Alcione Alvez

1 - 25 do total de 33 pensamentos de Alcione Alvez

A corrupção é como o câncer: quanto maior a demora em estabelecer o diagnóstico e iniciar o tratamento, menores são as chances de cura.

A Lei de Reposnsabilidade Fiscal é um instrumento que os governantes evocam quando não querem conceder aumento salarial aos servidores públicos, mas do qual esquecem quando praticam corrupção."

Inserida por junbru

Somos todos preconceituosos. Trata-se de um sintoma cultural, uma questão de identidade coletiva. Negar o preconceito que existe em nós não é a saída para deixarmos de ser preconceituosos.
O convívio com o outro a quem consideramos diferente de nós (de acordo com nossos padrões internalizados de normalidade), acompanhado de uma educação emancipadora e voltada para o exercício da cidadania, poderá ajudar a diminuir os níveis de preconceito que existem em cada indivíduo e, consequntemente, no seu grupo social.

Inserida por junbru

Se democracia significa atribuir o poder à maioria e a elite constitui uma parte muito pequena de nossa população, porque no Brasil, pretensamente um país democrático, o governo está sempre nas mãos dessa minoria?

Inserida por junbru

Subversivo é todo aquele que pensa e age diferente da vontade de quem detém o poder.

Inserida por junbru

A teoria desvinculada da prática poderá apresentar soluções ideais para problemas de difícil solução. Porém, na tentativa de aplicá-las, poderão ser percebidas circunstâncias que as inviabilizam. Ao mesmo tempo, a prática sem o devido embasamento teórico terá maiores chances de permanecer presa a paradigmas estéreis, que se perpetuam por falta de alternativas baseadas no pensamento cientificamente construído. O campo no qual teoria e prática interagem e se completam, construindo a práxis, é o espaço contextual a que ambas se aplicam. É, portanto, no contexto da realidade social que a teoria contribui com a prática, a qual contribui com a teoria, formando a infinita espiral da construção do conhecimento.

Inserida por junbru

Ser cidadão não é apenas possuir certidão de nascimento ou uma carteira de identidade que indique a nacionalidade da pessoa. Tampouco basta ter um título de eleitor que obrigue ir às urnas em tempo de eleição. Exercer cidadania é ter o senso de pertencimento à nação que ajudamos a construir todos os dias, participando ativamente da vida econômica e política do país, assumindo a cultura e a dinâmica social de nossa gente como identidade e transformando o direito a voto na maneira de exercer o poder de forma justa, responsável e consciente.

Inserida por junbru

O exercício da cidadania se efetiva através de tudo aquilo que ajudamos a fazer em prol da coletividade a que pertencemos, garantindo direitos e favorecendo o cumprimento de deveres. Dessa forma, a cidadania não se constitui apenas de algo que precisamos adquirir, mas de um contexto que devemos ajudar a construir.

Inserida por junbru

O conjunto de direitos civis, políticos e sociais que nos são reservados constitui a base para o exercício da cidadania. No entanto, é preciso ter consciência de que a estrada para a cidadania é uma via de mão dupla, em que o cumprimento de deveres possibilita o exercício de direitos, tanto por parte do cidadão como por parte do Estado. Por isso, não podemos exercer a cidadania se trafegamos apenas em um sentido, seja o da busca por direitos ou tão somente o do cumprimento de deveres.

Paradigmas são as lentes pelas quais enxergamos o mundo, moldadas pelos padrões que construímos a partir das influências externas, processadas juntamente com a percepção que possuímos do ambiente em que estamos inseridos. Da mesma forma, o conjunto de nossos hábitos acaba construindo nossos próprios paradigmas pessoais.

As campanhas eleitorais e o Funk são gêneros da cultura de massa. Baseiam-se em discursos vazios e temas de interesse geral para conseguirem a adesão de uma multidão de pessoas sem senso crítico. A diferença é que o Funk é alimentado pela criminalidade de pequena escala, enquanto as campanhas eleitorais alimentam o alto escalão da criminalidade do país.

Inserida por junbru

Racionalizar os sentimentos: o primeiro passo rumo à infelicidade

Receita para felicidade?
Saúde e liberdade
O restante é consequência
A gente é que não sabe!

Inserida por junbru

Posto que seu projeto talvez não logre êxito, a intensidade da sua frustração será diretamente proporcional ao tamanho de suas expectativas.

Inserida por junbru

Receita para acabar com a corrupção?
Reinventar o ser humano.
Triste realidade.

Inserida por junbru

Meu único ídolo mora em minha casa, dentro do meu espelho

Inserida por junbru

Educar é participar de um processo planejado e intencional de interação entre pessoas, saberes e o meio, cujo resultado é a construção do conhecimento, em uma dinâmica espiral, na qual cada nova descoberta leva a uma inédita pergunta.

Inserida por junbru

Caso não consiga perdoar, faça do sucesso sua vingança.

Amor é sentimento. Está ligado às coisas do coração. A lógica, por sua vez, depende do pensamento e da razão. Tem relação com o cérebro. Por isso, racionalizar o amor, tentando atribuir lógica às ações de quem ama, é o mesmo que esperar que o coração pense e o cérebro bata.

Inserida por junbru

Teorias administrativas são correntes de pensamento, doutrinas e metodologias de ação que buscam otimizar a gestão das organizações, fazendo com que atuem com maior eficiência, eficácia e efetividade.

Inserida por junbru

Promover justiça social e equalizar a distribuição de renda é uma ação necessária e urgente e não uma prática comunista.

Ser diferente em um mundo de iguais: dura batalha!

Inserida por junbru

Se houvesse receita para felicidade, a indústria farmacêutica já teria transformado em remédio e patenteado a fórmula.

Inserida por junbru

Brasil: país de rica história, com povo de curta memória

Inserida por junbru

Mudar o mundo está difícil? Tente apenas melhorá-lo.

Inserida por junbru