencionado com a mesma frequência de antes,quando você está triste não é para ele (a) que procura para chorar, você não fala de seus novos relacionamentos, seu nome não fica mais na lista de discagem rápidas, um tempo para botar as conversas em dia são mais escassos. Isso tudo é muito triste e digo que até um doloroso mais aos poucos você percebe que saudade vai existir, porém ela termina um pouco de raiva e dúvidas vão surgir, mas esses sentimentos são substituídos por uma coisa denominada indiferença, a como está fase é reconfortante você passa a não desejar o mal, pois afinal ele (a) não é seu inimigo, mas também não o seu melhor amigo é somente um pequeno fragmento de nossas histórias.
O “Amigo” agora se transforma em um estranho conhecido!
- Relacionados
- Frases de otimismo para manter a fé no que vem pela frente
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Versos de Amizade
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases de Amizade
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
