Texto para um Amor te Esquecer
Estamos presenciando no Brasil uma disputa sem precedentes para implementação de dois projetos: Um representa o sonho de milhões de brasileiros sofridos, que desejam um país grandioso, democrático, imponente e justo para com seu povo; o outro, de uma elite manipuladora, covarde, criminosa, rasteira, que há anos saqueiam e exploram o suor do trabalho do povo brasileiro e das riquezas do Brasil para um grupinho de vampiros com pautas socialistas que só desejam sugar o sangue da nação.
A teologia Arminiana não é um conjunto de argumentos contra o calvinismo, e nem uma apologia ao livre-arbítrio. A teologia Arminiana tem dois pontos importantíssimos: A defesa do caráter Santo de Deus, e o Seu Amor incondicional manifestado em Jesus Cristo por toda a humanidade. As escrituras são claras: Deus ama a TODOS e a morte de Cristo foi por TODOS (João 3.16-17; 1ª Timóteo 2.3-4).
Alguns pregadores poderiam fazer um favor enorme à igreja se parassem de repetir o jargão que o povo não entendeu. Em nome de Jesus, elimine da sua mensagem essa bobagem: “ah, você não entendeu, vou repetir de novo”. Entenda, você não é tão profundo assim, e o povo não é tão raso como você imagina.
Tem muita gente preocupada com o que fulano vai falar. Só um conselho: “O que fulano, beltrano ou sicrano vai falar, é o que possuem dentro deles. Aprenda que não importa o que você faça, ou se você é uma pessoa boa ou ruim, quem é mau-caráter e frustrado na vida vai desdenhar sempre, pois faz parte da formação da pessoa, está internalizado dentro do coração perverso dela”.
É um espantalho absurdo afirmar que calvinistas não creem em livre-arbítrio e Arminianos não creem em predestinação. Ambos creem em livre-arbítrio e em predestinação. A diferença é que calvinistas creem em livre-arbítrio compatibilista e Arminianos creem em livre-arbítrio libertário. Calvinistas creem em predestinação incondicional e Arminianos creem em predestinação condicional.
John Wesley foi um pregador incansável, ele também possuía uma erudição e intelectualidade impar. Porém, ao transmitir a mensagem do Evangelho, ele preferia usar uma linguagem do povo simples. Para ele era pura tolice esbanjar uma linguagem sofisticada para o povo simples; pois para eles (o povo) bastava o Evangelho simples e verdadeiro de Jesus Cristo.
Qualquer estudante honesto da Bíblia que realizar um exame minucioso da tagarelice calvinista da permissão divina descobrirá que essa tagarelice é completamente diferente do ensinamento Arminiano da permissão divina. A permissão divina calvinista é cobiçosa, desejosa, ávida, determinante e voluntariosa.
O pós-modernismo aprisionou o cristianismo em um cativeiro cultural. Para eles os cristãos só podem manifestar a sua fé na dimensão subjetiva, em particular e nunca em público. Na dimensão pública (sociedade) cabe a eles (controladores do mundo, ciência, marxismo cultural, mídia, política, filosofia, etc...) determinar o que é certo ou errado.
Depois da queda, o coração do homem se tornou como um armazém inesgotável para todo tipo de pecado imaginável e inimaginável pelo homem. Por isso, não devemos confiar no nosso coração quanto às realidades espirituais. O profeta advertiu: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá"? (Jr 17.9).
Ninguém precisa ser um exegeta ou teólogo para perceber que o calvinismo ataca o caráter e a santidade de Deus, deturpa e contrária toda Escritura, e tenta o tempo todo com suas falácias fazer uma revisão das doutrinas bíblicas e da ortodoxia para tentar um alinhamento com suas doutrinas heterodoxas. O calvinismo é um atentado a razão, a coerência e a inteligência!
É um erro enorme qualquer teólogo ou líder não calvinista se preocupar com as opiniões de qualquer calvinista sobre as doutrinas bíblicas! Só lembrando: O calvinismo é heterodoxo! Suas doutrinas eram ensinadas pelos maniqueus e gnósticos do passado e foram combatidas duramente pelos pais da igreja até o aparecimento do Bispo católico romano Agostinho de Hipona, um ex-maniqueu que introduziu essa heresia no cristianismo.
É provável que todo ser humano possui uma natureza tríplice. Somos um espírito que se expressa no mundo por meio de uma alma amalgamada em um corpo. O espírito constitui a parte imaterial do nosso ser, que é restaurado por Deus no momento da nossa conversão a Cristo. Na alma são processados nossos sentimentos e emoções. E, por fim, o corpo é como se fosse o “espelho” que reflete quem somos ao mundo.
Judas andou com a porta, mas não entrou nela. Conheceu o caminho, mas andou por um atalho. Conviveu com o pastor, mas não quis ser sua ovelha. Viu a luz e viveu em trevas. Seguia a verdade vivendo uma mentira. Andou com a vida, mas escolheu a morte. Conheceu o dono do céu, mas decidiu ir para o inferno. Judas conviveu, mas não converteu.
Alguém me perguntou o que caracterizava um pastor bem sucedido, e minha resposta foi: “segundo o mundo gospel, ter uma "igreja" lotada, milhares de seguidores nas redes sociais e agendas em congressos famosos; mas segundo o Reino de Deus, um pastor bem sucedido é aquele que é fiel à palavra de Deus”.
Infelizmente estamos vivendo um tempo de profunda apostasia no altar. E isso que fica evidente nas pregações que omitem temas como pecado, juízo final, inferno e mudança de vida. Qualquer líder que omite esses temas é um falso profeta infiltrado no rebanho. Um líder segundo o Evangelho e que ama o rebanho de Deus nunca omitiria esses temas que são decisivos para vida eterna.
Muitos líderes religiosos quando percebem que um membro ou vários membros sinalizam uma possível saída da instituição, usam o artifício mental do medo, tagarelando que quem fica trocando de "igreja" é isso, é aquilo, vai acontecer isso, etc... Esse artifício é um jogo mental para manter o membro cativo em lugar que não o atende mais, nem espiritualmente e nem intelectualmente. A grande verdade é que se o lugar te faz mal, você pode trocar quantas vezes forem necessárias. O que você não pode fazer é trocar o Deus verdadeiro (Jesus) por outro deus.
A falácia calvinista da livre-agência não passa de um disfarce para que eles façam seus malabarismos bíblicos sem serem questionados. Assim, seja livre-arbítrio, livre-agência, arbítrio liberto, agência moral livre ou qualquer outro nome dado, o resultado continua o mesmo: Se o homem não pode crer, escolher, decidir, pensar e raciocinar, então como ele pode ser considerado responsável por não crer? Negar o livre-arbítrio humano é tornar vãos os méritos, deméritos, advertências e exortações descritos fartamente em toda a Escritura.
Muitos pensam que um milagre é uma “violação” das leis fixas, mas, não é! O milagre é uma “exceção” a esta regra geral. Assim, a lei natural é um padrão regular dos eventos, mas não um padrão universal ou inalterável. O que os cessacionistas (deístas) e ateus não compreendem é que todos os eventos “naturais” são o modo pelo qual Deus normalmente atua e que os “miraculosos” são o modo pelo qual Ele atua em ocasiões extraordinárias.
A Graça Preveniente não só restringe o pecado nos homens, mas conduz todos os homens a um ponto salvável. Ele pode, por esta graça, escolher mais graça para a salvação, ou ele pode rejeitar a graça. Assim, a salvação é "pela graça através da fé", e todo o plano é o dom de Deus.
Um dos grandes problemas da Igreja atual são lideres superficiais e fracos teologicamente. Isso tem gerado uma pregação fast-food, temperada com muito gospel-coach pronta para o consumo das massas que, depois de certo tempo consumindo essa porcaria acaba tendo náuseas e indigestão, e no final passam a sentir nojo da igreja. Assim, meu conselho a igreja local é: “demita os pastores que não são bíblicos e teológicos!”
