Texto de Reflexão de Amor

Cerca de 130141 texto reflexão Texto de Reflexão de Amor

*⁠As complexidades do amor*

Já fui mais você do que eu,
Como um origâmi,
me dobrei e desdobrei para te agradar,
Buscando uma forma de você me aceitar.
Não é curioso?
A certeza que temos de que,
de alguma forma,
Aquela pessoa irá nos amar?
Não beira a irracionalidade sabermos que,
o amor é leveza e sutileza,
Um ato de doar e somar.
Mas na busca de senti-lo,
de tê-lo e recebê-lo,
Nos dispomos a dar mais do que receber?
A perder partes de nós no processo,
a ter nossas feridas expostas,
Enquanto o outro parece não perceber,
Seguindo adiante sem se importar
pois a expectativa da reciprocidade não é dele,
Não o pertence.
Ah, como dói!
Dói quando nos damos conta
que amar também é deixar ir,
deixar partir.
O amor é livre,
É um pássaro que clama liberdade
para alçar os mais belos voos.
Antes de amar o outro
Ame primeiro a si
Se amar é entender
que não devemos aceitar menos do que merecemos,
De forma clara e consciente.
Saber quem deve ocupar os lugares vagos à nossa mesa
para saborear e desfrutar
de cada segundo ao nosso lado!

Inserida por CovinhasMay

A maioria das pessoas tenta esquecer os momentos mais dolorosos da vida, mas Deus não. Ele se lembra de tudo, e muito bem. Deus estava lá quando você sofreu aquele vexame cruel no pátio da escola, ao ser perseguido pelos colegas, chegando mesmo a fugir para casa sozinho, evitando o olhar dos outros garotos. Deus estava lá naquela aula de matemática em que você se sentiu confuso e infeliz. Quando você se perdeu com 4 anos de idade e perambulou aterrorizado pela multidão, foi ele quem moveu o coração daquela bondosa senhora que o ajudou a encontrar sua mãe. "Eu os conduzi com laços de bondade humana e de amor; tirei do seu pescoço o jugo e me inclinei para alimentá-los" (Os 11.4).

[...]Deus o ouviu pronunciar sua primeira palavra. Ele observava você com gosto enquanto gastava horas sozinho explorando novas texturas com as mãozinhas de bebê. Deus considera um tesouro as recordações de suas risadas infantis. Nunca houve outra criança como você e jamais haverá.

Moisés certa vez invocou uma bênção sobre uma das tribos de Israel: "Que o amado do SENHOR descanse nele em segurança, pois ele o protege o tempo inteiro, e aquele a quem o SENHOR ama descansa nos seus braços" (Dt 33.12). É aí que você habita também. Seja lá o que se tomará aos olhos dos homens — pessoa de grande autoridade, fama ou renome — , você jamais deixará de ser nada mais, nada menos do que uma criança nos braços de Deus.

Trecho do livro O IMENSURÁVEL AMOR DE DEUS - Floyd Mcclung Jr.

Inserida por DanielleOliveirah

Sim, o amor é modesto, para dar vida àquilo que está guardado dentro do coração...
O amor faz-nos refletir sobre ele mesmo e, a cada vez, chegar mais perto do cerne, da essência do nosso eu e do que há no âmago de todos à nossa volta e, assim, revelando-nos a nós mesmos, o segredo do saber amar...
O amor é assim, encanta milhares de pessoas, que desejam ser amadas, muito mais do que todas as melodias do mundo...

Inserida por MarilinaBaccarat

A gente tem é que se amar muito, se respeitar muito pra chegar para o outro e dizer: se é isso que você me oferece, agradeço, mas recuso. Não quero esse pouco. Não quero essas partes. Não quero a sua metade. Vem inteiro, completo. Ou não vem. Ou nem te apresenta. Ou pega teus brinquedos e sai logo daqui.

Às vezes me pego pensando em tudo o que já vivi, pessoas que conheci, as quais cheguei a amar e cheguei a me decepcionar. Vi coisas que não queria, senti coisas que não devia, falei coisas que não podia. Ah, se eu pudesse esquecer de tudo o que já passei, das dores que já senti e poder me afastar daqueles que tanto me querem mal. Conseguir mais uma única vez fazer com que meu coração bata forte por alguém, que valha a pena, que me queira bem. Queria ter o controle do tempo, do destino e do coração, principalmente, para que assim eu não fosse pega de surpresa nunca mais. Não me iludir com promessas falsas, palavras sem fundamentos, beijos e abraços sem sentimento. Não vou deixar que abalem meu "eu" interior, pois foi com ele que conquistei tudo o que tenho hoje em dia. Acredito na felicidade, acredito ainda mais que vou achá-la.

Eu nunca vou deixar de te amar. Eu nunca vou deixar de te dizer todos os dias que eu te amo, nunca vou deixar de te fazer sorrir e sempre que você precisar desabafar, eu vou estar do seu lado, pra tudo, pra qualquer coisa, em qualquer momento. Eu sempre vou ficar aqui, mesmo que um dia você decida ir. Vou continuar te esperando, daqui cem ou duzentos anos. O meu amor por você nunca terá mudado, sempre será cada vez maior e maior e maior, porque você é a minha motivação, é a minha felicidade e o melhor presente que eu poderia ter recebido. Porque você é quem me faz sorrir mais alto e quando eu sorrio com você, mesmo que seja por qualquer piada sem graça, meu sorriso é verdadeiro. Você não entrou na minha vida por acaso, foi pra ser eterna e você será eterna em mim, mesmo que passe um século ou que você encontre alguém que te faça mais feliz, eu nunca, nunca mesmo vou me esquecer de nada que você já fez por mim, de nenhum detalhe, de nenhuma palavra, de nenhuma data, de nenhum beijo, de nenhum encontro e, principalmente, de você, de nós, nunca. Mesmo que as barreiras sejam enormes, mesmo que o mundo esteja contra nós, eu sempre farei questão de lembrar que você é e sempre será a pessoa que mudou a minha vida.

É difícil compreender e amar o que é espontâneo e franciscano. Entender o difícil não é vantagem, mas amar o que é fácil de se amar é uma grande subida na escala humana. Quantas mentiras sou obrigada a dar. Mas comigo mesma é que eu queria não ser obrigada a mentir. Senão, o que me resta?

Clarice Lispector
A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

Nota: Trecho da crônica “Brain storm”.

...Mais

É por isso que eu quero te agradecer. Obrigada por me amar. Obrigada por estar ao meu lado quando eu mais preciso, quando me perco, quando não sei quem sou, quando mergulho e não encontro o caminho de volta. Obrigada por me amar quando eu esqueço as chaves, quando roubo as tuas meias, quando coloco a xícara em cima da mesa sem o porta-copos, quando esqueço de trocar o lixo, quando não ouço e quero apenas falar, quando sou teimosa. Obrigada por me amar nos meus dias ruins, quando estou assustada ou agressiva, chateada ou morna. Obrigada por me amar mesmo sendo mandona, mimada e brava. Obrigada por me amar quando não sei o que fazer, quando não consigo dizer ao certo o que preciso, quando o que aparece é só o meu avesso. Obrigada por amar minhas fraquezas, angústias e asperezas. Obrigada por amar minha sujeira, meu lixo interno, meus cabelos no ralo, meu lado azedo e estragado. Obrigada por amar meu jeito muitas vezes infantil. Obrigada por amar meus defeitos, que não são poucos. Obrigada por amar minhas celulites, estrias, meu dedo esquisito, minha mancha do pescoço, meu dente que entortou depois que o siso apareceu. Obrigada por amar minhas incontáveis sardas e cada hematoma que aparece na minha pele branca sempre que sem querer bato na mesa, na cadeira, na porta, no armário, em qualquer lugar. Obrigada por amar minha forma desastrada de ser. Obrigada por me amar quando falo sem pensar, quando o filtro vai embora, quando surto, enlouqueço, grito ou vomito frases feias. Obrigada por me amar quando eu erro. Obrigada por me amar quando eu não sou tão legal. Obrigada por me amar quando o amor anda na corda bamba. Obrigada por me amar quando eu acabo esquecendo de gostar de mim. Obrigada por amar o que escolhi ser. Obrigada por amar quem eu sou e não quem você gostaria que eu fosse. Isso, sim, é amor.

Eu diria: menina, amar a dúvida, o silêncio, a ingratidão, o fim, o atraso, a invenção, a lacuna, o pode ser, as hipóteses, a não resposta, a raiva, o absurdo, o não, a impossibilidade, o depois que foi, o antes de chegar, o difícil, o pode não, amar essas coisas, menina, é amar o mistério e não um homem.

Costurar as feridas e amar o inimigo que odiar faz mal ao fígado, isso sem falar no perigo da úlcera, lumbago, pé frio. Amar no geral e no particular e quem sabe nos lances desse xadrez-chinez imprevisível. Ousar o risco. Sem chorar, aprendi bem cedo os versos exemplares. Não chores que a vida é luta renhida.

Lygia Fagundes Telles
A Disciplina do Amor

Eu te amo na essência que é amar e no todo que é sofrer. Te amo nas mais complexas angústias e nas mais excêntricas felicidades. Te amo no titubear do tempo e nos relâmpagos momentos. Te amo nas mais densas lágrimas e nos mais simples sorrisos. Te amo nas mais infindáveis convicções e nas mais insanas dúvidas. Te amo nos mais diversos gestos e nas mais autênticas palavras. Te amo nas mais furtivas lembranças e nas mais intensas expectativas. Te amo nos mais enfatizados sonhos e nos meros desejos. Te amo no desleixar do sentido e no apego á própria sorte. Te amo no abandono da razão e na inexistência de um porquê. Te amo na presença de se ter e na falta do poder. Te amo no pouco que se tem e no excesso que se ganha. Apenas te amo.. Na presença ou na falta, eu te amo. Te amo por que é incabível deixar de te amar. Pois eu não só te amo nas memórias do ontem, nas perdas do hoje e nas esperanças do amanhã, como te amo no agora, pois se eu deixar pra depois talvez não haja mais tempo pra te amar. E tempo é do que eu mais preciso.

Como é maravilhoso depositar nas mãos de Deus toda a confiança e o desejo infinito de amar. Viver com fé é estar revestido de luz, para dar conta de espantar a escuridão do mal e do ódio. Tenho dialogado muito com minha fé, pois ela sabe as coisas que eu sinto, mas não sei explicar. Muita fé, sempre.

Eu sou intenso. Não sei ser de menos, amar um pouquinho ou sentir pela metade. Não consigo guardar palavras nos pensamentos ou fingir ser algo que não sou só para parecer normal. Aqui é alma, corpo e coração. É se jogar no abismo sem o receio de não ter ninguém lá embaixo esperando por mim. Quero tudo muito, agora, anda! Vê se não demora, porque também não gosto de esperar. Aqui é oito ou oito mil. Se for pra ser, que seja demais, intenso, dê frio na barriga. Que seja rápido, repentino, gostoso. Que me jogue na parede, puxe pelo cabelo e me leve para viajar no dia seguinte. Que seja algo surreal, que dê borboletas no estômago e me deixe querendo mais. Que seja faísca, fogo, incêndio. Que seja um amor gritante, insano e completamente, único. Gosto que me transbordem, e não apenas acrescentem

Amar é mais que dizer que ama, é respeitar a presença na ausência, é lembrar com ternura na alma o ser amado, é sentir aperto no coração em apenas ouvir o nome de quem se ama. é aprender a entender ainda que não seja a coisa certa. Amar é a entrega da alma sem arrependimentos e sem medo de sentir dor, por que amar é deleite pra alma, mas amar também é sofrer.

"Amar é, antes de tudo, tornar-se vulnerável... Se você quer, com certeza, manter seu coração intacto, então não deve dá-lo a ninguém, nem mesmo a um animal. Envolva-o cuidadosamente com distrações e pequenos luxos; evite todos os embaraços; tranque-o na segurança do cofre de seu egoísmo. Mas neste cofre - seguro, escuro, inerte e sem ar - seu coração mudará. Ele não se quebrará; - tornar-se-á inquebrável, impenetrável, irredimível... O único lugar fora do céu onde você pode ficar absolutamente livre do perigo de amar é o inferno."

Poxa, eu cansei. Eu cansei mesmo, sério. Eu cansei de te amar, cansei de ser trouxa, cansei de correr atrás de você. Cansei de sofrer tanto. Cansei de achar que você pode mudar, até porque você quer que eu seja só mais uma na sua lista, só mais uma para você pegar só para se exibir para seus amigos. Sinceramente eu cansei dessa vida, cansei de ter que viver e te ver todos os dias para meu coração sofrer mais e mais. Poxa, será que você não entende?

Certas pessoas aparecem nas nossas vidas e mudam agente completamente. Aprendemos o que é amar, o que é carinho, o que é amizade, o que é paixão. Outras pessoas provam para você que são absurdamente diferentes, que merecem a sua confiança. Algumas pessoas aparecem nas nossas vidas no momento em que mais precisamos, para provar que nada está perdido, e ficar sempre ao seu lado, te apoiando. E com elas você aprende que existem pessoas que realmente valem a pena.

Sendo assim, aos poucos fui relaxando e aprendendo que somos aptos a amar muitas vezes, de formas diferentes. Amamos A, amamos B, amamos C, e por alguns nem era amor, e sim entusiasmo, e sabe- se lá de quantos entusiasmo somos capazes. Melhor desse jeito, amar com movimento, amar com todas as capacidades, amores pequenos, amores tortos, amores retos, amores para sempre, até a segunda ordem.

Busco novos horizontes, me reinventar, me redescobrir, me amar, me entender, me conhecer e tentar buscar meu "eu" que anda perdido entre as circustâncias da vida, um "eu" que de tanto tentar se encontrar acabou se perdendo entre os atalhos do caminho principal. Talvez isso seja impossível, porque a medida que o tempo passa as coisas mudam, as pessoas mudam e não se entende o porquê, e na procura de explicações acaba -se descobrindo que é inexplicável.

“Quer me amar? Me ama, mas me ama por completo, não pelas metades. Me ama pelo meu jeito, pelos meus defeitos, pelo meu sorriso torto, pelas minhas qualidades estranhas, pelas minhas loucas crises de ciúmes, pelo meu drama excessivo, pela minha carência incomum. Me ama arrumada, me ama desarrumada com o cabelo preso, com um pijama velho num domingo de manhã.”