Texto sobre Saudade Amor
Hoje mais que nunca entendo o significado de saudade,nunca desejei um abraço como desejo diariamente os seus,nunca desejei tanto sorrir de conversas e brincadeiras carinhosas como desejo as suas,nunca desejei tanto ter seus olhos olhando para mim.😢😢
Confesso que no momento meu maior desejo é te encontrar e passar a vida toda com você descobrindo diariamente novas formas de saber o que é amor. 😢
Saudades de você minha paixão.
Violeiro chora a viola
Violeiro, está viola canta
e chora a saudade deste chão
este chão árido que o pranto na garganta
canta os amores nas cordas desta canção...
No meu peito também chora
este choro que não vai embora
junto da viola, que vai no raiar da aurora
Violeiro, chora a viola no meu pranto
deste desencanto que a sorte me reservou
se podes neste canto me consolar tanto
não se acanhe em espantar a solidão que aproximou...
No meu peito também chora
este choro que não vai embora
junto da viola, que vai no raiar da aurora
Violeiro, canta a viola no choro dos amores
se hoje sozinho, tenho ela cancioneiro e senhora
então consola minha solidão e minhas dores
daqui só saio se a viola for embora...
Viola e violeiro deixam eu ter este proveito
do canto e choro da viola, em poesia
pois assim alivia o meu peito...
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
Maio, 2016
Cerrado goiano
ODISSEIA (soneto)
Minha saudade de querer-te, ideia
Meus dias poetam versos em te ter
Pois vives no meu viver sem tu crer
Numa saudade de vida em odisseia
Não é só uma razão no meu querer
És o enamorar em noite de lua cheia
Mistérios pra que minh'alma te reteia
E contos de amor escritos pra eu ler
Já tantas vezes lidos, no céu, na areia
Relidos nos sonhos do meu entardecer
É tão presente numa clássica epopeia
És o meu amor, a aurora no amanhecer
Quem no meu palco encenou a estreia
Enlouquecendo por inteiro o meu ser
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
16/06/2016, 17'26"
Cerrado goiano
CHOROSO SONETO
Daqui deste rincão do cerrado
Quisera de a saudade apartar
Mas os ventos só põem a chiar
Quimeras percas no passado
Não sou um poeta de chorar
Mas choro um choro calado
Amiúde e assim comportado
Paliando soluços no poetar
Tão menos viver pontificado
No sofrer, brado, quero voar
Lanço meu olhar ao ilimitado
E pelo ar vai o desejo represado
Liberando as fontes do amar
Livres e do suspiro desgarrado
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
Cerrado goiano
Então segui,
com um frescor de vida que exalava nos ventos da minha saudade.
Segui com a felicidade que resgatei das lembranças.
Segui com a alma florida de esperanças.
Ensaiei um sorriso, e ele veio lindo!
Abraço o vento que me sopra o aconchego de Deus.
Sigo porque meu coração é fruto dos meus desejos, baú dos meus sonhos.
Sigo pois a fé me cura, meus pés se cansam mais a vontade de chegar é mais forte.
A minha alma é cheia de marcas, cicatrizes...
Porém o amor insiste em bordar sorrisos em mim! Agradeço a Deus então sigo ...❤
-----Lanna Borges.
SONETO SAUDOSO
Choro, ao pé do leito da saudade
Que invade o corpo sem descanso
Se fazendo de fiel cordeiro manso
E a agrura numa brutal velocidade
E vem me trazer recordações, afeto
Tão apetecida em tempos outrora
Agora na ausência, lerda é a hora
E cruel a minha emoção sem teto
Chorei, choro por esta separação
Neste fado dessa longa despedida
Que partiu a vida daquela posição
Se eu, tenho na sorte malferidos
Aqui sinceramente peço perdão
Movidos nos desfastios vividos
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
06/04/2016, 21'00" – Cerrado goiano
Desfolhos
Do outono no cerrado e seus desfolhos
Minha saudade caia ao chão fragoso
Do meus ásperos e mirrado tristes olhos
Em tal lira de verso aflito e rancoroso
Nos ventos secos e enrugados chiavam
Os gritos da noite numa solitária canção
Onde lembranças aos astros clamavam
Esmolando do silêncio alguma atenção
Só um olhar neste brado de compaixão
Um olhar, um eco, uma mão...
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
30/04/2016, 18'00" – cerrado goiano
oposição
agora,
que a distância virou saudade
os amigos viraram outrora
e o cerrado extremidade
das bandas do meu poetar
a solidão tornou-se traição
na enzima
na inspiração
da trova, sem estima
de uma rima menor...
Em opor,
pude encontrar na poesia
iguaria, suor, rubor
e companhia...
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
maio, 2016 – Cerrado goiano
Saudade
Saudade,
É bigorna forjada
No canto da aorta.
É âncora enferrujada;
Veleiro à deriva
Nas brumas do passado.
É cílio empedernido
Na frente da córnea.
Cisco no olho,
Adaga no peito;
É lamento de guitarra
Que chora, quando tocada.
Ausência do que já foi,
Crepúsculo de um dia ensolarado.
Saudade, é o que restou.
É o que sinto de mim,
É o que sinto de nós!
Cantiga de adeus
Quando fores embora
ó saudade, seja breve
na tua hora, não me leve
Se acaso não possa
deixar-me no prazer
vista a tua saragoça
e saia sem nada dizer
Não me puxe pela mão
nem tão pouco no pensar
me deixe na agridoce ilusão
melhor do que te acompanhar
E, se ainda não queira
deixar-me sem os teus
argumentos, a tua asneira
então, me diga logo adeus
e vá sem qualquer besteira
Me deixe no esquecimento!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
29/ 02/ 2020 - Cerrado goiano
Você se atrasou,
E em meu peito a saudade ecoou...
A emoção se silenciou,
A razão cansou.
A alma perdeu a calma,
Manifestou-se com pressa,
Mas o sabio tempo lembrou-lhe sua promessa:
Paciência é o segredo enredo de toda história que que se preza.
A paciência suplicou,
O tempo se esgotou,
A saudade em magoa se afundou.
Na ausência da suplicada presença
Marcas irreversíveis deixou.
O coração naquele dia uma bela lição concluiu,
Nem tudo se cura,
E nenhuma flor sem adubo por muito tempo perdura.
O beijo não chegou,
O tempo não curou,
Não estamos mais na idade do céu.
SAUDADE
Uma palavra pequena com um significado tão grande
Uma coisa que só quem sente sabe o quanto machuca
Uma coisa é a sua saúde física e outra é a sua saúde mental
A saudade não deixaria marcas em seu corpo
Porém, te sufocaria até a sua morte por dentro
Saudade não é apenas por uma pessoa
Mas sim pela sua felicidade que foi com ela ao seu partir
Você aceita ela em sua vida
Seus jeitos
Seus costumes
Suas manias
E de repente ela se vai
Some
E ao invés de uma carta de despedida
Ela apenas deixa um copo de
Saudade
Aromas
Eu sei que não devia
Mas aqui estou de novo
Chorando outro dia
De saudade e desgosto
Sinto seu perfume
Nas roupas que eu visto
Seu amaciante impregnado
Está jogando comigo
A lembrança vem na hora
E nao vem sozinha
Ela traz o teu gosto, o teu beijo
Como companhia
Eu vou tocar fogo nessa casa
Viajar pro outro lado do mundo
Conhecer desconhecidos
Virar um vagabundo
Quem sabe assim eu esqueça dessa vida
Quem sabe assim eu esqueça de lembrar
Hoje tenho uma saudade enorme de ter tudo, o que tinha antes,
amigos, meu pai, meus avós etios que já partiram.
Tenho tanta saudade de ser como era antes,
de sorrir como sorria, quando sorria de verdade,
Tenho saudades de dormir como dormia antes,
feliz e sereno, como quando era pequeno,
Tenho imensas saudades de sonhar, como sonhava antes,
sonhos sem limites, sonhos bonitos.
Tenho saudades de olhar, como olhava antes,
com um olhar abstrato, como no mais bonito retrato.
Só nao tenho saudades de chorar, como chorava antes,
porque hojechoro de alegria,de noite e de dia...
Luzerna, 25.09.2013, João Neves
SAUDADE
Saudade – de pela areia fina andando
e a cidade no seu cheiro e no seu cio
Saudade! Dos bares e botecos do Rio
e do samba no pandeiro batucando
Noites de fevereiro, é roda no pavio
o carnaval, sol, e praia no comando
É a vida no agito, calor esquentando
conversa sem hora, e o céu de estio
Saudade – voo cego do sentimento
Sem pouso, com gemidos ao vento
Ai! maravilha entre o mar e a serra
Saudade – Laranjeiras do bardo
Coelho Netto, onde aqui guardo
parte de mim, ah! carioca terra! ...
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
07 de outubro, 2020 – Triângulo Mineiro
Acho incrível o ser humano...muitos filhos e filhas só lembram que tem pai ou sente saudade neste dia ...Dia dos pais é todo dia . Cuide mais e ame mais.
Não espere perder para dar valor... Vejo tantos pais idosos ficarem sozinho o ano todo ...Será que alguém se sente feliz sendo lembrado apenas uma vez por ano... Então valorize mais enquanto você pode ...Depois que ele partir é tarde para se lamentar. Seu pai não quer presente e sim sua presença... Pense nisso.
Ontem sozinha a pensar,
senti uma saudade imensa de você.
Um desejo que não sei dizer,
que não sei explicar.
Uma vontade louca de te ver,
Uma vontade louca de chorar...
sem saber... porque...
Olhei o céu de estrelas radiosas e
entre elas as mais formosas juntinhas...
bem juntinhas... a brilhar!
E sem saber porque crescia cada vez mais
o meu sofrer, crescia esta vontade de te ver juntinho de mim... bem juntinho...
Pra dizer-te bem baixinho... muito baixinho...
Eu gosto muito de você!
Sinto saudade do teu cuidado
do teu abraço que me acalmava
do teu silêncio compreensivo
da inocência do teu amor ...
Tenho vontade que tudo volte
até o teu medo de me perder
queria encontrar o que foi perdido
pra me achar dentro de ti
mas não sei mais o caminho
que me leva ao coração
nem o endereço da ilusão
me perdi em outros sonhos
naufraguei em outros mares
quebrei asas em outros voos
compliquei os sentimentos
e o simples que eu buscava
esteve um dia perto de mim
hoje tudo é tão mudado
há mistérios nos teus gestos
palavras indecifráveis
dúvidas intermináveis
alma a alma
fingindo não ter conflitos
sem coragem de perguntar
o que houve ??
o que que há ??
Noite chegando, sabado acabando. Faltaram-me abraços, soltaram- se os laços , casa vazia, saudade vigia. Vem um nó na garganta, o caminho pra chegar até você está completamente destruído, me sinto perdido. Noite passada fui o criador de sonhos, sonhei com uma flor que desabroxava no meu jardim dei a ela seu nome, me ponho a pensar onde estais nesse momento me
manda noticias, ou pega carona no vento por um momento eu não mas sabia se era sonho ou fantasia. A lua amiga conselheira me disse se acalme pois são apenas páginas de um livro que você ainda não escreveu! Boa noite.
EU CHORO
Eu choro
Choro por tudo.
Choro de raiva
De tristeza
De felicidade
E de saudade.
As lágrimas me fazem entender
Me fazem perdoar
Ou sofrer.
As lágrimas libertam
Meus maiores sentimentos.
Liberta também
Tudo aquilo
Que não digo.
Eu choro por tudo
Porque
Eu sinto tudo.
