Texto sobre o Passado
" Quando nossa viagem passa da metade, ou supõem-se que tenha passado, começamos a ver a morte de uma maneira simples, necessária, embora queiramos vida eterna. Alguns sinais vão aparecendo, coisas da época , diriam alguns, alegria dos médicos, dirão outros, mas o fato é que tudo passará, inclusive nós, eu e você. Por isso é sempre libertador, deixar a alma leve, descarregar pesos, atribuir perdão, pedir desculpas, ser menos intransigente com coisas banais. Somos meros passageiros e o que devemos é viajar buscando sempre a felicidade...
O passado se foi e se iniciou um novo ciclo em minha vida. Parece até que somos outra pessoa fazendo tudo diferente dos anos anteriores. Hora de melhorar o que foi feito e esquecer as coisas antigas e viver coisas novas. Abrir a janela, olhar para o céu , contemplar o sol e agradecer a Deus por mais um dia que está nos dando para tentar mais uma vez ser feliz. Agradecer os livramentos e saber que estamos aqui, vivos para realizar tudo aquilo que não realizamos. Viver a vida com mais felicidade e contar com aquelas pessoas que você sabe que estarão com você independente do porquê, independente do motivo do seu choro. Aproveite essa chuva pra lavar toda a sujeira e, no fim, aguarde o belo arco-íris que irá sair. Olhe para você e cuide de você. Acorde pra vida.
Nossa existência pode ser vista como imagens, então visualize um passado em tons de cinza e uma presente em cores vibrantes. Embora a recordação antiga traga memórias agradáveis, se você refletir, também se lembrará de falhas que preferiria não ter cometido. Portanto, deixe o passado para trás e desfrute das cores do agora!
Você é o que é hoje, porque no passado alguém te ajudou e sustentou ,conheço lavrador que lavrando a terra, fez dos filhos doutores, você brilha, mas a luz é sustentada nos bastidores, a flor recebe o brilho do sol, embeleza e perfuma o mundo , mas quem sustenta a flor é a sua raiz, que vive sem brilho,nos bastidores, penetrando na escuridão do solo para buscar nutrição e água que é a vida da flor.
O dia dos namorados é pra ser comemorado, quem não namora agora, já namorou no passado, quem não se lembra daquele beijo quente ou de um abraço apertado caliente, se não namoras no presente, fique ligado com o namoro na mente, porque o amanhã pode ser diferente, mas o melhor mesmo é ter namoro eternamente.
O objetivo de vida do meu 'eu' presente será sempre ser superior ao meu 'eu' passado e sempre inferior ao meu 'eu' futuro. Dispor do mínimo de idealização de um 'eu' futuro soberano já nos torna superior. Mantendo nossos princípios apenas aprimorando-os. No futuro alcançaremos o que no passado era inalcançável. Ascenderemos à utopia da evolução. Praticando a caridade de uma totalidade de formas. Mas jamais presumindo que grandes transformações nos sucedem de um dia para o outro, ainda que seja possível...
Desnude tua alma da roupagem de sentimentos opressores do passado, e verás que a vida fluirá mais leve e te sentirás como uma águia que renasce das cinzas e se refaz em Vitória no topo da montanha e tuas asas tocam nas mãos do Pai para que dancem no céu harmonicamente em luz, força, fé e principalmente amor entre teus semelhantes. Sejas tu uma águia no céu!
Há pessoas que se guiam durante toda uma vida pelo padrão que lhes foi passado na infância e jamais se questionam se haveria uma forma melhor de viver suas experiências, como se fossem estanques e não tivessem relação entre si. Ao observador fica perceptível que nascem em determinado momento e deixam a vida como se o tempo não tivesse passado, tanto em autopercepção quanto nas mudanças que ocorreram em torno delas. Longevidade, portanto, nunca foi sinônimo de evolução.
Vez por outra nos descobrimos presos a memórias felizes de um passado distante – o amor da adolescência, o momento de uma conquista, o trabalho dos sonhos – esquecendo que a vida nos reserva coisas incríveis neste aqui e agora na forma do amor definitivo, do trabalho que nos realiza, de conquistas autênticas apenas porque do passado ficam as boas lembranças, mas a felicidade real, tal como deve ser, só acontece neste agora!
No grande palco da existência, o passado permanece como um ato já representado, o presente se desdobra com a tinta fresca dos nossos papéis atuais, e o futuro, como uma trama em suspense, espera ser meticulosamente encenado pelas decisões que fazemos agora, delineando o enredo da nossa jornada teatral.
O nosso presente é resultado dos erros e acertos do passado.Logo,o sucesso do nosso futuro depende das boas escolhas no presente.Por isso,não podemos apagar nosso passado,pois ele é a ponte para o nosso presente e futuro será próspero se tivermos paciência de esperar e plantarmos sementes de esperança.
No passado, mulheres não votavam e só podiam usar saias e vestidos. Por isso, o movimento feminista foi muito importante no contexto histórico. Hoje, mulheres também usam boné, chapéus, calças compridas, blasers, moletons e até ternos. Isso possibilita que as mulheres exerçam muitas profissões, como a docência, medicina, a enfermagem e serviços militares.
A única coisa que vale a pena é olhar para o passado, porque foi lá que eu te conheci e nunca vou esquecer que foi o passado que me apresentou você, e o presente que hoje vivo me traz esperanças que o futuro nos espera para vivermos o amor que o passado nos apresentou e alí nasceu o nosso amor!
Há aqueles que transformam o passado em fantasmas a assombrá-los pelo resto de seus dias. Outros não se refletem mais no espelho em que um dia se olharam, e descobrem a leveza do ser em permanente mutação que lhes revelou o sentido da vida. E é quando todos os fantasmas se apagam de suas lembranças e os resgatam para um agora de extasiante plenitude.
O passado é precioso na medida em que nos permite entender como chegamos onde estamos e nos deixar orgulhosos do nosso agora. Mas deve ser tratado como um sonho bonito do qual nos lembramos ao acordar, e não como o lugar do qual nunca sairemos. Em vez de escravo do que experimentou no passado, opte por ser o arquiteto do seu futuro.
Existem intervalos de vida em que um passado feliz transformado em cacos nos coloca numa espécie de limbo entre a doce ilusão vivida e a negritude absoluta de um futuro assentado em alicerces profundamente abalados, forçando a uma reaprendizagem de posicionamento perante o mundo de forma a aceitá-lo com sua realidade, em lugar do romantismo pueril de antes, para que possamos ressurgir de nossas cinzas internas.
Para aqueles que adoram viver de passado, principalmente sendo o inquisidor da língua portuguesa eu digo:"respeite a língua padrão em seus documentos, em sua história... mas não repreenda a língua...ela é um rio... que quando impedido de cursar seu leito, faz morrer tudo que está a sua volta.... o mundo não para de girar, por que a língua teria que parar de se transformar???" Pense nisso... nada é tão pobre como o julgamento... nada é tão "démodé" quanto ao conservadorismo... aceite... tudo muda... não sofra... pois não será por você que o rio deixará de seguir o seu destino...
Parece irônico dizer para não olhar para o passado... sendo que é lá no passado que eu estou arrumando forças para torna-lo imortal... é complicado não lembrar do conjunto de memórias que te fazem bem e ao mesmo tempo mal... mas deste tirar o melhor para fazer reviver no presente o que foi no passado algo tão vivo... como é irônico dizer que não penso no conjunto da sua trajetória de vida... a cada linha que eu escrevo sofregamente a tua história... a tua alegria...a tua persistência... a tua luta... o amor, meus caros, é latente... sei que ainda não cheguei ao ponto... não sei escrever sem o afetivo... não sou de fato uma teórica, como desejaria ser... não sei escrever sem a empolgação... sem paixão... sem entrega... mas prometo tentar ser imparcial... ser profissional... e devolver a vocês paranaenses... uma pequena, mas significativa identidade cultural... assim espero e assim será!
Na solidão o silêncio ouve o pensamento passado esquecido no barulho apressado, ressuscitar o suspiro suave por acalanto próprio, é na solidão onde o silêncio da alma grita de alegria e felicidade onde ninguém responde, é confortável na solidão o silêncio cantar uma canção de alma leve paz onde o silêncio ouve a própria voz.
Não tente mudar o passado, pois ele já é uma história escrita, um reflexo das escolhas feitas. Deu o que deu. Cada momento que passou serve como lição, não como algo a ser alterado. Ao invés disso, olhemos para o futuro, pois ele carrega o potencial de mudança. Se nossas atitudes continuarem as mesmas, o futuro inevitavelmente se tornará um espelho do passado. Por isso, mude o agora, transforme as decisões e rescreva os ciclos. Deu o que deu, mas ainda podemos escolher o que dará.
