Texto sobre eu Amo meu Irmao
a uns tempos atras reverberava sobre o valor da vida ,inquirições , misterios , enigmas ,diante de mim, pairava perguntas angustiantes , a falta de resposta me sobressaltava aos olhos , o apequenamento do meu eu , se atenuava , parece me que aquilo que eu tinha como certo era incerto e sorriso que antes me parecia habitual fugira do meu rosto, as contrições de ser um corpo finito diante do ainda não descoberto me pareciam habitual, comum, rotineiro...
No desenvolvimento do sistema psicossocial humano devemos pensar numa ética própria sobre a questão da coabitação e da coexistência com os outros seres vivos (Peter Singer discute essa questão muito bem). Acontece que nem sequer conseguimos conviver bem com pessoas de "outras cores" quiçá pensar na coabitação inter-espécies. A questão é profunda e complexa. Minha opinião é que só será resolvida quando não tivermos mais corpo (matéria) para ser sustentada. Quando formos seres mentais conseguiremos enxergar de longe essa questão. Por enquanto estamos presos em nossos corpos e, portanto, em nossos canais irrisórios de percepção. Alguns poucos sábios enxergam longe esse construção ética inter-espécies. Girando o "cubo"; vemos o mercado evoluindo e mercantilizando o veganismo e o vegetarianismo. Ou seja, precisamos ter dinheiro para sermos veganos ou vegetarianos. Há muito trabalho a ser feito. Sou predominantemente pessimista nesta questão que o documentário levanta. Seremos terráqueos que não respeitam a vida senciente e nem sua casa. Será que teremos tempo para chegar a essa visão da ética inter-espécies antes de nos destruirmos?
Quando deparamos com filmes antigos que retratam sobre a pré história nos deparamos com animais surpreendentes como os temidos e gigantescos dinossauros. mas não seria essa a visão que as formigas tem de nós? Com essa reflexão remete observar que não importa os que consideramos como gigantes o que importa é como nos colocamos diantes deles.
“Quase por uma lei da natureza humana, parece ser mais fácil aos homens concordarem sobre um programa negativo – o ódio a um inimigo ou a inveja aos que estão em melhor situação – do que sobre qualquer plano positivo. A antítese ‘nós’ e ‘eles’, a luta comum contra os que se acham fora do grupo, parece um ingrediente essencial a qualquer ideologia capaz de unir solidamente um grupo visando à ação comum. Por essa razão, é sempre utilizada por aqueles que procuram não só o apoio a um programa político mas também a fidelidade irrestrita de grandes massas.
Através de um olhar, podemos mostrar o que realmente nossa alma diz sobre quem realmente somos e o que realmente queremos. É ele que revela o nossos desejos mais escondidos. E se a conexão com a outra pessoa for muito forte, ele também pode disser o que cada uma quer fala, sem que ambas abra a boca.
Um olhar lançado sobre a vastidão do Cosmos nos traz, entre muitas outras, duas grandes reflexões: A uma, a nossa demasiada pequenez mediante o que é vislumbrado. A duas, a nossa importante conexão com o Cosmos, posto que os nossos principais elementos químicos em ordem percentual constituem com o mesmo peso o próprio Universo.
Todos julgamos. Vejamos que julgar é formar conceito, emitir parecer, opinião sobre alguém ou algo. Se você fala no sentido bíblico - muitos falam - e quando se fala em julgar já se pensa em coisa ruim. Você pode julgar uma coisa boa também: o Divino proíbe isso? Você formou um conceito, um parecer, uma opinião sobre alguma coisa boa ou ruim, portanto julgou. Não é pecado, o Divino nos fez humanos e quer que sejamos assim.
Tantas pessoas pregando sobre 1 Coríntios 13.. Tantas pessoas pregando sobre amor, e poucas delas amando. Jesus disse em um dos seus mandamentos: "Amarás teu próximo como a ti mesmo". Mas infelizmente não vemos isso em todas as igrejas. Infelizmente algumas pessoas estão caindo em doutrina de homens e ao invés de ajudar o próximo, o machuca. Não é isso que Deus quer de nós. Como diz nos mandamentos devemos amar uns aos outros, e não importa o erro que o próximo fez, devemos ajuda-lo ao invés de critica-lo. Dizer que o caminho ao qual "ele" está indo, é o caminho errado! Dê a mão a "ele", assim como Cristo lhe dá quando você acha que tudo está perdido! Esqueça o erro que "ele" cometeu! Perdoe! Ame-o mais! O ideal seria que cada um abolisse o que o outro fez, e que não o criticasse. Que dessem a mão e quebrassem as fronteiras. Pois "ele" também é ser humano. E seres humanos, são imperfeitos! Exceto Jesus.
É interessante como uma definição sobre algo ou alguém é capaz de mudar ao longo dos anos após algumas reflexões. O amadurecimento surge com as experiências de vida, limitar-se ao que sente ou a um pré julgamento acaba sendo ineficaz porque impede na tomada decisões corretas e necessárias. Viver inteiramente em função seja lá de quem for é rejeitar a própria vida, penso que só será possível ter segurança em qualquer relacionamento a partir do momento que obtêm-se conhecimento real das pessoas com quem relaciona-se. A reciprocidade é uma troca necessária, sem ela nada perpetua-se, nada constrói-se, não há crescimento, amadurecimento e tão menos confiança no outro.
Não crie objeções sobre pessoas. Aparentemente toda história tem dois lados. Se alguém te levar boatos negativos, não pré- julgue quem esta sendo difamado. Vale a pena examinar a relevância de alguém que se esforça tanto, na função de espalhar boatos sobre quem não considera. Sejam surdos a malícia alheia. Reportem apenas as suas certezas. Não se conduza na maldade, porque condutas ruins proliferam.
Conversando com uma amiga minha sobre a reciprocidade nos relacionamentos, seja na amizade, seja no namoro ou no matrimonio, chegamos à conclusão de que muitas pessoas veem essa correspondência como fraqueza ou humilhação. Mas como alguém saberá que existe amor se ele não é demonstrado em atos? Como alguém vai saber o que está no coração do outro se isso não é exteriorizado? Precisamos aprender com Jesus esse gesto de viver a vida concretamente, em atos; aprender a nos doar com atitudes. Pensem numa flor. Se não é cuidada, ela morre. Não adianta apenas o desejo ou a intenção de cuidar. O que fica no coração ou no pensamento sem ser revelado, sem se concretizar, é inútil. Que tenhamos a humildade e a ousadia de viver um amor-doação, sem reservas.
"Se alguém se achar apto a lhe dar um conselho sobre sua 'vida', agradeça e diga que será ótimo. Diga também que está precisando de um sócio para tocar a sua 'vida' e dividir os prejuízos naquilo que der errado. Caso seu conselheiro tiver bons conselhos e segurança no que estiver falando, certamente aceitará a sociedade."
Para que se preocupar com olho grande das pessoas sobre sua vida , quando você tem o olhar de Deus que repousa em você o tempo todo ? Seja firme na sua fé , em tudo dai graças ao Senhor porque Ele' é bom !Não deixe as coisas desse mundo serem maiores que o que Deus tem a te oferecer ! Amém !!?
"À medida que o menino caminha, ele deseja que seus passos lancem tintas de luz e vida sobre as calçadas da humanidade. Que as guerras de congelem e no lugar de Sírias, Guernicas e Faixas de Gaza, sejam pintados Xangrilás e telas de abraços e paz." (O artista plástico - Victor Bhering Drummond)
SOBRE QUALQUER SITUAÇÃO, começa a solução da maneira mais simples possível, e ouvindo muito mais do que falando. Evite o ataque, e prepare-se bem para se defender. Como o atacante geralmente procura ser reconhecido, dê à ele atenção sem dar-lhe razão, e isso pode desarmá-lo quase por inteiro (Nelson Locatelli, escritor)
Dias atrás me peguei pensando sobre um amor antigo. A dúvida foi "será que podemos chamar de amor?" talvez chamo de ignorância até o momento que resolvi esquecer todos os momentos bons e levar até o ponto do caos. Talvez eu apenas decidi que fosse apenas um caso, parecia eterno e duradouro. Realmente quis acreditar que aquilo seria para sempre como esperamos de qualquer sentimento bom e que nos conforta. Será que a cada amor que vai aparecer irei ter o pensamento de "aquilo não era amor, era cilada" cilada boa que se transformou na ruína. Não nasci para esse negócio de que encontramos um amor em cada esquina. Espero que esse seja aquele transformador, que inesperadamente eu me apaixone todos os dias, e que de forma delicada, eu venha até aqui para mostrar que amores não são como flores.
Quando a gente se protege do mal, quando fica ao lado de Deus para que a luz dele brilhe sobre nos, transformamos o nosso corpo em templo do Espírito Santo, moldamos nossa alma para que tudo que entre nela seja do bem. O mal entra quando a gente abre espaço, quando a gente permite, o mal se aproxima pelo mal que a gente tolera. O bem também é assim: Quanto mais nos entregamos à bondade e ao amor, mais graça e unção recebemos. Quanto mais aceitamos que o bem faça parte de nossos dias, melhor é a nossa vida. Nosso sorriso é um toque delicado de Deus em nosso rosto e a Sua Palavra é vida sendo semeada em nosso coração.
Tava me perguntando sobre um trecho que li na página de uma amiga, "Ser poeta é amar todo dia um bocadinho", como seria isso? Sempre tive vontade de invadir o mundo dos poetas, falar bonito, não pensar nas palavras porque elas fluem, olhar com ternura e já declamar, olhar uma flor e brotar uma frase romântica, olhar um lindo pano e me cobrir com um texto, ver um mar e derramar versos, ver um violão e cantar prosas, como eu queria ter nascido com esse dom.... Apenas leio, ouço, assisto, participo e vibro com todos os meus companheiros e mais fiéis amigos poetas e escritores. Amo todos os dias e não consigo ser poeta, quanto mais amo menos poeta sou. O que tem de errado na frase escrita acima? Ser poeta e amar todos os dias ou, amar todos os dias e ser poeta? Nãoooooo ser poeta "é" amar todos os dias um pouquinho. Porque em tudo o poeta vê amor e beleza. Por isso ele, o poeta é amor e a poesia é amar.
agora pela manhã pensei sobre legado... que é algo que deixamos para o outro, a nossa história ou estória. Dinheiro? Bens? Creio que não... sabedoria, conhecimento, inteligência, isso sim levamos para sempre, o resto, é resto... portanto deixemos de ser materialistas e pensemos no ser e não no ter, faÇa o melhor de si, dê o melhor de si, seja você, não temos que viver em função do outro, mas se podemos ajudá-lo... que o façamos... na vida, que é temporária, deixamos o que temos e levamos o que recebemos...
Como me sinto? Como se colocassem dois olhos sobre uma mesa e que me digam a mim, que sou cego em certos criterios relacionado a você, em que aquilo que vê, essa é a matéria que vê. Toco os dois olhos sobre a mesa, lisos, tépidos ainda, arrancaram há pouco, gelatinosos, mas não vejo o ver. É assim o que sinto tentando materializar na narrativa a convulsão do meu espírito, e desbocado e cruel, manchado de tintas, essas pardas escuras do não saber dizer, tento amputado conhecer o passo, cego conhecer a luz, ausente de braços tento abraçar esse mesmo criterio. A sim me venha a confirmar que, dos maiores problemas que poderia encontrar, é a impossibilidade de qualquer pessoa procurar a verdade sobre qualquer assunto quando ela acredita que já a possui.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp