Texto Pontos Autor Luis Fernando Verissimo
Então compreendi perfeitamente o que gerava a dor. Não era o corte com a ponta da faca, a topada na quina da cama, o amigo que não liga mais, o café que sujou o fogão, as palavras duras, as notícias na tv, obviamente isso soma-se ao fardo, mas não é ele em si. A dor era gerada pela sede insaciável do nada. Pois quando não se tinha o que queria sofria e quando conseguia almejava outra coisa para sofrer. E é por essa sede que os humanos consomem seus dias, pelos futuros que nunca virão ou que serão fadados quando chegarem. E a maior idiotice era perceber: eu também era um desses tais que nunca estava de barriga cheia.
Às vezes eu paro pra pensar nos casos que eu já tive e fico rindo sozinho, lembrando dos momentos que se foram. Uma vez eu li que quando é verdadeiro, não acaba. E antes de ter lido isso, eu me perguntava o porque de tantas idas e vindas na minha vida. Sou da tribo que deseja, pede e vive à base de energia positiva. Se estou conhecendo alguém, minha mente automaticamente começa torcer à favor da causa. É isso o que eu quero pra mim. Quero que dê certo. Dentro de mim tudo é muito limpo. Muito organizado. E talvez seja esse o motivo de eu sentir longe o cheiro de sujeira. Meu coração alerta. Acho que sou meio neurótico com tudo isso às vezes mas ao mesmo tempo me conformo porque tenho meus motivos. Adoro balada mas não suporto sair beijando na boca do primeiro bonitinho que me joga uma cantada tosca. Não sou obrigado a ter que lidar com a falta de personalidade própria nos dias de hoje. Poderia muito bem me entregar pro primeiro que me pede em namoro como muitas fazem. Mas prefiro ser mais seletivo. Prefiro conhecer antes de tomar qualquer decisão. É engraçado mas hoje em dia o que mais tem por ai é homem dizendo te amar, dizendo ser diferente dos outros, fazendo a linha principe encantado. Só que uma hora o encanto acaba. Não sou garoto de encantos, muito menos contos de fadas. Não faço da minha vida um filme da Disney. Sou mais que isso. Sou carne e osso. Sou pele, sou amor. Amor de verdade, entende? Amor sem metades. Sem rótulos. Não nasci pra viver pulando de relacionamento em relacionamento pra achar o cara certo. Vai que o cara certo resolve aparecer quando eu estiver iludido com o errado? Por isso eu prefiro ficar na minha, pois de tanto me perguntar o porque de todos os relacionamentos nunca derem certo, a vida me mostrou batendo dos dois lados da minha cara que quando é pra ser, é pra ser, e quando não é pra ser, não é pra ser. Não tem como alterar o que já foi escrito. E é por isso, meu amor, que tirei a simples e breve conclusão, que meu coração não é bagunça. Não bate aqui se não pretende entrar. Não entra aqui se pretende sair. Por favor.
No começo você vai estar bem com ela, porque voce simplesmente se sente bem por ter ela do lado, quando dormir com ela, será ótimo, vocês dois dormirão muito bem, sonharão juntos, estarão de bem com vocês mesmos. Isto se dá pelo fato que vocês simplesmente se gostam, ou se amam, como preferir parafrasear, mas então com o passar do seu dia a dia, Verá que A rotina que viverá com ela não será tão agradável quanto antes. Que acontecimentos estiveram no meio de vocês dois, você verá alguma menina que ficou, um dia dentre os muitos que esteve longe dela, e começará a lembrar de que era bom, não ter que ligar no dia seguinte. Mas não se preocupe meu amigo, isso também acontecerá com ela, ela vai ver os caras bem mais atraentes, bem sucedidos, e interessantes fisicamente que você, ela verá esses caras com quem ela eventualmente se relacionou, que talvez foram melhores que você na cama, mas vai continuar contigo, porque você é o primeiro, e ela subconscientemente acredita que você é o melhor, mas esses caras, os acontecimentos em meio termino da vida de vocês, eles doerão em você, pois só existiram porque você deu oportunidade a eles. Logo, não desanime, mas saiba que todos os pregos que foram pregados, eu falo isso comparando um prego a cada erro seu e dela, cada discussão suas, cada uma equivalendo a um prego enfiado a marretadas na vida de vocês dois, quando voltou com ela, vocês arrancarão esses pregos, mas pode ter certeza, que as marcas permanecerão eternamente. Dito isso. Boa sorte. À propósito, foi por isso que desisti da minha agonizante história.
Está chegando a hora de mudar a rota. É preciso saber a hora de dizer um "até logo" e pegar outro caminho. O que me conforta é saber que lutei, tentei, abri mão de muita coisa e de forma alguma me arrependo. Como diz a frase de Caio Fernando Abreu. “Não se preocupe, não tenha pressa. O que é seu, encontrará um caminho para chegar até você. Deus não demora, ele capricha!” Seguirei crendo nisso...
Está chegando a hora de mudar a rota. É preciso saber a hora de dizer um "até logo" e pegar outro caminho. O que me conforta é saber que lutei, tentei, abri mão de muita coisa e de forma alguma me arrependo. Como diz a frase de Caio Fernando Abreu. “Não se preocupe, não tenha pressa. O que é seu, encontrará um caminho para chegar até você. Deus não demora, ele capricha!” Seguirei crendo nisso...
Existem pessoas que se comportam como realezas em seus lares, empresas, repartições públicas, por onde quer que passem, despejando sobre aqueles com quem vivem ou trabalham o peso de seu orgulho e egoísmo. Dessa forma, tiranizam todos que compartilham o mesmo espaço, esquecendo-se de que, mais dia, menos dia, terão que encarar as consequências de seus desmandos, porque ninguém está livre da Justiça de Deus!
Cansado de viver levado ao que não a nós prospera, quebrei as correntes do que me fazia cativo, deixando de lado minha tolerância. Por achar que aquela era minha única saída pra viver de forma digna, até ontem me mantive refém de pessoas que confiei um dia, e são as mesmas que ainda hoje a mim e a vc oferecem, palavras falsas sugerindo uma hipócrita harmonia.
A delicia de seu sorriso mais o esplendor do seu universo, me algemaram nos pés deste imenso pedestal irremovível que no topo ampara uma grande luz, significando esperança de que a qualquer momento eu possa ser acolhido pela sombra de seu baluarte, que me afasta das mais profundas trincheiras que me separam dos teus pensamentos e me inibem de participar dos seus ocultos segredos.
Assim os fadados ao poder.. saibam que sei da real posição e me sinto sobre total importância de se estar nas ações qual nos compadecemos, mas nos colocamos em Limites, sabendo das dragas que nos cerceiam de participar desta oportunidade de expressão em vida, de que cada respiro é um grito de exclamação na busca da incógnita grandeza das respostas do tudo, do alcance do nada, p apenas nos afirmarmos nesta existência controlada pelos dogmas da vista que tudo percebe sobre o pico da estruturação da coisa, que sustentada pela base resiste aos milenares do tempo criado p entreter o cego que não viu a grandeza nem as proporções do simples e se perde sem se desenvolver p o próximo estágio do ser pleno.
Quero, é meio egoísta mas quero você só para mim. Tirarei você dos teus familiares, pois só egoísta. Meu amor não quer compartilhar o que tenho de melhor, que é você. Quero seu sorriso, quero sua felicidade, seu acordar, seu deitar, seu cheiro, seu corpo só para mim. Eu sou egoísta, por isso não compartilharei meu amor por ti com mais ninguém.
Em toda a existência virmos como o que somos atualmente é uma dadiva, pois podemos vir a esta como qualquer outra forma microcósmica e já que podemos fazer o uso e fruto do que recebemos, temos que usar de maneira satisfatória, pois as oportunidades da vida como vem também se vão, e o momento se torna a unica coisa que nos resta.
Quando a noite cai eu fecho os olhos vejo você, me sinto tão feliz vendo nois dois juntos sorrindo felizes sem brigas sem ninguem pra se entromenter na nossas vidas, sem querer abri os olhos vi que era minha imaginação, pois você nem tava ao meu lado, pessoas fez que nosso amor desabace, pena que o mundo que nos vivemos e cruel, invejoso e destruidor so fico lembranças e imaginação de EU e VOCÊ.
... S E N T I M E N T O S ...
Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito,uma questão de raciocínio e emocional ao mesmo tempo,é muito pouco as pessoas que sabem se sobressair em uma questão como essa.
Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar,e eu como eu não sei estou tentando encontrar o por que que ontem avia sentido e hoje não há,e se tudo esta certo, ainda assim existe a incerteza,e se existe alegria alguém sempre chora,e se existe esperança,muita gente não espera;de uma coisa eu sei, entre choros e sorrisos não há como escolher.choro...ele pode ser de alegria,de tristeza,de raiva,de saudades e por perdas,em fim todos temos sentimentos,quem não tem é robô;todos temos,muitos demostram,outras preferem guardar pra si,em fim vária de pessoa por pessoa,todos sentimos de maneira diferente,ninguém é igual a ninguém. eu acho que Ninguém deve culpar-se pelo que sente, não somos responsáveis pelo que nosso corpo deseja, mas sim, pelo que fizemos com ele,isso é uma verdade.
Não brinque com os sentimentos de uma pessoa, acredite, você não sairá impune.
Entenda que...
As pessoas vão perguntar se está tudo bem, mas são poucas que realmente vão se importar com a resposta.
Vão perguntar sobre você, o que faz, onde mora, só que a maioria delas irão te perguntar isso para estabelecer o grau de respeito, interesse e atenção que vão lhe dar. Então não vacile com aqueles que estiveram com você em todas as etapas e que se importam com você por quem é por dentro.
Devemos parar de nos iludir, hoje a questão é apenas interesse, enquanto você tem algo a oferecer você tá por cima, você é lembrado, mas na hora que você estiver sozinho, no fundo do poço aí é só você e Deus parceiro. Hoje você é o cara, amanhã tanto faz. No fundo a culpa é nossa mesmo, queremos acreditar que com a gente vai ser diferente, mas não vai, uma hora ou outra você vai se deparar no pior momento de sua vida, e vai olhar pro lado e não vai ter ninguém para conversar, para abraçar...
Infelizmente não me atualizei para essa nova Era, a Era do desapego e da frieza.
Fiquei para trás.
Hoje meu pai completaria 66 anos...
Pois é, há 15 anos ele se foi mas seu dia nunca será esquecido, queria ele aqui, para lhe desejar feliz aniversário, dar um abraço e tomar umas juntos rs... Não, não é um dia triste, é um dia de lembranças, de relembrar apenas as coisas boas dele em vida, e de saudade, de muita saudade.
Queria dizer para quem tem seu pai vivo, mesmo que tenha desentendimento, mesmo que não concorde com a postura dele, mesmo que você tenha razão, perdoe e fique perto, se não der pra ficar perto, ligue constantemente, de presentes, e se possível um abraço, pois um dia tudo vai acabar e aí não tem mais o que fazer, só vai restar saudades e uma vontade imensa de ter feito melhor, mas vai ser tarde.
"Feliz aniversário Pai, espero que o sinal aí esteja bom para poder ler isso rsrs, um dia nos encontraremos novamente... Te amo".
__________________________________
ESCOLHA O SEU CANDIDATO PELO QUE ELE NÃO DISSER
SE ELE DISSER QUE É PURO
SERÁ DO TIPO QUE SÓ FICA EM CIMA DO MURO.
SE ELE SE DISSER VIRGEM, ACREDITE SE QUISER,
DEPOIS DA ELEIÇÃO ELE JÁ NÃO É.
SE ELE DISSER QUE É O CANDIDATO DE DEUS
SERÁ DO TIPO: "MATEUS, PRIMEIRO OS MEUS".
SE ELE DISSER QUE É CANDIDATO DO POBRE,
LOGO, LOGO, A POLÍCIA FEDERAL DESCOBRE.
SE ELE DISSER QUE PRENDE E ARREBENTA,
NÃO MERECE FÉ: TAMBÉM CALÇA QUARENTA.
SE FOR DO TIPO QUE PEDE VOTOS NA IGREJA,
UM NOVO EDUARDO CUNHA SATANÁS FAREJA.
SE ELE DISSER QUE A CONSTITUIÇÃO É CIDADÃ,
PURA FANTASIA: LEMBRA A HISTÓRIA DA MAÇÃ.
SE ELE DISSER QUE ACABARÁ COM MORDOMIA,
TERMINARÁ SEUS DIAS NUM ASILO: MORO ADIA.
________________________________
Bom Dia...
As experiências acumuladas servem para nos deixar com os pés no chão, nos mostrando os perigos da jornada. Ao mesmo tempo, avaliando esses perigos, passamos a estabelecer novas estratégias para vencê-los e chegarmos à vitória.
Coloquemos Deus em primeiro plano e, mais uma vez, decidamos pela vida que Ele nos propicia a cada amanhecer e correspondamos à Sua expectativa. É nosso dever, tem que ser a nossa meta.
Um grande beijo em seu coração.
Perazza.'.
O ser humano tem a péssima mania de achar que tudo não dá certo porque não foi ele que fez, que ninguém faz nada que só ele faz da certo, que a boa vontade só parte dele, os demais envolvidos só por interesse próprio, pra enxergar isso temos que deixar de ser ímpar, o mundo precisa de mais Amor...
Perazza.'.
Paisagens em movimento
Quando vocês estiverem lendo isto aqui, estarei viajando. E estarei bem porque estarei viajando. Vem de longe essa sensação. Não apenas desde a infância, viagens de carro para a fronteira com a Argentina, muitas vezes atolando noite adentro, puxados por carro de boi, ou em trem Maria Fumaça, longuíssima viagem até Porto Alegre, com baldeação em Santa Maria da Boca do Monte. Outro dia, seguindo informações vagas de parentes, remexendo em livros de História, descobri que um de meus antepassados foi Cristóvão Pereira de Abreu, tropeiro solitário que abriu caminho pela primeira vez entre o Rio Grande do Sul e Sorocaba, imagino que talvez lá pelo século XVII ou XVIII. Deve estar no sangue, portanto, no DNA. Como afirmam que “quem herda aos seus não rouba”, está tudo certo e é assim que é e assim que sou.
Pois adoro viajar. Quem sabe porque o transitório que é a vida, em viagem deixa de ser metáfora e passa a ser real? Para mim, nada mais vivo do que ver o povo e paisagem passar e passar além de uma janela em movimento. Talvez trouxe esta mania dos trens (janela de trem é a melhor que existe), carros e ônibus da infância, porque mesmo em avião hoje em dia, só viajo na janela. Quem já viu de cima Paris, o Rio de Janeiro ou a antiga Berlim do muro sabe que vale a pena.
Topo qualquer negócio por uma viagem. Quando mais jovem, cheguei a fazer mais de uma vez São Paulo-Salvador de ônibus (na altura de Jequié você entende o sentido da palavra exaustão), há três anos naveguei São Luís do Maranhão-Alcântara num barquinho saltitante (na maré baixa, você caminha quilômetros pelo manguezal), e exatamente um ano atrás, já bastante bombardeado, encarei Paris-Lisboa de ônibus, e logo depois Paris-Oslo de ônibus também. Não por economia, a diferença de avião é mínima — mas por pura paixão pela janela. Sábia paixão. Não fosse isso, jamais teria comprado aquela f i ta de Nina Hagen numa lanchonete de beira de estrada nos Países Bascos (tristes e feios) à margem dos Pireneus, ou visto a cidadezinha onde nasceu Ingrid Bergman, num vale belíssimo na fronteira da Suécia com a Noruega.
Para suportar tais fadigas, é preciso não só gostar de viajar, mas principalmente de ver. Para um verdadeiro apaixonado pelo ver, não há necessidade sequer de fotografar, vídeo então seria ridículo. Quando não se tem a voracidade de registrar o que se vê, vê-se mais e melhor, sem ânsia de guardar, mostrar ou contar o visto. Vê-se solitária e talvez inutilmente, para dentro, secretamente, pois ninguém poderá provar jamais que viu mesmo. Além do mais a memória filtra e enfeita as coisas. Até hoje não sei se aquela Ciudad Rodrigo que vi pela janela do ônibus, envolta em névoas no alto de uma colina no norte da Espanha, seria mesmo real ou metade efeito de um Lexotan dado por meu amigo Gianni Crotti em Lisboa. Cá entre nós, nem preciso saber.
Mando esta da estrada, ando com o pé que é um leque outra vez. Lembro um velho poema de Manuel Bandeira — “café com pão/ café com pão” — recriando a sonoridade dos trens de antigamente. Pois aqui nesta janela, além dela, passa boi, passa boiada, passa cascata, matagal, vilarejo e tudo mais que compõe a paisagem das coisas viventes, embora passe também cemitério e fome. Coisas belas, coisas feias: o bom é que passam, passam, passam. Deixa passar.
Caio Fernando Abreu, in Pequenas epifanias
