Textos sobre a minha vida
O maior exemplo de alegria que tive durante toda a minha vida, nele hoje não vi o brilho no olhar, nem o sorriso no seu rosto, nem mais o vigor. O grande inimigo infelizmente o alcançou.
Não sei se hoje foi a nossa despedida e espero muito que não, mas com certeza me despeço de mim, um pouco mais vazio, um pouco mais triste, um pouco mais sozinho.
Não sei quando partirá o trem da plataforma da vida, mas enquanto não sair, lembrarei dos passeios de bicicleta, das risadas, da nossa "Tonante" vermelha e de como foi bom poder gozar de sua companhia meu GRANDE AMIGO. (S.M)
Vida minha, vida eu.
Amo minha vida
Amo meu olhar no rosto sem harmonia
Amo minha cintura fina acima do culote rechonchudo sobre meu quadril de mulher madura
Amo a cor do baton sobre o meu lábio vincado das marcas dos beijos dados ao longo da minha vida comprida
Amo as fotos nítidas sem borrões ou rodeios, aquelas que mostram as manchas no rosto disfarçadas sob a base bege médio
Amo a pose no espelho do meu corpo de meia idade
Amo cada ruga do meu rosto, cada fio de cabelo branco da minha cabeça feliz
Amo saber o que sei dado o tempo de vida que tenho
Sou feliz, sou grata, sou aquilo que deveria ser, não sou mais e com certeza não sou menos, recebi em mim o que mereço.
Amo ser eu.
Quando pensei que há havia de acabado a minha vida, imaginava que nunca mais teria a oportunidade de viver um amor tão intenso e delicioso com o melhor de Deus!
Confesso que de início cheguei a duvidar as palavras contrárias quase me abateram fazendo desistir, mas a fidelidade e a persistência em oração foi nosso sustento e é até o dia de hoje te amo, hoje e para todo sempre!
Amém.
Maurício Borges
A qualidade dos conflitos desqualificava as histórias
Escrevo sobre a minha vida e sobre a forma como vejo e experimento o mundo, algumas coisas são universais. Tirar férias por exemplo, é segunda coisa feliz na carreira. O processo de resolução de conflitos não é acelerado quando somos impulsionados pela raiva.
Eu estou bem resolvida comigo mesma e com o meu passado, briguei muito e estou plena de paz, são essas pequenas coisas que a gente nunca esquece. Existe um momento que precisamos pensar se vale a pena tanto esforço, tanto desgaste.
Estar só foi algo essencial para o autoconhecimento. Resolvi parar, pensar, processar, rever, dar sentido as coisas sem pé nem cabeça. Comecei a fugir das minhas crises sempre que podia.
Andava zangada comigo e com razão, manifestava minha raiva de forma expressiva e tocante. Surgia do nada uma sede de justiça e uma vontade de mudar o mundo do meu jeito.
Porque tudo de Deus se eleva, tudo é controlado por Ele. Adquiri o patrimônio do bom senso por conta própria, coloquei-me em várias situações desagradáveis que todo mundo se mete.
O que ocorre de um jeito ou de outro é a falta de paz, cada pessoa tem suas próprias necessidades de mudança, usava meu saber intuitivo para sentir amor pelas belas causa. Tinha vontade de fazer coisas incríveis.
Sempre me dei ao trabalho de me ofender, criava minhas próprias dificuldades, uma perfeita desmaterialização da previsibilidade lógica de dizer o que pensava a todo custo, inclusive com fugas da realidade.
Estamos preparados para ser bons consumidores, mas não para sermos bons pais. Fico imaginando a mulher que eu desejava ser. Eu preciso te dizer uma coisa da maior seriedade: tenho me surpreendido comigo mesma.
Vai levar algum tempo até eu me acostumar a ser aquela colega prestativa e imparcial, minha família me ensinou a pensar grande, estava curada interiormente sendo realista. Não se pode esperar que alguém vá além do seu próprio potencial.
Nem todas as pessoas encaram de forma positiva os momentos em que estão sem um par, felicidade existe com você mesma, acredite! Chego a esquecer a ferida aberta em meu orgulho quando resolvo conflitos de forma coerente e pacífica.
Sei que não gostam da minha atitude
Escolhi minha vida, desejei aquilo que é necessário e depois amar, perdi minha própria companhia, mas descobri que os limites podem ser estendidos, jamais me permitira amar uma mulher, porém não morro de amores pelo casamento convencional.
Os homens já espezinharam meu amor, já compartilhamos um momento sagrado, acreditei que deveria saber tudo sobre o seu passado, me preocupava quando ele se atrasava. Quando faço a mesma coisa, sou repreendida, parece que ele quer ser meu dono.
Não pertenço a nenhum lugar, tenho minhas formas secretas de tolerar a solidão. Gostaria de estar vivendo aquele momento único de ser plenamente feliz comigo mesma, porém, sou acometida de um medo. Saber que ao morrer meu corpo pode não ser descoberto até que o mal cheiro se instale. Eu piro!
Meus pensamentos tirou o encanto da minha vida quase perfeita, eles nunca me conheceram, só me usaram. Meu desejo fazia eu precisar dele ou deles. Eles eram mais gentis e generosos, os milagres acontecem à nossa volta quando há um interesse por trás.
Entendi todos os significados pessoais, amizades cujas pessoas se unem para um ideal mais elevado, eu deixava um tiquinho de mim sempre que me voluntariava por uma causa nobre. Tinha uma certeza: não queria desperdiçar minha vida.
Só amo quem tenho por perto, ficaria contente se ao menos duas pessoas gostassem do meu texto, nunca pareci tão séria ou íntima para um último adeus ao pé da cova. Tinha outra certeza: O amor só consegue sobreviver quando existe esperança.
Sempre fui a fraca parecendo forte, são poucos os homens que são efetivamente bom pai e bom esposo, a tarefa de pai é irrenunciável, e a cabeça vai se enchendo de coisas sem sentido: Algumas pessoas usam enterros apenas para socializar e nem pensam em quem acabou de morrer.
Lágrima não é privilégio de mulher, as mulheres estão mudando também, a gente se coloca na linha. Sempre tenho remorso por uma experiência negativa, todo mundo quer facilidade, uma sociedade medicalizada, mas para mim, a ignorância é sempre um risco maior.
Revivo um passado de relações difíceis e cheio de preconceitos. O sentido humano tem poderes que nem sempre é explicado pela lógica, estava brigada com alguém, brigada comigo mesma, brigada com a vida. De uma hora para outra resolvi aproveitar a oportunidade e apagar sentimentos ruins da memória.
Sempre é muito fácil se depreciar e colocar nas outras qualidades que não lhe pertencem, o silêncio é um sinal de que as coisas não vão bem. Procurei conhecer a minha verdade, os sinais de Deus mostram o caminho.
SONETO MALFERIDO
Foste a quimera maior da minha vida
ou talvez a irreal... Evidente e ausente
contigo o amor foi no ter vorazmente
contigo, também, a alma foi repartida
Partiste, e a trova não mais te ouvida:
arde-me a inspiração, lota o presente
no cerrado agoniado fica o sol poete
num amargor da memória malferida
Amor extremo, minha perda e ganho
penitência e regozijo, dor sussurrante
um anacoreta de sentimento estranho
Sinto-me vazio, e na noite te escuto
delirante anseio, sentir sem tamanho
na vastidão do suspiro de um minuto...
© Luciano Spagnol- poeta do cerrado
Cerrado goiano, 08 de dezembro, 2019
BÊNÇÃO DA VIDA EM SIÃO
O ÓLEO DA UNÇÃO SOBRE A MINHA VIDA
A IMPORTÂNCIA DE LER A BÍBLIA EM LIVRO, acima de outras formas, pois, ao abri-la e fazer a sua leitura, a verdade de Deus se revela a nós de modo sobrenatural; a revelação de Deus se abre para nós. E, então, entendemos o que Deus quer nos dizer: ele derrama o seu poder sobre as nossas vidas, dos que nele creem.
Obrigada, Senhor, por me banhar com a neve do Monte Hermon nesta manhã.
Obrigada por me fazer sentir a tua santíssima presença.
O Senhor é o Deus da provisão — provisão de livramento, como no Mar Vermelho; que poder o Senhor mostrou ao teu Israel, e provisão de bênçãos, como as provenientes do Monte Hermon, que sustém todo o Israel durante o ano inteiro, saciando as necessidades básicas de alimentação para o teu povo; tudo pode “esquentar” à sua volta, mas ele permanece inalterado sem sofrer qualquer consequência proveniente do seu entorno.
Assim o Senhor faz conosco: pode chegar a fúria do mar com um exército maligno atrás, atrás e não na frente, mas o Senhor nos cobre com o teu poder que vem do alto, o qual vem sobre nossas cabeças e escorre em forma de dádivas por todo o nosso corpo. Ficamos cobertos por ti assim como o Monte Hermon.
Obrigada, Pai, Senhor, Deus de Israel🙏🏽
“Como é bom e agradável quando os irmãos vivem em união! Essa união é como o óleo perfumado derramado sobre a cabeça de Arão, escorrendo pela barba, até a bainha da roupa do grande sacerdote. Essa união perfeita é como o orvalho que cai sobre o monte Hermom e desce sobre os montes de Sião. O Senhor derrama ali suas bênçãos e dá vida eterna” (Sl 133:1-3)
Vou tentar descrever como me sinto a cada momento da minha vida atual em meio à sociedade, em meio olhares duvidosos, mesmo tendo um cérebro superexcitado ou seja, um cérebro com mais conexões neurais do que o comum que significa que por diversas vezes não consigo dizer de fato que sinto ou como me sinto, mais fácil eu causar transtorno do que conseguir dizer mas nesse momento não precisa explicar para alguém específico ou para uma sala de aula, a escrita é o meu meio de comunicação preferido então quem sabe através dessas linhas eu crie conscientização em alguém. Explicar algo que não é visível para os olhos humanos é complicado pois a medida que você adquire auto-conhecimento demais e uma consciência bastante significativa das suas dificuldades perante o convívio social daquilo que por mais que você se esforce e Lute para mudar, não vai mudar, a mente você muda, por exemplo posso pensar que a cerveja traz algum bem em minha vida hoje, mas amanhã posso mudar de opinião e dizer que cerveja só causa males. O autismo é uma condição neurológica para toda a vida pois o autismo não está na mente, está no cérebro e o melhor termo que descreve um cérebro autista é dizer que é um cérebro hiperexcitadou. Um cérebro neurotípico se desliga de uma atividade e imediatamente passa para a próxima O que causa a impressão que são capazes de fazer várias coisas ao mesmo tempo, o que acaba sendo uma ilusão, no caso dos autistas de autofuncionamento O que são os autistas leves, é diferente nós temos um cérebro superexcitado conseguimos pensar e fazer tantas coisas ao mesmo tempo que acaba sendo insuportável para nós e para aqueles que convivem com a gente, somos um fardo pesado por diversas vezes. Um cérebro super excitado está sempre ligado em muitos pensamentos numa espécie de compulsão. É como se você não conseguir se nunca relaxar. Nesse exato momento estou tentando dar continuidade ao texto da melhor maneira possível da maneira em que o leitor não se desespere se dá explicação porém há uma grande dificuldade nessa atividade uma vez que pensamentos vem como um turbilhão.
Walkirya Carminatti
Minha história
Sabe a vida ela é estranha demais, de pequena pensava que minha vida era monótona e faltava algo, pensava que vivia em uma gaiola pequena e de madeira ruim, não tinha muitos planos mas queria uma vida muito melhor e dourada como a filha do vizinho, doce engano, assim o tempo foi passando, um dia, alisando minhas penas jovens e brilhantes, como milagre vi a porta da gaiola entre aberta então saí, voei tão rápido e sem rumo, bati minhas asas tão forte que podia ouvir o vento zumbir ao encontrar minhas penas, outro doce engano, voei e voei meio que sem rumo e quando já estava cansada e dolorida demais por não ter onde pousar e já sentindo medo, encontrei um pássaro um pouco maior, ( todas nós um dia encontramos ), de penas negras e brilhantes mas meus olhos ofuscados pelo sol só percebia a magestade naquele pássaro brilhante então o segui, voei onde voou, pousei onde pousou, vivi antecipadamente anos aos quais deveria viver, pulei etapas e quando percebi estava perdida de asas caídas e penas quebradas pousada sozinha no tronco da velha árvore que nasceu quando nasci, cresceu enquanto eu fugi, envelheceu enquanto eu corri e morreu cumprindo sua jornada enquanto eu me perdi, ali estava eu no local exato onde tudo começou, como já disse a vida é estranha demais, naquele momento pude ver que eu não precisava sair tão cedo só precisava progredir, crescer como pessoa e conhecer e entender minha história, fazer dela a minha vida dourada, hoje sei que já passou, sou feliz onde e com quem estou, sou realizada sou amada e muito abençoada, más poderia ganhado tempo e trocado menos penas das asas voando por ventos mais brandos e pousando em galhos mais sólidos, tive sorte de encontrar e pousar na grande árvore que vivo agora onde pousei e pude descansar minhas asas, onde pude plantar minhas memórias e ter sensação de brisa ao invés de tempestade.
Autoria de paulaaraujobc. ( Ana Paula de Araújo)
Minha vida tem sido isso...
Acordo tarde, tomo café da manhã e espero a hora de ir ao trabalho. Sem perspectiva, sem cor e sem vontade de estar aqui.
Tento esconder tudo embaixo do tapete, para tentar levar a vida, mas nem sempre consigo.
Onde foi que eu perdi a alegria de viver?
Onde foi que eu me abandonei? Onde foi?
Por trás daquele sorriso, tento esconder o meu medo, a minha insegurança, o meu desespero e a minha insatisfação por mim mesma.
No espelho vejo outro alguém, um rosto familiar, porém desconhecido, seus olhos já não tem brilho, seus lábios ficam parados...Nenhuma palavra, enquanto dos seus olhos descem água.
A minha consciência diz que é bobagem, mas porque me aflige tanto? Mas não posso contar a ninguém, o que pensariam de mim? Não quero demonstrar fraqueza, mas estou um caco por dentro, contudo ninguém vai perceber, porque pareço normal, pareço alegre, pareço viva, mas... Só pareço... Quem sabe um dia, enfim, desapareço!
Oxum
Você és o encanto em minha vida
Oxum, minha mãe
Só tu sabes das angústias vividas
Eu lhe sinto
Toda vez que me canso
Toda vez que tropeço
Toda vez que canto, Yabá
Toda às vezes que rezo
E você me escuta
Pois, sinto seu perfume
Doce como tu és
Sinto o seu toque
Seu abraço
Ouso até os seu idés
E quando repouso meu ori
Uma coisa grita em meu coração
"Não foi bom hoje
A vida é assim
Confia, filho em mim
E não desanima não".
Então eu levo fé
Levo, para todos os cantos
É que nasci do ventre de Oxum
E lá eu aprendi
O quanto amar é um encanto.
Eu sinto o amargo, vazio á cada passo da minha vida que me afasto de vc,
ao entardecer lembro dos bons momentos tivemos,
mas ao olhar ao horizonte
para tudo tão distante e inconclusivamente difícil de decifrar, quase me faço louco ao
tentar entender,
como uma Pessoa pode me fazer feliz e ao mesmo tempo sofrer?
Eu sigo com meus sonhos e meu violão
Foste embora da minha vida
Jurando amor sincero e infinito
Inebriaste-me em seu perfume paradisíaco
Com poéticas declarações de amor
Mas eu sobrevivi naquele jardim, agora sem flor
Desejava conhecer o mundo dos desenganos
E feito cigano partiste sem nenhum apego
Ao encontro do vazio das reticências
Peito aberto de encontro ao vento tempestuoso
Se aventurando na sorte da imaturidade
Seus negros olhos perderam-se na cor da noite
E nessa obscura fusão deixaste sangrando meu coração
Levaste na bagagem apenas a coragem, nada mais
Queria para si o indecifrável talvez um pingo no i
Quando a noite desce sobre o sol ouço soluços algures
Hoje absorta em tantas reminiscências
Invade meu sonho repousante para falar de amor
Enquanto o dia me deixa em estado de vigília
Velando contra os pensamentos de outrora
Que faz de mim refém de uma inacabada história
Deixa pois, esta sôfrega alma voar pelo azul
E retecer uma nova história de amor
Cujo personagem central não tem medo de ser feliz
E pintar o recomeço com todos os tons e oferece nova cor
Enfim, sobreviver longe dos riscos, desafios e desamor
Se ainda continuo viva é pela arte da reinvenção
De alimentar o sonho de ser estrela em outra constelação
E deixar nascer à flor no terreno ainda árido desse coração
Não volte, por favor, um dia saíste livre seguindo seus passos
Por Zeus deixe-me em paz repousar no meu regaço
Não perturbe o silêncio das minhas madrugadas
Reinvente seu mundo e seja muito feliz
Eu sigo com meus sonhos e meu violão
Feliz na estrada compondo belas canções
E na linha do horizonte darei novo alento ao meu coração
Do livro: A Última Valsa
A porta estreita!
Minha vida é incompleta... Parece que falta alguns caminhos à pavimentar; e entre eles, um grande abismo chamado tempo se coloca; do qual não é possível atravessar.
Me encontro no fim da jornada e sei que não irei resolver esta questão.
Espero que Deus tenha a resposta do outro lado da porta derradeira. A porta estreita!
Rainho, Meu Amor, Minha Vida
Hoje eu lembrei de você, na verdade eu sempre penso e lembro de você, tinha um casal no ônibus tão Lindos juntos, lembrei da gente, em como éramos importantes um para o outro, meus olhos encheram de água, fiquei com tanta saudade de estar com você, de como eu me sentia quando estávamos juntos, por mais que tenha me magoado, não me arrependo de nada do que vivemos juntos, pois naquele momento éramos mais do que Tudo um para o outro. Te Amei muito e fui muito Feliz com você. Eu te Quero muito de volta, mas se não voltar Meu Amor, eu quero encontrar alguém que possa me dar 50% do que você me deu, do que significou na minha vida, eu darei os meus 50% também, porquê só com você Minha Vida, dou meus 100%
- Dezembro de 2017
Meu Amor, Minha Vida
Sinto extrema dor ao olhar qualquer foto sua, o que me fez acabou comigo, você me magoou muito mais do que poderia suportar, você partiu meu coração em tantos pedaços, que sei que jamais será inteiro novamente, dói, continua doendo, mesmo tendo se passado vários meses. Você acabou com a minha vida, te conhecer foi a melhor e a pior coisa que me aconteceu. Você não deu valor a Tudo que nós tínhamos, você destruiu os meus sonhos, me fez perder tanto tempo ao seu lado pra nada. Me recusei por muito tempo a acreditar que você é igual a qualquer homem...
Você me enganou, me fez acreditar nas suas mentiras, não acredito em nada do que diz...
- Dezembro de 2017
Pessoas julgam, falam mal e eu sempre aqui firme e forte porque tenho Deus sempre em minha vida... Antes eu até me importava com que iriam falar ao meu respeito, mais hoje se falam é porque lembram da minha história, podem até falarem da minha vida.só que de uma coisa tenho plena certeza minhas contas pago eu, meus filhos banco eu, como o que eu quero comer sem precisar está pedindo a ninguém, uso minhas próprias roupas sem pedir emprestado, uso meu próprio perfume pode não ser importado mais é comprado com meu dinheiro e sou livre para voar ao mais alto Horizonte.
E para vocês que amam falar da vida alheia olhem se no espelho e façam uma pequena reflexão de tudo que você já passou e ainda está passando e vivendo, para depois me julgar...cuidado que o seu telhado é de vidro!
Vc chegou na minha vida,
De uma maneira inesperada,
Estava triste, sem luz,
Completamente quebrada.
No começo eu não entendi,
Oq eu estava sentindo,
Mas com o tempo eu descobri
Quando te via sorrindo.
Vc me contava tudo,
Dizendo não suportar
Eu te olhava e dizia,
"Calma tudo vai passar."
O tempo foi passando,
E eu comecei a me a pegar,
Vc sempre me dizia
"Ei, podemos conversar?"
As conversas não mudavam
Eram sempre iguais
Vc triste, cansada
Dizendo que não aguenta mais.
Tudo que eu queria
Era te proteger
Afinal vc dizia
"Eu não quero mais sofrer."
Eu fazia de tudo,
Pra tentar te alegrar
Às vezes vc me falava
"Poxa, n quero incomodar."
Imaginava nós dois juntos
Mas eu tinha q entender
Nosso lance é só amizade
Isso jamais vai acontecer.
Hoje em dia vc me fala
“Olha não estou bem
Aconteceram tantas coisas
Não quero ver ninguém”
Toda vez eu te pergunto
“Vc quer conversar?”
Vc diz “eu não consigo,
mas queria te falar”
Mesmo assim eu continuo
Perguntando como está
Vc diz “eu estou bem,
Ou não estou, sei lá...”
Não suporto te ver triste
Isso me dói profundamente
Eu faço todo o possível
Para te ver sorridente.
E agr estou aqui
Escrevendo esse poema
Não sei bem oq fazer
Mas estou em um dilema.
Eu invisto nesse amor?
Ou eu devo desistir?
Pois por mais que me cause dor
Talvez eu deva te deixar partir...
Minha guerreira, minha rainha
Minha coroa, minha vida inteira
Meus passos quando eu era criança
Minha direção des da infância
Minha professora com pouca sabedoria
Minha educadora da vida meu guia
Sua preocupação não tinha limites
Quando eu estava ausente e ela toda triste
Pela grande saudade que eu fazia
Então sozinho eu me sentia
Uma dádiva foi se fazendo
E mais um ciclo se passou
Você completando mais um ano de vida
Minha flor meu grande amor.
Minha vida é um filme
E Deus é meu diretor
Ele me dá as cenas mais difíceis
Para mim contracenar
Cada cena no seu tempo
Cada flash na memória
São gravadas pela vida
É um filme de história
Eu sou o protagonista
Mais as vezes sou vilão
Não posso dizer o final
Desse filme de superação.
