Texto Mulher de Arnaldo Jabor
A politização geral da vida humana reduziu a atividade das consciências à mais elementar e mecânica das operações: a catalogação partidária. Já não há mais seres humanos de carne e osso, apenas eleitores, cuja única substância ontológica é o nome do candidato em que votam. O 'cidadão' já era um ente abstrato, o 'eleitor' é um segundo recorte abstrativo feito em cima do primeiro. Tão logo você nota que o sujeito é 'de direita' ou 'de esquerda', está alcançado o único e supremo objetivo da inteligência humana.
Viver é como estar num carrossel em chamas, com nossas almas estúpidas montadas nos cavalinhos mais estúpidos ainda; para escapar dessa palhaçada toda e do estulto e sádico dono do carrossel e do circo, temos que pular do carrossel em movimento, saltar não com a alma, mas com o Espírito, porque o Espírito é maior e mais forte que o dono do circo, o Espírito é maior que qualquer Deus fajuto que nos empurram goela abaixo do berço ao túmulo.
Tava me perguntando sobre um trecho que li na página de uma amiga, "Ser poeta é amar todo dia um bocadinho", como seria isso? Sempre tive vontade de invadir o mundo dos poetas, falar bonito, não pensar nas palavras porque elas fluem, olhar com ternura e já declamar, olhar uma flor e brotar uma frase romântica, olhar um lindo pano e me cobrir com um texto, ver um mar e derramar versos, ver um violão e cantar prosas, como eu queria ter nascido com esse dom.... Apenas leio, ouço, assisto, participo e vibro com todos os meus companheiros e mais fiéis amigos poetas e escritores. Amo todos os dias e não consigo ser poeta, quanto mais amo menos poeta sou. O que tem de errado na frase escrita acima? Ser poeta e amar todos os dias ou, amar todos os dias e ser poeta? Nãoooooo ser poeta "é" amar todos os dias um pouquinho. Porque em tudo o poeta vê amor e beleza. Por isso ele, o poeta é amor e a poesia é amar.
A baixinha perfeita, toda ajeitada, pele caramelo, linda e perfumada, um pouco doida mas no seu espaço, e quem não gosta de loucura esta no lugar errado, paro, penso, reflito, mas no fundo dos teus olhos é que eu vejo o infinito, esse jeito, esse olhar, já tentei de todo jeito mas to sem rima pra explicar, a vibe é incrível e a melhor caminhada, não sei se sou um príncipe mas você é uma daquelas princesas de conto de fada, mulher moderna, complicada, sabe ser doce como o mel, mas também tem garra de guerreira jamais domada, ela corre, batalha, rala, espirito inquietante de quem não se contenta com metade, ela quer tudo ela é mais, evita esse amor covarde, ela é um vinil do "Nando Reis", Ou um reggae do armando, mas feliz vai ser o homem que ter ela no seu mundo
Ser popular é diferente de ser famoso, assim como ser famoso é diferente de ser seguido e ser seguido diferente de ser quisto. Muitos "populares" não conseguem alcançar um grande volume na venda de seus produtos ou interesses, pois não basta ser popular nem famoso, tem que ter argumentos de que seu produto realmente é tão interessante para que naquele momento as pessoas possam dedicar seu tempo e dinheiro para adquiri-lo.
O problema central da "ética libertária" é que ela confunde propriedade em sentido lógico com propriedade em sentido jurídico. Por exemplo, em lógica, uma substância pode ser definida independentemente de existir ou não, e nesse sentido a existência se acrescenta à substância como uma propriedade. Juridicamente, aquilo que não existe não pode ser titular de direitos, a existência passando a ser portanto não uma propriedade, mas um PRESSUPOSTO da possibilidade mesma de haver direitos, inclusive o de propriedade. Matar um cidadão, suprimi-lo da existência, não é violar um direito de propriedade, mas sim extinguir a possibilidade mesma de que ele desfrute de quaisquer direitos, inclusive o de propriedade. Inverter isso é um erro lógico tão elementar que não deveria ser preciso discuti-lo.
O argumento de Hans-Hermann Hoppe em "Democracy, The God that Failed" é irrefutável, mas suscita o seguinte problema: ou a "ordem natural" terá de ser implantada mediante uma revolução mundial que concentrará mais poder do que todas as revoluções anteriores, produzindo portanto ordem natural nenhuma, ou permanecerá apenas como uma unidade de comparação teórica para orientar combates pontuais que, como acontece com freqüência com as iniciativas "libertarians" (veja-se a eleição para governador na Virginia), podem dar resultados opostos aos desejados porque não há medida comum entre a sociedade ideal e a política prática.
Para mim, só a inteligência livremente exercida num quadro limitado pelo horizonte de consciência e pelos meios de ação disponíveis distingue uma da outra as ações historicamente significativas. Como diz Ernest Junger, todos os monumentos existentes foram erigidos à glória do livre-artbítrio.
Entrai pelo portal estreito. O portal é largo, e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são aqueles que caminham por ele. E estreito é o portal, e apertado é o caminho, que conduz ao amor, e à vida, e ao conhecimento e sabedoria, e poucos são aqueles que o encontram, e caminham nele, por sua própria vontade.
Nossa época está perdida, mas, se recusarmos toda cumplicidade com a demissão geral das inteligências e insistirmos em continuar compreendendo com realismo implacável tudo o que acontece, por feio e monstruoso que seja, conservaremos as sementes da sanidade espiritual intactas para poderem ser replantadas numa época vindoura. Essa é a nossa única obrigação.
[...], o deslumbramento ante as sutilezas da lógica e especialmente da lógica matemática é, por si, prova de imaturidade filosófica. Embora algum estudo dessas disciplinas seja indispensável, a contribuição delas à grande filosofia é bem irrisória. O próprio criador da ciência lógica, Aristóteles, fez pouquíssimo uso dela em suas investigações, preferindo a confrontação dialética, tecnicamente inferior porém mais rentável como logica inventionis, 'lógica da descoberta' em oposição à lógica da prova.
Ser filósofo é enxergar o mundo com olhos de observador, é tentar encontrar a solução ou tentar amenizar a dor. É ter opinião dentro de uma razão, é seguir o óbvio e encontrar explicação, é ser um cientista que não descarta religião. Ser filósofo é esquivar da depressão, é encontrar respostas para se ter uma vida melhor, é questionador. Ser filósofo é não achar que tem razão mas sim estudar todos os fatos e escutar. Filosofar é uma personalidade que nasce já com o filósofo, não é formação e sim um dom, de enxergar a vida de uma maneira diferente às vezes de mãos dadas a solidão.
Para alguns o tempo corre rápido. Para outros o tempo se arrasta, devagar. Para mim, o tempo não importa, eu aproveitarei sem me dar conta da sua velocidade. Ao fechar de cada ciclo eu me recriarei, me redescobrirei e terei andado de mãos dadas com o tempo, sem perdê-lo, sem estar a sua frente ou atrás, andaremos lado a lado. Ele em sua relatividade, eu na minha incapacidade de observar relógios e calendários.
A força de Deus manifesta-se em sua vida, mediante a força do querer de seu espírito, aliada às intenções que brotam das profundezas de seu coração, emitindo notas de amor que repercutem em todas as suas ações. É interessante como se dá esse processo e tudo começa a fluir. O Universo mobiliza-se para a realização dos seus propósitos, trazendo recursos e pessoas dispostas a ajudar. Não tem segredo. Quando fazemos o alinhamento do nosso querer e integramos nossos pensamentos, sentimentos e ações numa só direção, temos autorização de Deus e do Universo para que ele aconteça. Então, em nossa 'conta astral' são depositadas todas as energias - materiais ou não - das quais necessitamos para que nossos desígnios se realizem. Afinal, o mundo também precisa dessa realização, ou seja, quando o nosso querer sai do papel, é como se estivéssemos dando um presente à humanidade, por isso, nada mais justo que ela nos ajude. É uma troca divina, portanto, perfeita. Nesse estado, sentimo-nos espiritualizados (e realmente estamos). É quando tudo se amplia, mudamos o nosso patamar de consciência e passamos a viver uma experiência de prosperidade, plenitude, felicidade, saúde e paz. Mesmo assim, ainda há gente que acredita que é apenas sorte! trecho do livro 'A Espiritualidade e Você'
Toda escola concretiza suas ações na medida em que se propõe um foco para o seu percurso. Há várias maneiras de se caminhar, através disso é preciso prever, antecipar e avaliar sua trajetória. Algo denuncia que a relação pedagógica anda mal quando esse espaço mostra a mesma arrumação e os mesmos registros, diante disso faz-se necessário problematizar alguns pontos para que dessa forma haja reflexões sobre o vivido e o que ainda há de ser vivenciado.
Ortega y Gasset dizia que as únicas idéias que valem são as idéias dos náufragos: na hora em que um sujeito está se afogando, agarrado a uma tora de madeira para não morrer, as coisas nas quais ele ainda acredita nesse momento são sérias para ele; o resto é brincadeira, superficialidade. Nós temos de buscar na filosofia essa mesma seriedade total, porque é ela que vai nos dar o critério do certo e do errado, do verdadeiro e do falso.
Sou católico há 68 anos (com intervalos de indiferença) e, depois de tudo o que aprendi a respeito, embora saiba defender perfeitamente o catolicismo contra a militância ateística e contra os inimigos do cristianismo em geral não me considero qualificado para defendê-lo com argumentos teológicos adequados numa polêmica com protestantes. Prefiro deixar isso para quando eu estiver mais crescidinho, e sugiro que meus alunos façam o mesmo.
"O antipetismo e mesmo o anticomunismo são apenas desenvolvimentos laterais do meu trabalho, cujo objetivo essencial é a formação de INTELECTUAIS CAPAZES E HONESTOS. Se, em nome do antipetismo e do anticomunismo, devo sacrificar o objetivo essencial, consentindo em endossar lendas urbanas em lugar dos fatos e da honradez intelectual, toda a minha obra e a minha vida se tornam automaticamente desprovidas de sentido. Quem me exige isso não é, decerto, meu amigo."
É certo que uns nem chegam a viver, outros nascem e nem vivem, e os demais, ainda que vivam, certamente hão de encarar a morte. Tudo se desdobra em diferentes lapsos temporais, uns vivem pouco, outros vivem mais, de certo que insta existir a diferença do logos, tamanha diferença é insignificante perante a eternidade. Viver ou não viver, haverá o tão chegado infinito, além do entendimento humano, surpresas nos esperam.
"Hoje é um dia a ser comemorado: o dia da injustiça, 23 de Agosto. Este é um dos temas mais pautados no Brasil ultimamente. A dor da injustiça, a revolta, é a plena consciência do que é certo ou errado. Dentre divergentes questões, há uma razão. A justiça seria traçar a racionalidade dos fatos e atos, que quando não se cumprem, causa sentimentos que elevam o sistema nervoso a um alto grau de estresse. É interromper a razão, fraqueza da certeza do que se é correto. Ao contrário do justo, o injusto peca. Transforma a moral, contraria caracteres. Não ser justo pode pesar na consciência, pois algo ou alguém pode estar sendo prejudicado. Hoje é o dia do direito, da advocacia, pois ela se traduz em justiça; hoje é um dia memorável para um país, ou melhor, um governo, que não está sendo justo com seu povo e princípios."
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- 58 textos motivacionais para equipe de trabalho
- Crônicas de Arnaldo Jabor
- Textos para amizade colorida declarando os seus sentimentos
- 35 textos para melhor amiga chorar e se emocionar
- Frases femininas para celebrar o poder de ser mulher todos os dias
- Textos de Arnaldo Jabor
- Pequena no tamanho mas grande de coração