Texto Pai do Mario Quintana
Deixo um vazio no peito
daqueles que não sentiram
o sentimento que tentei passar
e que choram por não ter percebido
enquanto eu existir.
Hoje é tudo desilusão, mas a minha
alegria será o dia em que eu daqui for
e deixar pessoas livres para fazer o que
bem quiser e não ter que gritar, brigar,
apontar erros, desfazer, humilhar
e simplesmente ter o direito de ser feliz.
Peço perdão por ter invadido a vida de alguém
e tê-lo feito tão infeliz mas com o poder de Deus
é maravilhoso estou indo a tempo de deixar alguém contente. Ainda há tempo para isso, pode ter certeza.
Assim, vou indo aos poucos com glória e a misericórdia
de Deus.
E no meio daquela multidão, daquela euforia. Os seus olhos se cruzaram, enquanto os seus lábios proferiam a mais doce e romântica melodia.
Numa tentativa de não parecer demasiado obvia, ela disfarçou. Porém, era impossível resistir aqueles doces e suaves olhares que tão facilmente tocaram no seu coração como jamais alguém teria tocado.
E quando deu por si, a mão dele estava estendida na sua direcção.
Mal sabia ela que num ápice, aquele sentimento seria fruto de lembrança.
O artista não morre se transforma em fração do infinito...
- Maestro Guilherme Vaz
POR AQUI PASSOU UM LOBO SOLITÁRIO
Quatro da tarde
O pranto indígena em prece
A dor açoita. O vento arde
O silêncio cresce, sem meça
Do choroso canto à parte...
Junta-se o coração em pedaços
Em sentidos lamentos à la carte
Gemidos partidos, sublinhados em traços
Do travador, mestre, da saudade em encarte.
“Por aqui passou um lobo solitário.”
Não foi mais um, foi um! Foi arte!
... foi vário.
“Ele está em todos lugares e em lugar nenhum.”
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
ao primo Guilherme Vaz.
POR TODAS ELAS
Elas podem ser tão doces como o mais doce do mel que já foi produzido. Elas podem ser tão sensíveis como a mais fina flor que já existiu. Elas podem ser tão mansas como a mais mansa das pessoas que Deus já criou. Mas elas também podem se transformar na mais forte, na mais valente, na mais brava e na mais feroz criatura da face da Terra que se possa imaginar, basta apenas que algo ou alguém ameace um filho seu. Sim, assim são elas, assim são essas mulheres destemidas, revestidas de uma força inigualável, uma força muito além de qualquer compreensão humana, uma força vinda exclusivamente de Deus. Assim são essas mulheres super especiais, que no anonimato de cada lar são conhecidas apenas como MÃES.
Mães nobres, mães pobres, mães guerreiras, mães verdadeiras, mães finitas, mães infinitas, mães que ficam, mães que se vão, mães de sangue, mães de coração. Todas as mães para sempre são belas, não importa a idade que tenha cada uma delas, pois aos olhos dos filhos que realmente as amam, elas nunca envelhecem, elas apenas amadurecem e ficam sempre cada vez melhor. Quem dera todos os filhos tratassem suas mães como justamente elas deveriam ser tratadas: com amor, com carinho, com doçura, com jeitinho, enfim, como mães.
Hoje queremos lembrar das mães esquecidas, das mães abandonadas, das mães oprimidas, muitas vezes, pelos próprios filhos, nos hospitais, nos asilos, até mesmo em seu próprio lar. Essas são as mães que choram, as mães que sofrem e as que imploram, por um abraço, por um beijo, por um carinho de um filho seu.
Filho, não abandone sua mãe, pois se você nunca teve coragem de por ela dar a sua vida, tenha certeza, de que ela não pensaria duas vezes em dar a vida dela por você. Dizer eu te amo não tira pedaço, dizer eu te amo não dói, dizer eu te amo não diminui ninguém. Então diga hoje, diga agora, não deixe para depois, afinal, depois poderá ser tarde demais, e sua mãe talvez não esteja mais aqui no meio de nós para ouvi-lo dizer: MÃE, EU TE AMO. Diga que a ama agora, enquanto ela ainda está presente ouvindo a sua voz, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.
Obrigado mãe querida, pela vida, pelo amor, pela lida, pelo calor de seus braços, que mesmo no cansaço do dia a dia não nos deixa jamais cair no chão.
Parabéns mãe de coragem, parabéns mãe imponente, parabéns mãe de bondade, parabéns mãe resistente, pois nem o mais forte dos homens, por mais que ele seja valente, tem tua garra e atitude, tem tua força eminente. Parabéns por você existir, parabéns por você ser fiel, parabéns, mãe, pela dedicação, que será recompensada no céu.
FELIZ DIA DAS MÃES!
NO CHÃO DA PARAÍBA (Tereza Norma)
De volta ao seu chão, nordestino
Pés, nos pés da sua Paraíba
Neste regresso, és sol matutino
Reencontro, onde o orgulho arriba
Nos braços e nos abraços, oxente
Cada traço riscando o seu cristalino
Es destino, em um destino resistente
Distante, e ainda daí. Oh, menino!
Apesar da aparência de estradeira
Tal onipotente é o amor Divino
Assim, também, és forte videira
Na fado um espírito peregrino
Tua terra, do Nordeste, Norma Tereza
Resvala nas lembranças hospedeira
D’Alma, porém nesta tal correnteza
Jorra a tua saudade verdadeira...
© Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
2018, maio.
Cerrado goiano
Quando nos damos conta do quanto é bom está satisfeito consigo mesmo, realmente percebemos que esse é o auge da nossa felicidade. Percebemos então que mesmo sozinho estamos bem acompanhado, que mesmo nesse dia nublado a alegria de está satisfeito consigo mesmo é sentida no vibrar da pele, no brilho do olhar, nos impulso do aparelho cardíaco que sente conosco toda essa energia irradiada dos ares para a nossa pele e através de sensores é transmitida para o nosso cérebro nos dando a capacidade de irradia alegria e felicidade, e de entender o quanto bom é viver. Entendemos também que a felicidade de viver a vida é nostálgica(viciante). Conquistas, vitórias, perdas e derrotas, tudo vivido tem os seus motivos, tudo vivido nos ensina a ser pessoas melhores.
Quanta alegria é está satisfeito consigo mesmo, só nos resta agradecer a Deus pelas perdas e ganhas. Melhor dizendo, pelas transformações
PRA ALÉM DO CERRADO
Para além do barranco do cerrado
Talvez só a estrada, ou um castelo
Talvez nada além dum olhar singelo
Porém, pouco importa, vou levado
Enquanto vou, aos devaneios velo
E os gestos postos no chão arado
Lavro cada sentimento denodado
Não sei e nem pergunto, só prelo
De que adianta querer qual lado
Se o fado é tão diverso no paralelo
E as curvas reveis no discordado
E para aquilo que não vejo, o belo
Sorriso, a mão do amor, ofertado
Assim, refreio passada com flagelo
Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
Março de 2017
Cerrado goiano
DESENCONTRO
Que sorte forasteira é esta
Que caminha sem sentido
Riscando rumo partido
E pouca ventura empresta?
Finge ser o destino, direção
Sussurrando ser boa nova
Se mais parece uma cova
Exílio arquitetado pro coração.
São desencontrados gestos
A nos jogar feridos ao chão,
Criando silêncio na emoção,
Com tais sonhos indigestos,
Que viram amarras pra ilusão,
Solidão nos desejos incertos,
E nos fazem boquiabertos...
Sem ter o amor, ah isto não!
© Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
2017, maio
Cerrado goiano
A PORTA
De tábua és construída
ao vento e a poeira corta
marca chegada e partida
viva e morta: sou a porta
Eu abro para quimera
me fecham no temporal
sou tramelada, espera
proteção, da casa ritual
E neste abre e fecha
a escada é o meu chão
lá fora eu vejo pela brecha...
O bem, é a porta do coração.
© Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
2017, 27 de maio
Cerrado goiano
Hoje, 31 de julho, é noite de lua azul. Lua azul é o fenômeno de ter a segunda lua cheia dentro do mesmo mês. A próxima lua azul será em janeiro de 2018.
Este fenômeno potencializa as divindades femininas que trabalham na proteção do planeta Terra, como também na sua prosperidade e geração de vidas, tornando Gaya fecunda e garantindo a continuação de vidas.
As energias lunares azuis podem ser sentidas por todos que estão alinhados com o amor, a paz, a prosperidade, gratidão e perdão, e que consagram em vida as divinas graças espirituais.
Celebrem esta noite, dancem, abram os braços pra lua e acolham suas luzes de poder.
Cantem canções de exaltação batendo palmas e tambores. Orem de olhos abertos e fixos na lua, pedindo por você e por todo planeta. Plante seus desejos claros e colha raios iluminados. Permita que o poder feminino, sagrado e abençoado, abençoe sua existência e aumente sua intuição.
O presente está entregue. Aceite, acolha, agradeça e se alinhe com a Divina Mãe, que hoje se apresenta como lua azul.
Gratidão.
Iemanjá
No seu dia, a mãe brilha suas luzes, não para se iluminar pois ela já é abençoada, mas para iluminar a nós, seus humildes filhos e filhas, nos lavando, nos purificando, nos abençoando e nos levando por caminhos limpos pelas suas poderosas águas claras.
Nós, seus filhos, somos gratos.
Meu coração e todo meu ser vibram com o coração da Mãe Terra, sagrada Pachamama.
Não que eu não tenha enfrentamentos e não seja mente inquieta, nem que todas as coisas naturais estejam bem e em segurança.
Mas todo meu ser escolheu ser luz, e na natureza tudo que quem abdicou da luz destrói, se reconstrói na atemporalidade. Quem abdicou da luz não pode aprisionar todos os pássaros, então sempre haverá um pássaro para semear uma nova árvore e dar início a uma nova floresta.
A sagrada Pachamama não está agonizando, pois, a força dela é a verdadeira força de DEUS. Quem está agonizando são os que abdicaram da luz e a ferem. Mas eles passarão. E as florestas, os rios, mares, geleiras, pedras, montanhas, não passarão. Estiveram aqui desde tempos imemoriais e aqui continuarão quando essa geração de trevas passar.
E também estará quem escolheu a luz.
Vamos todos para a luz, e vamos levar conosco todos que pudermos levar.
Ahow!!
Meu desejo e o desejo de todas as pessoas que vibram no amor e na luz é que se dissipe todo o ódio, toda insegurança, toda egrégora do terror e do medo que está tentando se estabelecer em nosso país.
Nossos governantes assumiram posturas de afrontamentos e agressões, e a maioria dos brasileiros estão se deixando influenciar por essas posturas. A egrégoras das sombras tem seus planos de inferiorizar e diminuir a criação de DEUS.
Ao invés de nos deixarmos sugar pelos enfrentamentos, vamos nos colocar em orações e auxiliar as egrégoras da luz do alto astral para que assumam e tomem conta do nosso país, para que se estabeleça a segurança e o bom senso entre irmãos e compatriotas.
Não vamos nos colocar de luto pois o amor não morreu. Vamos nos colocar em orações, preces, mandalas, reikis, decretos, velas, e tudo que possa auxiliar os propósitos Crísticos neste momento.
O amor sempre prevalece!
SONETO DE UM AMOR PROIBIDO
Da paixão surgiu o meu eu encantado
Do silêncio, suspiros sem sons ledos
Engasgados como são nossos medos
Onde o inviável está ali aprisionado
Aqui confesso, então, estes segredos
D'alma que vai com o perigo ao lado
Desgovernado sem o tempo marcado
Pávido e, com os sentimentos vedos
Triste o afeto que quer ser enamorado
E se queima em aventurosos folguedos
De ilusão, que não deveria ser desejado
O que é rochedo é o amor proclamado
Tudo passa, é passageiro, só enredos
E este, proibido, é um amor agoniado...
Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
Fevereiro de 2017
Cerrado goiano
TEMPO EM SONETO
Se tempo é a minha fortuna, quero ir além
Ter quem, no essencial tempo para amar
Tempo nas palavras pra falar com o olhar
Tempo no tempo pra ter tempo, também...
Porém, que este tempo traga um lugar
Que se possa no tempo confiar a alguém
Tempo ao tempo que esperança contém
Criando tempo no meu vário caminhar
Se tempo é tudo que tenho, me convém
Aprecia-lo com tempo, assim, respeitar
Cada tempo que o tempo no fado detém
Então, no tempo eu ter afeto sem desdém
E cada detalhe do tempo, o bem embalar
Sem objeções e ofensas ao tempo... Amém!
Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
Janeiro de 2017
Cerrado goiano
DO PLANALTO
Ó horizonte além do olhar atento
Onde agacha o sol na tua entranha
Escondendo o dia a teu contento
Rajando de rubro o céu que assanha
Chão de encostas e poeirado arbusto
Tal qual a composição de um verso tosco
És dos pedregulhos e riachos vetusto
De robusto negalho (cristal) luzido e fosco
Daqui se vê o céu com mais estrelas
Que poetam poemas que a ilusão cria
Debruçadas com a emoção nas janelas
De contos e "causos" que pela noite fia
Eu sou cerrado e sua rude serenidade
Eu sou da terra, e a terra é para mim
Dum canto que não tem início, metade,
e nem fim.
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
Cerrado goiano
Meu amor
Meu amor por favor me ame como te amo
pois se meu amor por ti não for correspondido
já não saberei se amarei
pois amar como te amo sei que já mais farei
Meu amor se te amar não for possivel
prefiro sozinho permanecer
pois um amor igual ao meu por você
já mais voltarei a ter
meu amor eu penso se te amar é o correto
mas não vejo como não poderia ser
mas a cada vez que tento lhe dar meu amor
você me deixa cada vez mais incerto
meu amor por favor me ame como te amo
Quando assumo os erros me sinto mais perto de vc.
Quando estou perto de vc me sinto mais livre pra ser feliz.
Quando estou feliz me sinto mais próximo da perfeição.
E toda vez que estou perfeito,é porquê estou contigo.
Quando choro é por voçê.
Quando sinto saudade,é por não poder te ver.
Quando não te vejo o que me resta sonhar.
Já te esperei demais agora quero te amar.
Quando te amo sou mais completo.
Quando te escuto sou mais atento.
Quando te falo de mim sou mais sincero.
Bom dia e um abençoado domingo cheio de amor fraterno!
Enorme abraço fraterno e amigo do amigo Luiz Antonio.
O AMOR É FORÇA SOBERANA QUE SE EXPANDE EM TODAS AS DIREÇÕES..ELE É CAPAZ DE REALIZAR MARAVILHAS, QUANDO A HARMONIA SE INSTALA NA SUA VIBRAÇÃO! ABRE AS PORTAS
PARA A NOSSA FELICIDADE....NA ALEGRIA CONSTRUTIVA,NA HONESTIDADE, NA ACEITAÇÃO DAS COISAS QUE NÃO PODEM SER MUDADAS,NO PERDÃO, NA PROPAGAÇÃO DO BEM EM TODAS AS DIREÇÕES....COM A PRÁTICA CONSTANTE DO AMOR, COM O TEMPO, NASCERÁ EM NÓS UM SOL, CAPAZ DE ILUMINAR A NOSSA CONSCIÊNCIA.
E TUDO ISTO SE RESUME NA CONSTRUÇÃO PERFEITA EM QUE SE ESTEJA PRESENTE O AMOR,O VERDADEIRO AMOR DE JESUS!
VALORIZE VOCÊ
Hoje valorize e aprecie tudo que você tem, e principalmente você. Não importa se sua vida é modesta ou se você a considere insignificante, na vida nada acontece por acaso, tudo o que você é e tudo que você faz o universo precisa de você . O mundo precisa de você.
Somos parte de uma nação, estamos unidos por energias vitais, que não são visíveis aos olhos, mas elas existem, e você pode senti-la.
Hoje faça algo positivo, algo que você goste, dê esse presente para você, mas sem exageros, para ser feliz basta olhar para dentro de si mesmo.
Lembre-se: tudo o que você “tem” é o bem mais precioso que precisa para você “ser” o que deseja “ter” para sua vida pessoal e profissional.
