Texto sobre Voce Mesmo
PERGUNTE AO INFINITO
Quer conhecer a dimensão dos meus sentimentos?
Se precisar mesmo saber o tamanho do meu amor?
Consulte, então, o infinito,
Pergunte a ele “qual é o seu tamanho?”
Se você obtiver uma resposta,
Poderá ter uma pequena noção do que sinto...
Oh! Infinito, amigo meu,
Não se sangue!
Responde-a!
Pedi a ela para procurá-lo,
Pois só você, oh, soberano, entende desse tipo de medidas!
Oh, honrado ser supremo!
Diga a ela também que existem pouquíssimas,
Pouquíssimas mesmo,
Não há muitas coisas maiores do que você, oh, soberano...
A cada dia, mesmo sem saber,
e sem querer, estamos nos criando.
Ninguém pode nos dizer que será fácil.
O fácil pode ser desinteressante,
e merecemos ao menos alguma vez fazer,
querer, ser, o interessante, o audacioso,
apesar dessa incrível sensação
de fragilidade que nos acompanha.
Há coisas que nos são inúteis, mas mesmo assim nos são indispensáveis. Já pensou nisso?
Há sempre um perigo no amor que tem utilidade. Enquanto o outro exerce alguma função na nossa vida, corremos o risco de não experimentar o amor gratuito. Amor que se fundamenta na utilidade que o outro tem corre o risco de se transformar em abandono num futuro próximo. Quando queremos o outro só por causa da utilidade que tem para nós, agimos para satisfazer nossas necessidades. Amamos até o dia em que o outro nos é útil. No dia em que deixa de ser, mandamos embora, dispensamos. É possível amar os inúteis? Na teoria não, mas na prática, sim.
Teu olhar me lembra o inverno, frio, misterioso, mesmo assim, sedutor. Apaixonante, que guia os homens ao seu inevitável destino, o esquecimento. Teu olhar inspira essas palavras, enquanto corta minha alma, ainda assim, por mais que lute, aceito meu destino, me perco nesses olhos frios, e me esqueço de tudo, em minha mente o frio destrói todas as memórias, e meu eu se esvai em meio ao vazio, cada vestígio do que um dia existiu se perde e me encontro só,
Em meio a devaneios e alucinações, tudo que um dia existiu, todos os sonhos, se perderam em um vago momento, e em um único lugar, um frio e sedutor olhar.
Eu sou tudo aquilo que me convém. Nunca serei o mesmo, mudo a todo momento.
Pensamentos solidos é uma virtude que não tenho. Do que me adianta pensar sempre da mesma forma, se a vida muda de forma a toda hora?
Adapte-se a tudo. Mudo com tudo. Seja muitos seres em um só ser.
O que tu pensa agora, muda logo ali. Não seja estúpido ao ponto de querer seguir a risca seus pensamentos.
Se quiser, mude, questione, EVOLUA. Seja o que quiser, quando quiser e onde quiser.
Nada te impede de ser essa metamorfose ambulante.
Quem diria...
A vida é mesmo um quebra-cabeças,
composto de pontos e cores,
onde cada acontecimento é uma cor,
cada história é um ponto,
cada dia é uma peça.
A vida vai sendo montada
com pontos e cores, ganhando forma.
Formas leves, formas pesadas,
formas concretas e formas claras,
formas escuras ou abstratas.
Formas que podem formar,
formas já deformadas.
Assim contruimos as peças do nosso quebra-cabeças,
juntando daqui e espalhando de lá,
pessoas que chegam, pessoas que se vão,
com erros e acertos, crença e desconfiança,
com o nosso querer, não querer, amar e sonhar.
Quem diria da vida, um quebra-cabeças...
E no fim de tudo sabemos
o que somos ou o que fomos.
Nós temos hoje gente com dinheiro. Isso em si mesmo não é mau. Mas esses endinheirados não são ricos. Ser rico é outra coisa. Ser rico é produzir emprego. Ser rico é produzir riqueza. Os nossos novos-ricos são quase sempre predadores, vivem da venda e revenda de recursos nacionais.
(E se Obama fosse africano?)
Nem anjo Nem demonio
Os dias se faziam tão calmos e ao mesmo tempo tão tristes
Eu sempre me sentia daquela forma e nem ao menos sabia o porque de tudo
A noite era mais triste e era onde eu me sentia mais solitária sem ninguém ao meu lado eu vaguei por entre ruas, parques ate o cemitério único lugar onde jamais pensei q estaria triste calmo e obscuro sentimentos se dissolviam entre o sereno q insistia em cair
Eu buscava apenas esquecer a dor jamais pensei sentir me fizera fraca e tudo por algo que eu pensei que nunca sentiria o Amor
Doce sentimento maldito
Eu amaldiçoei todos os seus dias
Eu chorei todas as madrugas
Eu ti amaldiçoei porque você fez isso a mim me tornou o que sou hoje
Uma criatura não tão pura parte anjo parte demônio
Anjo de luz demônio da terra
Sua sina vagar por todos os lugares obscuros sem poder obter o mínimo de afeto de qualquer ser
Sabes me lembrei que naquela manha de setembro eu senti tanta dor tanta dor
Eu cheguei a pensar que sagrava por dentro gotas de sangue misturam-se com minhas lagrimas e deságuavam em meu olhar
Eu tentei ser alguém melhor mas aquilo sempre me fazia sangrar
Meu coração apertado sempre sangrava e eu não sabia como parar aquilo por mais que tente por mais que eu fosse fugir aquilo nunca passava.. lagrimas escorrendo um coração doendo o que fazer?
Quando você jurou me amar não me disse nada que logo irias me abandonar e porque assim?
Noite fria deitada sobre um velho tumulo me fez pensar numa frase que la vi escrita
“Se o amor por ti foi tão eterno quanto palavras ditas por tu permanecera eterno onde quer q estejamos..”.
Me fez pensar me fez chorar me fez sangrar .
Por ali fiquei a madrugada toda ...um dia todo..uma tarde toda...uma noite toda
Ate que em tornei parte daquele lugar
Nem anjo nem demônio onde será meu lugar?
Palavras de consolo já não mais me servem
E eu continuei ti amaldiçoando
Isso porque dói dói tanto
E apesar dos anos eu ainda sangro
Nem anjo nem demonio
Sua morte me faria parar de sangrar?
A Cabra e o Asno
Uma cabra e um asno comiam ao mesmo tempo no estábulo. A cabra começou a invejar o asno porque acreditava que ele estava melhor alimentado, e lhe disse:
- Tua vida é um tormento inacabável. Finge um ataque e deixa-te cair num fosso para que te deêm umas férias.
Aceitou o asno o conselho, e deixando-se cair, machucou todo o corpo.
Vendo-o o amo, chamou o veterinário e lhe pediu um remédio para o pobre. Prescreveu o curandeiro que necessitava uma infusão com o pulmão de uma cabra, pois era muito eficiente para devolver o vigor. Para isso então degolaram a cabra e assim curaram o asno.
MORAL: quem age por maldade, acaba por sofrer do próprio veneno.
Lágrimas falam mesmo
Quando estão escondidas no olhar
Mas se elas rolam
É a dor que já não dá pra suportar
Lágrimas que purificam
Lágrimas que santificam
E dão força ao coração
Lágrimas doem pra valer
Mas sempre há de prevalecer
Toda a vontade do Senhor
Presente em minha v i d a
Os sonhos que não alcanço
Eu me pergunto: "Por quê Deus não quis?"
Mas sei que ele vê mais longe
E ele sabe o que é bom pra mim
E se eu chorar a noite inteira
Logo pela manhã o meu Senhor
As minhas lágrimas enxugará, enxugará.
UM DIA:
UM DIA; Alguem irá se importar comigo,
do mesmo jeito que eu me importo com vocês.
UM DIA: Alguem irá me ouvir,
do mesmo jeito que eu os ouço.
UM DIA: Alguem irá cantar minhas musicas,
do memo jeito que eu canto as deles.
UM DIA: Alguem irá me compreender,
do mesmo jeito que hoje eu os compreendo.
UM DIA: Alguem irá se lembrar de mim,
do mesmo jeito que eu me lembro de todos.
UM DIA: Algue, irá me ver do mesmo jeito ,
que eu os vejo
UM DIA: Alguem irá chorar do mesmo jeito,
que eu hoje choro.
UM DIA: Alguem irá se lembrar de mim,
do mesmo jeito que eu os lembro.
UM DIA: Alguem irá se lembrar que eu existo,
do mesmo jeito que eu me lembro que eles,
existem.
UM DIA: Alguem irá me amar do jeito,
que eu amo você.
E espero que apenas um dia ninguem sofra,
do mesmo jeito que hoje estou sofrendo por ti,
Assim um dia eu possa encontrar alguem que me,
ame de verdade do mesm jeito que eu ti amo.
jack
"Para que não me firam, minto (...) E tomo a providência cuidadosa de eu mesmo me ferir, sem prestar atenção se estou ferindo o outro também."
"Olha, eu sei que o barco tá furado e sei que você também sabe, mas queria te dizer pra não parar de remar, porque te ver remando me dá vontade de não querer parar de remar também."
"Algumas vezes eu fiz muito mal para pessoas que me amaram. Não é paranóia não. É verdade. Sou tão talvez neuroticamente individualista que, quando acontece de alguém parecer aos meus olhos uma ameaça a essa individualidade, fico imediatamente cheio de espinhos - e corto relacionamentos com a maior frieza, às vezes firo, sou agressivo e tal. É preciso acabar com esse medo de ser tocado lá no fundo. Ou é preciso que alguém me toque profundamente para acabar com isso."
"É preciso estar distraído e não esperando absolutamente nada. Não há nada a ser esperado. Nem desesperado."
"Tô exausto de construir e demolir fantasias. Não quero me encantar com ninguém."
Mas eu não podia, ou podia mas não devia, ou podia mas não queria ou não sabia mais como se parava ou voltava atrás, eu tinha que continuar."
"Eu quis tanto ser a tua paz, quis tanto que você fosse o meu encontro. Quis tanto dar, tanto receber. Quis precisar, sem exigências. E sem solicitações, aceitar o que me era dado. Sem ir além, compreende? Não queria pedir mais do que você tinha, assim como eu não daria mais do que dispunha, por limitação humana. Mas o que tinha, era seu. "
"Não vou perguntar porque você voltou,acho que nem mesmo você sabe...Eu também não queria perguntar,pensei que só no silêncio fosse possível construir uma compreensão,mas não é,sei que não é,você também sabe,pelo menos por enquanto,talvez não se tenha ainda atingido o ponto em que um silêncio basta?É preciso encher o vazio de palavras,ainda que seja tudo incompreensão?Só vou perguntar porque você se foi, se sabia que haveria uma distância, e que na distância a gente perde ou esquece tudo aquilo que construiu junto.E esquece sabendo que está esquecendo... "
Bravos, mesmo, são os heróis. Os que lutam por boas causas, vençam ou não, mas que são desde já vencedores pelo simples fato de terem mesmo por que lutar. A grandeza de seus motivos, por si só, é a medalha contínua que dispensa olhares, e por isso não se ostenta, suspensa na sombra do caráter. São honrados, os heróis. Têm a capacidade gigantesca de sublimar ofensas e vilipêndios. E se "não levam desaforos para casa" é porque esses desaforos, sempre banais, caem de seus corações a caminho de casa e morrem na poeira.
Já os brabos, aqueles que se exaltam, armam socos, fazem poses de briga (e brigam), nascem perdendo. Perdem sempre o controle, a razão e o contexto. Seus textos vivenciais são impregnados de arroubos, ameaças, gritos e nnarrações de vitórias equivocadas, por onde passam. Vitórias fúteis, físicas, nos campos da força, o vandalismo, a intolerância e o descontrole. São vazios os brabos, porque suas causas são pobres e ninguém precisa vencê-los. Eles perdem para si próprios quando seus músculos e o destempero emocional substituem completamente os neurônios.
O diamante foi um carvão que quando submetido a pressão se transforma nessa bonita pedra, o mesmo acontece com as pessoas, que as vezes precisam passar por dificuldades para melhorar como ser humano.
O diamante é belíssimo, mas quando está lapidado, o mesmo tem que ser com as pessoas, elas precisam ser "lapidadas" para mostrar seu verdadeiro eu, e assim como os diamantes lapidados se destacam entre outras pedras, as pessoas "lapidadas" também se destacariam entre as demais.
Ser amigo é sentir o coração do outro bater, mesmo que o outro esteja distante.
Ser amigo é ter um par, um parceiro, um confidente, um ombro onde se possa chorar.
Ser amigo é esquecer distâncias, é saber que mesmo a milhares de quilômetros há alguém pensando em você.
Ser amigo é incutir no outro a esperança, é relevar o erro, é apontar o caminho certo, é aliviar a dor.
Ser amigo é um ofício difícil, pois ninguém é perfeito. Mas a amizade pressupõe amor.
Para ser amigo, é preciso amar. E o amor é algo tão difuso, indefinido, abstrato, que torna difícil definir o que é a verdadeira amizade.
A proteção do Amor
Nada ,
Nada posso fazer
No meio de tanta espuma
Que nem mesmo a brancura do gesto pode tornar límpida a atitude.
Sinto o pesar do passar das horas
Que já me fazem retornar.
Penso que já não há mais tempo.
Ele se foi...
E agora
O que faço?
Como poderei prosseguir
Se uma legião faminta
deseja esfolar vivo o que temos de mais precioso: - o nosso amor.
Não poderei permitir que a luta se dê.
Ainda que necessário mantenho o estandarte da liberdade e da transformação,
Para que a honra e o respeito possam ser glorificados, e não que tenha havido uma mera fantasia, de um vento que soprou um dia.…
Neste calor da luta criado pelas situações
Haverá de Ter justiça.
Pois se esperarmos que a vida nos seja justa,
ficaremos perdidos na espera incansável do nunca.
Vanglorio-me do que sou,
pois assim junto de minha maior riqueza: - o meu amor contemplo a vida serenamente,
sem precisar utilizar-me de sentimentos pequeninos e desgastantes.
Desta forma sigo feliz em meu caminho,
Que chega a cada dia a uma vitória.
Conquistada por não pertencer a este esquema de aprisionamento de sentimento amoroso, falta de troca, e alimento feito em migalhas e restos de um tempo...
Que o nosso amor, florescendo que está,
Continue em sua brilhante trajetória.
Apagando de nossas memórias diárias toda e qualquer poeira que venha pousar nos olhos.
Apenas poeira, nada mais....
Para quem vive o amor que sentimos,
há alimento suficiente para nós e para tudo o que temos construído.
Que a vitória de nosso amor, que é uma realidade,
se revigore ainda mais a cada dúvida ou pensamento de ataque.
Retornando a quem destina o fel das horas vazias de quem desperdiça o tempo e a sua pessoa em situações descabidas e não imagináveis.
Que o amor vença e perdure sobre as pernas fortes e altaneiras diante da construção de nossa história.
Que o afastamento dos maus olhos nos proteja da cobiça e da inveja.
Que não pousem sobre nós nenhum cisco vindo de mentes deturpadas e carentes do amor, que, desconhecem o quanto trabalhamos nesta construção.
Pois que assistam solenemente para o resto de nossas vidas, a nossa glória e alegria que é:
- ESTARMOS JUNTOS!
Compreender a impermanência é saber que tudo muda o tempo todo e que nada é permanente, nem mesmo nossas dores e as nossas feridas.
Geralmente ficamos muito triste quando as coisas mudam, mas esquecemos de perceber o lado positivo dessas mudanças.
A água do rio hoje, não será a mesma água do rio de amanhã, e ainda assim, será o mesmo rio. Talvez nesse mesmo rio, tenha amanhã, uma água mais pura e cristalina. E é graças a impermanência que tudo é possível. Graças a impermanência, existe um fluxo de vida que pode fluir por vários caminhos.
O que seríamos de nós se nosso sofrimento fosse eterno e permanente?
Quando pudermos perceber o milagre da impermanência, será mais fácil nos libertar de tristezas e sofrimentos. Estamos em constante luta com a nossa mente cheia de desejos e apegos, os quais nos causam dor, sofrimento e frustração.
Não é tão fácil mudar nossos padrões mentais e nossos hábitos. Estamos sempre repetindo os mesmos padrões que muitas vezes são destrutivos e nos causam muitos conflitos interiores, nos mantendo reféns de nós mesmos. No entanto, é preciso perceber o que nos mantêm prisioneiros desses hábitos e padrões, quais atitudes são as causas de nossos sofrimentos. Quando compreendemos que ao mudar nossas atitudes e pensamentos também eliminamos nossas dores, podemos enfim, viver de uma maneira mais saudável e equilibrada.
Tudo está em constante mutação. A impermanência faz parte de nossa condição humana. Podemos observar quantas mudanças ocorrem tanto em nossa vida como na vida de nossos familiares e amigos. E é através dessas mudanças, que podemos nos libertar de nossos apegos e medos, e desenvolver nossa aceitação.
Quando esquecemos da impermanência, não nutrimos nosso amor corretamente. Quando nos libertamos da prisão interna criada por nossos condicionamentos, preconceitos, apegos, aversões, culpas, limitações e hábitos, começamos a nos aceitar, a gostar de nós mesmos, e consequentemente, começamos a abrir nossos corações para aceitar os outros da maneira que são.
Considerando-se a impermanência de tudo, em um mundo em constantes alterações, o apego representa a ilusão para deter a marcha dos acontecimentos, impossibilitando o surgimento da realidade, muitas vezes, adiando um caminho mais feliz que "nos espera".
Sabemos que muitas mudanças ocorrem inesperadamente em nossa vida, algumas boas, outras difíceis de enfrentar e de aceitar. Porém são muitas dessas mudanças que nos trazem crescimento e maturidade.
Geralmente é através de muitos momentos difíceis que reconhecemos nossa força interior, nossa coragem. E quando reencontramos nossa coragem e confiança, superamos nossas dificuldades com muito mais facilidade.
Sugiro que olhe para sua vida nesse instante, e reflita:
Onde você nasceu? Ainda vive nesse local? Quem são as pessoas com quem você conviveu? Você ainda convive com elas? Em que casa você morou? Ainda vive na mesma casa? Quem são os amigos que fizeram parte da sua infância? São os mesmos amigos de hoje? E seus relacionamentos? Empregos? Projetos? Sonhos? Sempre foram os mesmos? Provavelmente as coisas estejam bem diferentes agora. E o quanto você melhorou com todas essas mudanças? O quanto você pôde aprender com elas? Se nada tivesse mudado você seria quem é hoje?
Quando compreendemos a impermanência, entendemos o valor de cada momento e tomamos consciência de que o momento presente é o mais importante de nossa vida. Só no aqui e agora é que podemos criar e realizar algo, só no presente é que podemos transformar nossas vidas, nossa história. Só o momento presente pode nos dar a verdadeira satisfação. Na maior parte do tempo estamos sempre esperando que no futuro algo melhor aconteça ou ficamos nos lembrando do passado, lamentando ou comparando com o nosso presente.
Precisamos aprender a viver o momento presente, pois se vivermos com foco no passado ou no futuro estaremos sempre ansiosos, frustrados, insatisfeitos e infelizes. Não é sábio se preparar para a vida sem vive-la plenamente.
Se nada é permanente e tudo está em constante mutação, é inútil carregarmos um passado que já mudou, que não existe mais, e também é em vão vivermos num futuro que não existe e que pode nunca existir do modo que imaginamos. Viver e estar no presente é a real oportunidade que temos de criar e recriar a nossa história.
Mesmo a chuva permanecendo a noite toda
Logo que amanheceu, cuidei de secar toda água
De quebra, espalhei luz pelos cantos
E me apressei em inventar um sol, só para iluminar o meu dia
Desenhei minhas próximas vinte e quatro horas em papel crepom, azul
Antes de sair, preciso terminar o meu café, olhar para o espelho e brindar, comigo mesmo essa nova página da minha história que é o milagre desse dia, que acaba de começar.
Amar ao próximo como a si mesmo
Este, como todos vocês sabem, é um dos mandamentos do nosso Pai. Mas, algum de vocês já parou para pensar se praticam este mandamento com outras pessoas. Especialmente as que vocês dizem amar de verdade?
Como é esse amor ao próximo? É através de uma ajuda financeira numa hora de necessidade, de um encontro num bar para um bate papo, de um longo telefonema para abrandar as mágoas e dores do outro, através de um carinho ou um gesto de afeto?
O que vocês pensam que uma pessoa que passa por um período de tristeza ou dor profunda precisa? Só disso?
Sem dúvida todos estes atos e ações ajudam muito, mas não são suficientes, porque são temporários e passageiros...
Até porque, com o tempo, se tornam cansativos, repetitivos e esquecidos. Ou lembrados através de cobranças como: Mas você ainda está assim, triste, sem animação de viver? O que mais você precisa para melhorar? O que é que você pretende da sua vida? Viver infeliz? Você parece não querer ser feliz!
O natural, até pelas ocupações diárias de cada um, pela vida familiar de cada um, pelas atribuições do dia a dia, é que pensamos que fizemos o que podíamos. O que estava ao nosso alcance. O resto é com a pessoa!
Agora eu pergunto: Quem não deseja ser feliz? Viver plenamente?
Penso que o que falta a essas pessoas é o amor do outro como a ele próprio – amar ao próximo como a si mesmo! Sem dúvida é um ato de entrega, de dedicação, de dar sem esperar nada em troca... É estender a mão – através dos atos e ações acima citados, mas muito mais que isso! É manter as mãos dadas! É acolher, por no colo, ajudar no lugar de cobrar, dar no lugar de pedir. É ter paciência – muita paciência e, amparar muitas vezes de perto e outras, com o tempo, aos poucos, com um pouco mais de distância. Mas, acompanhar e amparar sempre!
Está certo que a felicidade está dentro de cada um, que a motivação é algo que vem de dentro para fora. Mas, o ambiente que nos cerca interfere e muito.
Reconquistar
Vou te reconquistar. Mesmo sem saber por onde começar.
Vou te reconquistar. Mesmo sem saber quantos muros pra isso vou derrubar.
Vou te reconquistar. Mesmo que os monstros da minha alma eu tenha que matar.
Vou te reconquistar. Mesmo que dá história, histórias de dor eu tenha que apagar.
Vou te reconquistar. Mesmo que por horas meu coração venha a parar.
Vou te reconquistar. Mesmo que por mais um único segundo, viver no teu olhar.
Vou te reconquistar. Mesmo que eu invente um novo significado para a palavra amar.
Vou te reconquistar. Todos os dias até o mundo acabar.
Vou te reconquistar... só para cada segundo valer a pena a te amar.
Alguns segundos antes da minha vida acabar...
Ainda terei tempo para mais uma vez...
Te reconquistar.
- Relacionados
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases para namorada que mostram o quanto ela é especial para você
- Frases de motivação: palavras para encontrar o incentivo que você precisa
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Você é especial para mim: frases que tocam o coração
