Texto de Carlos Drumond de Andrade - Antiguidades
"vivemos no mundo que, não se importam mais com o amor".
é difícil entender essa frase, que ouvi a pouco tempo, visto que sempre amei de mais.
Sempre amei todos os momentos que a vida me proporcionou, todos os sorrisos que recebi, todos os olhares que me encontrei.
isso me gerou grandes transtornos, visto que me com a intensidade que me entrego, nunca foi reciproco.
já pensei varias vezes em desistir, mas é isso é muito pouco pra mim.
é com certeza muito pouco imaginar-me talvez nunca sendo o amor de ninguém. Essa intensidade alguém um dia deve impactar alguém.
e o amor? se empatia respeito ou amor próprio se quer existirem, como pode-se amar um outro alguem verdadeiramente?
ainda é uma pergunta que nao tenho resposta, mas continuo acreditando que cada coisa tem seu tempo
A CORRENTE FILOSÓFICA DO TUDO CERTO!
Essa corrente revela que o ser humano é um processo decorrente da transição constante do desconhecido para o conhecido, da inconsciência para a consciência e de ser cada pessoa autora de sua ação, de sua realidade, sendo sempre responsável pelos seus resultados. Entretanto, ela abstém e liberta o individuo da culpa por considerar a existência de uma vulnerabilidade causada pela ausência de saber.
Ela afirma estarem Certos todo o efeito e causa por esses já estarem pré-definidos a partir de sua origem. Prova esse conceito pela análise da ação e do seu resultado, que corresponde a sua real intenção, sempre Certa, possuidora de uma verdade distinta e diferente, mas que não diverge ou entra em conflito por estar de acordo com sua natureza.
Define não existir verdade absoluta no ser humano, por essa estar em constante transformação.
O MOVIMENTO TUDO CERTO!
O MOVIMENTO Tudo Certo! promove o saber amar verdadeiramente ao se livrar de toda e qualquer divergência causadora de rejeição, o que está na base da formação do desrespeito por tudo o que exista e esteja fora da verdade limitada e condicionada presente nas pessoas desprovidas de consciência sobre a real manifestação do amor.
Propõe o respeito por toda a existência, sob todas as formas e gêneros. Considera não existir superior ou inferior e não distingue por não ser possível a comparação entre existências distintas. Cada uma delas possui sua própria verdade e esta, por corresponder à sua realidade, está “Tudo Certo”.
Um dos seus fundamentos é considerar que toda a existência respeita um princípio “Certo” e possui uma lógica presente na natureza de sua criação. Portanto, o Movimento Tudo Certo! considera que tudo que existe tem valor.
Ensina a aprender a amar incondicionalmente pela prática proposta pela filosofia do “Tudo Certo!” presente na obra do autor, que consiste em não julgar para evitar a opressão, a repressão e o conflito pela dualidade presente na comparação. Não impõe verdades, respeita-as, e, como consequência, elimina a rejeição e a intolerância, incluindo todas as formas de discriminação.
Essa é uma proposta que visa a empatia por favorecer os valores éticos ao preservar a individualidade incomparável presente em cada indivíduo. Desenvolve a compaixão por meio da prática da compreensão e da solidariedade, no sentido de que todos estão em constante evolução e certos.
O exemplo
Poderia até te dar uma explicação
Ou até mesmo uma exemplificação
Porém o exemplo sem atitudes é mais uma mera informação
Muitos dizer dar
Mas poucos conseguem passar
Aprendi uma coisa mais que ouvir é preciso escutar
Pois se não houver atitudes não adianta o dialogar
Os maiores vilões sabem falar
A questão que hoje em dia está difícil de confiar
Pois se formos analisar até o incauto lição de moral quer dar
Mas às vezes é até algo certo por um ser incerto
Que falam veras
Sem titubear
Mas a verdade é que o exemplo por ninguém a de se explicar
A não ser se o seu próprio procedimento por si mesmo expressar
lembrei do teu sorriso
queria escrever uma canção
mas nada fica fácil
com essa dor no coração
enquanto escrevia
seu cheiro surgiu
à vários quilômetros
é fácil de sentir
queria ficar
mas de alguma forma
algo me puxa
pra trás.
talvez medo de nunca mais te ver
ou a ansiedade
de querer ter você
Você sabe o que significa criticar?
Criticar significa: Examinar com critério, notando a perfeição ou os defeitos. Pode se dizer também que é falar mal ou censurar algo ou alguém.
Por favor, não venha me dizer que suas criticas são construtivas e que sua intenção é ajudar o outro.
Nunca ví alguém que criticava o outro pensando realmente em ajudar.
Como você se sente quando alguém olha pra você e com um tom de quem sabe mais que você sobre o assunto, diz: "Olha, vou fazer uma critica construtiva, mas é para seu bem!".
Se a intenção fosse de fato positivto, a pessoa não faria uma critica, ela se calaria ou daria uma ideia, falaria algo cujo o foco fosse o acerto e não o erro.
Mano, se você é daqueles que adoram criticar e analisar tudo e continua achando a critica um mal necessario, experimente, em vez de fazer uma critica, da uma sugestão ou uma ideia.
você vai ver que os resultados vão ser muito maiores e as pessoas farão questão da sua companhia e da sua orientação algo que não acontece com os que gostam de criticar.
É muito facil criticar, é muito cômodo falar do cisco nos olhos dos outros mas isso nos impedem de ver a trave nos nossos olhos.
Quando paramos de criticar, nosso foco passa a ser solução e não o problema.
Muitas pessoas possuem o terrivel hábito de se fazer de vitima.
ou seja criticando e reclamando, ou se colocando em uma situação de baixa estima e sofrimento.
Por que tantas pessoas se fazem de vitima?
Tem varios motivos e um deles é: as pessoas quando são crianças precisam se sentir amadas e importantes.
e por falta de tempo dos pais, essas crianças não tiveram esse alimento emocional.
Então quando a criança adoece e os pais percebem, os pais dão atençao, carinho e cuidado, tudo o que a criança tanto almejava
e quando a criança fica boa, as coisas voltam a ser como era antes, E ela percebe que ja não é mais o amor que ela almejava.
E a repetição desse ciclo deixa um aprendizado inconsiente na criança:
"Quando sofro, fico doente, eu passo a ser amada e querida. Quando tô boa, ninguém liga pra mim"
Crescemos e nos tornamos adultos "racionais", porém aquela criança continua lá dentro de nós
e para conquistar tudo isso, o caminho ja foi aprendido na infância: basta sofrer ou mostrar que está sofrendo que
supostamente as pessoas prestarão mais atenção em nós e cuidarão mais de nós.
E como um vicio, o adulto infantilizado vai em busca de se alto-sabotar e acaba se prejudicando só pra buscar
a atenção que deseja, e pra isso ele mostra pra qualquer um que está sofrendo, que sua vida é muito dificil...
e ainda relata com detalhes de como as coisas estão dificieis em casa, e assim por diante.
Quantas oportunidade são perdida por causa disso?
quantos relacionamentos são prejudicado e mal vivenciados por causa dessa negatividade?
Ninguém consegue a atenção e carinho de outras pessoas por um longo periodo falando dos seus sofrimentos e das suas angústias
a não ser que a outra pessoa também tenha o mesmo mal: a vitimização.
Eu te amo, você é minha paixão escrevi seu nome dentro do meu coração ,Sem você
não tem sentindo viver sem você fico sem chão, por você eu grito eu canto espalho para todo mundo minha canção,
Não é ilusão pode até ser uma fixação mas é amor é paixão é atração que vem do coração,
Vem nesse verão ficar o meu lado vem fazer uma união com esse meu coração apaixonado
Enquanto seguiam de canoa entre uma aldeia e outra, um jesuíta catequizava o indio que o conduzia pelas águas calmas de um rio caudaloso, mas, a certa altura, inesperadamente o barco começou a fazer água e afundou...
O indio nadou rapidamente para a margem e se salvou, já, o jesuíta, que não sabia nadar, acabou se afogando...
Moral da história:
Muitas vezes, o muito que sabemos não é nada quando comparado ao pouco que o nosso próximo tem a nos ensinar...
O Anjo Inexperiente
No Paraíso chegou um anjo recém-formado para se juntar a tantos outros que ajudam Deus a elevar o mundo, como se poderia esperar, tinha um santo coração, mas era meio afoito e metido a sabichão, sem muita delonga, começou a reparar em fatos que para ele estavam mal resolvidos, falando consigo mesmo:
Com todo amor e respeito, mas parece que por aqui todos são muito acomodados! Será que ninguém percebe isso? Ainda bem que cheguei a tempo, antes que o mundo se acabe...
Onde já se viu? Tanta crueldade na Terra! Crimes, guerras, injustiças, maldades a perder de vista e parece que ninguém se importa na devida medida! Oras! Pois...
Tem coisas que por mais que eu queira não consigo entender, por exemplo, por que ao invés de ficar ajudando um tantinho aqui e um cadinho ali, com o poder que Deus possui, ele não torna todos em criaturas bondosas de uma vez por todas?
De sua parte, Deus já havia deixado os anjos mais experientes de olho, para evitar que o novato aprontasse alguma antes de se acostumar com o cargo, contudo, sabe como é! Os santos vivem atarefados, protegem aflitos, socorrem acidentados e um breve descuido já foi suficiente para o calouro arquitetar:
Quer saber! Eu mesmo irei mostrar como é que se faz! Esta noite irei a Terra para abençoar a humanidade de forma definitiva e, ao acordar, todas as pessoas estarão permanentemente purificadas, não restará nada de maldade em ninguém e quando eu digo nada, é nadinha mesmo!...
E assim ele fez, na medida em que as pessoas despertavam já tinham se transformado num pedaço-de-pão, inimigos se abraçavam, ladrões procuravam as vítimas para devolver os pertences anteriormente roubados e estas não aceitavam para ajudar os antigos delinquentes, a natureza finalmente passou a ser preservada, as guerras cessaram, os crimes sumiram e não houve mais desentendimentos, ficou tudo uma beleza!
De tão feliz, o anjo benfeitor ponderou:
Ta vendo? Consertei o mundo em dois tempos, ou melhor, num tempo só! Vou chamar o Senhor para mostrar o meu feito! Promoção? Oras! Quem pensou nisso? Afinal, sou um anjo, não tenho ambições egoístas, só quero ajudar...
Cordialmente Deus o atendeu e já meio preocupado questionou por onde ele andou, pois não o tinha visto pelos arredores ultimamente, ao que o anjo respondeu:
Estive preparando uma surpresa que em muito o agradará, meu Senhor, mas, ao invés de contar, gostaria de lhe mostrar pessoalmente se puder me acompanhar...
Porém, não é mesmo fácil cuidar de tudo o que existe, assim, o anjo passou um período meditando por ali até que Deus tivesse uma folguinha para acompanhá-lo.
Enquanto isso, na Terra as coisas aconteciam de forma surpreendente e o que se poderia considerar uma benção tomou forma catastrófica, pois, num lugar sem nenhuma maldade não haveria espaço para indústria bélica e exércitos, assim, foram extintos, com eles também sucumbiram todos os níveis policiais, já que não ocorriam crimes e numa cadeia sem precedentes foram desaparecendo serviços de advocacia, tribunais e promotorias, pois não havia mais causas, hospitais e outros incontáveis seguimentos encolheram sem as vítimas da violência...
Frigoríficos fecharam, uma vez que ninguém tinha coragem de matar sequer uma galinha, no campo, famílias morriam de fome abraçadas em vacas e não se consumia verduras para não tirar o sustento das indefesas lagartas, quase não restavam ocupações e muito menos alimentos, lideranças nivelaram-se aos seguidores e todos seguiam sem rumo, o caos foi instalado e no andar da carruagem, ironicamente, tudo indicava que a raça humana desapareceria da face da terra graças a um surto repentino de extrema bondade...
Mas, como a Providência é sábia, nessa hora o anjo responsável pela tragédia chegou acompanhado do Altíssimo, que não pôde segurar o espanto:
Santo Deus! (que era ele mesmo)
Rapidamente o anjo percebeu a besteira que havia feito e caindo de joelhos implorou perdão na esperança de que o Senhor pudesse restabelecer a ordem...
Mas, com a serenidade que somente o Criador poderia manter diante de tal calamidade, Deus foi explicando com sabedoria que a pior das maldades é a ignorância e uma grande virtude é a paciência, portanto, apesar de tudo poder, uma nova intervenção repentina não seria um bom negócio para consertar a situação, já que justamente o tempo havia sido tirado das criaturas antes que tivessem aprendido a viver com sabedoria, sem perderem o instinto de sobrevivência e a saudável ambição de se tornarem realmente justas e bondosas...
Sendo assim, como medida reparadora, o tempo seria devolvido a todos os mortais atingidos pela remoção de um de seus maiores direitos e durante tal período a sucessão de acontecimentos não seria exatamente aquela que alegrasse seu divino coração, pois o mundo chegaria à beira do extermínio, até que por caminhos tortuosos o instinto de sobrevivência renasceria sob o estigma da maldade, dando a entender que somente os mais fortes sobreviveriam dispondo de todos os bens materiais que sua força pudesse alcançar...
Somente após um longo e tenebroso período de amargura é que a luz da sabedoria voltaria a dar sinais de sua existência através dos novos profetas que seriam enviados para mostrar o caminho a seguir rumo aos bens que realmente importam, dessa forma, tudo o que o anjo pretendia concertar numa espécie de canetada, gerou um enorme atraso e sofrimento ao planeta que ele queria ajudar...
Isto posto, o anjo perdeu qualquer resquício de orgulho que ainda lhe poderia caber e concluiu dirigindo-se ao Criador:
Conforme seus ensinamentos não mereço o título que carrego, já que fui tão estúpido e ainda que me castigue com todo o rigor, entenderei que terá sido muito pouco diante da minha lastimável falha...
O desespero não permitia que o santo parasse de chorar, quando a divina mão fraterna o tocou e um breve diálogo se iniciou:
Acorde! Acorde! Meu bondoso filho, disse Deus...
O que aconteceu? Onde estou? Perguntou o anjo...
Oras! No céu! Você estava tendo um pesadelo, Deus respondeu...
Mas, anjos dormem? O anjo voltou a perguntar...
Não! Deus falou, contudo, em certas ocasiões é melhor que façam isso ao invés de outras coisas, como forma de passarmos a primeira lição aos recém-chegados...
O BOM HOMEM
João começou ajudando animais e ao notar que o retorno alegrava seu coração, passou a ajudar também as pessoas.
O tempo foi passando e claro, muita gratidão pela água, alimento, abrigo e proteção; todos se contentavam...
Dia após dia, era isso o que os animais pediam e retribuiam com muito amor, porém, as pessoas, na medida e que melhoravam em diversos sentidos começaram a pedir mais e João foi atendendo, deixando as pessoas ainda mais radiantes...
Num determinado ponto, o que ele dispunha já não era mais suficiente para satisfazer todos os pedidos humanos, contudo, mesmo que o número de pessoas tivesse aumentado muito, João ainda seguia oferecendo tudo ao seu alcance...
Com o tempo as instalações dos animais foram se desgastando, João tentou doar alguns para serem melhor tratados, mas no dia seguinte estavam arranhando a sua porta, pois eles amavam o amigo e não o que ele oferecia...
No entanto, ainda que ele pedisse para ficarem, a maior parte das pessoas foram se afastando e reclamando que ali não tinham futuro...
Na medida em que o bom homem envelhecia, os animais continuavam a vê-lo como sempre, lambiam suas mãos, festejavam a sua presença a cada novo dia e corriam para todos os lados brincando uns com os outros agradecendo a vida...
Já, as pessoas, tinham todas partido e nunca voltaram para saber se João precisava de algo...
Quem dera eu encontrasse o meu lugar,
Meu aconchego, meu descarrego, meu lugar de sussego;
Quero paz comigo mesmo, e guerra,
Conflituoso e amoroso,
Quero paz e quero guerra;
Preciso entender o que há no meu ser,
Essa falsa paz que me corroe por dentro,
É guerra, que vem pra me purificar e dar alento;
Porque na dor é que se aprende
a dar valor,
É ali que se aprende admirar uma flor,
Ela é meiga e doce, mas tem a sua proteção no espinho,
Ela alegra e fere, e me faz encontrar o meu caminho;
Foi nela que encontrei o que mais precisei,
O amor e a dor, a paz e a guerra.
O Amor é Contingente.
Lagrimas, sorrisos;
Ócios do oficio;
Amar nunca foi facil;
Verdadeiramente, quase impossivel.
Palavras e canções;
Musicas e declarações;
Amor não pode ser comparado;
A outras emoções.
Tem que ser cuidado;
Tem que ter cuidado;
Pois alem de magoar;
Pode sair machucado.
Ame com sabedoria;
A pessoa certa, quem diria;
Luiz Carlos falando;
Sobre a verdade da vida.
Amor, meu bem;
Tudo oque eu sinto, vai alem;
Além da vontade de sentir;
O beijo de alguem.
Sem mentiras;
Só verdade;
O amor não tem;
Aparencia nem idade.
-Luiz Carlos
------------------------
Conta-se sobre uma jovem aborígine, que em uma tribo antiga desconhecida habitava.
Em tudo o que queria, não agia.
Senão pela sabedoria a qual o velho xamã de sua tribo ensinava.
Das coisas que o velho dizia, havia uma lenda ancestral, que falava sobre o bem e o mal.
E a lenda primitiva que falava então, sobre a luz e a escuridão, se referia a dois lobos que habitavam o seu destemido coração.
"Para isso criança não existe domínio, se não ao qual você mais se atenta. Pois das suas ações só sobrevive dos dois, o lobo ao qual você mesma alimenta."
Apartamento 116
Nesse céu,
Esqueço minhas mágoas,
Sinto alívio,
Mudo meus pensamentos.
Fui imaturo no passado,
Dei passos errados,
Andei por caminhos escuros,
Tudo isso,
Por ter medo do mundo.
Ser imaturo,
Me deixou só,
E me deixará por muito tempo,
Sinto esse sofrimento,
Que me mata por dentro,
Perfumes que lembram momentos.
Essa janela do apartamento 116,
Me lembra outra vez,
Que lhe fiz chorar,
Porque nunca te amei.
Só posso te amar a distância e isso dói. Dói, porque sei, que não posso te ter de perto. Assim, não posso te abraçar e sentir o seu cheiro, te beijar e sentir o seu corpo junto a mim. Sim, te amar a distância dói por outros vários motivos, mas, nenhum deles que me faça desistir do amor que ainda sinto por ti.
Sim. Ainda te amo.
eu ando sem fronteira vangado sem rumo
procuro felicidade em mi mais cada dia quer passa
o lado do meu coraçao esta bom e do outro esta ferido
como um cristal quebrador mais nesse dias eu vir a luiz da felicidades
brinlhado nois meus olhos oquer comecei aida nao teminou??
ser voce começou algo temine porquer
niguem saber o dia de amanha???
No mundo existem "Rochas & Cristais"; devemos sempre aprender a lidar com cada um... temos também o ar que não enxergamos, mas é vital para todos, encontramos ainda a água que flui, se amolda a qualquer recipiente e se apresenta sólida como gelo, gasosa como nuvens e liquida como a chuva, oceanos e rios...
Assim, também é nosso espírito, cada um com suas particularidades, que pode ser forte como a rocha ou delicado como o cristal...
Há momentos em que acreditamos que nossa estrada está ruim, cheia de imperfeições e buracos. Então de repente vem Deus e nos surpreende com uma vista exuberante adiante.
Acredite, não precisamos de muito para sermos felizes. Creia, pois quando menos esperar, Deus pavimentará seu caminho e lhe mostrará o rumo certo!
Quando eu era jovem,
o tempo na minha visão
passava diferente.
Dez anos pareciam muitos,
vinte, uma vida inteira,
e trinta, uma eternidade.
O tempo implacável,
me transportou rápido, voando como um pássaro mágico, me levando
aos cinquenta.
Hoje, olho para o passado,
de doces e tristes lembranças, e sinto como
se o tempo passasse
tão devagar, tão calmo.
Mas agora, depois de tantos anos, experiências
e aprendizados,
agradeço a Deus por ter
me dado a oportunidade
de viver até aqui.
E que eu possa viver
e aprender muito mais,
até o fim.
- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- 58 textos motivacionais para equipe de trabalho
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- Textos para amizade colorida declarando os seus sentimentos
- 35 textos para melhor amiga chorar e se emocionar
- Frases de Carlos Drummond de Andrade
- Textos de Carlos Drummond de Andrade
