Texto para um Amor te Esquecer
SEM PÉ E SEM CABEÇA
Vamos pensar um pouco, sociedade, carrasco de nós mesmos. Há um ditado popular que diz assim, "essa desculpa é sem pé e sem cabeça". E um parlamentar, (ou, para lamentar seu comentário) disse uma vez, "os aumentos salariais estão em acordo com os salários da categoria no mundo". Comparando o salário dos senadores brasileiros a de senadores de países do primeiro mundo. Cabe aqui parafrasear o ilustre brasileiro Ariano Suassuna, "gastar um adjetivo deste com Chinbinha, o que esperar então de Mozart". Comparar um senador Suíço por seus feitos, a um brasileiro, que infeliz comentário. Foi o tiro no pé. Se este soubesse qual é o valor do salário de um Senador na Suíça, teria com certeza ficado quieto, ou, se seus correligionários soubessem, teriam o expulso do partido. Mas a cultura do entrevistado e seu bando, limitasse ao profundo conhecimento de valores em espécie, não éticos ou morais.
Muitas outras vezes também ouvimos aquele sábio ditado popular, “em boca fechada não entra mosquito". Este parlamentar ao fazer tal comentário, quis justificar o aumento salarial. O interesse em discussão era apenas para definir se o aumento deveria ser de mais, ou mais ainda. A necessidade do aumento salarial não interessa.
Na Suíça o Senador tem reembolso por despesas efetuadas. Não recebem ¹salários. Reembolso por despesas efetuadas soa diferente de verbas de gabinete, auxílios.
Já em nosso país isto é uma farra total. Os ganhos são ²exorbitantes. Desproporcionais. Auxilio moradia, auxilio celular, auxilio gasolina, é tanto auxilio que não tem fim. Isso sem contar o salário desmedido em comparação ao salário mínimo da população. Diz o artigo sete da constituição federal, o salário mínimo brasileiro deve satisfazer as necessidades do trabalhador e de sua família.
Portanto, o salário mínimo a que ser satisfatório para todas as classes trabalhadoras, como as de países de primeiro mundo. Ate porque lá, os políticos podem até receber bons salários, mas a população não carece de bons políticos.
¹http://oglobo.globo.com/blogs/suica/posts/2009/06/24/quero-um-senado-como-da-suica-198516.asp
²http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/lista-veja-quanto-custa-um-deputado-e-um-senador/
CARTA AOS GOVERNADORES DO BRASIL
Vamos pensar um pouco, sociedade, carrasco de nós mesmos. Há exemplos mundo afora de boas idéias que fazem bem a qualquer país. Caso a que estiver sendo usada não resolver nossos problemas, que mal há em copiar uma boa idéia. Na fórmula um onde os valores são de bilhões de dólares, há uma máxima, nada se cria tudo se copia. Não há mal algum ou vergonha em copiar bons exemplos. O absurdo seria a continuidade do erro. Os erros estão a nossa frente, basta prestar atenção e não errar mais.
Usando como paradigma ao governo brasileiro, a situação governamental da França no século XVIII, era de extrema injustiça social. O Terceiro Estado era formado por trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial. Os impostos eram pagos somente por este segmento social, com o objetivo de manter os luxos da nobreza. A situação era tão grave e o nível de insatisfação popular tão grande, que o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo dos revolucionários foi à queda da Bastilha. O Brasil socialmente vive um momento parecido com a revolução francesa do século XVIII.
Os impostos pagos aqui são terrivelmente ALTOS. O retorno deste, ineficaz. Faz-se necessário os mesmos ideais Franceses do século XVIII, "Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.
O povo brasileiro deve resignar-se ante esses escândalos e tomar atitudes dignas de amor ao próximo. Sim, amor ao próximo, por que cada vez que um cidadão é conivente com uma falcatrua, no fim da fila morre um inocente. Toda vez que uma verba é desviada, uma obra superfaturada, um equipamento é deixado num deposito qualquer, um burocrata não faz um processo andar, alguém paga por isso. E quem paga todos sabemos, é a população mais carente. Esses desvios podem atrasar o tratamento de doenças, mas não atrasam a evolução de um câncer. O câncer predominante no Brasil é o câncer conhecido como jeitinho brasileiro.
Jeitinho brasileiro em levar vantagem para si, sem importar-se com quem vai perder.
Esse câncer ceifa mais vidas que qualquer doença conhecida no mundo todo. É um câncer cultural e está enraizado na sociedade brasileira há muitas gerações. Quando a educação, o amor ao próximo e principalmente a cultura brasileira priorizar a cidadania como sinônimo de qualidade de vida, seremos detentores de todos os adjetivos que qualificam nosso país como o Éden terreno. Há décadas detemos o status de país mais feliz do mundo. Porém o titulo não reproduz fielmente essa colocação. A disparidade social é gritante. A culpa desta disparidade é esse câncer.
Somadas todas as verbas desviadas nos últimos anos por este câncer, poderíamos construir um país muito melhor.
Os bilhões de dólares roubados dos cofres públicos, bem distribuídos, poderiam ser transformados em estradas de ferros. Nossa safra escoaria num custo bem mais atrativo para nossos compradores. O desperdício seria bem menor. Nossas estradas teriam uma vida útil muito maior. Os acidentes seriam reduzidos drasticamente. A construção de novas rodovias sairia mais em conta. Caminhões diminuem a vida útil das rodovias. Sem deixar de mencionar a importância ambiental, quanto menor o numero de caminhões, menor também é a poluição.
Poderia também esta dinheirama toda ser investida em educação. A construção de novos campos universitários. Manter no país professores com salários mais atrativos. Ter escolas especiais e professores para estes alunos. Uma merenda mais nutritiva. Bibliotecas bem equipadas.
A sociedade poderia ter mais segurança às ruas. Policiais bem treinados, bem equipados, mais viaturas. Presídios mais humanos, mais seguros, com uma estrutura para ressocilializar o preso através de programas próprios.
A saúde do brasileiro seria outra, com hospitais bem aparelhados, excelentes profissionais, especialistas para todas as áreas. Equipamentos de última geração. Consultas realizadas na hora que o paciente precisar. Disponibilidade de profissionais a qualquer hora.
Um sistema jurídico eficaz, justo, sem distinção de classes sócias, políticas, ou qualquer outra que separe o ladrão de galinha do colarinho branco. Paridade a todo cidadão, roubou cadeia, matou cadeia, burocrata cadeia, ate por que se fosse feita justiça, o ladrão de galinha nem deveria ser apenado. Tendo em vista as conseqüências, estes que desviam milhões, deveriam pagar por cada vida inocente que ceifam.
Estes são apenas alguns exemplos citados, há uma gama infinita de outros projetos que transformariam o país.
Eis o ponto a ser discutido. A solução da eminente falência do país não reside pontualmente, este é globalizado. Ou seja, resolver os problemas de apenas uma classe, não ira trazer ao país o conforto econômico que este precisa. Já a junção das necessidades coletivas sim.
Que pode ser entendido assim. Todos os sindicatos, lideres comunitários, síndicos, feirantes, tocadores de sanfona, brasileiros anônimos ou não, devem eleger prioridades e lutar por estas. Uma andorinha só não faz verão.
Recentemente acompanhamos na mídia a luta dos professores paranaenses. Esses pleiteiam direitos de sua categoria. Solidariamente são apoiados por toda classe no país. Temos assim um belo exemplo de que a união faz a força. A classe paranaense reivindica seus direitos, e solidariamente tem o apoio do país todo. Muito bom, mas a que ser melhorada e amplamente difundida está idéia.
Melhorada no sentido de mostrar a toda população, que essas atitudes podem mudar o rumo do país. Esperar isso do governo é uma utopia. Não vai acontecer nunca. E temos exemplos que o poder corrompe Fidel Castro, Muammar kadafi, Saddam, dentre outros tantos ditadores.
E temos este mesmo exemplo em nosso país. Na década de 60 no século passado, a atual presidenta da republica lutou contra o então governo. Era esperado por todos que esta não cometesse os mesmos erros, aos quais lutou contra. E está repetindo-os.
A greve dos professores é extremamente justa. Mas a luta em prol de apenas uma categoria, só beneficia um segmento da sociedade. E o país precisa da união de todas as forças, dos professores, dos tocadores de sanfona, dos bancários, dos garis, da sua, enfim da sociedade toda.
E há duas formas simples e eficazes de alcançarmos este objetivo. Por voto, não reelegendo as pessoas que estão no poder a anos e não fazem nada. Como também copiarmos a França do século XVIII, quando está fez a queda da bastilha, só que nós aqui faremos a queda de Brasília.
Sem nunca nos esquecermos de uma coisa, somos os governadores do país. Somos nós quem decidimos nosso futuro. Como você quer o seu?
Paulo Cesar
O que é um “homem bom”?
A) Um renegado que abdica da maldade do mundo;
B) Um Alienado (frouxo, covarde) que não tem senso crítico aflorado sobre a personalidade e natureza humana;
C) Alguém fora do eixo o do contexto, que ainda não foi corrompido pelas incertezas e inseguranças do existencialismo;
D) Um ser que por contemplar demais o sensível e a sutileza da vida, grita diante das máscaras e dos medos impostos no cotidiano;
E) Todas as afirmativas estão corretas.
Ele costumava chegar com um sorriso maroto com as mão escondidas atrás do corpo.
Sempre uma surpresa boa para arrancar um sorriso meu nos dias ruins
Era bom, aliviava a dor e me dava a sensação de que eu estava protegida e amparada.
Acordava as vezes assustada nas madrugadas como sempre acontecia chamando por ele por causa de pesadelos que me deixavam desnorteada e chorando.
Ele dizia: Estou aqui
Não está
A dor alivio sozinha e os pesadelos com mais drogas para voltar a dormir.
Não passa
A dor volta
Medo, angustia e solidão são permanentes
Obsessores dos meus dias e noites mal dormidas.
lágrimas
um olhar derrama toda sua angústia sobre seu rosto , transpira toda dor que a própria dor não gostaria de senti- lá , transborda toda tristeza que a possuia .
E a toda melâncolia que caia como cachoeira em seu rosto deu alívio a sua alma , mas não ao seu coração ,pois ele ainda sentia a tortura de viver na solidão .
Sinto-me estranha, não me conheço, não sei se conheço as pessoas que conheço ou é mais uma vez só um sonho.
Ultimamente a realidade está entranhada no meu inconsciente e não consigo mais discernir. Quando penso que estou dormindo, um choque me trás até a realidade. Não é você quem eu sempre pensei, sempre quis escrever, e sim você real, você que sorri, que tem mau-humor, que se exalta, se liberta.
Não preciso dizer meu nome, às vezes a voz some quando tento dizer o seu, sua definição. Não espero que entenda, mas peço que tenha atenção, a minha falha me completa, o meu apegar me afasta, o meu medo me aproxima.
Não quero que participe dessa confusão, mas sou egoísta de não deixar você ir. Espero que passe e que não seja um ciclo, que eu olhe pra trás e veja só o mar, e não a onda me puxando sem chão pra apoiar.
Eu quero colher dessa árvore, ver a vida, e poder sentar-me debaixo da sobra, descansar e que minha mente esteja ali, sem pensar em uma serra e dias depois a encontrar.
E eu que passo as noites acordadas tentando não pensar em nada
Fumo um cigarro, assisto TV, leio sem saber o que estou lendo, ando de um lado para o outro sem rumo.
As vezes choro baixinho encolhida no canto da parede como criança de castigo.
As vezes me torturo
Quisera ficar só com os sons da noite.
Não ver o dia.
Tortura maior é ter que abrir os olhos de manhã e ver o dia amanhecer sem você.
Os olhos da melancolia me engolem
Fazem eu suplicar por mais um pouco de magia
Les yeux que me envolvem com a magia da mais bela e profunda energia: la mélancolie
Energia que nos traz um mar de diferentes sentimentos
O refúgio de alma candidato a PERFEITO
A mais doce das ilusões;
Depois de largar o lápis por alguns instantes...
Me deparo com a péssima notícia
Las brujas de la naturaleza, que tanto querem meu bem, a trouxeram:
Tudo é real. Mas o real se torna apenas magia para o meu espírito, pois nesta existência, os humanos vivem para o corpo, e não para a alma.
Sair correndo a favor do vento, encontrei tempestade mas driblei com um sorriso, com um jeitinho moleca que carrego em mim.
Olhei para o tempo, ouvir palavras, sentir saudades
O cantar das ondas suavizou meu grito, amenizou minha dor, calou meu desespero me falou de amor.
Vi flores, sentir teu cheiro, corri em frente.
Fitei a lua, me deslumbrei com o sol...as estrelas iluminavam o caminho.
Fui além do que se espera, do que se quer, do quer se pode.
Virei o rosto, subir escadas, cair.
Não sacudi a poeira pra não perder tempo
tenho pressa de encontrar a festa, de seguir teus passos,
de dançar na chuva, rodopiar no rio, de rolar no mar.
A música tocou ao longe, me sentir mais perto.
Desci ladeira, subir escada...tropecei !
Fiquei de pé, continuei correndo, querendo, buscando, sentindo.
Cheguei ! Abrir a porta, joguei a chave.
Sonhos, ilusões, fantasias, desejos...melodias !
Cantei nossa canção, declamei poemas e te fiz poesias.
Albert Einstein disse um dia:
Não sei com que armas a III Guerra Mundial será lutada. Mas a IV Guerra Mundial será lutada com paus e pedras.
Fico pensando o quão triste seria, não o fato de ser com paus e pedras, e sim o fato de voltarmos a lutar... Será que não aprendemos mesmo?
Douglas Almeida Vergilio
Voarei tão alto que você não vai me alcançar
Vou bater minhas asas p'ra ficar mais longe
Eu sou um pássaro que sofre eu sou a comida que você come
Fica longe de mim
Eu era livre até você aparecer
Me sequestrou me fez refém
Eu fui atraída engana pelo coração
Trancada em uma gaiola sem saber o porque
Diz que me ama, mas quer ser meu dono
Pobre de mim que irei sofrer
Rezo todas as noites por liberdade
Pensando em ser livre longe de você.
Mando lhe um beijo, amiga
__________________________________________________
Estava Eu caminhando vindo de lugar essencial,
De repente percebi algo diferente ,
Fato, aconteceu naquele instante,
Baixou seu olhos, notoriamente.
Contudo virei pra cumprimentar um amigo,
Observei ti, estava olhando,
Naquele momento olhares trocando,
Deu vontade de mandar um aceno,
Este evidente lhe estar cumprimentando.
Pensei comigo então !,
Porque não se falamos !,
Porque?, porque ? duvida de ambos!,
Verdade, entendo, nós dois ficam emocionados,
Estaria os dois eletrocutado Juntos,
Muitas moléculas tanto positivo , negativo, ar estarem rodeados
Deixou meu dia inspirado,
Deixou meu dia energizado,
Fiquei concentrado,
Naquele instante, passou ao meu lado ,
Então achei , seria por ti abraçado.
Nos meus estudos de literatura, estou concluindo a obra de Kundera. Há um livro de ensaios :Arte do Romance" que supera em muito o crítico americano Arold Bloom. Já os seus livros não são assim tão geniais. Diria que Kundera deveria ter seguido com seus estudos músicas. Ou como crítico.
Há, contudo, um benefício, depois de ler seus romances nos tornamos entendidos em Beethoven e em outros clássicos.
“A beleza da criação artística reside na limitação de dois mundos: Um, onde tudo se realiza com a perícia das mãos e mente, e outro, onde se imagina concretizar o improvável poético, entre a paixão e o racional, entre o belo utópico e a matéria-prima que se tem em mãos.”
―Evan Do Carmo
Quem já ouviu : "Faz me um vaso em suas mãos Senhor "
Se formos comparados a um VASO, podemos dizer que com o decorrer do tempo certas impurezas existentes na água caem no fundo e formam lá um depósito e as paredes do vaso sedimentam-se.
Logo podemos dizer também que precisamos sempre limpar o VASO para que a agua esteja sempre límpida e pura.
No mundo de um poeta
Cada palavra é discreta
Pois se não for correta
Facilmente não se interpreta
Na linguagem de um poeta
Nossa vida interpreta
Com palavras e atitudes
Pensa bem e não se ilude
Na vida de um poeta
Uma ideia desperta
Ao pensar sobre a vida
Abre mais sua ferida
E como não poderia faltar
A morte veio a chegar
Dominando a cena triste
De uma vida que já não existe
.
. . H.s
POETA CONTAGIOSO
O poeta é um ser muito comovente
Ele manipula formulas muito contagiosas
São palavras que mexe com o coração da gente
Nos deixa com uma sensação maravilhosa
Suas escritas apimentam nossos sentimentos
O coração covarde logo quer amar
Um coração enganado com falsos juramentos
Com a ajuda dos poetas logo encontrar seu par
O poeta finge sentir o que um coração sente
Só para vê-lo feliz e sorrindo
Murmúrios dos olhos ele os guarda na mente
E revela para a pessoa o que ela está sentindo
Poeta é aquele que expressa à beleza do ser
Daquele que produz o adubo do amor
Ao ler poesias o amor começa a crescer
E o coração expulsa de si as magoas e o rancor
Poeta é um agente da paixão
Ele ajuda muitos corações carentes
Que logo passa a amar de corpo alma e coração
E leva a vida a dois sempre contentes
"Às vezes me sinto como um passarinho enjaulado. O mundo lá e eu aqui...
Às vezes penso e creio que no fundo sou eu e Deus; Pois lá do outro lado os outros voam livres e eu aqui, mesmo com assas para me libertar, só consigo voar dentro do meu pequeno espaço.
Às vezes sinto que a solidão deve ser o meu destino e por mais que eu cantarole olhando para o céu e vendo o resto cantando para mim, eles vão e eu fico.
Às vezes eu me sinto só, sim eu me sinto! Mas sei que sou forte e posso superar, porém a vida passa e eu aqui fico, com pensamentos e sonhando com meus livros".
Um certa vez o sonhador contava o tempo todo dos seus sonhos, e falava cada detalhe dele e como ia fazer. Seus amigos mais chegados admiravam, mais também o invejavam. Pois e do ser humano não ver o outro crescer, foi então que a experiencia falou com o sonhador e disse: " só que precisa saber de seus planos e voce e Deus, ele em secreto te ouvirá e orientara como deve fazer".
Anjos a todo tempo são mandados para nos, alguns deles conseguimos ouvir... Portando fique em secretos os teus sonhos, pois o Pai te recompensará!
Felicidade...
Felicidade,
pode ser um sorriso no olhar,
no corpo inteiro
no vagar de um pensamento
que voou para bem longe
na lembrança de uma música.
Felicidade,
também pode caminhar pelas linhas
que descrevem com sutilezas,
momentos muito especiais.
Felicidade,
costuma possuir mais silêncios,
menos palavras, mais poesias
e gosta de ser a viajante
em um sorriso inesquecível.
by/erotildes vittoria
