Texto palavras

Cerca de 10491 texto palavras

⁠Você é especial.

Sim, você que está lendo esse texto agora. Eu queria te lembrar disso, porque às vezes nos esquecemos de quão extraordinários somos. Nós nos comparamos constantemente com os outros, nos diminuímos, duvidamos de nossa própria capacidade e nos esquecemos de que somos únicos.

Não importa se você é extrovertido(a) ou introvertido, alto ou baixo, magro ou com alguns quilos a mais. Você é especial do jeito que é. Sua personalidade, suas características físicas, seus talentos e dons são o que te tornam único e especial nesse vasto mundo.

Você pode não se dar conta do impacto que tem na vida das pessoas ao seu redor. Talvez você seja um bom ouvinte, que sempre está lá para apoiar e aconselhar seus amigos. Talvez você seja aquele que consegue enxergar beleza onde ninguém mais vê, que captura momentos mágicos através da fotografia. Ou talvez você seja alguém que tem uma habilidade incrível de transmitir amor e compaixão aos animais.

Nós todos temos algo especial para oferecer ao mundo, mesmo que às vezes não tenhamos consciência disso. Talvez você esteja passando por um momento difícil agora, enfrentando desafios e incertezas. Mas eu quero te lembrar de que você é capaz de superar qualquer obstáculo que se apresente em seu caminho...

Acredite em si mesmo(a). Confie em suas habilidades e no poder que existe dentro de você. Você é capaz de alcançar coisas maravilhosas, de realizar seus sonhos e de deixar uma marca positiva no mundo.

Lembre-se de que sua jornada é única. Suas experiências, erros e acertos moldaram você até aqui. Cada passo que você deu trouxe você a esse momento. Você tem uma história para contar, um propósito para cumprir.

Não se compare com os outros, cada um de nós tem sua própria jornada e seu tempo certo para brilhar. Concentre-se em seu próprio crescimento e desenvolvimento. Celebre suas conquistas, por menores que sejam. Valorize a pessoa incrível que você é.

Então, acredite em si mesmo, lembre-se de que você é especial e que tem potencial ilimitado. Você é mais do que suficiente. Agarre as oportunidades que surgirem, assuma riscos, aprenda com seus erros e nunca pare de acreditar em seus sonhos.

Você é especial. Nunca se esqueça disso...

- Edna Andrade

Inserida por EdnadeAndrade

⁠Texto ao meu amor 😍
Oh vida, desde que te conheci você se tornou meu mundo, não tem um dia da minha vida que eu não me apaixone por você, você foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida.
Eu agradeço tanto a Deus por ter colocado você em minha vida, eu não sei o que seria de mim hoje se você não estivesse entrado na minha vida🥹, você é uma pessoa muito especial na minha vida, não tenho palavras para definir o quão perfeito você é para mim. Menino que apareceu na minha vida para me iluminar, fazer meus dias mais felizes🫶🏽.
Obrigada por todo carinho e cuidado que você sempre tem comigo, obrigada pelas perturbações que me tiram um riso sincero( se não fosse isso eu não seria tão feliz como eu sou), obrigada por me fazer feliz todos os dias.
Eu te amo meu amor.❤️

Inserida por mandinha_by

⁠A CRÔNICA DO SONHO

Demétrio Sena - Magé

Acordei assustado. Sonhei que tinha escrito o texto abaixo, e ao abrir os olhos, ele pulsava inteiro em minha mente. Palavra por palavra. Não quero "sobrenaturalizar". Existe uma explicação simples e plausível para isso. Apenas não a tenho. Segue.

"É tanta construção truculenta e vertiginosa de um futuro promissor... é tanta busca - sem pausa - de garantias pessoais excessivas, status, admirações externas...

É tanto empenho extenuante na escavação de "um lugar ao sol", que a noite chega sem se ter vivido em essência e sem se ter conquistado afetos verdadeiros; pessoais... apenas admiradores de nossas trajetórias e conquistas... do que temos... independente de quem somos, que se perdeu no turbilhão do processo precipitado e desumano de podermos nos auto recompensar pelas perdas em prol dos ganhos.

Podemos viver bem, ter conforto, afetos e reconhecimento, sem abrirmos mão da vida. É que a vida está em nós e não sentimos. O amor nos ronda e não vemos. A saúde se presenteia para nós, não abrimos a caixa e partimos em busca de podermos pagar por ela, quando a perdermos nos excessos do sonho que não administramos.

Tanto tudo, que o nada cresce por dentro. A solidão se agiganta entre nossas multidões. A morte, um dia tão distante, chega quando pensamos em começar a viver".
... ... ...

#respeiteautorias Isso é lei.

Inserida por demetriosena

⁠Talvez pareça absurdo ou sem importância para você cada palavra dita neste pequeno texto, mas não pude conter o que preciso dizer.
Anos se passaram desde que nos falamos pela última vez, mas uma coisa que não passou é a saudade que sinto de você. Talvez já não sinta o mesmo que sentia no passado, até mesmo nem lembra de mim o quanto lembro de você.
Quando você se foi, quando partiu de mim, também levou uma parte maior do que um dia foi felicidade, durante esses anos você pode ter alimentado no coração o desejo de nunca mais querer me ver ou ao menos conversar, mas quero que saiba que todos os dias, todos os dias tenho tentado acompanhar você, mesmo que de formas que você não entenda.
Quero também confessar que já tentei de todas as formas um meio para ouvir pelo menos uma palavra da sua boca, mas nunca encontrei, o que me levou a entender que realmente fez e está a fazer de tudo pra que eu não te encontre como gostaria.
Ainda assim quero que saiba, que jamais matei o amor que tenho por ti.

Inserida por Neguito7

Envio de Cartas
Tempo bom de espera por letras unidas e manuscritas que formavam um texto.
Funcionava quase como um ritual: escolhíamos o papel, cor da tinta em contraste ao mesmo, envelope encorpado, capricho na caligrafia, endereço, selo e foi!
Restava-nos contar os dias na espera pela resposta.
Hoje temos o e-mail, trapaceiro e frio.
A praticidade nos roubou o lirismo

Inserida por todasasmariasdomundo

⁠ILHA DE BELEZA ALÉM DA IMAGINAÇÃO

O título deste texto é uma tentativa minha de reproduzir um sonho que tive de uma ilha encravada no meio de um oceano, circundada por montanhas espessas de florestas, vales e desfiladeiros íngremes, de suave atmosfera, onde havia uma cidade em forma de um condomínio de casas luxuosas e habitantes muito ricos. O lugar era de exuberante riqueza e beleza, cujo título ILHA DE BELEZA ALÉM DA IMAGINAÇÃO reflete e justifica bem o que quero descrever.

As palavras são poderosas para expressar nossos pensamentos. Têm um poder incrível para inspirar, evocar imagens, emoções, e ilusões sentidas ou vividas em nossa vida ou na mente. No entanto, às vezes, as palavras não são suficientes para transmitir tudo o que sentimos, como algo que está além da imaginação de tão surpreendente, inesperado ou grandioso, difícil de conceber e mais ainda de exprimir através das palavras de que dispõe a minha cápsula craniana de tal grau desprovida de uma substância chamada neurônios inteligentes.

Pois bem, encantatório foi o adjetivo que se refere a algo que encanta, fascina ou envolve qualquer ser humano de encantamento ou magia, portanto, o termo mais apropriado que achei neste momento para classificar o lugar maravilhoso, encantador, admirável, arrebatador, atrativo e repleto de beleza exuberante, como a ilha com a qual sonhei.

No sonho, o acesso à ilha era feito exclusivamente por barcos de muito luxo, o que combina, se encaixa com os habitantes do local que levavam uma vida suntuosa, opulenta, somente ostentada, exibida em filmes de ficção.
Sendo tudo fora do comum naquele lugar, um fato inusitado merece destaque: entro numa casa desabitada, todas as portas e janelas abertas, os itens do mobiliário milionário e muito bem conservado, entre estes o sistema de som ligado ininterruptamente, parecendo tal propriedade ter sido abandonada pelos seus proprietários por causas desconhecidas. Em outra ocasião, tendo eu retornado ao prédio, encontrei dois homens furtando tudo o que se encontrava em seu interior, deixando o imóvel completamente vazio, enquanto ninguém se importava com a citada ocorrência.

Dizem que os sonhos são uma espécie de alucinações de desejos e segredos inconfessáveis, uma válvula de escape de ânsias insatisfeitas. São semelhantes a filmes de engenhosas concepções surreais, insólitas, fantásticas, que na manhã seguinte nos restam poucas imagens nítidas, quando tentamos reproduzi-los, oral ou por escrito. Em geral são esquisitos, confusos, assustadores, truncados, surpreendentes, obscuros, surrealistas, herméticos e misteriosos. Uma história por demais confusa, sem exatidão, fora da realidade, com início e fim imprevistos.

O texto acima faz parte do meu segundo livro ainda não editado.

Inserida por FRANCISCOJUVANSALES

Nossa Biblia.

Nós somos a Bíblia que o mundo vê!
Podemos ser um texto dramático ou uma crônica com uma mensagem feliz.
Podemos ser um poema de romance ou uma piada de momento que fazem os outros sorrir.
Podemos ser uma música para a vida,
Podemos ser uma receita de valor.
Podemos ser um conto elegante,
Podemos ser uma história de amor.
A forma como vc quer ser interpretado, depende do que vc vai escrever!!!

Inserida por RoseMary

⁠Sofre mais, quem escreve um texto denegrindo o outro porque fere-se primeiro por imaginar que, os que fazem releitura da estrutura social da vida agem formalmente na catequese estrutural da elite.
Não tendo consciência do pantano que ali se estabelece.
Tolice imaginar uma estrutura montada de tolos ruir.
Até porque pra estes é mais fácil comumente dizer " é melhor pingar, do que secar".
Lamentável deduzir oque pensa o outro.

Inserida por dalainilton

⁠Normalmente todo ano escrevo um texto mais lírico e homenageio as mulheres, esse ano não vou fazer isso, vou falar do fato que pode acontecer com mulheres que conhecemos.

Para vir ao mundo só por meio de uma fêmea, que gentilmente se doa, passa por transformações que só mulher para descrever, finalmente sente a dor do parto e nos dá a vida, e em troca damos-lhe o título de mãe.

Sabemos que os casamentos às vezes não duram o tanto quanto desejamos.

O da minha mãe com meu pai “foi um desses”, papai teve Alzheimer, e é o mesmo que o fim do casamento, no caso dela, se encontrou só, analfabeta, e teve que terminar de criar a mim e meus irmãos sozinha, e ainda cuidar do nosso pai até seu último dia.

Isso acontece todos os dias, os maridos se vão, por motivos mil, e vocês mulheres, ficam muitas vezes como minha mãe ficou, sem chão, com toda a responsabilidade do mundo sobre os “ombros”.

Aí é que surge uma força que nós homens não temos, vocês sabem como lhe dar com a situação sem cair em desespero.

A única coisa a dizer diante do exposto é: obrigado por ter uma mulher para me dar vida, cuidar de mim, me educar.
Saber que vocês mulheres são maioria no mundo me tranquiliza, sei que não verei, mas vocês transformarão esse mundo em um lugar melhor para se viver.

A todas as mulheres meus sinceros votos de admiração, que esse dia 8 de março seja sempre memorado.

Inserida por gamalielmoreira

⁠Esse é o texto de um cidadão do universo
Que volta e meia arrisca uma prosa por meio de versos
Tem coisas que acontecem tudo do inverso
Mas to aqui pra te falar que nesse mundo perverso
Existem pessoas boas, que vão te entender
E que não vão aceitar te ver sofrer

Elas te querem bem
Perto ou longe pouco importa, elas vão além
De qualquer distância
para te fazer entender que tudo isso um dia vai passar
E que já está na hora de retornar
Para aquilo onde você sempre terá lugar
A família e os amigos, onde você possa chamar de lar.

PRIMAVERA DO LESTE, 21 DE NOVEMBRO DE 2021

Inserida por leoopro

O Direito é a força.
Só que a Justiça é aquilo que está além do “além do texto”.
O ingrediente social: o antropológico.
A figura do juiz, então, é o indizível, o incalculável, o elemento humano que modera, interpreta e aplica a força.
Sem o elemento humano chega-se ao ilógico, ao absurdo em sua forma mais crua – e mais violenta.
Aquilo que não se define. Que não tem linguagem.
A aniquilação da Justiça é a exaltação do Mal Absoluto.

Inserida por andrercostaoliveira

⁠Acho que já escrevi um texto mais ou menos sobre isso. Sabe suas tristezas? Suas dores? Não sinta culpa por senti-las. Muitas vezes você pode tentar diminui-las por pensar que existem problemas piores.
Mas são suas dores. É em você que dói. É você que perde o sono. Sente medo. Chora. É em seu peito que a dor toma forma, pesa e arde. Não compare suas dores. Apenas cuide. Batalhe por cada dia de sua vida, na certeza de que tudo passa. Chore se precisar. Mas acima de tudo, creia. Deus é o bálsamo consolador que tudo pode. E nada foge ao Seu controle.
Paz e luz para todos.

Inserida por JosyMaria

⁠texto autoral

Percebo o seu brilho no olhar ao meu nome mencionar, você diz que sou sua calmaria, que te lembro um fim de tarde com o restar da maresia, mas o que te responder se o mesmo não posso dizer, até poderia esclarecer mas então iria me perder na culpa, na intensa culpa de não amar você. Essa não correspondência faz com que eu sinta pena e apenas continue na intensa encenação da nossa linda relação, criada a partir da sua ficção.

Inserida por Luisadanielle

⁠Texto autoral - SARAU: IGUALDADE

Igualdade, todos querem o mesmo, mas ao chegar na comunidade no máximo fingem respeito

Todos os dias ouvindo: "olha o que se tornou!"
Mas será?
Será que ninguém percebeu que o meu EU nunca mudou?

Amar, todos podem demonstrar, mas ao chegar a minha vez tenho que me recuar, afinal aqui não é lugar e alguém eu posso influenciar.

Alvo constante de preconceito.

Por que tanto ódio?
Afinal nem te conheço. Vivo em uma realidade rodeada de maldade

Muitas vezes excluído, isolado, me faz pensar se nunca poderei ser amado, afinal muitos diziam estar ao meu lado mas ao informar a minha forma de amar foram os primeiros a me apunhalar.

Me sinto sufocado, como em caixa de sapato, vivendo camuflado apenas evitando atitudes e comentários desnecessários.

Inserida por Luisadanielle

⁠texto autoral - SARAU: VIVÊNCIAS

Minha história vou te contar!

Só existe um porém, aqui a liberdade você não vai encontrar, afinal até hisso querem opinar.

O que dizer?

Vivo com medo e no escuro!

Tudo isso para preservar um moro em um lugar onde futuro, moro em um lugar onde ao sair para passear tenho grandes chances de não voltar.

Aguento calado os julgamentos que são desde ao me vestir até a forma de amar.

Afinal levantar a minha bandeira é fácil, mas me prestar apoio nos momentos necessários já se torna contrário.

São tantos comentários que às vezes me pego pensando o que será que fiz de errado?

Não lembro de ter cometido um crime para ser tão julgado e maltratado, mas me sinto em cárcere privado.

Só espero respeito não aceitação, até porque em nenhum momento lhe envolvi, no que você denominou: minha "CONFUSÃO".

Inserida por Luisadanielle

⁠Não Concordo⁠

Como comentei ontem à noite, se eu dou um texto de Kant, maior nome da filosofia do início contemporâneo, para um aluno de 18 anos e ele lerá 3 páginas e dirá, não concordo.
No mais tardar, digo a ele que se ler mais 30 anos Kant em alemão, você talvez entenda. Para não concordar, serão necessários mais 30 anos e as chances de você não concordar serão pequenas, ou seja, eles possuem a opinião sobretudo. Essa dissolução da ideia de autoridade é uma ideia muito contemporânea. Quando criança, se levava o exame médico lacrado ao médico e o mesmo abria como se fosse um oráculo, tinha uma reação bovina. Atualmente, na contemporaneidade, o exame já chega marcado pelo doutor Google. Assim sendo, meu clínico geral e amigo, brinca comigo quando digo " estou com o HDL alto" e o mesmo me faz a pergunta: E o que me recomenda nestes casos?

Inserida por samuelfortes

“Onde há vida e morte?” não é só uma pergunta — é um espelho da existência.


Esse texto fala do espaço entre o começo e o fim, onde tudo o que somos acontece. Ele mostra que vida e morte não estão em extremos opostos, mas convivem no mesmo palco: no respirar, no sentir, no amar, no deixar ir.


Cada batida do coração é uma lembrança de que algo nasce e algo parte dentro de nós. A semente morre para virar árvore. O dia morre para a noite nascer. O silêncio morre para dar lugar à palavra.


A mensagem é sobre consciência e presença — sobre entender que tudo é passagem, mas também é milagre. Que mesmo na dor há beleza, e mesmo na despedida há um tipo de nascimento.


“E quem é que está me ouvindo?”


pergunta o texto.


A resposta é simples e eterna: quem sente, entende. Quem vive, escuta.


Este é um texto sobre vida, morte, recomeço e escuta interior — sobre a parte invisível de nós que continua florescendo mesmo quando tudo parece acabar.






— Purificação

É importante LEIA TODO O TEXTO
Alguns usam uma comparação curiosa quando falam sobre fé.
Dizem que, assim como existem notas falsas, também existem religiões falsas — e que, conhecendo a “verdadeira”, é fácil reconhecer as demais.
À primeira vista, a ideia parece lógica.
E, para ser justo, talvez quem a repete só queira incentivar as pessoas a buscarem algo genuíno — o que é um bom propósito.
Mas o problema está na base dessa comparação.
Notas falsas são identificadas porque existe um padrão universal, emitido por uma autoridade legítima, reconhecida por todos.
Na fé, porém, não há consenso sobre quem detém esse padrão.
Cada religião dirá ser a verdadeira. Cada religião constrói seu próprio modelo de verdade, com suas doutrinas e interpretações, e todas acreditam sinceramente estar certas.
Mas quando todos dizem representar o original, como saber qual realmente é?
É aqui que a fé precisa deixar de ser apenas crença e se tornar discernimento.
A verdade espiritual não se descobre por tradição, nem por herança religiosa.
Ela se encontra quando o coração busca coerência com a Palavra, e a mente se permite pensar com liberdade.
Afinal, Deus nunca pediu que deixássemos de pensar para crer — pediu que usássemos o entendimento para amá-lo de todo o coração e de toda a mente.
Em Atos 17:11 diz que os bereanos “examinavam as Escrituras cuidadosamente todos os dias para ver se essas coisas eram realmente assim”.
Eles não duvidavam por rebeldia, mas examinavam por amor à verdade.
E é isso que a fé madura faz: não se ofende com perguntas sinceras, nem teme investigar.
Porque a verdade não se esconde da luz — ela se revela nela.
A fé cega pode trazer conforto, mas o discernimento traz segurança.
Crer é importante, mas entender o que se crê é ainda mais.
E quem aprende a equilibrar essas duas coisas descobre um tipo de paz que não depende de instituição, mas de convicção.
Por isso, se alguém te disser que já encontrou toda a verdade, não o contradiga — apenas continue buscando.
Porque a verdade não é um endereço fixo, é um caminho onde o coração sincero anda de mãos dadas com a razão.
"A fé cega protege o erro; a fé consciente protege a verdade.
E quem busca a verdade com humildade, inevitavelmente se aproxima de Deus."
Gilson Castilho Reflexões
© Todos os Direitos Reservados

Inserida por GilsonCastilho

“A Liturgia da Dor:
Quando Amar é Sofrer em Vida pelo Ser Amado”
Texto filosófico e psicológico.
Amar é sofrer em vida não por fraqueza, mas por excesso de humanidade. O amor, quando autêntico, carrega em si o germe do sofrimento, porque nasce do desejo de eternizar o que é efêmero, de reter o que inevitavelmente escapa. Amar é querer aprisionar o tempo no instante em que o olhar do outro nos faz existir; é suplicar à eternidade que não nos apague da memória de quem amamos.

Há uma liturgia secreta na dor amorosa. Ela purifica, depura, torna o ser mais lúcido e, paradoxalmente, mais enfermo. O amante vive uma crucificação sem sangue: carrega o peso invisível de um afeto que o mundo não compreende. Vive entre o êxtase e o abismo, entre o beijo e a renúncia. Freud chamaria isso de ambivalência afetiva: a coexistência de prazer e dor em um mesmo movimento da alma. Mas há algo mais profundo algo que a psicologia talvez não alcance, pois o amor, em sua forma mais elevada, é sempre um sacrifício voluntário.

Quem ama verdadeiramente, sofre antes mesmo da perda. Sofre por pressentir a fragilidade do instante, por saber que a ventura é breve, que o corpo é pó e que toda promessa humana é feita sobre ruínas. Esse sofrimento não é patológico, mas metafísico: é o reconhecimento de que a alma, ao amar, toca o eterno e, ao voltar à realidade, sente a mutilação de quem regressa do infinito.

Nietzsche, em seu niilismo luminoso, diria que o amor é a mais bela forma de tragédia, pois ele exige entrega total, sabendo-se fadado ao fim. Amar é afirmar a vida apesar do sofrimento, é dizer “sim” à existência, mesmo sabendo que o objeto amado um dia há de desaparecer. É um heroísmo silencioso, uma luta contra o absurdo.

Mas há também o lado sombrio o amor que se torna cárcere, o sentimento que se alimenta do próprio tormento. A psicologia o chamaria de complexo de mártir, mas o filósofo o vê como a tentativa desesperada de alcançar o absoluto num mundo que só oferece fragmentos. O sofrimento, então, torna-se o altar onde o amante consagra sua fé.

“Amar é sofrer em vida pelo ser amado” eis a verdade dos que ousaram sentir profundamente. É morrer um pouco a cada ausência, é carregar dentro de si a presença que já não se tem. O amor, quando verdadeiro, não busca recompensa: ele é em si o próprio sacrifício.

E talvez seja esse o segredo trágico e belo da existência: somente quem amou até sangrar conhece o sentido oculto de viver. Pois o amor é o único sofrimento que salva, a única dor que eleva. Quem nunca sofreu por amor, nunca amou apenas existiu.
Epílogo:
“Há dores que são preces disfarçadas. E o amor é a mais silenciosa de todas elas.”

Inserida por marcelo_monteiro_4

Eu trouxe hoje um texto que foge um pouco da temática que costumo usar. Trata-se da resenha de uma série a qual gostei muito. Também estou usando meu nome de batismo nesse texto, não meu nome de escritora, que é o Josy Maria.

⁠The Last of Us, ficção ou verossimilhança?

A série The Last of Us vem dando muito o que falar desde o seu lançamento. Baseada em um jogo, o qual foi ganhador de vários prêmios, a série retrata um mundo apocalíptico pós-pandêmico. Os personagens principais são Joel, interpretado por Pedro Pascal e Ellie, interpretada por Bella Ramsey.
Lançada neste ano de 2023, a série traz uma trama repleta de drama e ação. E leva-nos a reflexões a respeito do comportamento humano diante de tragédias catastróficas.

A tragicidade da verossimilhança

Quando se fala em verossimilhança, trata-se da relação que determinada obra tem com a realidade na qual vivemos. Observa-se tal conceito, geralmente, em obras literárias. Porém, a série permite que se faça uma análise sob a ótica da verossimilhança. Ao apresentar uma obra cuja temática aborde um cenário de calamidade, com a destruição da civilização como conhecemos hoje, observa-se possíveis padrões de comportamentos que chegam à barbárie. Assim, fica a reflexão: Até que ponto a ficção diferencia-se da realidade? O que o ser humano é capaz de fazer para sobreviver em condições extremas?
A angústia humana acontece sob diferentes enfoques e permite diferentes leituras a respeito da vida, da morte, de valores morais, das relações sociais e das relações de poder em um cenário como o da série.
Para quem não gosta do gênero, ou pensa que é apenas mais uma série apocalíptica, vale a pena conferir. Há um diferencial, as relações humanas são abordadas de forma realista e crua. Qual o foco principal afinal, o vírus que devasta o mundo ou a questão humana? Mas, afinal, o que é ser humano?
Nossa humanidade é construída a partir de nossas relações sociais. Até que ponto, então, pode ocorrer a desumanização?
Tais reflexões só podem ser desenvolvidas de forma empírica ao assistir a série. Nenhuma leitura será capaz de transmitir a impressão que se tem ao assisti-la. Vale a pena conferir.

Joseane Maria

Inserida por JosyMaria