Texto sobre Mentalidade Inteligente

Cerca de 12107 frases e pensamentos: Texto sobre Mentalidade Inteligente

Um discípulo perguntou a um velho sábio sobre quem vinha primeiro, se era a energia ou a força. E com a serenidade costumeira a resposta do ancião pareceu cheia de complexidade para um entendimento superficial sem os mecanismos da reflexão profunda:

"Sem energia perdemos a força - respondeu-lhe o velho homem -, no entanto, você pode estar pensando que é a força que produz energia. Mas veja bem que não há força sem energia. Neste caso, precisamos descobrir o que é causa e o que é efeito. Não nos parece aquela mesma história de quem veio primeiro se foi o ovo ou a galinha? Então, onde estaria a energia neste caso? Porque a energia que a força produz é secundária, e a força que a energia produz é a força primeira ainda misteriosa como a própria luz. Observe que a luz também é efeito, pois a causa é a energia.", completou o mestre.

E o discípulo ouvindo tudo aquilo, não teve força para replicar, porque estava psicologicamente esgotado, sem energia para raciocinar.

“Podem rezar latim sobre o meu caixão, se quiserem.
Se quiserem, podem dançar e cantar à roda dele.
Não tenho preferências para quando já não puder ter preferências.
O que for, quando for, é que será o que é”.

( Alberto Caeiro [Heterônimo de Fernando Pessoa], In Poemas Inconjuntos - In Poesia, Assírio e Alvim, ed. Fernando Cabral Martins, Richard Zenith, 2001.)

O hoje. Ah! O hoje! Às vezes me pego em juízo sobre isso.
Certo dia, cheguei à nobre conclusão de que "o hoje" nada mais é que um presente de Deus. Um presente dado sem que te peçam nada em troca. Aliás, somente a você cabe a postura exata frente a este presente.
O hoje é como disseram um dia, é a materialização do começo, do recomeço, do refazer-se, do início, dos reinícios! Se o tempo é um cenário preparado para nos inserirmos, façamos do hoje a nossa melhor interpretação. Um show para nós mesmos recheado de aplausos vindo da nossa consciência.
Não cabem freios inúteis no hoje. Não cabem as paradas desnecessárias que obstacularizam a felicidade sem qualquer razão plausível. Não cabe a normose parva que te leva a uma adaptação às coisas inúteis. Só a verdadeira felicidade é útil ao homem.
Não economize beijos, abraços apertados, palavras de carinho, solidariedade pura e simples, novas possibilidades, novos encontros. Só chegaremos ao nosso âmago, à nossa essência através das relações humanas e as relações humanas nas suas diversas searas, é a mais pura forma de atrito. Então, ATRITE-SE! Ame, se entregue às paixões, saia da zona de conforto da monotonia paralisante, da mediocridade absurda que vem do medo.
Foque suas preocupações no hoje! O que passou virou história e o futuro é uma incógnita sediada na vontade de Deus. Destarte, VIVA, brinque, chore e se decepcione (se for o caso).
A única coisa que te fará humano é o sentir. Então faça do seu hoje um turbilhão de sentimentos. E quando a cabeça desocupar das coisas que te foram inúteis, só se arrependerá do beijo que não deu, do abraço que nunca abraçou, do amor que não foi seu.

O amor não é um meio para preencher lacunas do nosso ser. Não é um meio de domínio sobre outra pessoa.
O amor não é o encontro de duas metades, mas, sim, o encontro de dois seres diferentes e íntegros em sua própria incompletude, para o fascinante encontro com a auteridade

Sobre a admiração

Você conhece alguém bacana
Que em outro município reside
Acha aquela presença incrível
Mas a localização não coincide

Então troca ideia com a pessoa
Por tempo suficiente a admirá-la
Porque é quase desconhecida
E você não tem por que criticá-la

Valorizam o momento partilhado
Até cada um seguir sua direção
E com certeza você irá recordar
Aquela companheira de ocasião

Assim declarou Millôr Fernandes
À principal revista que a Abril tem
Como são admiráveis as pessoas
Que nós não conhecemos bem.

Sobre o roceiro:
Dizem que nóis é Jacu
E até que nóis é burro
Burro tem muita serventia
Labuta por todo dia
Não tem tempo pra frescura
Trabaia de sol a sol
Pra sustentar os cheios de "Curtura"
Porque se nóis num trabaiá
Sua barriga vai roncar
Vai ficar cheia de ar
E ocê vai pra sepurtura.

Quais são as cinco aspectos importantes sobre as religiões da Terra?

A religião é apenas uma maquinação primitiva pelo homem para comandar, reprimir e explorar os outros, para a qual apenas as formas de vida que são fracas em sua consciência sucumbem.
Quando o homem se entrega a suas religiões, ou seja, malévolas, doutrinas errôneas, seus resíduos consciência afastado cada vez mais e, finalmente, leva a um abismo sem fundo.
A Terra é o único planeta dentro da galáxia da Via Láctea que tem religiões da nossa forma. Nossas religiões controlam a vida das pessoas e do bem-estar de todo o planeta retardando nosso mundo por milhares de anos em desenvolvimento espiritual.
Cada aspecto da evolução espiritual está bloqueada por essas religiões, é impossível fazer qualquer progresso genuíno.
Nossas religiões ainda contem algum valor real, mas isso se torna tão ofuscado que apenas algumas pessoas são capazes de ver alguma verdade efetiva neles.

ROSAS QUE NÃO TE DEI

As rosas, que eu não te dei por sobre a mesa,
no ramalhete ficaram.
E por pouca sorte tua, ali mesmo murcharam.
Por que não as dei? Não sei.
Sonho meu, sempre foi pessoalmente dá-las,
era tudo o que mais queria.
Infelizmente, não o posso.
Assim pensando deixei o sonho levá-las.
Nele as entreguei, ficaram lindas ao teu lado.
Quando do sonho acordava, vi que as que seriam
tuas ficaram.
Caprichosas são as rosas,por terem aqui ficado
e não junto a ti, como queriam, murchando foram
e no ramalhete, morreram.

Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E

Neste momento em que o ano está terminando eu fiz uma reflexão sobre tudo que passou nestes 12 meses e posso ver nitidamente todas as pessoas importantes com quem compartilhei minha vida, meus pensamentos e sentimentos, alegrias e tristezas, e não poderia virar esse ano sem te mandar essa mensagem. Você foi uma das pessoas que mais participou dela, direta e indiretamente. Umas das mais importantes. Digo isso pois desde quando meu namoro acabou a primeira pessoa quem procurei foi você. Me sinto bem demais ao seu lado. Sempre senti e sempre confidenciei isso aos meus melhores amigos . Sinto algo especial por você de verdade, sem demagogia? desde a primeira vez que te vi . Por você sempre foi algo diferente e sempre deixei claro isso pra mim mesmo. Nunca menti pra você com relação a estar me apaixonando por você. Mesmo em alguns momentos duvidando.
Li uma frase que uma amiga minha mandou ontem dizendo o seguinte "Manifeste o seu amor, por mais que não haja como, por mais que não acredite nos vários motivos nele, não o abandone no poço fundo e frio" isso foi o que me deu coragem pra isso hoje. Independentemente do que sinta ou não sinta, apenas amizade ou não , torço por você em todos os sentidos, que seja feliz de ponta a ponta! E sempre estarei torcendo por você, de todo meu coração. Acredita viu? Valeu passar por tudo isso, valeu a pena repetir por isso, valeu a viagem, sem decidir morar no drama.
Desejo que você realize seus sonhos, diga o que sempre quis dizer ao mundo, abrace e ame o quanto quiser (até cansar!), sinta o que sempre quis sentir e viva intensamente ao lado de quem te quer bem.

Eu não sou a minha família, nem os meus amigos, nem o que eles pensam sobre mim.
Eu não sou nenhum dos meus parentes, tampouco as opiniões deles.
Eu também não sou a minha rigidez, nem as minhas limitações.
Eu sou única. Não há ninguém igual a mim, nem haverá.
Por isso, não há competição e nem comparação.
Eu mereço o meu próprio amor e minha própria aceitação, não pelo que fiz, mas por existir.
Eu gosto do jeito que sou. E só preciso da minha aprovação em meus atos.

►Por que Não Falar de Amor?

Não entendo qual o problema de escrever sobre amor,
Não sei por que sou humilhado ao compartilhar uma dor,
Ao repassar um passado, talvez de um relacionamento sem valor
Eu sei que não sou bom em escrever,
Mas acredito que tudo tem um sentido, e um começo
E eu sou um simples aprendiz, que possui o "querer"
Mas talvez eu não leve jeito.

Mas por que eu não simplesmente aceito?
Agora mesmo estou escrevendo um novo texto
Talvez eu esteja à procura de um meio termo
Não sei dizer direito.

Eu acho tão gratificante, terminar a escrita de um texto apaixonante,
Pois os depressivos são difíceis de serem relidos
Mas eu não sei se estou procurando aceitação
Talvez eu tenha escolhido permanecer na solidão,
Mas com a caneta em mãos, tento criar uma solução
Escapar de um mundo caótico, e criar um lugar onde nada seja lógico
Um mundo onde eu seja aceito, onde não sinto medo
Não sei o que aconteceria se eu dissesse aos jovens ao meu redor,
Que eu escrevo textos que me fazem sentir melhor.

Me alegra as críticas construtivas,
Mas tenho ciência dos erros que residem em minha escrita
Não posso dizer que tenho uma desculpa,
Pois minha pouca idade não diferencia com a leitura.

Sinto como se eu não fosse o único,
Que deseja um lugar para se sentir seguro
Ou talvez eu seja apenas mais um louco,
Que não raciocina nem um pouco
E eu pensava que teria a liberdade de expressão quando fizesse dezoito
Porém, talvez, esse tenha sido um pensamento imaturo
Mas continuo descrevendo, em palavras, o que quero para o futuro
E o que eu imagino de um mundo perfeito
Pode ser que, no ato de escrever eu seja leigo,
Mas eu tento, quando tenho o tempo,
Eu me assento no chão, e desenho no papel com a minha imaginação.

Mas por que eu escrevo sem parar?
O que estou querendo conquistar, ou encontrar?
Não sei, posso dizer somente que não é uma tortura
Escrevo com o nascer do Sol, e ao surgir da Lua
Usando e abusando da caneta incessantemente
Suspeito que seja uma doença, que se instalou profundamente.

Eu sou um idiota por escrever? Não sei
Só escrevo o que desejo, o que penso, e o que já passei
Gosto de escrever sobre o amor, e sim, talvez eu seja um sonhador
Ou quem sabe, um garoto perdido, querendo fazer parte,
Pois não me encaixei com a cidade
Talvez esses meus textos só sirvam para ocupar a lata de lixo,
Ou quem sabe, ter meus pensamentos caçados como um bicho do mato
Mas haverá alguém por aí que pense similar a mim,
Não há como pôr um fim em um pensamento viril
Boa madrugada, até logo, vou dormir.

Uma reflexão sobre o valor da vida: Para as crianças, não há limites para viver. Para os amantes, o tempo e a vida passam muito rápido nos momentos em que se entregam em amores. Para os afortunados, que esbanjam por uma vida boa, no entretenimento e no luxo a vida é maravilhosa mas nunca encontram seu sentido. Para os bêbados e os amantes da boemia a vida é só nostalgia. Para os cristãos sinceros o viver é Cristo e o morrer é lucro.
Minha mãe me ensinou muito, mas uma das maiores lições dela eu recebi na ocasião da perda do meu pai, foi quando ela sussurrou: “Esta vida não vale nada”. Hoje ela ama a vida porque entendeu o seu sentido. Isso me levou a refletir. O que será de nós quando quem faz a nossa vida valer a pena for tirado da gente? Quando a gente devota a vida em torno de uma pessoa, quando se vive um amor profundo onde os dois são um, a perda é irreparável. O tempo passou e hoje entendo o que ela quis dizer naquela ocasião. A vida então não valerá mais a pena, perderia até o sentido de ser, enquanto não entendermos o sentido de viver.

MINHA PALAVRA

Não digo que a escrita é meu domínio sobre o mundo
Não tenho a pretensão de dominar o mundo
Não quero dominar o mundo
Não creio que alguém possa dominar este mundo
O que escrevo são flores e corvos...
Com o que escrevo domino minha sanidade,
translado minhas dores
e me remeto à outros cosmos.
Um mundo menos alienado
Menos cruel
Nem mel nem fel
Mas onde ainda há campos de margaridas
Há um vislumbre de verdade
( Ainda que utópica)
Da velha e menos patética humanidade
Onde o " Ter" é menos importante que o " Ser"
Não vou mudar o mundo com minhas palavras
Não posso mudar o mundo com minhas palavras
O mundo já nem lê minhas palavras,
quanto mais ouvi-las para se deixar mudar.
O mundo não deseja mais tardes de levezas e gentilezas,
ou arco-íris , poesia ou musicalidade
... O mundo anda por demais mundanizado.
Demasiadamente pervertido
Sem sentido
Sem amor
Meu verso é meu côncavo e meu convexo
É meu tudo,
exceto meu domínio sobre o mundo.

Versículos bíblicos sobre as mães:
Quem se nega a disciplinar e repreender seu filho não o ama; quem o ama de fato não hesita em corrigi-lo. (BKJA)
"Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá. (Êx 20.12)
Os olhos de quem ridiculariza seu pai, ou de quem trata sem consideração e obediência a própria mãe serão arrancados pelos corvos do vale, e serão devorados pelos filhotes dos abutres! (Pv 30.17)
Portanto: Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe deverá morrer. Visto que amaldiçoou seu pai ou sua mãe, seu sangue cairá sobre ele mesmo. (Lv 20.9)
Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe, será morto. (Êx 21:17); Se amaldiçoares o teu pai e a tua mãe, a luz da tua vida se extinguirá na mais profunda das trevas.(Pv 20.20)
Meu filho, ouve a instrução de teu pai e não desprezes o ensino de tua mãe. (Pv 1.8)
Meu filho, guarda o mandamento de teu pai e não abandones a instrução de tua mãe; (Pv 6.20)
O filho sábio alegra seu pai, mas o homem insensato despreza sua mãe. (Pv 15.20)
Quem rouba o pai e faz a própria mãe fugir é filho que traz vergonha e desonra. (Pv 19.26)
Ouve teu pai, que te gerou, e não desprezes tua mãe, quando ela envelhecer. (Pv 23.22)
Alegrem-se teu pai e tua mãe, regozije-se aquela que te deu à luz. (Pv 23.25)
Quem rouba pai ou mãe e diz: Isso não é errado, é companheiro do destruidor. (Pv 28.24)
A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha sua mãe. (Pv 29.15)
Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no ventre de minha mãe. (Sl 139.13)

Sobre Ela!
Ela anda consertando erros do passado e colecionando acertos
Gastando sua atenção com as melhores pessoas.
Ela anda cumprindo promessas desfeitas, porque tem olhado mais para o coração do que para a razão
Ela tem construído história com vírgulas e pontos finais.
Os sentimentos dela tem se alargado quando se trata de amar e de querer bem e, mesmo que a vida insista em pisar nela, ela tem suspirado enxugado as lágrimas e vivido um dia de cada vez.
Ela tem se desapegado do que lhe faz mal, do que lhe fere e do que lhe causa dor.
Ela tem corrido atrás do que faz cócegas na sua alma, uns chamam Felicidade para ela é apenas Liberdade.

O poeta e o poema

Dói meu poema em mim nos seus dois nascimentos:
sobre o papel, dentre em meu peito.
Ele me investe, á enfrentamento,
demônio feito

essa criança a quem se atira fora, ao lixo,
com tanta raiva e rejeição!
Rapta meus versos, só capricho:
São meus ou não?

Dói meu poema em mim no curso da escritura
pois que não quer minha lição.
Para ele eu sou escória pura:
lesma do chão.

Eu me pergunto quando irei compreendê-lo,
trazendo o ritmo seu comigo.
Tenho rigores ou desvelo
de um cão amigo.

Trata-me qual vilão: para que serve o poeta
se é bom sem ele o verso e a rima?
Eu sou a presença indiscreta:
Risque-se em cima!

Dói-me menos o poema uma vez instalado,
definitivo, bem nutrido,
e o meu humor fica acalmado
ao tê-lo lido.

Aceito-o, ele me aceita: uma doce harmonia
deverá, creio, vir à cena.
Tudo de ambíguo se esvazia:
Que paz serena!

Temos de juntos ir à conquista da meta,
deste vasto universo, ousados
pois o poema e o poeta
estão vedados.

Alain Bosquet
Um dia após a vida, 1984

Senhor meu Deus, derrame toda sorte de bençãos sobre a vida daqueles que na sua minoria manifestarm-se através de diferentes conceitos, demostrando carinho, amor uma palavra amiga e me estenderam a mão.
E perdoe aqueles que na sua maioria por um motivo ou outro ignoraram o meu momento triste, pela carência e solidão pelo qual expus aqui amém.

Notas sobre ela

Falava: Cansei de sofrer! Não vou me entregar novamente. Sempre depois de uma decepção.
Ao surgir um novo amor, lá estava ela mergulhando fundo mais uma vez.
Será que ela foi feita pra o Amor? ou tem dentro de sí a esperança viva, que um dia encontrará alguém que ficará pra sempre?

Pessoal boa tarde a todos, venho aqui com duas críticas, sobre assuntos pautados nessa semana. Exercendo meu direito de expressão, conforme as vezes faço em outros artigos, debates e conversas de família.
Reparem bem nessa imagem onde aparece a senhora Dilma Roussef e reflitam um pouo. Essa imagem para mim, tem um gosto de muita vergonha, por pensar em quanto esses imundos que aí estao, ainda tem coragem de desacreditar do nosso povo Brasileiro.
Vergonha por pensar que o povo tem muita coragem e hombridade, mas não tem educação, efeito causado por governantes que jamais vão querer que vc coloque sua mioleira para funcionar.
Me vem em mente uma sociedade histórica onde se formou politicamente idéias, leis e opiniões usadas até o dia de hoje chamado Grécia Antiga. Nessa sociedade, professores tinham muito valor e as pessoas mais respeitadas eram os filósofos e os anciãos, temos hoje uma sociedade barbaramente violentada com o desvalor de quem educa, pois professores trabalham arduamente em troca de salários ridículos e nossos velhos são colocados de lado a margem da sociedade, para se seguir jogadores de futebol e artistas mirins que sequer tem uma formação superior e nenhuma bagagem de vida. Tudo que esse aí da foto querem, para que aceitemos de muito bom grado o PÃO E CIRCO que impede que reparemos em suas falcatruas e canalhices.
Colegas amigos, não venho aqui lamentar que sejam canalhas, todos somos tentados a ser, mas venho lamentar a falta de sensibilidade de um todo onde invertemos por completos todos os valores reais que os antigos vinham preservando. Nesse exato momento onde se decide o destino de nossa "pátria amada" , a maioria dos brasileiros se preocupam, discutem e comentam incessantemente a separação de um casal famoso de jornalistas que muito nos enganam todos os dias com suas mentiras de manipulação.
A vergonha me envermelha e arde a face, por saber que até a noção de amor perdemos e temos por padrões de casal perfeito não nossos pais e avós que tanto ralaram para nós sustentar, mas um casal ridículo de pessoas que nem conhecemos. Como chegamos a esse ponto?
Como disse anteriormente, são críticas e sou titular desse direito. Amigos faço lhes um convite que já é costumeiro, voltemos aos nossos valores, priorizemos a educação familiar e sejamos pensadores, não sendo manipulados pela midia e artiatazinhos de meia tigela. Posso ser irrelevante porém enquanto viver vou clamar e pregar amor e educação. Exercendo meu direito de cidadao, pai, filho, trabalhador, estudante, empresário e escritor.

Notas sobre ela!

Ela de noite chorava
a saudade que teimava
em lhe fazer companhia.
Mas logo que o dia surgia,
vestia seu melhor sorriso
e saia para a todos encantar.
Ela é assim,
corajosa e teimosa,
não deixava a tristeza vencer.
Amava abraçar, amar, sorrir e pular,
esquecia que era mulher,
e brincava como criança,
Ela é assim,
um anjo, cheio de esperança,
de dia menina mulher,
de noite mulher menina,
Ela é assim,
tudo para mim!
Sergio Fornasari

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp