Texto de Conscientização
ONDE ESTÁ O ROMANTISMO DOS HOMENS?
Se nos despirmos de nossos preconceitos, nos desarmarmos e olharmos com atenção na enorme coroa em nome da liberdade e dos direitos iguais ostentada sobre a cabeça do movimento feminista que se levantou no período pós guerra, contemplaremos uma hipnótica pedra “preciosa” vermelha cor de sangue, brilhando imponentemente a refletir na lápide fria da humanidade, a frase: Aqui jás o romantismo masculino.
PRECONCEITO BIPOLAR
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Essa gente longínqua, separatista e afetada que me olha por cima como quem investiga sutilmente a origem de um flato, não é pior do que eu. Não, não é, pois também sou distante, separatista e afetado em relação a ela. Também olho por cima, suponho seus flatos e tenho nojo do que essa gente representa ou não, neste mundo que estende o mesmo céu sob a cabeça de todos os mortais... inclusive dos que se comportam como imortais ou até ostentam diplomas e fardões que os classificam assim.
Somos iguais nas diferenças e na questão que fazemos de não ser iguais; o que nos iguala de alguma forma incômoda; inesperada. Seja como for, de uma coisa estou certo: eu e tal gente merecemos cadeia por preconceito social, e se formos presos, pode ser que ocupemos a mesma cela... tanto quanto havemos de ser comidos pelos vermes da mesma terra que um dia nos servirá de mortalha, não importa onde, com que aparato, nem em que tipo de caixa mortuária.
Todo o preconceito nasce com um pré conceito negativo
que surgem quando a pessoa está mais preocupada em julgar do que em entender.
Os preconceituosos tem sua visão do mundo distorcida pelos valores morais ruins que possuem.
Os valores morais são distorcidos direta ou indiretamente por valores materiais.
Quer conhecer um preconceituoso? Coloque um parafuso no saco de pregos.
TEMPOS MODERNOS
É preciso conscientizar-se
E tudo pode acontecer...
Para compreender, inteirar-se, comunicar e de tudo se defender
Do nacionalismo à globalização
Da energia nuclear, da genética, da comunicação.
A conquista do espaço sideral.
Já fomos à Lua e dela voltamos. Colocamos o pé em Marte - sim, porque a tecnologia já está lá - mas temos uma dificuldade enorme em ajudar alguém necessitado a atravessar uma rua.
As estratégias mercadológicas - temos maiores rendimentos, mas menos padrão moral.
Se é preciso conhecer e de tudo nos defendermos, aí estão as leis, os preceitos e as normas. A conduta do bem viver. As fórmulas, as fôrmas, as formas. Mas sem por isso ficamos ou somos mais inteligentes. Somos descendentes e decadentes... Falamos demais, amamos raramente e odiamos com freqüência.
A vida em si já não tem tanto valor - aprendemos como ganhar a vida, mas não sabemos como viver essa vida. A medicina preocupa-se e assim a queremos - acrescentar anos à extensão de nossas vidas, mas não, qualidade de vida à extensão dos nossos dias de existência. O átomo já foi dividido, porém os nossos preconceitos permanecem os mesmos, e a ignorância dos verdadeiros valores da vida!
Temos maior variedade de alimentos, mais diversificação na culinária, porém o nosso paladar para o sabor da vida tornou-se insípido, entorpecido, porque esquecemos de sonhar. Sequer sabemos, queremos ou podemos projetar um futuro para os que têm fome - não só de alimento, mas de justiça, de afeto, de atenção, solidariedade, respeito, dignidade.
Temos uma multiplicação de templos, mistificação na espiritualidade, mas temos menos proximidade com Deus e muito menos Fé!
Disparamos a correr contra o tempo - afinal, o tempo urge - e esquecemos de que há coisas na vida que necessitam do exercício de nossa paciência. Vivemos em um tempo em que desejamos mais do que nunca a Paz Mundial, e nada ou pouco fazemos pela guerra que reina nos lares. Usufruímos de um tempo em que há shopping centers por todos os lugares, vitrines com diversidade de ofertas para serem oferecidas e comparadas, e nada há, dentro de nossos corações, que sirva, ao menos, de amostra grátis. Gastamos o nosso tempo de forma perdulária, como se fôssemos eternos e não houvesse transitoriedade no tempo da vida!
Comunicação humana nem pensar! Para isso a tecnologia nos presenteia a cada dia com novos recursos. Construímos mais computadores com mais recursos tecnológicos de armazenagem de informações, mais produção de cópias para multiplicar, mas não estamos nem um pouco preocupados com a palavra dita ou ouvida quando dela necessitamos, ou temos de utilizá-la. Afinal, a comunicação virtual está aí para solucionar, também, esse problema.
Preocupação com o próximo é UTOPIA. Dizem alguns: "eu não tenho tempo". Eu diria: perdemos o conceito de um dos maiores mandamentos."
Conquistamos o nosso espaço exterior, mas não nosso espaço interior. Estamos preocupados com a limpeza do ar, a camada de ozônio, aonde vai parar o lixo de nossas casas, mas não nos preocupamos em desfuliginizar o que vai dentro de nós.
Lembre-se: você está aqui dispondo de um tempo que foi concedido por Deus! Aprenda e coloque em prática cada lição aprendida na Escola da Vida!
Fazemos coisas maiores, mas em sempre melhores...
Tenha dentro de você uma certeza: o que você faz da sua vida não é só problema seu - por extensão, atingirá os que estão a sua volta. As conseqüências de nossas opções são, exclusivamente, resultado de nosso livre-arbítrio. A escolha nos pertence: ERRAR ou ACERTAR!
Com tanta polêmica, gera-se preconceito, que atrai a ira e afasta o amor, sentimento baseado em compreensão, respeito e perdão.
O mundo precisa de líderes mais humildes e menos autoritários. Mais mansos e menos agressivos. Mais flexíveis e menos manipuladores. Só assim o amor prevalecerá sempre e poderemos dizer que temos verdadeiros representantes de Jesus na terra propagando a paz que tanto necessitamos.
Quando o amor de Jesus reinar entre todos, independente de nossos grupos de interesse, não haverão mais as contendas que o preconceito nos traz e assim não será mais preciso defesa, pois o ataque não existirá...
Revolução ociosa
Ocioso:
Preconceituoso, dita e edita.
Silencia,
Fala, não cala, não mente, não sente.
Espera.
Prefere, refere, te fere,
Te pede e repete, te perde
Suscita, incita e imita.
Não milita, irrita.
Iguala, compara, dispara não cala
Não mente, não sente, fala.
Ocioso, generoso, bondoso.
Iguala, desiguala, assume, some.
Critica, cria, recria, estatística, ouço.
Sociedade, ocioso, mais o bolso.
Tenso, penso...
Abismo imenso,
Futuro, seguro, dispenso
Liberdade, igualdade, fraternidade onde?
Átomo é um preconceito tanto primata como geneticamente modificado por estrutura de escala celular portanto o preconceito é quanto um pretesto cujo custo faz se um jargao tecnico do protesto
Atom es un prejuicio tanto como primate genéticamente modificado la estructura celular de escala por lo que el sesgo es como un pretexto cuyo costo es una protesta jerga técnica
Atom is a prejudice both primate as genetically modified scale cellular structure so the bias is as a pretext whose cost is a technical jargon protest
Armados de preconceitos tentam me atacar, eu uso meu estudo como escudo e minhas palavras são como granadas jogadas a cada gagejar de sua fala, uso brincos sim! tenho piercing sim! e isso não me faz menos homem que ninguém...
bons exemplos não se ensina pela aparência...
e sim pela sua competência...
minhas referências? são as vivências que tenho nas ruas...
entendeu? então antes de me julgar...
FICA NA SUA.
Que mundo mágico
cheio de fantasias
alegria sem preconceito
Quantos sonhos realizados
fadas e bruxas
príncipes encantados
onde estão
montaria fardado
cavalo alado
que coisa linda
encantado pede sua mão
Então chega a idade
a idade da lógica
perdemos a razão
que mundo cão
vivendo na pressão
sob tensão
E sentimentos vão
coração na mão
onde ninguém
é de ninguém
que cenário
ainda bem
São contos de fada
nesse mundo real
que pena nada são
Quero a fantasia
um bilhete emoção
flores no portão
Qual é o seu sapo
Absurdo social
O preconceito sempre esteve presente
E nada desse problema se amenizar
Aqueles que julgam inconscientemente
Desconhece as leis, por ela própria não se manifestar.
Dentre todos aqueles que podem lutar
Para uma sociedade mais justa
Deveriam correr atras e pensar
Que a vida é valiosa e curta
Uma sociedade que se molda preconceituosa
Sobre as fraquezas das leis, se torna imponente
E todos continuarão acreditando ser um problema alguém de algum modo ser diferente.
Sao tantas injurias de irmao contra irmao
subira ao podio eterno quem batalha
Por um mundo justo, onde reina a justiça e a uniao
Onde nao veem as diferenças e almejam uma naçao igulitaria
Mas efim o que devia ser feito?
Que tal se cada um lutasse
E nesse preconceito desse um jeito?
Nao amenizando a dor d quem sofre
Mas acabando com ela por inteiro?
Vamos la caros cidadaos
A um futuro melhor buscar
Todos unidos num so coracao
Pois juntos podemos o mundo transformar
Caro brutus, tu que me ouves
Va pelo mundo afora declamar
Que so sossegarei_me
Quando o preconceito acabar
Nada me detera, vou a gritar
Tudo o que sinto, tudo o que quero
Tudo, tudo, irei alcançar
E de vós so espero
Que venham comigo lutar
Por tudo que temos, tudo que amamos
Uniao faz a força, juntos podemos
Nada, nada, nada nos deteras...
Cheia de esperança
Termino por aqui
Obrigada pela presença
Cara plateia, e caros juri
Ops, ja ia me esquecer
Eu sou a cida spinola
Foi um prazer vos conhecer
Menos preconceito e mais conceito
Menos peito e mais respeito
Menos desafeto e mais afeto
Menos ataques e muito mais sotaques
Misturas, variedades, miscigenação, somar muito mais que diminuir!
Multiplica aquele que mais divide!
Mais abraços, carinho, palavras positivas, mais tempo de qualidade!
Não sei o que é sentir na pele esse preconceito, mas condeno toda e qualquer forma de racismo!
A essas pessoas, desejo apenas mais sensatez, mais cultura e menos ignorância, mais fé em Deus e muito, mas muito amor no coração para que caiam em si dos absurdos que falam sem medir as consequências do que dizem!
O amor é poderoso, transformador! E transformará também essa dor!
Amor, Fé e Esperança.
Não tenho religião, ideologia ou preconceito. Não quero passar lições de moral ou ensinar, apenas procuro paz interior e o que escrevo ou do que gosto partilhar.
Na minha opinião, o essencial é : Amor, por nós e por tudo o que nos rodeia, quer seja bom ou mau, pois se não existir o mal não damos o devido valor ao bem.
Fé, quer seja no Homem ou em Deus, na ciência ou na religião , seja no que for, o importante é acreditar.
Esperança, que sejam quais forem os erros é possivel mudar, que seja qual for o estado de cada um é possível melhorar.
Há o bem e o mal mas acho que não precisamos de escolher, é tudo uma questão de equilíbrio e encontrar a felicidade de cada um mediante os seus valores no momento e para dar valor a cada um deles.
Passamos uma vida a aprender e nunca aprendemos tudo por muitos anos que se viva, o importante é viver e com o bem e o mal conviver. Mas com o nosso " Amor, Fé e Esperança" viver e morrer. ***
Uma vez na vida
Despersonalizar ideias de preconceitos deveriam ser primordiais pelo menos uma vez na vida, ninguém conhece cada história, cada sentimento, cada emoção, cada trauma.
Sentia-me lerda de vez em quando, sentia-me letárgica por tantos julgamentos que tive que escutar ao longo da vida, branca, filha de pai preto, fora todas os tipos de piadinhas que envolviam a suposta traição de uma mãe branquela pela qual eu puxei a cor.
As nossas crenças não justificam nenhuma superioridade, os nossos julgamentos não nos fazem melhores que ninguém, as nossas dúvidas são apenas dúvidas, são maneiras tortas de nos levar a reflexão.
Por trás de muitos comentários, ele se interessa pelo meu bem-estar, diz que gosta de mim, que quer me ver feliz, diz que nada importa, o que os outros falam, mas não o vejo se colocando no meu lugar.
Tive uma filha e nunca mais tive coragem de conceber outro filho. Eu queria no mínimo uns quatro, ia amar ter família grande, gente correndo pela casa, brigas e união, gritarias e silêncio (ok, só na hora de dormir), mas esse mundo cruel que acompanhamos pela internet sufocou meus planos.
Alguns dias são melhores que outros, isso eu não tenho dúvidas, alguns momentos são infinitamente mais felizes que outros, o meu emocional eu traduzo como sendo a poesia com liberdade.
Não admito violência física nem emocional, não consigo acreditar que alguém ousa falar de amor machucando alguém com palavras ou tapas, ser linda e ganhar um murro, ser inteligente e ganhar chutes... é uma matemática que não fecha.
Podem me definir como bem entenderem, podem dizer que uso disfarce, que por trás dessa vida segura existe fragilidade e choro, sou de quebrar o silencio ou ele me sufocaria.
Eu demonstro intimidade emocional, ele porém, começava a apresentar sinais de doenças, um monstro que bate em mulher não é normal, tudo iniciava com a língua maldosa e depois as consequências aparecia.
Perceber a forma abusiva em que eu era tratada levou muitos anos, eu acreditava nos arrependimentos, eu acreditava em choros, em promessas, em espíritos ruins que queriam destruir meu relacionamento.
Só consegui me libertar quando pelo menos uma vez na vida percebi que eu merecia amor e não pedras no caminho.
Se tudo fosse fácil
Se tudo fosse fácil
Só haveria graça
Não iria existir preconceito
Nem desigualdade de raças
Então porquê não ?
Pra que liberdade de expressão
Se palavras que saem da sua boca
muitas são em vão.
Do que a sociedade precisa
É um pouco de amor
Para que com isso esqueça a dor
De tudo aquilo que não conseguiu recompor
Sofrimento sem dor
Lágrimas sem precisar
Tudo porque alguns não tem a capacidade de amar
Por isso que já te digo cidadão
Não esteja em paz só no réveillon.
PRECONCEITOPATIA
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Você pode, sim, ser preconceituoso. Não há lei contra sentimentos, porque sentimento é doença de foro íntimo. O que você não pode é fazer seu sentimento romper as grades do foro íntimo e punir justamente o alvo. Se alguém tiver que sofrer ou ser punido pelo seu preconceito, seja na forma da lei ou na fôrma do silêncio, para não enfrentar a lei, esse alguém é você.
Abram as cortinas dos seus olhos. Liberte-se do preconceito e da discriminação.
A liberdade começa em nossas mentes. Se a sua mente não pode ser livre, não tente a minha aprisionar.
Abram as cortinas para a vida. Vivam suas vidas e deixem eu ser feliz como desejar.
Abram as cortinas de suas mentes. Respeitem a minha liberdade de expressão.
Sou livre para me expressar.
A maldade, não está nos meus olhos, mas sim no seu olhar.
O racismo magoa
O racismo é uma coisa preconceituosa
Quando julgam a cor da pele de uma pessoa
Por que fazer uma coisas dessas?
A cor da pele não muda as pessoas.
O racismo é um ato cometido pela religião?
Ou por qualquer pessoa?
Achar que os negros são inferiores aos brancos?
Por que falar um absurdo desses?
Por que ser tão hipócrita?
Falar mal por causa da pele de uma pessoa..
Por que fazer uma coisas dessas?
Isso magoa!
Como falar em racismo se a raça é humana?
O que deve ser feito para combater o racismo?
Quem pode dizer que não tem preconceito algum?
Faz parte da natureza humana ter idéias seletivas
a respeito de algo ou de alguém...
Ósculos e amplexos,
Marcial
TODOS TEMOS ALGUM PRECONCEITO
Marcial Salaverry
Uma verdade que não se pode negar, é que, se existe um assunto que muita gente tem preconceito para abordar, é justamente o que fala sobre preconceitos. Ninguém admite que os tenha, mas é muito difícil encontrar alguém que não tenha, de verdade, um certo pré julgamento a respeito de certos assuntos. E este é um deles. Abordemo-lo despreconceituosamente, portanto.
Na realidade, também tenho preconceito, um forte preconceito contra gente preconceituosa, embora entenda que não devemos julgar ninguém, respeitando sempre o livre arbítrio que dá direito a cada qual pensar e agir como entende seja a vida, mas realmente não aprecio criaturas que agem preconceituosamente...
Meu amigo L'Inconnu enviou-me uma mensagem, que dá um toque interessante sobre o tema. Ei-la:
"Se julgares as pessoas não terás tempo para ama-las"
E esta é uma grande verdade. Ninguém gosta de admitir, mas não pode negar que muitas vezes, seja por algum preconceito, seja por um instinto natural de auto defesa, mantemos distância de determinadas pessoas, sem que saibamos explicar o porque dessa atitude. Muitas vezes, o fazemos devido ao aspecto físico, ou pela cor de sua pele, ou porque não se veste adequadamente, ou porque não pensa e age como achamos ser o modus vivendi correto...
Enfim, apresentamos interiormente uma série de justificativas, e não permitimos qualquer aproximação. Muitas vezes, nos enganamos redondamente, pois nem sempre o aspecto exterior revela como é seu interior. E uma pessoa feia fisicamente, de aspecto não muito agradável, pode ser alguém muito lindo interiormente, e por a termos julgado antecipadamente, não nos demos a oportunidade de mais uma amizade, e assim, perdemos a chance de amá-la. E por pensar de maneira diferente, quem está mais certo?
Quem não se lembra dos hippies? Não gostavam de banho, ouviam músicas que agradavam a pouca gente, viviam em comunidades fechadas. Havia um enorme preconceito contra eles. Eram tidos como marginais. E não era nada disso, pois apenas queriam viver de uma maneira contrária às convenções da época. Hoje seriam encarados de maneira diferente. Mas haviam preconceitos de parte a parte, já que eles sentiam a maneira como eram encarados pelos demais, e muitas vezes tomavam certas atitudes ditas de protesto, mas que na verdade, eram represália pelos pré julgamentos sofridos.
Contrariamente a certos grupos que existem atualmente, que, como eles, procuram viver "de maneira diferente", os hippies tinham como lema "Paz e Amor, Bicho", ao passo que hoje encontramos alguns grupos que procuram impor sua maneira de vida, pela violência. E não é por aí. Todos temos o direito de viver como queremos, desde que não passemos a agredir quem não pensa como nós. Sigam o exemplo hippie, Paz e Amor...
Poderia gastar laudas e mais laudas falando sobre preconceitos, porque é algo que está dentro de nosso espírito naturalmente seletivo e julgador, que não consegue se livrar da idéia de que "Quem não pensa como eu, não pode estar comigo".
Quantas vezes já ouvi esta frase, ou algo semelhante, e é um fato que tal maneira de pensar provoca disputas, polemicas e até guerras...
Alguns exemplos típicos de preconceitos que levam a situações absurdas e, muitas vezes, vexatórias, encontramos diariamente nos noticiários, quando falam sobre acontecimentos entre irlandeses católicos e protestantes, entre árabes e judeus, entre russos e chechenos, entre corinthianos e palmeirenses, entre brancos e negros, e vai por aí afora.
Ou seja, preconceitos religiosos, esportivos, raciais, são autênticos absurdos. Matar em nome de Deus? Ora, Deus é amor e não morte. Matar por que nasceu do lá ou de cá da fronteira? Mas se não são todos filhos de Deus? Matar porque torce por este ou aquele time? Onde está a liberdade de pensamento? Matar ou se afastar de alguém apenas porque a cor de sua pele é diferente da minha? Ora o sangue que corre em nossas veias é igualzinho, ou seja, aquele lindo vermelho vivo.
Como se pode inferir, não existe absurdo maior do que tais preconceitos. A alma é uma só, e todos a temos em nosso interior. Não é lícito evitar-se alguém, discriminar pessoas, perseguir a outrem, apenas por questões de preconceito, de qualquer espécie.
Onde está a liberdade de pensamento? Onde está o direito de ir e vir? Todos temos direito ao nosso espaço, desde que respeitemos o direito alheio. Todos temos direito às nossas idéias, desde que respeitemos as dos outros. E como saber se estamos diante de uma pessoa de bem se, agindo preconceituosamente a afastarmos de nosso convívio, ou pior, a perseguirmos, por julgamentos que na verdade, é algo que não faz sentido algum...
Quantas pessoas capazes foram recusadas em empregos apenas pelo seu aspecto exterior, não condizente com o pré julgamento dos empregadores.
Na verdade, existem temas sobre os quais não deve haver discussões, e muito menos qualquer tipo de preconceito. Preferencias politicas, religiosas, esportivas ou sexuais, devem sempre ser respeitadas pois é algo diretamente ligado ao livre arbítrio, e ao direito de ir, vir e pensar ,
algo ligado à alma de cada qual. E, se quisermos ser respeitados, devemos respeitar a outrem...
Sem procurar despertar preconceitos de qualquer espécie, desejo a todos, sem exceção, que tenham UM LINDO DIA, respeitando-nos mutuamente, e aprendendo que o mais importante, é amar a DEUS acima de todas as coisas, pelo menos é o meu pensamento, e quem pensar de maneira diferente, é livre para faze-lo, e igualmente tem meu desejo de UM LINDO DIA...
NOS SABEMOS!
O preconceito se apresentar na intolerância, exacerbada da violência, castrando liberdade, oprimindo consciência! Temos um legado de respeito, base secular da resistência, temos direitos e pedimos licença! Mas se for preciso, seremos revolução, transformaremos em quilombo uma nação! E, preservaremos raiz de identidade, ensinaremos política de igualdade, marcharemos com a santidade, preservando ancestralidade....
Abril laranja.
Mês de alerta e conscientização
do mal que muita gente faz,
para o indefeso animal
que tem sentimento
e muitas vezes
dói por dentro.
Se não gosta de animal
ou não tem paciência para cuidar do tal,
fique no seu canto,
não precisa fazer o mal.
Não machuque.
Não maltrate.
Não abandone em qualquer canto
o pobre animal.
Dê a chance de encontrar um caminho,
um lar, alimentação e um novo amigo.
Deixe seguro.
Longe do perigo.
O animal é um ser vivo.
Precisa de alimento,
cuidados, amor, carinho
e muito zelo.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
