Textos sobre Autoestima

Cerca de 809 texto Textos sobre Autoestima

⁠Há um sentindo ainda incógnito em todos os acontecimentos. Por isso o nosso sentimento de frustração, de ansiedade, de incompreensão e, ao longo prazo, até de depressão.

É que, muitas vezes, paramos em busca de respostas, quando só elas podem ser encontradas se seguirmos viagem. Não no sentido de abandonar os desafios, mas de compreender que diariamente precisam ser vividos e vencidos com amor.

Não importa o motivo do que consideramos ser um adversário.

Inserida por diegoferrariterapia

⁠Não estou pronto para assumir um compromisso agora! É uma condição real, desculpa ou medo?

Vou ser bem sincero com você: geralmente, quem diz "ter medo" de assumir um compromisso, na verdade, simplesmente não quer assumi-lo.

Ou seja, costuma ser uma questão de falta de desejo — e não de excesso de medo.

Há exceções? Claro. Mas esse é o cenário mais comum.

Não por acaso, o que nos dá medo também é o que nos faz crescer. E é através dessa constante batalha que vamos evoluindo a cada dia. Se você evitar tudo que tenha medo, estará perdendo muitas oportunidades.

Ao abordar seus medos e encontrar maneiras de superar seu medo extremo de compromisso, você será mais capaz de formar apegos sem sentir a necessidade de evitar um compromisso de longo prazo.

Inserida por diegoferrariterapia

⁠Como ser mais criativo?

Muita gente não sabe, mas o cérebro utiliza a memória para realizar processos criativos. Ou seja, a melhor coisa que você faz pela sua criatividade é construir um bom repertório de referências.

Consuma conteúdos, filmes, séries, livros, referências múltiplas, dentro e fora da sua área de atuação.

Um cérebro rico em repertório é terreno fértil para a criatividade.

Criatividade não é genética, não é dom, sorte, muito menos magia. Ser criativo é ser autêntico e inovador.

Inserida por diegoferrariterapia

Precisamos aprender a não julgar, ser imparcial, não se importar com o que dizem, o que vestem, como se comportam, mesmo que isso nos atinja de alguma forma, porque geralmente arranham a pele certos comportamentos, mas esses arranhões são projeção, é a exacerbada vontade de que o outro se comporte segundo as convenções, segundo a nossa maneira de viver. Sim! O outro tem que pisar em ovos por minha causa, tem que saber que com atitudes pares ele me desrespeita, tem que se colocar no meu lugar. Tem que estar disposto a se curvar diante do meu eu, do meu pensar, do meu retroceder.
Isso é parte da minha característica sonhadora, do sonho de que antes de tudo é preciso cautela, se estou usufruindo dois espaços, alguém fica no aperto, se estou com mais, alguém tem de menos, se erro, alguém se machuca ou é prejudicado.
O trem não pára, a vida segue, as estações mudam e se transformam, hoje é mais quente que no verão passado, amanhã menos frio que no inverno anterior.
Procurar entender o outro. Procurar olhar com os olhos do outro.
A gente também se julga, se acha gorda, incapaz, de sorriso amarelo, dentes tortos, baixa, falastrona, esquisita e egocêntrica. Tem muita gente que nem vê os nossos defeitos, a gente é que aponta, faz questão de alardear.
A gente se acha menor, ridícula e chata no comportamento, se acha incapaz de dar certos passos, às vezes até de caminhar com tranquilidade, mas o pior julgamento é sentir que mereceu a humilhação, o assédio de toda espécie, a porrada, as agressividades. Não se julgue merecedora de barbáries, de delinquência, de atos covardes de coronelismo, não permita que ninguém destrua sua autoestima.
O julgamento soberbo também não tá com nada, aquele que eu me julgo superior, melhor que outros mortais, caracterizando-os como seres de subespécie, discriminados por ser pobres, pretos, velhos, mulheres ao volante, aidéticos, homossexuais.
Não podemos tratar todos como iguais, o filho do meio não tem o mesmo temperamento do filho mais novo, ou do primogênito. São características diferenciadas, são como os dedos que pertencem à mão, casa um de um tamanho, com uma função. O seu amor não é igual ao seu primeiro namorado, naquela época despreocupada em que aparentemente não havia brigas.
A grama do vizinho não é tão verde quanto aparenta, é a pose do estamos-sempre-felizes. Pára tudo! A vida é cheia de recomeços. Felicidade 100% a todo o momento em todas as áreas non ecxiste! Pode até ser que você seja 99,9% feliz, mas vai ter sempre um calo, um arrependimento, um jeito torto de responder, uma preguiça, a avareza ou alguns dos outros 5 pecados capitais.
O julgamento não compensa, acho que é a raiz de muitos problemas, o engessamento das nossas capacidades, o foco nos defeitos alheios, os entraves dos relacionamentos afetivos.

Inserida por Arcise

tradução:
Eu não quero ver seus corpos no instagram eu quero ver o que tem dentro. Porque eu tinha tudo, mas estava completamente quebrada por dentro, e aguentei para não decepcionar você, mas eu me desapontei, se você está quebrado, você não tem que ficar quebrado.

Verdadeiro:
I do not want to see yours bodies in the instagram i want to see what have inside. Because I had everything, but it was completely broken inside, and I put up with it so as not to disappoint you but I disappointed myself, if you are broken you not have to stay broken.

Inserida por schmidt_

Qual foi a última vez que você se olhou no espelho? Não... Eu quero dizer, qual foi a última vez que você realmente se olhou no espelho? Já percebeu o quanto você é único e especial? Se não percebeu ainda, provavelmente você não se olhou direito. Reparou no quanto você é perfeito ao seu próprio modo? No quanto você é o epítome de você mesmo, de um jeito que ninguém poderia superar, e que isso te faz único?
As pessoas costumam se olhar através de camadas de preconceitos, de padrões pré-estabelecidos e assim fica difícil ver a si mesmo, como se é de verdade.
Olhe-se com amor. Ame ser quem você é. E se, a despeito da modéstia, você não parecer alguém admirável para você mesmo, tome as atitudes necessárias para mudar isso, e seja alguém que você ama ser. É um chavão, mas é verdade: Você precisa se amar primeiro. Não aquele amor cego, incoerente, descabido. O que eu quero dizer é que você deve ser o seu próprio referencial. Da mesma forma que você aconselha, se preocupa e tenta ajudar as pessoas com quem você se importa, faça com você. A autocrítica é importante. Mas só para nos lembrar de que somos humanos, passíveis de erros e não deixar que o nosso amor-próprio se transforme em soberba.
Dê valor aos seus sentimentos. Inclusive àqueles que você tem por si mesmo. E então, quando você se olhar no espelho, os seus olhos vão brilhar como brilham quando você vê alguém que ama e admira muito.

Inserida por Anninhavargas

Vivo a esmo, mesmo quando o dever chama,
esperando aquele amor que prometeram...
Se ele existe, onde foi que o esconderam?
São as dúvidas de alguém que ainda ama.

Esse amor já fez de mim um prisioneiro,
réu confesso, por ter dito que amava.
"Eu te amo", disse, dei minha palavra...
O meu erro foi ter dito isto primeiro.

Fui traído pela minha insegurança,
maltratado pela minha paciência,
torturado pela própria consciência,
magoado pelo amor, que não se cansa.

"O amor é paciente". Espero, então.
"O amor tudo suporta". Eu suportei.
E amando, ainda mais suportarei.
Deixo as mágoas à Divina Compaixão.

Conto as horas, em total desesperança,
esperando, em aflição, meu julgamento.
Por enquanto, minha pena é meu tormento;
solidão será a última sentença.

Inserida por gabriellaurentino

É sexta-feira à tarde e “Ana” esta insatisfeita com todos os aspectos de sua vida. Ela odeia seu emprego. Acabou de ter uma séria discussão com a mãe, esta sem namorado e não tem nem do mesmo um pretendente. Nada esta dando certo – na verdade. Tudo parece estar dando errado. Mas o que ela mais odeia é a espinha que apareceu no seu queixo! E também a irritante pele molenga que balança sob seus braços.
Vamos encarara os fatos: “Ana”, está infeliz com a vida e consigo mesma, inclusive com seu estado de espírito. Ela não quer passar o fim de semana inteiro deprimida; quer fazer alguma coisa que a ajude a se sentir melhor. O que ela realmente gostaria é de se submeter a uma cirurgia plástica – quem sabe diminuir a barriga e fazer uma lipo nas coxas. Mas “Ana” não tem dinheiro para isso e precisa ficar mais animada AGORA!
O que poderia fazer! “Ana” fica pensando nisso. O que teria o poder de mudar a maneira como se sente? O que?
Então tem uma: no meio do caminho de volta para casa, vai parar em sua loja predileta – mas não para comprar nada, apenas para olhar. Duas horas depois, “Ana” esta caminhando pelas ruas da cidade carregando três elegantes sacolas de compras .
Sem duvida, ela se sente muito melhor. Pode-se dizer até que esta eufórica. Mas há apenas um problema: o bom humor dela só irá resistir até a tarde de sábado. Ana gastou o equivalente a mais de uma semana de trabalho e comprou apenas 22 horas e 15 minutos de alegria.
. Um maravilhoso par de sapatos pode fazê-la sentir-se ótima... por pouco tempo.
. Um nariz diferente vai fazê-la sentir mais bonita... por pouco tempo.
. Uma incrível bolsa da corujinha pode fazê-la estonteante ... por pouco tempo.
. Um sofisticado tratamento facial vai fazê-la sentir-se resplandecente... por pouco tempo.
. Uma bela roupa nova pode fazê-la sentir-se atraente... por pouco tempo.
. Três novos tons de brilho labial e dois caros cremes faciais podem faz fazê-la senti-se incrível... Por pouco tempo.
. Botox fazê-la sentir-se artista de cinema... por pouco tempo.
O problema é que tudo isso dura pouco tempo.
É muito fácil confundir com verdadeira autoestima e autoconfiança alegria extasiante mas passageira de “sentir-se bem”. Sim, você pode comprar minutos, horas, dias, ou até semanas de bem estar. Mas todo dinheiro do mundo não é suficiente para comprar autoestima. Basta observar algumas pessoas ricas e mal resolvidas que você conhece. Não importa quanto dinheiro se tenha ou deixe de ter, diminuir o saldo da sua conta bancária ou aumentar suas dívidas não saco atitudes capazes de mudar a maneira como você se enxerga.
Muitas mulheres estão pagando um preço ainda mais alto. Elas buscam seios maiores,peles mais lisas, narizes mais finos, bronzeados mais duradouros. Pergunte a si mesma se precisa passar por cirurgias para se sentir-se especial. Esta disposta a alterar tudo o que vê no espelho para tentar mudar um sentimento que, na verdade, mora dentro de você?
Quando seu cérebro e seu corpo estão gritando”, aquela roupa, aqueles sapatos e uma lipo na barriga farão toda a diferença”., o que estão realmente lhe dizendo? Eu você vai se sentir incompleta sem isso ou que uma parte de você se sente incompleta... ou inferior... ou insuficiente? Você precisa fazer essa distinção antes de torrar seu suado salário. E saber diferenciar uma coisa da outra é o que irá guiá-la pela estrada que leva à autoestima.
Tantas pessoas já disseram isso pode parecer uma afirmação tola, mas a autoestima é realmente construída de dentro para fora. Ela vem da aceitação de si mesmo, de se tratar com amor, gentileza, cuidado, respeito e admiração e de agir assim permanentemente.
O dinheiro pode comprar muitas coisa, mas não a AUTOESTIMA...

Inserida por soarespeixe

Não, eu não nasci para ser relativa, nem previsível, quem dirá igual a todo mundo. Tenho meu jeito próprio de falar, opinar e agir. Tenho minhas crises, que são só minhas, por motivos que minha mente escolhe. Tenho meus próprios defeitos, estilo, qualidades...<br>
Nunca quis seguir padrões, uso e sou o que eu gosto de ser, faço e idealizo o que eu gosto e pronto. E não, eu não sou louca, sou diferente e tou pouco me lixando se acham estranho. Você pode até me julgar, mas jamais entenderá que ter sua própria essência é deixar sua marca no mundo!q

Inserida por mirellennegreiros

e_Start (desvício)


Aí...depois de mais de três décadas olhando só para o chão
ele ergueu a cabeça e contemplou um mundo inteiro
bem na sua frente!
Ele não conseguia entender de onde havia surgido aquele mundo novo
e nem fez esforço para tal. Apenas calou-se.
E o que se sabe d'ele é que, depois daquele dia
nunca mais abaixou a cabeça! Nunca mais.
Ele até sabe que alguns o acharão arrogante, esnobe...etc.
Por estar sempre de cabeça erguida, de nariz em pé, em estado de contemplação...
Mas não se importa com isso!
De verdade, não se importa com isso.
Desde que possa continuar olhando para frente
desde que seu mundo seja sempre incrível como é agora
como fora, já na primeira vez que se mostrou a seus olhos
naquela tarde de domingo.
Se for assim, pra ele está tudo bem.
E se não for assim, não será de outro jeito, pelo menos para ele.

Inserida por JotaW

Levantar a âncora, içar as velas

Para quem está sem rumo, perdido na imensidão de um oceano vazio , tome nota : muito se fala sobre amor-próprio , e também da forma como o amor e o ódio andam lado a lado, com os dedos entrelaçados. Como então nunca nos lembramos de falar do irmão pirateado e obscuro dele ? O ódio-próprio,ele existe,com nome e sobrenome , é tão forte quanto o primeiro e fazem um belo duelo, de um lado a autoestima do outro a autocobrança , vence qual for mais cultivado. E os cultivamos ,sem perceber, sempre que caímos em um mar de pensamentos à deriva da emoção do momento; ninguém pode te machucar mais do que vc mesmo. Acerte a bússola, tome o leme !

Inserida por Guiicf

Infelizes são aqueles que, do alto de sua arrogância, julgam que os negros são inferiores aos brancos, e seringueiros e indígenas devem abrir espaço para amplos pastos que ocupam o lugar das centenárias árvores derrubadas. Infelizes são aqueles que se apagam com unhas e dentes a funções de poder, pois fora dele se deparam com a sua baixa autoestima e sofrem por não suportarem viver como cidadãos comuns.

Nada mais feliz uma pessoa do que o sentido que imprime à própria vida, seja enfiada em um laboratório pesquisando células de formigas, seja como militante de um partido político que busca a transformação da sociedade. Bastam-lhe condições mínimas de uma vida digna e, como assinalou Aristóteles, boas amizades. Montaigne dizia que o amigo é esse alter ego, um outro eu que cada pessoa precisa para ser feliz. Ninguém é feliz sozinho, pois sozinho ninguém se basta.
(do livro: “Felicidade foi-se embora?”)

Inserida por EmOutrasPalavras

No auge de minha adolescência, assim como a maioria das pessoas, enfrentei alguns problemas de autoestima. Já até contei sobre alguns traumas aqui, em outros textos.

Aos 16, conheci a tecnologia e o mundo do Photoshop…

Que mágico era poder ter o nariz dos meus sonhos, a pele mais perfeita do mundo e a imagem mais idealizada possível de mim mesmo.

Quanta mentira!

Eu (e as pessoas que me conheciam pessoalmente) mal me reconhecia nas fotos…era bizarro!

Percebi que estava mentindo pra mim mesmo!

Quem era aquele garoto?! Bah…ele nem existia!

Então comecei a entender que mudanças exteriores começam de dentro pra fora.

Eu poderia ter juntado todo o dinheiro possível e corrigir alguns “defeitos”. Mas seriam mesmo defeitos ou minha mente estava doente?!

Infelizmente, com outras consequências, percebi que o erro estava mesmo na minha cabeça.



Não era o tamanho do meu nariz ou das minhas orelhas, mas o tamanho do meu cérebro que definhava a cada ideia distorcida de imagem que eu comprava.



Hoje, com a cabecinha no lugar em relação a este assunto, amo destacar o que antes era “feio”. Isso me torna único e dá um “quê” de especial na minha aparência!

Você, provavelmente, tem algo que te torna diferente das outras pessoas. Às vezes nem é uma característica física…



É tão importante nos amarmos antes de esperarmos que outros nos amem!

Quando tomamos ciência disso, a visão sobre nós mesmos muda e, passamos então, a sermos os personagens principais de nossas próprias histórias.

Inserida por nylobimbati

"Existem conceitos de amor estranhos por aí, como se existissem diversos tipos de amores: amor que proíbe, amor que julga, amor que condena, amor que permite, amor que sufoca, amor simbiótico, entre outros. Amor é amor...simples e absoluto, é o sentimento de se querer bem, aceitando tudo de bom ou não de uma pessoa.
É como o ar...ar é ar...é como o sol...sol é o sol...
Amor é olhar nos olhos, e deixar se ir por aquele olhar...só isso!
Sem máscaras, sem defesas, apenas viver o momento integralmente, seja num abraço, seja num sorriso, numa palavra, seja num contato corporal...o amor só é sentido quando nos libertamos de amarras e apenas nos permitimos, sem medo de julgamentos, dores ou de não ser exatamente o que o outro deseja."

Inserida por telmanogueira

Eu sou do meu jeito;
Sou assim como eu quero e vou ao meu compasso.
Sou o meu tempo, minha hora e minhas próprias experiências...
Eu sou o que eu acho certo.
Me sinto muito comoda sendo a minha própria realidade, pois não tenho que me preocupar com o fim de nenhum efeito à meia noite.
Eu sou minha consciência tranqüila, leve e serena - Acredito que essa é uma grande virtude em tempos como hoje.
Eu sou a minha própria natureza.
E prefiro ser exatamente assim, do que ter todo o trabalho cansativo de fingir ser quem eu não sou.

Inserida por marachan

══ ིྀ ═══════════ ♡ ིྀ ♡ ═════════ ིྀ ══

O tempo não e uma intriga para mim. Não temo do tempo que passa por mi de forma veloz e sem piedade, levando consigo tudo que eu julgava ser mais importante. Não sinto falta de nada que o tempo levou. O tempo e sábio, ele melhor do que eu sabia o que já não fazia falta. Não obstante, aprendi a apreciar como a valorizar tudo que ele generosamente deixou. Generosamente ele simplesmente deixou aquilo que realmente fazia falta como que também ajudou a realizar pessoa que hoje sou.

Inserida por sergiocorreia

A depender de mim os psicanalistas, psiquiatras e psicólogos estão perdidos.
Eu sempre dou jeito nos meus conflitos com uma dose amor,determinação, e uma boa noite de sono.
No final a dor sempre passa, só permanece se eu deixar e eu não deixo, as feridas cicatrizam, não sou doida de deixá-las sem um curativo, afinal ferida mal curada pode virar um câncer e eu tô fora!
E como sempre "eu me curto," eu sei que o meu brilho ninguém ofusca, eu me reconheço como uma mulher muito especial aos olhos do Pai.

Inserida por Heleniceaugusta

O SOL!

O sol brilha todo o dia,
Emitindo uma energia que contagia.
O seu brilho que ilumina todas as coisas,
Ele que deixa as criaturas malignas afoitas.
Não importa se haja uma nuvem atrapalhando o seu resplandecer,
Ele ainda vai fazer as coisas vivas estremecer.
Podem até tentar o esconder,
Mas brilhando ainda a de o ter.

Inserida por D3n4

E por um instante ela se achou linda!
Fazia tempo que ela não se olhava daquele jeito.
Linda!
Tão linda, que outras pessoas não puderam deixar de evitar o olhar: era linda, linda, linda!
Estava tudo igual. As mesmas dobrinhas ao redor da cintura que terminavam numa canoa nas costas, aquele culotezinho nos quadris, as coxas mais grossas do que as desejadas por ela, a flacidez nos seios, as estrias da gestação passada, a cicatriz que ela tinha e sempre tentava esconder, as ruguinhas que se insinuavam a cada sorriso dado... Tudo exatamente igual!
É que ela, de repente, resolveu dar uma chance pro que ela era por dentro, e por dentro, bem, por dentro quando é bonito demais, o resto é só acessório.
Que linda!

Inserida por MellGlitter

►Vá Viver

Não se sinta só, pois não está
Apenas olhe ao redor, basta você notar
Há tantas pessoas para conversar
Não fique ai a se lamentar
Permita a elas lhe mostrar
Permita-se sentir, não só solidão, mas algo a mais
Algo difícil para mim de explicar
Deixe-me tentar, irei começar desde já.

Um mundo grande, grandão
A solidão só terá espaço se você der a permissão
Como? Deixando de sentir paixão
Isolando-a, congelando-a e sepultando-a
Poderia eu continuar falando e prologando
Mas veja bem, sou apenas um desocupado dialogando
Tentando lhe mostrar o mundo por um outro ângulo
"Está delirando?", deve estar pensando
Mas não fique me julgando, se acalme
Não permita que as sombras da sala vazia te cale
Se expresse
Pois neste mundão só será realmente feliz quem tem coração
Descongele o teu, então, e vá sentir esta emoção
Deixe de bobagem
Se és uma mulher, princesa, há um príncipe lhe esperando
Em uma bela carruagem
Se apresse e vá logo, antes que seja tarde
Lá fora, atravessando a porta, está sua felicidade
Ainda há tempo, parta agora
Antes que a sua vida se expire e vá embora.

Não julgue sua aparência e defeitos
Afinal, todos nós somos humanos imperfeitos, não é?

Ora, eu mesmo admito que já me xinguei
Me crucifiquei, me mutilei
De ofensas eu mesmo já me chamei
E somente dor a mim mesmo eu causei
Por isso pare, pense, "Por quê?"
É esse o propósito da sua vida?
Viver sendo torturada pela solidão, reprimida
Abra a janela, o dia não está lindo?
Leia esse texto se está abatida, ou abatido
Que esses versos lhe faça entender isso
Que você não precisa disso
Sua maior qualidade ainda está escondida
Pare de se julgar diminuída e procure uma saída
Deste quarto aparentemente trancado
Sem portas, sem cadeados
Que em sua própria mente foi criado.

Confesso que já me senti pequeno
Me senti assim por bastante tempo
E me lembro bem do tormento
E não pretendo reviver, e até já escrevi um depoimento
Mas estou falando de qualquer pessoa que esteja infeliz, sem cor
Se sentindo apenas um lixo, sem valor
Comece a se olhar apropriadamente diante o espelho
E pense, "Será que é isso mesmo que vejo? Um lixo?"
Mas como eu já escutei uma vez alguém falar
Do lixo pode-se brotar uma flor
Possuímos defeitos e qualidades
Isso faz parte de nossa humanidade
Porém, eu aprendi e vou repassar
Ninguém irá surgir na porta e lhe dar felicidade
Aquela sentida com sinceridade
Fuja dessa sua cela e vá viver com vontade.

Inserida por AteopPensador

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp