Texto de Carlos Drumond de Andrade - Antiguidades
Não importa a sua filosofia política, se você é de direita ou de esquerda, o que importa é a sua real preocupação com o futuro da nação, com os excluídos, esquecidos pela sociedade e pelos necessitados em geral. O que importa ainda é a sua consciência limpa e tranquila, o seu coração bondoso, a sua nobre atitude e seus objetivos lógicos em prol do bem comum e não na defesa de corruptos e lixos que insistem em fazer parte do palco e não da plateia .
Converse sobre política, mas, faça uma política séria sem defender aquele ou aquilo simplesmente por uma ideologia patife e escárnio.
Precisamos nos pautar numa política, que busque acima de tudo, investir na educação do nosso País e não na alienação, pois ela é o alicerce para o desenvolvimento de qualquer sociedade de primeiro mundo.
Preludio
Um dia em grande Nadia ida para o Natal Sempre presente O meu estado social A orar e a servir Na reciprocidade Vem o sorrir De conhecer nova gente Com geologia e a geolga É evidente Que se abre a mente Mas não o suficiente Como o de um lar Que é reverente ao senhor E estão amar Passei por Alfama Ouço fado Cantado por um tenor Os Tuc tuc A espera de mais Uma volta As pessoas movimentam-se Como se fosse de dia É uma euforia É próprio do Natal O conta gotas Está mais vazio a cada dia Todo mundo tem um tempo Nasce quando florir no coração A semente brotada Por a palavra sagrada Do conhecimento divino E impirico Na vivências adequire-se a sapiência Encontra-se a transparência Para ser cego, surdo, e mudo, É -se silenciado, e assoitado Por um mundo em convulsões Cheio de sono Adormecido pelas transgressões Do sabor do fruto proibido Há procura de sumo Nisto e naquilo Naquele e naquela Encontro a razões Para fazer a parcela Na soma disto com aquilo Adicionando os prefixos e sufixos Dividindo as sílabas Classificando as extrofes, Contando os versos Gramaticaamente falo Do Natal É mais que palavras É uma acção De união De partilha De dar e receber É ser e querer Uns para outros Na caridade Na irmandade No perdão No amor Na compaixão Na gratidão
Minha querida mãe me ensinou muito, através do seguinte ditado:
_O que seria das outras cores se todos gostássemos do azul?
Pois bem...
Fica nítido que somos diferentes.
Cada pessoa possui uma história única.
Por mais que passamos por situações parecidas, a forma como lidamos com isso é diferente para cada um.
Exercemos reações diferentes perante a vida (ou a morte).
Não devemos ensinar as crianças a respeitar o branco ou o negro. O correto é educar para que respeitem a todos, assim não criaremos distinções.
Querer que as pessoas possuam a mesma forma de pensar ou gostos, é normal. Porém a magica está na loucura de sermos diferentes, de podermos discutir sobre assuntos variados. Essa é a porta do conhecimento.
A única coisa que devemos ter sempre para com o outro, é o RESPEITO.
Entenda...
Voce não precisa gostar do que julga diferente, mas respeitar é teu dever.
_Catherine Andrade
Quando uma árvore não dá mais frutos
É preciso esquecê-la e iniciar um novo ciclo
Deveras outros brotos florescerão
Felicidade e amor não faltarão
Confiança e concentração serão precisos
Para que preservas seus objetivos, porém...
Se o desejas tanto...
Não fique só na imaginação,
Pois tudo se conquista na ação
Mas sempre fazendo o possível,
Ou não se repita os mesmos erros no presente
Ou a árvore morrerá novamente
Pq a vida é apenas uma e as escolhas q fazemos hoje na maioria das vezes não possuem volta, então não arrependa-se por suas escolhas, e nunca jamais desista de seus sonhos, trace metas e lute com todas suas forças para alcança-las por que por mais difíceis que elas pareçam, nada é impossivel diante aos olhos do criador...
Entao vá a luta, levante quantas vezes for precisso, recomeçe se for necessario, mas não desista...
E quando parecer que não há mais saida, ponha tudo nas maos do Pai, que ele ira lhe guiar...
Entretanto para ouvi lo você devera manter sua mente e seu coração abertos pois muitas vezes as respostas serão sutis e você podera dixalas escapar...
As vezes me perco em meus proprios pensamentos tentando entender o pq das coisas, no entanto as resposta que procuro não estão dispoiveis talvez por que eu esteja com os olhos encobertos ou pq eu proprio não queira enxerga las, mas isso não cabe a mim julgar.
Espero q o tempo com sua infinita sabedoria me traga as respostas que tanto procuro. E que neste dia eu possa olhar para trás sem arrependimentos ou magoas tendo a convicção de que nada que eu tenha feito, ou pelas coisas que lutei com forças q nem eu mesmo sabia q possuia, passando por cima do meu proprio orgulho, que estas coisas não foram em vão.
Por que a vida é apenas uma e as escolhas que fazemos hoje na maioria das vezes não possuem volta, então não arrependa-se por suas escolhas, e nunca jamais desista de seus sonhos, trace metas e lute com todas suas forças para alcança-las por que por mais difíceis que elas pareçam, nada é impossivel diante aos olhos do criador.
Entao vá a luta, levante quantas vezes for precisso, recomeçe se for necessario, mas não desista... E quando parecer que não há mais saida, ponha tudo nas maos do Pai, que ele ira lhe guiar. Entretanto para ouvi lo você devera manter sua mente e seu coração abertos pois muitas vezes as respostas serão sutis e você podera dixa-las escapar.
Tenha sempre em mente que o bem que semeamos pelo caminho, e o amor que doamos aos outros não é em vão, embora hoje você não compreenda um dia ira perceber que o amor nada mais é do que liberdade...
A paixão se consumiu, o medo se extinguiu, as lágrimas secaram e o tempo passou...
Passou o tempo de viver arrastando-se, levando os sentimentos em suas asas impassíveis que tudo transformam, que tudo modificam, que tudo consomem...
No entanto, mesmo com tudo que se foi, tudo que se modificou e tudo que perdeu-se, o amor permaneceu.
Cada vez mais forte...
Muitos falam que isso passa, que o tempo cura, no entanto quando o sentimento é verdadeiro não há nada que o faça sumir por completo, ele até pode ficar adormecido, ibernando, latente, mas com a menor fagulha reacende com maior força ainda, como o nascer do sol em uma manhã de primavera...
Por isso a única certeza que tenho é que te amo e como dira o poeta: " Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?"
Desde a primeira vez que te vi, te quis...
Quando te tive, tive medo de magoar-te e te perdi...
E hoje minha missão é seu coração reencontra, nem que leve a eternidade hei de conquistar-lhe...
Por que a paixão se consumiu, o medo se extinguiu, as lagrimas secaram e o tempo passou...
Passou o tempo devevar arrastando-se levando os sentimentos em suas assas impassiveis que tudo transfomam, que tudo modificam...
No entando mesmo com tudo que se foi, tudo que se modificou e tudo que perdeu-se o Amor permaneceu...
Cada vez mais forte...
Muitos falam que isso passa, que o tempo cura, no entanto quando o sentimento é verdadeiro não há nada que o fassa sumir por completo, ele ate pode ficar adormecido mais com a menor fagulha reacende com maior força ainda...
Por isso a única certeza que tenho é que te amo e como dira o poeta: " Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?"
São nestes fundões de campo onde minha alma se desprende de todos os seus desenganos.
E ajoelhado neste antigo altar campeiro me sinto mais próximo do Criador
E numa rude oração que brota do cerne do coração agradeço ao pai por mais um dia que se vai.
E peço ao Patrão Velho que me de forças para seguir o meu caminho sempre guiado pela luz do firmamento, conforme a vossa vontade.
Mas um dia sei que me aquieto, n’algum rancho costeiro
Nos braços da prenda amada, a mais bela flor do jardim.
Atrás de seus olhos olhos negros hei de encontrar sossego,
Meus aperos hão de descansar em algum galpão a sombra de uma corticeira...
Eu amor voçê..
adoro seu jeitinho de ser..
Que me encanta noite e dia..
ate a tarde ao amanhecer...
amor voçê como tú es..
eu quero voçê meu amado...
juntinhos ate onde eu durar...quero te encontrar...meu bem...te espero ao meu lado..
Para agente juntos ficar..
Meu amor como te amor..
nao importa tempo ou lugar ...inevitavél do quer for..
todo tempo irei ti amar..
comportar, como NÃO falar, como NÃO agir, como NÃO ser indiferente e egoísta a dificuldade, a dor e a alegria do próximo! Tive observando como as pessoas conseguem ser superficiais e fúteis, como são individualistas! Algumas MENTIROSAS, credo! Sabe o que mais me impressiona, a capacidade de fingir sentimento, de se fazer de bom..boi sonso é que arrebenta porteira minha gente!!!
UM EXEMPLO SERVE MAIS QUE MIL PALAVRAS!
Para uma mulher:
"Você não foi apenas uma página virada de um diário...
Nem uma parte da história que logo se esquece...
Vc foi e continua sendo parte de mim
Em meu ser está você
Em cada palavra dita a saudade...
Por que nem sempre podemos prever o futuro
E mesmo distante sinto que você sente o mesmo..."
“Um sorriso não custa nada e lembrado por uma eternidade”
Sorrir faz parte do meu dia a dia, porque não sou eu, é meu coração quem sorrir.
Faz bem para a saúde;
Faz bem para as pessoas que o recebe;
É gratificante quando o sorriso tira o ar de tristeza do semblante de alguém;
Faz o dia de trabalho ser mais produtivo e menos tenso.
SE ME FALTAR O SORRISO É PORQUE MINHA ALMA ESTÁ ARRANHADA!
ESPERANÇA
Esperança que vem e outra que vai, nos deixam confusos e sem saber o que fazer. O coração sofre, a dor aumenta, tudo acontece e se torna uma violência, entre o destino e a esperança. Tudo sofremos, e quando menos esperamos, algo de bom acontece e nos alivia a dor...e mais um dia amanhece, tirando a solidão a dor desse amor que dentro de você vive e permanece!
A natureza é a mais sabia ela sabe o tempo certo para lhe dar tudo que precisas.
O tempo é sábio pois ele te prepara e te modela para que possa viver todos os seus desafios.
O amor não é só bela beleza, sentimentos não são comprados, amar é mais que tudo isso é ser pleno em suas atitudes e cordato com quem tu amas.
Admito: pouco a conheço, pouco desfruto da tua linda presença. Me impressiono com umas visões que tenho de ti que jamais considerei. Sempre me pareceu tão controlada, tão calma e imperturbável. Mas eu sei que passo a mesma impressão para as outras pessoas. Será possível que por baixo você seja tão confusa como eu? Podemos ser mais parecidas do que penso! Sabes mais de mim do que sei de ti. Por mais que eu veja os teus olhos transparecerem duvida, dores e temores, me calo e a deixo a vontade. Prefiro desabar... Não sei se acontece com você, mas esqueço das dores me preocupando com as dos outros, e tento te ver bem assim, cuidando de mim.
Cuidas muito bem, querida.
Às vezes te vejo transparente, esbanjando essa luz que reluz. Outras vezes, te vejo... É, não te vejo. Parece que construiu um muro em volta de si mesma. Sei que não deixará que alguém derrube esse muro. O que é uma pena. Em algumas situações me surgem pensamentos, idéias ridículas de tão simples e claras. Sem esquemas complicados, sem tempestades. Tenho tanto medo. Mas não nego que preciso de ti por perto.
Já falei que a curva mais bonita do teu corpo é o teu sorriso? E que a parte mais quente e linda é o teu coração? Não consigo falar, simplesmente travo. Mas sou assim, uma menina, apenas uma menina, que só sabe expor o que sente por palavras. Nem sempre com concordâncias perfeitas, nem simples de ser entendidas, mas algo me diz que ler as minhas entrelinhas e entende até o que eu mesma não consigo entender.
Ainda não amadureci completamente, preciso de colo. Talvez eu até tenha amadurecido, mas como as flores no outono, um vento qualquer me deixa instável e uma noite fria me acaba. Estou cansada, não me recuperarei, sei disso, e tento me confortar e adormecer o que ainda grita. Sinto-me como se eu fosse um relógio ou coisa assim, com a corda cada vez mais apertada. Mas só há uma coisa que me importo agora: perdoar a mim mesma.
Nossa diferença de idade não vai impedir que fiquemos juntas. Que Deus sele a nossa amizade por longos anos.
Não me deixa, mãezinha. Eu te amo mais do que podes imaginar. Não tenta imaginar, perderá a graça.
‘’Prefiro não me mostrar, mas decidir andar corretamente, por mais que eu me perca no caminho. ’’
Despertar para a vida
Acordei querendo abraçar o mundo. A vida é tão simples, mas rodeada de tantas pessoas complexas. Pensei no quanto um dia de sol faria bem, fiquei poucas horas debruçada na janela, mas o bastante para sentir na pele um pouquinho de tudo isso que é o Hoje. Acordar não é simplesmente levantar da cama, tem que despertar do sono e ir em busca dos sonhos. Talvez seja uma metáfora fácil de se compreender a c o r d a r. Sinto que tudo depende inteiramente de mim, e também inteiramente dos outros a minha volta. Não é egoisticamente cada um por si. É olhar para o céu e agradecer pela oportunidade maravilhosa de um novo recomeço, e absorver força das pessoas que temos ao lado. É difícil demais ser alguém na vida, mas é necessário, por experiência própria, ser alguém na vida de outra pessoa. Cabe a cada um fazer toda a diferença. E hoje é um bom dia para começar a se pensar a respeito. Qual é o teu valor diante da vida?
Amanheça de amor
Teus lábios colados em meus versos;
Teus pelos pelas curvas complexas.
O teu olhar me alimenta alma;
Transporta os horizontes da realidade
para a inexistência.
Teus raios invadem meu ser.
Teus cabelos traiçoeiros ao vento;
Me levando ao relento dos braços
que outrora me solta, me gruda, machuca e
me quer, mal me quer.
Sinais vãos ou não.
Passos avessos, inversos.
Teu silêncio é meu grito de alerta;
Piedade do amor
que ao anoitecer lhe causou
Mas deixa-te amanhecer a vida.
Dom destrambelhado
O ponteiro parece que para
quando eu penso em pensar te esquecer.
Pensamento longe, perto de você.
Razão desgovernada, com o coração na mão.
Passos desandados, tropeçando em nada
Foi o vazio que deixou aqui.
Foi sem dizer as notas,
Coordenadas que diabos fogem de mim.
Sem compasso, foi trapaça me desafinar assim.
Meio tom, duas doses
Um versinho pra me distrair.
Quase rouco, transtornado louco
Só falta mais um pouco pra me destruir.
Pulsamento vago, amor destrambelhado
Me afoguei no raso, foi tanto pouco caso
Que desiludi.
Dó, só melodia.
Perdi o medo na coragem
Foi só um acorde
Pra constar o fim.
- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- 58 textos motivacionais para equipe de trabalho
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- Textos para amizade colorida declarando os seus sentimentos
- 35 textos para melhor amiga chorar e se emocionar
- Frases de Carlos Drummond de Andrade
- Textos de Carlos Drummond de Andrade
