Textos sobre preconceito

Cerca de 766 texto Textos sobre preconceito

⁠De origem jornalística

À Manuel Bandeira e seu
personagem “João Gostoso”.

Zé Negão, ajudante de pedreiro,
Andava na madrugada de sábado,
Na saída do baile pela polícia foi abordado,
Revistado
Interrogado
Surrado
Seu corpo foi encontrado
Pelas crianças
Que brincavam no terreno ao lado
Cheio de mato
Próximo à avenida do Estado,
num terreno abandonado.

Inserida por ademiro_alves

⁠⁠A CAPA DA VIDA

Quando se passa a repugnar o novo, a mesmísse ou o passado vão te acompanhar, fazendo da sociedade um "atrasa lado".

Meu alargador não é uma abertura para seus julgamentos, a tinta no meu corpo é uma obra de arte que exige reflexão antes da sua falação.

Por que esse preconceito?Por causa da minha tinta no cabelo não posso arrumar um emprego. Ao entrar na empresa tenho que tirar o piercing. Nada de tatuagem aparente, pois a aparência conta mais que competência.

Retrocesso é não aceitar as diferenças e retroceder não é uma escolha, é uma sentença.

Liberte-se! Deixe que o mundo vá colorindo a sua mente, deixe de lado a intolerância e aceite o novo, aceite as mudanças.

Inserida por Avipen

⁠O esquizofrênico



Parece até filme de terror

Mas imagina a dor

De não saber a diferença entre ser e ter

Que doença pode definir uma pessoa?

Uma doença mental?

Ou, etc. e tal?

Me diz aí

O que é normal?

Quem dera eu fosse só um portador

Para me livrar dessa dor

Que não sei onde encontrei

Ah, eu queria tanto ser normal

Mas o que é afinal?

O preconceito veio me assombrar

Para que desrespeitar?

As vozes vieram me falar

É algo que não consigo controlar

E não é mentira

Para mim é real

Ninguém vê igual

É difícil conviver

Mas eu vou tentando vencer

É difícil se por no seu lugar

Mas não é impossível amar

Muitos dizem que você não é normal

Mas nunca vi um pai igual

Que tal substituir é por tem

A doença nunca irá te definir

Porque você é muito maior

Ele tem esquizofrenia, não seria melhor?

Psicofobia já ouviu falar?

Se ainda não, melhor se informar!

Inserida por MONIQUEANGEL7

⁠Para os preconceituosos...
Não é o cabelo, religião, opção sexual, raça ou cor que incomoda e sim,
a amargura existente neles mesmo.
Pobres infelizes, perturbados e doentes de espírito.
Que incapazes de viver a própria vida,
preferem tentar denegrir, diminuir, atacar, ofender e desmerecer a alheia.

Inserida por GervasioXavierSoares

Mundo de traição

Mundo de traição
E desconfiança,
Ser humano
Nem sempre é humano
- Desumano.
Racional que se torna
Irracional,
Consciente que não
Controla o impulso
Se torna inconsciente:
- Até onde o ser pode ir?
- Até onde vai a monstruosidade
Humana?
Gente se matando aos poucos,
Gente se esquecendo
Que também é gente,
Gente por entre o ego
- Sobe o nariz.
Gente vaidosa,
Humilha que muitas das vezes
Não percebe:
- Que pode ficar sozinha.
Gente que se esquece
De se olhar no espelho:
- Preconceituosa.
Gente que cria o próprio
Apocalipse.
Ainda há gente
Que soltaria Barrabás
E mandaria crucrificar
Cristo,
Em nome do pai
Do filho
Do espírito santo
Amém!

Julgamos o tempo todo, até sem perceber; Todo mundo tem preconceito, não sou hipócrita ao ponto de negar isso, a diferença esta no bom e no mal julgador, o bom julgador é aquele que se julga antes de julgar, o mal julgador é aquele que simplesmente julga os outros sem antes se julgar; mas a verdade é que ninguem é um bom julgador, gostamos mesmo é de encontrar defeitos nos outros, eu acho que é uma forma de tentar fazer os nossos defeitos parecerem menores. Quem nega isso não conhece a natureza humana.

Nunca seremos os mesmo para sempre , Por isso é tão importante o auto conhecimento sem preconceitos, preste atenção ao que acontece em volta, refletir antes de julgar saber ouvir mesmo que tem momentos que o melhor é despejar o que você está sentindo o que te faz mal claro, mesmo nessas horas tentamos ravaliar nossos conceitos mas as palavras falam por si o que vem de dentro não tem como voltar... então melhor vomitar do engolir...tem caminhos em que devemos nós mesmo traça-los mesmo que muitos acham que você seja menor, por ter menos o que mostrar, e dai você é humano...o importante é o valor que você aprende na escola da vida esse sim é o melhor e o maior estágio ou faculdade a te ensinar mesmo que você passe a tristeza de ser reprovada porque nunca seremos os mesmos para sempre...mas devemos sempre nós dar uma nova chance.

" O pior preconceito racial não é aquele em que os brancos tem com os negros. Mas sim, o que os negros tem com eles mesmos. Se sentem inferiores aos próprios olhos. E por um pouco de dinheiro, uma simples cargo no trabalho, chega ao ponto de renegar suas origens. Tenho orgulho de ser quem eu sou, mesmo que o mundo diga que eu sou ninguém. Quem renega o que é não chamado de alguém, e sim de zé ninguém."

Não vivo do preconceito dos homens,vivo do amor universal de todos os seres vivos,isso se chama respeito ,não sou à favor de fanatismo,religioso que te oprime,obriga e impõe...a melhor escolha é ser feliz e ser mais feliz com a felicidade dos outros...vejo pessoas falando de Deus,Jesus e não ser coerente com seus ensinamentos em atitudes.Tem muitas pessoas com suas filosofia de vida que merecem respeito,conviva primeiro para ver se sua verdade não anda sofrendo influências insólitas.

“Eu queria provar que os seres humanos são capazes de algo maior do que guerras, o preconceito e o ódio. Eu queria fazer ciência considerar todos os problemas que os cientistas não conseguiram: a religião, a poesia, valores, filosofia, arte. Eu continuei com eles tentando entender as pessoas grandes, os melhores exemplares da humanidade que pude encontrar”

Eventualmente nossos pensamentos nos ditam preconceitos odiosos e incompatíveis com uma pessoa digna, pois nos chegam como percepções não submetidas à ética racional. Mas é quando os compartilhamos que nos deixamos contaminar pela pequenez de espirito, onde então o instinto primitivo e ainda controlável assume caráter de torpeza e nos transforma em algo tão abjeto quanto as consequências que gera.

Há pessoas egoístas, egocêntricas, acham que o mundo gira em volta delas. Cheias de preconceitos enrustidos, orgulho e donas de uma vaidade exacerbada, coisas que ao menor sinal de contrariedade demonstram claramente. Arrogância não leva a lugar nenhum, fere, machuca e traz muita sofrimento e dor. Como a vida é imprevisível, eis que de repente levam uma paulada e perdidas, desorientadas não sabem como agir, algozes que são de si próprias pelo comportamento inadequada que cultivam. Bom lembrar que a vida é cobradora implacável, o aprendizado acontece de qualquer maneira, seja pelo amor ou pela dor, nada passa impune perante as leis divinas. Melhor rever valores e mudar de postura enquanto é tempo, depois pode ser tarde demais!

Temos muitas opções para ser feliz nessa vida. Sem estresse, sem preconceito, sem drama e sem perder a razão. O importante é se libertar das algemas que nos prenderam a uma ideologia, que se enraizou até a alma. Mas com paciência e tranquilidade, vamos nos limpando, purificando e conseguindo atravessar essa fronteira em busca da esperança, do progresso, da liberdade, da união e da paz🙏

Meu Deus, isso é tão triste fome, miséria, guerras, preconceitos, discriminação isso não é certo, não sou Deus e muito menos um revolucionário, mas se tivesse o poder, transformaria o mundo em um lugar mais justo. Mas como nada é justo e pouco é certo, continuemos a viver nesse mundo injusto.

E por trás desse sorriso, existe um mundo de dor, luta, sofrimento e preconceito, mas ela não precisa de ajuda, pois a cada tombo, ela se levanta e continua a lutar, porque foi assim que ela viveu e vive até hoje, sendo uma garota forte, segurando a barra, superando as barreiras. E ela vai ser sempre assim, e ninguém vai mudá-la, porque as pessoas sabem, que mesmo ela sendo uma garota durona, ela tem um ponto fraco, ela é sensível, mas para que demonstrar sensibilidade, se hoje em dia somos julgados até mesmo por respirar?

O preconceito e a inveja dominam a cabeça da maioria. Os autênticos sofrem pela exclusão. Por outro lado, ganham em saber que quem está junto consigo, são pessoas verdadeiras, as raridades do mundo. Digamos que isso seja uma espécie de filtro, para que possamos testar quem "faz tipo" e quem é o que é, sem medo de ser feliz. Não estou dizendo que ser diferente é dar uma de ridícula por aí, mas sim ser FELIZ SEM ARTIFICIALIDADE NENHUMA e ponto (o que pode soar ridículo para alguns, que por mais que não admitam, morrem de vontade de fazer igual, eu sei!).

"O preconceito é como um objeto furta-cor: muda de cor conforme a 'luz'que recebe. O maior problema do preconceito é, quase sempre, porque ele se transforma em discriminação. Ambos: preconceito e discriminação têm origem nas generalizações. A generalização é nosso jeito mais cruel de incitar ódio social, preconceito e discriminação. Não generalize: cada ser é ímpar e unimultiplo".

Racismo é obscenidade (assim como preconceitos sociais, religiosos, científicos ou de qualquer outra espécie). Vai solapando não somente os esforços da etnia negra, mas também dos brancos pobres, dos índios, dos imigrantes... É preciso erradicá-lo, pois em seu bojo surgem os mais tenebrosos tipos de perseguição, que vêm dificultando o estabelecimento da Paz no Planeta.

Ninguém é igual a ninguém, logo ninguém é superior ou inferior a ninguém. O preconceito e a discriminação existem em razão da falta de informação e de orientação. O professor ao levar o aluno a olhar para si próprio e a enxergar-se como um ser único, o tornará apto a olhar o outro da mesma forma.

Tenho fobia da injustiça, do preconceito, de gente sem caráter, de não conquistar aquilo que almejo e principalmente de perder pessoas especiais. Mas esse medo não me enfraquece, pelo contrario me dá forças pra enfrentar tudo e qualquer obstaculo, pois "O mundo está nas mãos daqueles que têm a coragem de sonhar e de correr o risco de viver seus sonhos." (Paulo Coelho)