Textos

Cerca de 82976 textos

⁠Tô gostando de ocê menina
Tô gostando de olhar pro cê
E ver que será só minha
Ô menina, tô gostando de ocê
O que é essa vida?
Que esperou esse tempo todo pra unir nossas vidas?
Logo eu que não acreditava em destino
Acabei caindo nessa magia
Ô menina, vem cá
Me ensinando a dançar
Eu vou até me inspirar
E nesse verso
Eu escrevo lembrando do seu olhar
Óia só ocê
Parece que veio pra encantar
E se aprochegue pra cá
Pois se veio, que venha pra ficar.



- Taniel Macedo

Inserida por tanielmacedo

⁠Pra quem esta ferido
todo afeto é correspondência,
qualquer palavra bonita
preenche a carência.
O amor próprio é senão à rebeldia,
a insegurança só atrai gente vazia.
Se auto admirar inibi mentes
que buscam manipulação.
Olhar pra si mesmo com paixão,
anulando a falsa necessidade de ser forte,
porque nem você se suporta sobre pressão.
Fazer as pazes com sua consciência,
frear os medos e as urgências,
trarão mais respostas as dúvidas do coração.

Inserida por TatianaGraneti

⁠A Lição maior vem dos pequenos

Há uma energia diferente quando o nosso "fazer" é motivado pelo sincero desejo de colaborar e ajudar o outro, o grupo, a coletividade.
Quando nos percebemos, como parte essencial, de algo maior que nossos próprios interesses, a vida ganha novo sentido.
Não mais o meu time, minha religião, meu ponto de vista, acima de todos os outros, mas, o interesse do outro.
Qual o seu endereço, meu irmão?
Onde está doendo?
Como eu posso ser leal e aprender com você?
Debaixo de uma árvore, em um belo dia de sol, todos podemos nos sentar, estender a toalha e partilhar alimentos, de paladares diversos.
A fraternidade dos homens ainda é um ideal a ser alcançado, mas podemos insistir com tal aprendizado.
Tenho observado as formigas, como elas fazem, como são pequenas, mas o quanto de ordem e harmonia há no formigueiro. De como são fortes, estando unidas.
Tenho observado a ordem na casa das abelhas, como fazem o que fazem!
Curvo-me diante desses animaizinhos, a descobrir que temos a mesma importância!
Gratidão às formiguinhas e às abelhas, mestras amadas, por suas lições de convivência, ordem e harmonia.
Que haja um acréscimo de Compaixão em meu olhar, quiçá, talvez ... de humildade, posto que ainda não atingimos tamanha perfeição na comunidade dos homens!

Eni Gonçalves

Inserida por enigoncalves

⁠O APRENDIZ DO BEM
Ele tinha o costume de carregar consigo, balas, biscoitos, doces. Sua mala, cheia de potes de chás e ervas, unguentos e bálsamos, óleo perfumado, era para os que encontrasse pela estrada, amigos ou supostos inimigos.
Sempre um sorriso e uma gentileza.
Não perguntava a causa da dor, apenas oferecia a ternura, o silêncio, juntamente com algo material. Ora um alimento, ora um chá, essência de flores perfumadas, algo bom surgia sempre daquelas abençoadas mãos.
Assim caminhava o Peregrino BEM, levantando tendas no deserto, rico de provisões que oferecia de si mesmo, aos desvalidos.
Um dia me deparei com o velho caminhante, certa de que também eu me fizera credora de sua bondade gratuita. Indaguei de mim mesma, que unguentos teria para minha dor, que óleos perfumados dispunha o velho amigo, para o meu cansado coração.
O BEM me acolheu depressa, e, sem me dar tempo de arrolar toda a fieira de mágoas, apontou-me a estrada e ofereceu-me a sacola de prendas.
Tomei então da sacola e ainda que vacilante, o segui...
Era tão vasta a extensão do caminho por onde deveria caminhar e tantos eram os caminhantes para consolar...
Esquecida de mim mesma, imitando o velho sábio, eu me pus a encher minha vasilha, a encontrar perfumes, remédios, unguentos... o sorriso e a gentileza.
Aprendiz do BEM segue assim pela estrada, me ensinou o Mestre Peregrino.
Esquecido da própria desgraça consegue encontrar a graça,
se depressa caminhar, sem cansaço e sem tardança, com a sacola da bondade, indo o amor espalhar...
Eni Gonçalves

Inserida por enigoncalves

Viver⁠

Vivo por esse sorriso,
vivo pela coragem de arriscar,
vivo pelo medo de tentar.
Por muito tempo a vida foi o planejado
e por pouco tempo a vida foi o improviso.
Com o tempo ela te entrega sorrisos
e com o tempo ela os tira de você.
Tal força vem de você,
me conta sobre uma vida sem preocupações,
mas você sabe que ela não existe
e que sempre será altos e baixos,
até que se encaixe no lugar certo
e verá que tudo está em seu lugar.

Instagram: @poemas_da_vida_sao_fantasia

Inserida por Yasmin_Barros_Lucena

⁠O gato

Havia um gato,
com olhos verdes
e com pelos negros como a noite.
Lembro-me que dizia
sobre esse mundo,
era engraçado,
pois falava absurdos.
Mas com o tempo
à graça acabou,
porque ele havia sido julgado,
foi preso por dias e acabou enforcado.
Todos na cidade descobriram o motivo
é loucura dizer, mas foi por ser curioso.
Na época não entendi o porquê,
mas hoje sei, e não foi por curiosidade,
e sim por dizer a verdade.

Instagram: @poemas_da_vida_sao_fantasia

Inserida por Yasmin_Barros_Lucena

"Não desperte inveja no sucesso dos outros, nem alimente sentimento de desânimo, frustração ou incapacidade por ver seus amigos progredindo, e você parcialmente paralisado por alguma dificuldade involuntária, se sentindo preso em incertezas numa situação de estagnação.
Não entre em competição com o próprio tempo. Cada pessoa tem seu modelo e ritmo de sucesso, você não tem que sabotar o seu, só precisa respeitar o seu processo."

Inserida por macjhogo

⁠"Estava aqui pensando com os meus botões... Para ser mais exato, estava refletindo como expressaria sobre o que aconteceu comigo
no coliseu da vida... Sob o efeito colateral do
espaço-tempo, que
subjetivamente, finalizou ao nocautear-me com um choque paralelo de realidade, ao êxtase da minha imaginação."

Inserida por macjhogo

⁠Ela aprendeu a falar: Não estou bem, já, já eu melhoro!
O companheiro fez ela se sentir culpada pelos erros dele, falou que só "humilhou" ela por culpa dela.
Ela não quis sair, e, quando perguntaram, ela apenas disse: Eu não tô bem hoje.
Ela descobriu que o rapaz do trabalho que faz a mesma coisa que ela ganha o dobro. Ao perceberem a tristeza no olhar dela, ela apenas disse: Estou passando um momento difícil, já, já passa.
Ela descobriu a traição do marido e foi na igreja pedir ajuda ao pastor. No culto, o pastor fez uma pregação falando da mulher imprudente que larga o casamento. Ao verem ela chorando, ela apenas respondeu: Apenas tô passando por coisas que me fizeram chorar na mensagem.
Não é legal expor para todos os nossos problemas, isso é verdade.
Mas o que percebi é que por diversas vezes nós, mulheres, fomos caladas em nós mesmo quando falamos: ESTOU BEM!
Por não ter onde falar e como ser ouvida.
Mulher que reclama é chamada de histérica/louca. Se fala do emprego, escutamos que pelo menos temos um trabalho, mas não corrigem nosso salário. E, se ficamos desmotivadas, somos mandadas embora em vez de ter um reajuste justo.
Igrejas que nos calam, por ser mulher, colocando toda a responsabilidade dos relacionamentos nas costas das mulheres. Enquanto os "pastores e diáconos" traem suas esposas, pq "são homens", as esposas deles fazem encontros com as mulheres ensinando o chifre gospel, que mulher cristã se dá o valor ao saber que é a oficial, não a única. E culpam a mulher se não mantiver o casamento.
A mulher tem q fazer e provar que fez, e no final do dia, algumas vezes apenas cansada, com o choro engasgado na garganta, ela sorri para as pessoas e fala: Estou bem, apenas cansada.

Mulheres, não saiam falando para qualquer um, nem se exponham muito, mas não se esqueçam: Tenha com quem falar, não guarde tudo para você. Não carregue culpas que não são suas e aprenda a dividir o que pode dividir e a delegar o que pode delegar. Abra mão de querer salvar o mundo ou de ser perfeita.
Aprenda o seu equilíbrio, o seu lugar.
Antes de mudar o mundo, precisamos arrumar nossa casa (nós mesmas).
Mesmo que não seja fácil, não abra mão de você nessa jornada.

Inserida por deborah_surian

⁠Carta aos homens do meu passado:

Olá, faz um tempo que não nos vemos e nem nos falamos, afinal, a vida seguiu e fomos viver os nossos caminhos. Não é uma carta de saudade, e vc entenderá conforme for lendo.
Nunca pensei que não ter tido uma figura masculina de um pai tivesse me afetado tanto, mas afetou😔 Sem perceber, coloquei em vc as minhas seguranças, vc era no meu imaginário a definição do meu "salvador". Eu sonhava em ser salva e resgatada da minha própria vida e te coloquei esse peso. Me coloquei como uma filha e quis seu amor, cuidado e proteção. Só hoje entendo que te coloquei nessa posição, por isso, doeu tanto (em mim) qdo acabou, foi como ser abandonada pelo pai de novo.
Errei com vc, mas por não saber.
Eu que não me amava te cobrei me amar.
Fiz nosso amor de casal morrer qdo me coloquei como "filha" e assumo meu erro.
Criança não namora, eu ainda era aquela menina abandonada no corpo de uma mulher.
Dentro da minha ignorância, achava que ser madura era ser grossa, achei que ser mulher de verdade era ser controladora, pensei que amor era sobre vc cuidar de mim e, na minha imaturidade, mal te dei o amor que vc também precisava.
Entenda, eu não podia te dar amor, pois não tinha em mim essas coisas. Não tinha amor-próprio.
Tive que perder para aprender e passei por tantas coisas, já me fechei ao amor, já entreguei demais, também tentei ser a mãe em vez de companheira, e eu só pude me enfrentar depois que entendi que não era papel do outro preencher o lugar do pai, e como para ter um relacionamento saudável é preciso ser adulta, ter muita troca e equilíbrio.
Por isso escrevi isso para vc, nossa história foi fundamental para eu poder despertar para mim. Não fomos nada do que sonhamos juntos, e o fato é que foi melhor assim, escolhemos o melhor: seguir sozinhos.
Sei dos seus erros, mas essa carta não é sobre isso. Em nossa história, deixo com vc o que é seu e levo apenas o que é meu.
Só queria te agradecer por não ter aceitado cuidar de mim, e agora estamos bem (pelo menos eu estou), essa carta não é para voltar a ter contato, apenas para que vc saiba que aprendi minha lição, e desejo a vc muita felicidade.

Inserida por deborah_surian

⁠Quando alguém fala de algum defeito meu ou de coisas que fiz no passado, eu entendo.
Mas eu não moro mais naquela versão, não penso mais daquele jeito e nem sou mais a mesma pessoa.
Então, se você ficou preso a uma versão anterior minha, sinto te informar que todo ano me atualizo.
Meus erros são novos, e nem por isso me apego ao desejo de errar, apenas não sou imune a eles.
Mas, acredite, a vida me mudou muito, e ainda bem.
Tem muita gente que não vai gostar, afinal, a antiga Deborah se deixava ser manipulada para agradar aos outros.
Agora, antes meus limites, meus valores e depois, se eu puder, os outros. Não me culpo mais por não poder e não QUERER fazer o que os outros esperam de mim.
É meu papel me respeitar e me fazer feliz dentro de meus valores.
Então, se você não gosta dessa nova versão, está tudo bem. Foi bom a gente no passado, e todo dia recomeço a vida olhando para a vida. Se não olhamos mais para o mesmo lugar, ou se você ainda não superou algo que fui ou fiz no passado, deixo com você as suas questões, percepções e expectativas, são só suas e não dizem nada sobre mim e minha jornada.
Eu sei e sinto que mudei muito, e isso me faz bem.
E já, já vou atualizar de novo, mantendo os valores morais, mas sempre uma nova Deborah.
Quer me (re)conhecer? Eu apenas respeito a vida e meus limites.

Inserida por deborah_surian

⁠"A anáfora de minha alucinação periférica, adormecida pela tese de um neurótico insight, desencadeia um zênite embate dialético... Filtrado como causa de uma antítese ortodoxa dos meus primitivos pensamentos, gerando uma síntese
retórica de ciclos decrépitos, num sentido antagônico ao niilismo existencial
de moléculas, aleatoriamente traçadas numa deriva calopsia do universo.
Sobretudo, resiliente ao paradoxo de uma dispneia psicogênica de uma prospecção assertiva. Catalisando, no que lhe concerne, o protagonismo complexo de uma alexitimia ipseidade."

Inserida por macjhogo

⁠"Não se define o caráter de alguém pelos erros do seu passado ou por seus acertos atuais.
O caráter é forjado pelo padrão constante de sua conduta, aplicada ao reflexo do tempo e espaço sem parcialidade.
Erros e acertos, além de serem 'imprevisíveis' e 'instáveis', são suscetíveis a qualquer pessoa, sobretudo, não se mede a curto prazo a honra de sua dignidade."

Inserida por macjhogo

Ao tratar do tema respeito nos deparamos com temas próximos que podem interferir no comportamento dos indivíduos. Mas essencialmente sobre o respeito posso dizer que:

"Respeito não se assenta na concordância, aliás, é na discordância que se pode apreciar o respeito na sua mais pura essência"

A ideia mais comum de que o respeito é uma consequência da concordância ou da conformidade com nossos próprios pontos de vista. Será? Não seria na confrontação de ideias contrastantes, que a verdadeira natureza do respeito é mais claramente percebida? Acredito que sim.
Aprofundemos a ideia: quando duas ou mais pessoas são capazes de respeitar e considerar os pontos de vista uns dos outros, mesmo quando não se unem da mesma perspectiva, isso revela um respeito que vai além da superfície. Ele se aprofunda nas complexidades da coexistência humana, enfatizando que o respeito genuíno não é algo superficial ou condicional.
Na discordância, as emoções podem estar à flor da pele, as opiniões podem se chocar, mas é nesse espaço de tensão que a verdadeira virtude do respeito é posta à prova. É fácil respeitar aqueles com quem concordamos; o desafio reside em manter esse respeito quando as visões divergem minuciosamente. Essa forma de respeito exige humildade, empatia e capacidade de ver a humanidade nas perspectivas dos outros, mesmo que sejam diametralmente opostas às nossas.

Inserida por MauricioCCantelli

⁠Ao longo da minha jornada, sempre mantive uma crença sólida nas pessoas, muitas vezes sem hesitação. No entanto, com o passar dos anos, percebi quão equivocado estava. Busquei compreender os eventos que me ocorriam e, frequentemente, senti frustração diante das ações alheias, sem entender o porquê desse padrão.

Essa frustração me motivou a examinar minuciosamente os perfis e traços de cada indivíduo, tanto os que contribuíram positivamente quanto os que me prejudicaram. Minha busca incessante foi encontrar erros e acertos em cada um deles. Mas, para minha surpresa, percebi que o cerne da questão não residia neles, mas sim em mim mesmo.

Aprendi que meu crescimento intelectual, emocional e meu caráter foram habilmente moldados, aprimorados e ajustados ao longo do tempo. A existência possui suas ironias e momentos de humor, no entanto, a maioria das vezes nos presenteia com lições de valor inestimável.

Ainda que a dificuldade seja iminente, o foco não deve repousar na situação em si, mas sim nas consequências que dela emanam. Estou convicto de que, apesar das adversidades, a coragem não deve ser subjugada. Como um ditado frequentemente proclama: a vida é um constante aprendizado. Aproveite essa máxima para aprimorar-se a cada novo dia.

Inserida por EltonCamargo

⁠"A pressuposição dos meus devaneios, dissertam no abadá sorriso de mariposa, estampada no rosto amargo de um âmbito antagônico, o qual me lanço no imperativo desfilar das suas asas,
sobrevoando o arranha-céu do desconhecido em meio ao caos, e com o seu toque púrpura, me faz prisioneiro de uma esfera armilar, em redundância ao arco de uma criança, que chora por ver a realidade do seu castelo de areia, se desmanchando na espuma do mar."

Inserida por macjhogo

⁠"Evite ser persuadido pelos pseudointelectuais, eles são estorvos ignorantes, que vivem numa profunda fantasia, distorcida da percepção alucinógena, aderidos de uma ambiência classe psicodélica como mariposas, atraídas pelo brilho artificial em tessitura dos seus óbices sapientes, que adredemente coadunam, despoticamente
em nada."

Inserida por macjhogo

⁠Quando aprendemos a sentir a essência das pessoas passamos a não alimentar o ego de certas mentes pesadas e doentias.

Precisamos aprender a observar mais as pessoas...

Quando buscamos conhecer o interior de cada ser, a hipocrisia nele contida, e alimentada pela nossa atenção, começa a perder a força.

O mundo melhora e avança, quando conhecemos o quê é sintonia, as nossas vibrações tomam proporções mais elevadas.

Inserida por pedro_de_alexandre

há 1 segundo⁠
No que eu estou pensando agora? Pois bem, o You Tube me pergunta! Logo respondo que não tenho uma resposta pronta, se bem que na minha mente veio um milhão de desabafos... É que quase nunca alguém se importa em me perguntar algo tão profundo, mais sim eu poderia responder "Estou pensando em uma deliciosa barra de chocolate" ou talvez "Estou pensando naquela pessoa que esta pensando em outra pessoa".... São varias e varias as possibilidades, toda resposta exige um pouquinho gigante de nós! Pego me a pensar enquanto digito esse texto em meu teclado, 3:07 de uma tarde de segunda, 32graus.... Será que meu pensamento nela é reciproco??
Em fim quem diria eu ter uma resposta pra tudo, quem diria eu saber quantos milhões eu farei esse ano, se farei esse ano.

Ray Douglass
@raydsc_

Inserida por ray_borges

⁠Não posso sobrecarrega-me com meus afazeres, limitando meu tempo somente com trabalho, sacrificando meu lazer e descanso.
Também devo ser ciente que jamais deverei transferir meu trabalho para outro pessoa realizar determinando seu tempo.
Tenho de ser justo em realizar minha liderança na igualdade com os cooperados.
Afinal, o dia tem vinte e quatro horas para ser dividido em três partes:
Oito horas de trabalho;
Oito horas de lazer;
Oito horas de descanso.

Inserida por valdirene_pereira

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp