Texto de reflexão
Se ao menos eu pudesse dizer,
Tudo o que há em meu coração,
Uns vivem acorrentados,
Enquanto outros se libertam da opressão.
Onde foi parar nosso Brasil,
Com tantos problemas a resolver,
Mas muitos lutam por justiça,
E uma nova visão para o nosso viver.
É tempo de um novo olhar,
Para desfazer a dor e a aflição,
Novos passos para caminhar,
Com a força do amor em nossa expansão.
Ergamos nossas vozes,
Com a coragem de um trovão,
Para que o mundo ouça,
A melodia do nosso coração.
Eu queria que minhas expressões verbais fossem mais fáceis de serem transmitidas,do que ficar escrevendo para mostrar o que eu quero falar.
Mas quando começo a escrever, algo surpreendente acontece, as mãos iluminadas ficam.
A mente fica acelerada, querendo passar rapidamente em um papel todo o sentimento de um coração sobrecarregado.
E quem pode aguentar esse peso, se nem mesmo o coração aguenta mais carregar esse sentimento.
Eu sei como é estar rodeadas por pessoas e não se sentir pertencente a um grupo ou local.
Sempre falta,e eu não sei da onde vem tanta falta,até parece que não sou daqui.
Elas nos olham mas não enxergam o que se passa por dentro,e mesmo falando o que tanto nos incomoda,ainda não consegue entender o real sentindo de nossas palavras.
Mensagem de Deus 🕊️❣️
"Em meio às lágrimas e clamores, saiba que estou sempre ao seu lado, envolvendo-o com meu amor incondicional. Confie em mim, pois em cada lágrima, Eu vejo sua dor, e em cada clamor, Eu ouço seu coração. Não tema, pois estou guiando seus passos e enxugando suas lágrimas. Você não está sozinho; meu amor é eterno e minha misericórdia infinita. Confie em minha graça, pois ela será a luz que dissipa as sombras do sofrimento."
Um dia precisei sair em busca de um sonho.
Um sonho que me levou ao topo do mundo onde quase consegui alcançar as nuvens.
Pude ver que os sonhos têm o brilho de uma luz intensa, que fez brilhar meus olhos e iluminar minha alma.
É uma luz incandescente que trouxe paz ao meu espírito.
Uma paz que vai continuar brilhando enquanto eu permitir.
Apenas eu...
Não somos a bondade em pessoa que imaginamos.
Criamos um personagem que idealizamos, que passamos a representar na realidade para não conhecer quem realmente somos.
Recalcamos, escondemos, tudo o que incomoda e desagrada em nós.
Nosso inconsciente é uma gaveta onde deixamos guardado tudo o que não aceitamos em nós.
Negamos paixões que ainda não queremos acreditar como fazendo parte de nosso eu.
Enquanto não aceitarmos, admitindo que elas existem, não conseguiremos superá-las, muito menos conviver com elas.
Deixe ir! Liberte-se do que te faz mal!
Os momentos difíceis também passam. Se procurar silenciar a alma e tranquilizar a mente passará pela provação, mais forte. Perceberá mais adiante que, o que parecia um mal momentâneo, pode abrir muitas portas e fechar ciclos desgastantes. Confie!
Não é fácil olhar para dentro de si e admitir as próprias imperfeições.
Quando isso não acontece, geralmente projetamos nos outros quem realmente somos.
Assim, acreditamos que criticamos e julgamos a imperfeição alheia, quando, na verdade, está sendo refletida nossas próprias imperfeições
Por isso, a importância de olhar profundamente para dentro de nós, admitindo e aceitando quem verdadeiramente somos.
Nem sempre é fácil admitir nossas próprias sombras, mas quando somos honestos conosco aprendemos a conviver com elas, e até quem sabe, tentamos nos tornar uma pessoa melhor.
Cuide e acolha a criança que vive em você.
Trate-a com amor, procure compreender suas feridas emocionais.
Tudo o que uma criança vivencia de bom ou de mau tem consequências na vida adulta, moldando seu comportamento.
Muitas vezes, traz traumas da infância que reflete na vida adulta.
Se não forem olhados e curados, estes traumas podem influenciar a vida e os relacionamentos.
O autoconhecimento e reconhecer o que aconteceu olhando para as feridas é o primeiro passo para a cura.
Isso não significa esquecer o que aconteceu, mas aprender a ressignificar e encontrar maneiras de lidar com os traumas e sombras, não deixando que eles tomem conta de sua vida.
Conhecer o lado escuro do nosso ser não é fácil.
É preciso coragem para reconhecer-se como ser humano que erra e carrega fardos inimagináveis.
É preciso força para vivenciar dores adormecidas.
Para se tornar uma nova pessoa a mudança é necessária. Morrer o velho para nascer o novo.
Se despir de conceitos e crenças que ao longo da vida retardaram a caminhada.
A travessia da alma é dolorosa, mas somente ela vai permitir que nosso eu interior saía dessa jornada mais fortalecido, aceitando-se como é, passível de erros e merecedor de acertos.
Poema gospel: Inabalável Palavra
Em tempestades da vida, onde o céu se desfaz,
Guardião da minha alma, meu ancoradouro é a paz.
Posso perder tesouros, riquezas terrenas se vão,
Mas que não se apague, Senhor, Tua luz em meu coração.
Nas agruras da jornada, quando a dor me envolver,
Refúgio encontro na Tua palavra, a me socorrer.
Perdendo o mundo, ganho a eternidade a brilhar,
No eco divino, encontro força para enfrentar.
Se as lágrimas descerem como chuva sem cessar,
No consolo da Tua promessa, encontro o aliviar.
Que a palavra sagrada seja meu escudo forte,
Em qualquer batalha, proteção que a alma suporte.
A fortuna pode desaparecer como areia ao vento,
Mas Tua palavra, Senhor, é alicerce, é fundamento.
Permita-me, no deserto da vida, encontrar a direção,
Posso perder tudo, mas que não seja Tua palavra, Senhor, minha canção.
No despojar da existência, que ela permaneça,
A rocha firme, a luz que o caminho endereça.
Permita-me, mesmo na perda, encontrar vitória,
Em Tua palavra, Senhor, reside a verdadeira glória.
Mensagem especial para você!❣️
Antes mesmo de você existir, meu amor por você já se formava nas estrelas. Nos momentos de alegria e tristeza, nas vitórias e derrotas, saiba que meu amor é eterno, pois sou aquele que te ama antes do tempo, no presente e para todo sempre. Eu sou Jesus, e meu amor por você transcende todas as dimensões da vida.
DIMENSÃO INCONSCIENTE versus DIMENSÃO CONSCIENTE
DIMENSÃO INCONSCIENTE
É oculta, subjetiva, espiritual e religiosa.
É da Alma, é a Consciência ou Informações impregnadas na própria Alma.
É reminiscente, compõe-se de Informações marcantes oriundas de cada Mente em cada vida passada ou diretamente do Espírito.
Determina a Personalidade com que a Alma nasce.
Corresponde a casa 12 na Astrologia.
É conhecida através da meditação, intuição, introspecção e autoreflexão, quando a Alma direciona sua total atenção para si mesma.
DIMENSÃO CONSCIENTE
É evidente, objetiva, científica e filosófica.
É do Corpo, é a Mente ou Informações gravadas e fluentes no Cérebro.
É corrente, compõe-se de Informações oriundas do processo de Educação ou Aculturação.
Determina o Comportamento cotidiano da Alma.
Corresponde a casa 1 na Astrologia.
É conhecida através da observação, experimentação, estudo e reflexão, quando a Alma direciona sua atenção para comportamentos, fenómenos corporais, estrutura neuro-encefálica e pensamentos.
Reflexões de uma Vida Vazia: A Lição da Luta
Ao contemplar os dias que se desenrolaram como capítulos de um livro, percebo que a narrativa da minha vida muitas vezes se assemelhou a páginas em branco, esperando por histórias que nunca foram escritas. Em meio a momentos que passaram como sombras fugazes, surge a inquietante pergunta: o que fiz de significativo?
As luzes que deveriam iluminar minha trajetória parecem ter permanecido apagadas por tempo demais, enquanto eu vagava por caminhos sem propósito aparente. A ausência de realizações palpáveis deixou-me com um gosto amargo de arrependimento, como se o relógio tivesse avançado implacavelmente, deixando-me para trás, preso em um redemoinho de inércia.
Contudo, em meio à melancolia que essa reflexão provoca, emerge a lição preciosa da luta. A vida pode ter sido marcada por vazios, mas é na busca por preenchê-los que reside a verdadeira batalha. Cada dia que permaneceu vazio é uma oportunidade perdida, mas também é um convite para a resiliência, a determinação e a mudança.
A luta não é apenas contra as circunstâncias adversas, mas também contra a apatia que se instala silenciosamente. É uma guerra contra a complacência que nos faz aceitar uma vida sem desafios, sem sonhos, e, por fim, sem sentido. Descobri que, muitas vezes, a maior batalha é aquela travada contra nós mesmos, contra nossas próprias limitações autoimpostas.
Cada fracasso, por mais amargo que seja, torna-se um degrau na escada da aprendizagem. Cada desafio superado é uma vitória conquistada contra a monotonia e a estagnação. A vida, como uma obra-prima em construção, exige a participação ativa do artista, e a luta é o pincel que dá forma aos traços do destino.
Entendi que uma vida significativa não é medida apenas por realizações monumentais, mas pelos esforços persistentes em direção a uma existência autêntica. Cada pequeno passo, por menor que seja, conta na jornada para preencher os vazios que um dia pareciam insuperáveis.
Portanto, diante das páginas em branco que ainda estão por vir, escolho encarar a vida com coragem, transformando o vazio em uma tela em branco a ser preenchida com as cores da experiência, da superação e da realização. Que cada luta seja uma tela em que eu possa pintar minha jornada, tornando-a uma obra-prima única e repleta de significado.
Iguais?
Não mesmo, não somos todos iguais...
Existem inúmeras categorias de homens.
Basicamente a maioria não sabe amar, cuidar e vai lhe machucar.
Porquê, no fundo, eles são apenas seres humanos do sexo masculino!
E existem poucos que sabem amar, cuidar e proteger.
Porque esses nasceram predestinados para se tornar um Homem!
Na penumbra das palavras, onde o silêncio se entrelaça com o mistério, encontramos a verdadeira essência da personha. Ela dança entre as sílabas, escondendo-se nas entrelinhas, esperando ser decifrada por olhos atentos e corações vigilantes. A personha não é apenas o que dizemos, mas também o que calamos.
Os interesses pessoais, como fios invisíveis, tecem sua trama. Eles nos impulsionam a falar ou a calar, a revelar ou a esconder. A maldade, como um veneno sutil, se infiltra nas entrepalavras, corroendo a confiança e minando a sinceridade. A manipulação, como um jogo de sombras, distorce a realidade, fazendo-nos dançar conforme suas regras invisíveis. E a covardia, como uma máscara frágil, esconde-se por trás das palavras, evitando o confronto direto.
Mas nós, os sábios, escolhemos o silêncio como nossa armadura. Não por fraqueza, mas por discernimento. Sabemos que nem toda palavra merece resposta, nem todo segredo deve ser revelado. No silêncio, encontramos poder e proteção. Nele, guardamos nossa verdadeira identidade, nossos valores e nossa integridade.
Assim, quando a boca sussurra, quando a personha se desvela, permanecemos firmes. Observamos, avaliamos e decidimos. E, se necessário, respondemos com a eloquência do silêncio, deixando que nossas ações falem por nós.
Ela está diferente!
Quantas vezes já escutei NOSSA COMO VOCÊ MUDOU,
COMO VOCE ESTÁ DIFERENTE FICOU.
Mas nunca pararam para imaginar o que me fez mudar.
Talvez tenha sido a maldade humana, a falta de amor e consideração
O que eu recebei como forma de agradecimento, a ingratidão.
A ingratidão de alguém que eu sempre estive disposta a ajudar
E que hoje espalha para todos que nada valho, e outras coisas a falar.
A infidelidade de um amor, que sempre me dediquei
Hoje reconheço, que nunca foi a pessoa que eu imaginei.
Falsidade de pessoas que sempre juraram uma amizade.
Que me apunhalou pela costa com requintes de crueldade.
Uma longa história sofrida e cheia de traumas
Que me causaram dores e feriram minha alma.
Se minha história você não conhece, não venha me julgar
Pois só eu sei, da minhas guerras e lutas que tenho que travar.
Não é que fria eu me tornei, eu apenas estou usando minha própria lei.
Reciprocidade é o meu escudo, se você cuida de mim, de você eu cuido.
Por isso nunca venha me julgar, pois de mim você só receberá
Tudo e um pouco mais do que você me dar.
Eu aprendi a lhe dar com gente.
Eu estou diferente, não deixo ninguém adoecer minha mente.
Que tanto lutei para curar , minhas feridas com o tempo sarar.
Eu aprendi que devo me amar, sempre em primeiro lugar.
Me tornei fria, bruta antes de me julgar conheça minhas lutas.
Não diga que ELA ESTÁ DIFERENTE.
Diga ela ficou assim por causa de muita gente.
Tempo
Tudo fica bom com o tempo
Ou fica ruim..
Basta a cada um de nós, escolhermos fazê-lo bem ou mal.
Quem nunca se decepcionou com um falso amor?
Quem nunca se decepcionou com um amigo?
Quem nunca fez ou falou algo do que se arrependeu?
Às vezes o que cabe a nós é se assegurar do melhor que há de vir..
Um amor que nos surpreenda, um amigo que nos acalenta e a experiência de fazer, refazer, perdoar e se perdoar, mudar e por fim construir uma nova vida.
Às vezes o que precisamos, nada mais é do que tempo.
Tempo para pensar
Tempo para refletir
E tempo para executar
Pensar nas perdas, nas desavenças e nas dores que causou
Refletir nas consequências e no que pode ser feito pelo que já passou
Executar, efetuar ou melhor, ir até o fim com a perspectiva de mudança a ponto de não se arrepender e dizer que não tentou! ⏳
Todo fim de relacionamento é doloroso!
Separar é difícil.
Mas tenta sobreviver num relacionamento que diariamente você é obrigado a suportar o insuportável, para você ver o que irá acontecer com você.
A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional.
Escolha sempre o que te faz e bem ao invés de permanecer no mal.
Depois de tantas coisas vividas e entre idas e vindas já arrastei muito a alma pelo o chão ...
E com o tempo aprendi buscar novas possibilidades ,e a virar páginas para então poder recomeçar e me vestir de esperanças e me abraçar com a fé para me manter de pé e não morrer em vida
Porque o meu espírito é teimoso em ser feliz e acredita que a vida foi feita para viver a sorrir e não para viver a chorar
E poder sair por aí distribuindo sorrisos de paz e alegria e partilhar tudo de bom que a vida me dá,a todos que atravessarem o meu caminho
E se não for assim, não serei eu ,porque nunca fingi que não me importo com o bem estar do próximo e se passam ou estão na minha vida ,como não irei me importar ?
Pois já renunciei tanto pelos os outros...mas nunca me senti perdedora por fazer o bem
Me senti perdedora nas vezes que me senti fraca por causa do orgulho ferido ,mas sempre soube reconhecer o meu erro e atropelar o meu orgulho e a relutar comigo mesma para recobrar a minha a minha força, com a fé que sempre morou em mim
Por isso nunca desisti de mim e nem de ninguém,porque quem está no meu caminho ,caminha comigo e faz parte da minha vida até aonde Deus permitir.
E aonde eu for ...A minha luz anda comigo como um farol de esperanças para poder iluminar a vida de alguém.
Ivânia D. Farias
07/08/2024
- Relacionados
- Hoje Acordei Pensando em Você
- Frases de Filósofos
- Frases para refletir e mudar a forma de enxergar o mundo
- 106 frases curtas para arrasar no feed
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- 58 textos motivacionais para equipe de trabalho
