Texto de Reflexão de Amor
Cinthia
Pela janela do ônibus ela até conversa com Deus. Costuma a questionar o mundo, ela observa o nada, ela comtempla tudo. Com seu rosto de mulher e seus olhos de menina.
Ela é do tipo sorriso no rosto, coragem, peito aberto, disposta a tudo. Dona de uma ingenuidade que lhe é peculiar, dona de um coração que mal lhe cabe no peito. Dona de si? Super. E não abre mão disso. Quer dizer, até abre, quando o outro está em questão. Ela mal sabe que é isso que faz dela ser este ser humano incrível, insubstituível, de quem a gente não abre mão. Ela faz disso seu combustível pra encarar a vida, ser dona de si, mas isso não a torna egoísta, não, pelo contrário. Ela consegue ser leve mesmo quando tudo é pesado pra si. Ela encontra alegria na simplicidade. Ela encontra coragem no difícil, no impossível. Com isso, dissolve os problemas e quaisquer circunstâncias. Não se esconde, não se omite, não sublima, vai lá e resolve. Vai lá e ama. Vai lá e vive.
Inteligente, educada, íntegra, amável, parceira, cúmplice, irmã, tem a capacidade de se transformar naquilo que você precisa naquele momento. Ela é incrível!
Dona de uma força que a faz levantar todos os dias e um brilho no rosto só dela!
Ela é de verdade. E ela nem usa maquiagem. Ela não maquia o rosto e nem alma. Ela é imensidão, ela é oceano, quando se trata de amor ao próximo. E isso assusta! É assustador pra quem não tem amor pra dar, ou pra quem não sabe dar amor. Porque ela não merece nada além disso, o amor.
E então, ela calou tempestades.
As espadas de ferro em chapa faziam barulho ao afiar-se, e o fogo se ardia na pele.
Aquele nó na garganta.
Botou seu filho no peito e correndo o carregou para dentro da mata escura,o envolveu em um manto quente. Deu seu seio, deu seu leite. Contou a ele estórias de amor, ensinou a magia dos chás, história, filosofia e religião.Viu seu filho crescer, correr pelos pinheiros, mergulhar na água gelada da cachoeira, acender a sagrada fogueira e colher flores para a sua amada donzela. Morgana acendia estrelas com aquele sorriso alegre, vendo o seu filho virado em homem. Oh homem mais indecente.
A velha guerrilhou ao lado do amor a vida inteira, semeou novos conceitos, devolveu àquelas o "direito" ao respeito, na esperança que nunca cala, e na fonte que nunca seca, Morgana deixou raízes para o o solo nascer diferente.
Libertação
Há momentos em que queremos estar longe de tudo;
Abrir mão de tudo e sair correndo mundo sem rumo e destino certo;
Aprendendo com os tropeços que a vida nos dá;
Ser firme em nosso proposito.
Por mais dolorido que possa parecer ou se tornar;
Um coração apertado no peito;
E no rosto um sorriso, para transparecer paz, amor e serenidade;
Apesar de que lá no fundo;
Está visível o sentimento de angustia e esperança de liberdade.
De repente
De repente uma noticia que eu ja esperava porém não sabia que iria mexer tanto comigo, a noticia do noivado de um antigo amor. Percebi que algo lá atras ainda mexia profundamente comigo, mas mexeu de uma forma que me deixou confusa....eu não fiquei triste como da primeira vez que vi a foto dele com ela em uma rede social, eu fiquei feliz por ele, fiquei feliz por ve-lo feliz, seus olhos brilhavam , seu sorriso era estonteante, fiquei triste por não ser eu a receber aquelas alianças, triste porque não era eu a provocar nele tamanha felicidade...e pensei que garota de sorte é ela por ter alguém como ele na vida dela, orei baixinho para que ela o amasse o tanto que eu o amei e ainda talvez o ame. Um dia eu li em um estudo que quando vc fica feliz pela felicidade da outra pessoa significa que é ou foi amor o que vc sentiu, e que amar é ficar feliz pela felicidade do outro mesmo que isso custe a sua propria felicidade..... se essas definições de amor estão certas, então eu posso dizer com as mais profundo do meu coração que eu te amei e provavelmente irei te amar por toda vida, esse amor ao longo dos anos vai se transformar em doces lembranças...mas ainda sim quando eu ouvir o seu nome eu lembrar de você trarei comigo aquele sorriso de canto de boca e alegria no coração que só você desperta em mim.
Ontem sou fato
O que vivi, o que errei
Hoje sou dúvida
O amanhã nem sei
Busco a certeza inexistente
O conforto persistente
A tranquilidade inerente
A um amor sem revezes
No chão, o pé eu finco
Fingindo... e até rindo
Me enganando, e seguindo
Numa direção que desconheço...
... e que acredito... meu coração me guia
Durante muito tempo busquei alguém que me completasse, em todos os lugares o procurei como se procura agulha no palheiro, assim eu fiz.
Olhando e analisando olhares, me via em braços desconhecidos e adormecia, ao abrir os olhos percebia o quanto era bom sonhar, fugir da minha realidade me manteve viva.
Amar nem sempre é a cura para a ferida do coração, muitas vezes é o que sentimos que nos torna doentes, o amor não correspondido nos trás essa avalanche de sentimentos sufocados pelos mesmos desacreditamos do que julgamos ser verdadeiro, o amor é sublime as pessoas não!
- E Se ?
E Se Ao Invés de Dizer Tchau, Fosse um Beijo de Despedida?
E Se Ao Invés de Um Aperto de Mão, Fosse um Abraço Confortável?
E Se ao Invés de Falar seu Nome, Eu Ti Chamasse de Amor?
E Se ao Invés De Amizade, Fosse Um Amor?
E Se Ao Invés de Não, Fosse Um Sim?
E Se? E Se Eu Ti Amasse de Verdade? Ao Invés de Não, Você Diria Sim...
" Não Consigo Desisti Daquilo Que Amo.
Lágrimas secas, desoprimidas ao ar,
Sem medo de sair ou de se dispersar.
O medo de sofrer, o medo de amar,
Eu só quero saber, quando isso irá acabar.
Com o coração trancado, sentimento atado,
Estou na defensiva, com medo do amor,
Meu coração, está em constante labor,
Não sei o que faço, mas só me resta a dor.
-Leo Schneider
Um passo além da empatia.
Ser empático é o exercício de tentar se colocar no lugar do outro, de buscar compreender as motivações das ações de uma outra pessoa. Tentar alcançar seus sentimentos, valores, ideias, modos de perceber e se posicionar diante do mundo.
Essa ferramenta é útil e importante, ela pode também ser chamada de conexão, e para a convivência, a empatia é uma forma de facilitação.
Porém, como toda ferramenta, ela é limitada, limitada por nossas capacidades, por nosso acesso às informações, por nossos sentimentos, valores e ideias.
É muito difícil ser empático com alguém que nos causa desconforto, e aí precisamos buscar este passo além.
O desafio colocado neste século é transcender a empatia, ultrapassar a ideia de que para conviver precisamos nos compreender.
Afinal esta compreensão sempre é um recorte, uma fotografia que retrata uma parte ou um momento, mas jamais o todo.
O que estamos empenhando nas relações não é nossa necessidade de sermos compreendidos, mas o desejo de ser amados mesmo quando não pudermos ser traduzidos.
SONETO EM RETIRO
Quem dera, a saudade, que agora sinto
Da ausência de um alguém, fosse ilusão
E a mim e de mim apenas uma invenção
Eu seria no fado felizardo, e não absinto
Quem dera, este poema falasse de paixão
E fosse correspondido neste amor faminto
Pra cochichar doces versos que pressinto
E só pensa em você, e só pra ti faz menção
Mas a realidade é que estás na distância
E a solidão comigo veio num oferecido
Me sufocando nesta saudade em questão
Mesmo para ti eu não ter mais importância
Serei sempre um devoto e comprometido
Por ti... Pois este amor vai além da razão.
Luciano Spagnol
Junho de 2016
Cerrado goiano
E quando temos aquele sonho que não queremos acordar?
Tentamos voltar a dormir com a esperança dele continuar;
E quando ele não vem, não adianta desesperar;
Levanta-te, com garra e força pra poder realizar.
Foi assim esse sonho lindo que eu tive com você;
Pode durar uma eternidade pra poder te convencer;
Mas saiba que como um artista que procura a perfeição;
serei eu assim lutando pra ganhar seu coração.
DESEQUILÍBRIO
Se entre nós existe
palavras cerradas
o não que insiste
o frio das madrugadas
um olhar triste
debruçar-se na janela
um horizonte enriste
paisagem com cancela
distância vindo a pé
o que me resta, dela
é eu passar um café!
Luciano Spagnol
Junho de 2016
Cerrado goiano
E a sua presença se arrasta em mim modificada pelas feridas que assombram a minha pele debaixo de escombros e de um sopro de vida a espreita do teu mundo, porque você ficou esquecido em mim, á espera que um terremoto te vomite pra fora das minhas terras, como se fosses um elo partido da minha vida guardado dentro de uma caixa, desejando que o sangue que escorre das minhas gavetas seja estancado e pare de doer.
É assim que permaneço, caminhando às cegas pelas ruas escuras de um caminho sem fim, querendo ser resgatada do fantasma das minhas lembranças.
Lembranças que brotam em minhas sementes e gritam no silencio da minha dor, me rasgando as carnes e no temporal dos meus olhos não delimitam minha tristeza misturada em saudades, e eu continuo parindo suas sobras, amaldiçoando seu excesso que me transborda me certificando de que ainda estou viva entre o vazio dos ruídos do meu mundo e das suas palavras que não param de gritar dentro de mim.
E você se vê em partes, devoradas em sonhos sem equilíbrio da sua vida consumida pelas necessidades do mundo.
Partes que, entre as curvas da sua história perfeita, te mostram o quanto você está longe de si, querendo se encontrar na própria confusão, procurando não acreditar que seja real pra que tudo simplesmente pare e você retorne pro seu fim do mundo, de braços abertos, apenas no que restou de você...
... Um dia eu me reencontro, sem anjos ou demônios.
Meu eu não está em você!
O que faço não te interessa!
O que você diz não me afeta!
Sua falta de amor não me faz mal!
Sua ausência não me faz falta!
Sua presença me incômoda!
Não está com você não foi o que te pedi, mas foi o que você pode me dar, diante da sua indiferença resolvir revidar, não sou tua, não serei jamais, já sofrir, já morrir agora quero minha paz.
Entrou na minha vida não me pediu permissão, saiu da mesma deixando aos prando meu coração, não será mais assim sinto te informar, aprendi a me cuidar, essa menina boba por ti não vai mais chorar.
Os meus cacos que por ti foi despedaçados, agora se reconstrói mais fortes, menos criança e mais mulher, hoje lhe tomo o que você me tirou. Meu "coração" não é mais teu. Desejo que você ame alguém como um dia eu te amei, porém peço-lhe que tenha caute-la nem todas são como eu, um dia te perdoei e decidi seguir sem mágoas e mesmo que você ajoelhe-se sinto dizer essa mulher você perdeu.
Qual é o seu tempo?
Eu não sei qual é o seu tempo, mas eu sei falar do meu.
O meu tempo, levou muito "tempo", foi o necessário para entender um pouco de como a vida acontece.
Por muitas vezes eu apressei o passo, e deixei de dar tempo ao tempo, e tudo o que eu fiz até hoje, foi tentando achar explicações pro que eu acreditava.
Eu acredito no amor de todas as formas, mas, sempre acreditei que na vida só existe um amor pra cada um, que não seria possível amar duas vezes, mesmo sabendo lá no fundo, de que é preciso amar mil vezes, se for necessário.
E hoje eu descobri, que sim, é possível amar mil vezes e mais mil. Porque te vendo passar e sorrir pra mim, eu não senti absolutamente nada. Mesmo sabendo que você já havia descoberto isso, eu levei todo esse tempo pra ter essa certeza. Pois pra mim, ainda faltava te ver pela última vez, a última vez que nunca existiu, eu precisava não sentir, para sentir que não restava mais nada. E não restou!
Eu costumo dizer que a vida é cheia de mestres, e agora você é só mais um.
O tempo se fez justo, e pôs em ordem a desordem que eu me fiz, tudo se encaixa perfeitamente, tudo no seu lugar.
O passado sempre vai existir e pra minha surpresa, ele não é tão assustador assim, existem lembranças, e lembrar é fundamental, faz parte da vida, quem não lembra ou morreu ou nem chegou a viver.
De agora em diante não quero pressa e nem promessas, nem de vida e muito menos de amor.
Eu preciso ter certeza de que você está morto,
de que você não respira mais,
de que acabou esse amor torto,
e que contivemos nossos animais,
pois,
já não aguento mais,
não aguento
te ver se escondendo em panos de conforto.
Prefiro te ver morto.
Te quis mesmo torto,
e não suporto,
não suporto
fingir que não me importo
de te ver desistir de tudo,
depois de chegar tão próximo ao porto.
E em teu coração eu me perdi,
pois ele era deserto,
e eu,
tempestade,
e mesmo em toda minha intensidade
não consegui te arrastar,
ou mesmo carregar um pouco
desse amor torto.
Só que não
Sonhei
Acordei assustado
O cheiro da sua presença
Presente ao lado
Interrompi o sono
Rasguei a razão
O sonho colocou
Teu corpo à mão
Percorri cada curva
Como que anda em
Estrada desconhecida
Com Cuidado
Na cama
Eu me perdia
O que era real?
O que era fantasia?
E naquele lugar
Da inconsciência humana
Onde se misturam todos
Os sentidos
Você bagunçou o ambiente
Um delírio consciente
Platônico
Um encontro na fuga
Uma sensação de déjà vu
Imaginar seu corpo nu
O despertar é engraçado
Um choque
Do êxtase
Do sonho
Uma constatação
Que só o meu sorriso
E meu olhar ainda distante
Sabem definir
Tudo começou com um sonho
E num instante
O que não se deve
Se revela
Com uma rara clareza
Um sopro como uma brisa
Toca meu rosto
Você está aqui
No íntimo
Sei que não vou resistir
Você descobriu
Quanto te quero
Não preciso mais dizer nada
Meu coração fala por si
E o que você vai fazer com isso?
Já não domino as emoções
Se não me quer
Seus olhos dizem o oposto
Te fiz sonhar também
Embora seja conveniente
Deixar pra lá
Sentir a paixão
É inevitável
Há um certo prazer
Em ser desejada
A libido aumenta
Todos os sentidos se aguçam
Vontade sua
Perder o controle
Já não quer acordar
O sonho já é nosso
Antes de despertar
A resposta vem
Sim
Bem a tempo
Acordamos
O amor nos descobriu
Bem a calhar
Você vem me escutar
Se aproxima mansa
Do meu coração
Sabe bem o que quer
Sabe bem conquistar
Não faz por mal
Seduzir é um dom natural
Ou só comigo isso é normal?
Resisto
Pra que?
Se o que quero
É me entregar a você
Silenciosa
Ocupa os espaços
Já não insisto em resistir
Aos seus abraços
Bem a calhar
Eu cedo a esse capricho
Sem você notar
Quem ocupa o espaço sou eu
Agora o jogo se inverte
A brincadeira não tem hora
Pra acabar
Um jogo de xadrez
Dom de seduzir
Começo a perceber
Um quê de disputa no ar
Quem resiste ao que?
Jogo de poder
É nesse jogo
Onde não há vencidos
Que se entregar não é derrota
É delírio
Bem a calhar
Voltamos ao normal
Na boca um gosto
Da cor do açaí
Como provar do seu corpo
E invadir seus pensamentos
Ainda que por um breve momento
Um pequeno tempo
Um dentro do outro
Nesse jogo se o prazer der as cartas
Bem a calhar
A estratégia vai pro espaço
Luz na escuridão
Esperança tênue
Em um fio de brilho
Madrugada longa
Seria bom
Segurar tua mão
Navegar sobre os problemas
Mar revolto
Sou como um barco
De velas arriadas
Seja meu leme
Viaje comigo
Vejo sua imagem
Me apego nela
A insegurança se desfaz
Traço minha rota
A tempestade chega ao fim
Nunca desisto
Iço as velas do destino
O vento está a meu favor
Nessa aventura
Ávida pela vida
Compreendo ser o teu amor
Muito mais que uma viagem
Teu amor é minha bússola
O farol que me guia
Para longe do caos
Para perto do cais
