Textos sobre Autoestima
SUA FELICIDADE IMPORTA
Corações feridos são algo comum na nossa sociedade e muitas vezes essas pessoas se sentem merecedoras de amor. No entanto, o que muitos não entendem é que esses corações feridos são tão feridos porque eles se acostumaram tanto a desmontar e remontar suas partes para caber nas do outro, que no caminho perderam aquela que os permitia retornar a sua essência.
Eles se esforçam tanto para agradar os outros, que acabam esquecendo de se agradar a si mesmos. Eles se tornam tão flexíveis, que acabam se quebrando. Eles se esforçam tanto para se encaixar, que acabam se perdendo. Eles se esforçam tanto para ser amados, que acabam se esquecendo de amar a si mesmos.
É importante lembrar que amor verdadeiro não vem de outra pessoa, mas sim de dentro de nós mesmos. Não podemos depender dos outros para nos sentirmos amados e completos. Precisamos aprender a amar a nós mesmos primeiro, para então sermos capazes de amar e ser amados de forma saudável.
Você não está sozinho nessa jornada. Muitas outras pessoas passam por essa mesma dor e sofrimento. Mas lembre-se, você é forte e capaz de superar essa dor. Você tem o poder de encontrar sua essência novamente e se amar de verdade.
Lição para a vida: se o comportamento de alguém estiver te deixando confuso, se você não consegue entender qual é a intenção de uma pessoa... Se o que essa pessoa fala é muito diferente do que ela faz - então a melhor coisa a fazer é focar no que essa pessoa faz (e não no que ela diz)
Salvo exceções, geralmente as verdadeiras intenções de um ser humano são muito mais materializadas no comportamento do que nas palavras. Se você fizer isso, sua chance de errar será muito menor.
Hábitos ruins trazem recompensas imediatas, por exemplo, prazer, mas te cobram um preço alto no futuro.
Disciplina traz recompensas no futuro, mas te cobram um preço agora, imediatamente.
É o preço do comprometimento, consistência ia. É o custo emocional de falar não para os prazeres imediatistas.
Nosso cérebro adora recompensas imediatas, por isso hábitos ruins são muito mais atraentes do que a disciplina.
O mundo vai te tratar da maneira que você trata o mundo. Porque aquilo que chega até nós, tem um significado que decidimos dar.
Não importa o fardo do acontecimento. Iremos, muitas vezes, sentir a dor dilacerar o nosso ser, mas, ainda assim, podemos buscar após o momento do luto ressignificar aquela dor.
Começando pela conformidade dos fatos naquele momento e naquela circunstância.
Portanto, nunca nos cabe controlar o mundo, mas controlar a maneira que lidamos com o mundo.
A compaixão é a cura que oferecemos ao outro. É a capacidade de compreender o estado emocional de outra pessoa.
Ter compaixão por alguém envolve mais do que colocar-se em seu lugar e genuinamente querer compreendê-lo ou mesmo ajudá-lo. Envolve começar a ter uma perspectiva totalmente diferente quando se trata de como você percebe os outros.
Começando claro por não julgar. Compreender que aquelas decisões são baseadas no grau evolutivo daquela pessoa.
Quando saímos de nosso autocentrante para a compaixão, diminuímos o peso de nossos próprios obstáculos.
Afinal, quantas vezes nos pegamos pensando no passado e nos envergonhando de ter tomado só aquela decisão.
Aceitar essa falta de sabedora ajuda nosso reconhecimento como seres humanos e, por isso, falhos em constante aprendizado. E tudo bem.
Há um sentindo ainda incógnito em todos os acontecimentos. Por isso o nosso sentimento de frustração, de ansiedade, de incompreensão e, ao longo prazo, até de depressão.
É que, muitas vezes, paramos em busca de respostas, quando só elas podem ser encontradas se seguirmos viagem. Não no sentido de abandonar os desafios, mas de compreender que diariamente precisam ser vividos e vencidos com amor.
Não importa o motivo do que consideramos ser um adversário.
Não estou pronto para assumir um compromisso agora! É uma condição real, desculpa ou medo?
Vou ser bem sincero com você: geralmente, quem diz "ter medo" de assumir um compromisso, na verdade, simplesmente não quer assumi-lo.
Ou seja, costuma ser uma questão de falta de desejo — e não de excesso de medo.
Há exceções? Claro. Mas esse é o cenário mais comum.
Não por acaso, o que nos dá medo também é o que nos faz crescer. E é através dessa constante batalha que vamos evoluindo a cada dia. Se você evitar tudo que tenha medo, estará perdendo muitas oportunidades.
Ao abordar seus medos e encontrar maneiras de superar seu medo extremo de compromisso, você será mais capaz de formar apegos sem sentir a necessidade de evitar um compromisso de longo prazo.
Como ser mais criativo?
Muita gente não sabe, mas o cérebro utiliza a memória para realizar processos criativos. Ou seja, a melhor coisa que você faz pela sua criatividade é construir um bom repertório de referências.
Consuma conteúdos, filmes, séries, livros, referências múltiplas, dentro e fora da sua área de atuação.
Um cérebro rico em repertório é terreno fértil para a criatividade.
Criatividade não é genética, não é dom, sorte, muito menos magia. Ser criativo é ser autêntico e inovador.
Apenas um minuto, dezenas e até centenas de pensamentos passageiros passam pela cabeça de uma pessoa. E estes são apenas aqueles dos quais estamos cientes.
Muito mais acontece na cabeça e não é detectado, muitas imagens e sensações não são percebidas.
Como o cérebro toma decisões?
A ciência da tomada de decisão é ampla, complexa e esplêndida.
Vou falar sobre um aspecto das decisões humanas que é muito bem estabelecido nas ciências cognitivas:
Decisões tendem a ser largamente influenciadas por emoções.
A racionalidade costuma entrar depois, muitas vezes para tentar justificar aquilo que foi decidido emocionalmente.
É por isso que até a mais irracional das pessoas consegue encontrar justificativas (que ela considera racionais) para explicar as coisas que faz.
Nas palavras do grande Jonathan Haidt, a mente humana é "um cachorro emocional com um rabo racional". Ou seja, a racionalidade costuma seguir as emoções.
Não se culpe pela ferida que te foi causada. Mas assuma a responsabilidade de lutar para curá-la.
Você pode não ter culpa, é verdade. Mas ninguém pode ser mais responsável pela sua vida do que você mesmo.
Assumir a direção da própria vida e adotar uma postura protagonista (importante) é uma característica comum a todas as pessoas que conseguem transformações positivas, produtivas e duradouras.
A semana está começando. Na correria do seu dia a dia, não esqueça de comemorar sua existência, as conquistas e aprendizados que te trouxeram até aqui.
Do contrário, você estará empedrando o itinerário para a tristeza e o esgotamento emocional.
Se você não cultivar admiração e carinho por si mesmo, dificilmente terá ânimo e bravura para conquistar aquilo que deseja e merece.
Autocuidado não é ostentação. É uma atitude necessária para uma vida emocionalmente próspera.
Você se parabeniza o tanto que você se cobra?
"Uma mulher curada
reconhece seus limites e suas limitações,
tornando-se poderosamente ilimitada
pelo agir de Deus em sua vida.
A cura vem quando ela desiste de si mesma,
de suas expectativas mirabolantes
e passa a receber as infalíveis estratégias do céu.
Ela se torna esguia, forte, serena, meiga, sábia
e poderosamente usada
por Deus, encontrando Nele, tudo o que precisava:
o Seu amor, o Amado da sua alma."
Como ter constância na mudança que desejo para minha vida?
Aprender com a mudança, não é uma lição fácil.
Quando o assunto é mudança, a maioria das pessoas pensa no troféu, na linha de chegada, no grande sonho a ser alcançado.
Todos querem o podio, mas muitos desdenham a exaustão dos treinos.
Ter isso em mente é bom, mas não é satisfatório para que a mudança ocorra.
Mudanças eficientes ocorrem quando você divide esse grande sonho em micropassos diários. Pequenos passos, curtos e firmes, todos os dias.
Quem lê 10 páginas todos os dias, ao final do ano terá lido 10-15 livros.
Quem promete ler 1 livro por semana costuma ficar estressado com a cobrança sobre si mesmo, e acaba desistindo e pouco tempo.
Afinal, quem é você? Essa é, talvez, a mais importante das perguntas. Exige reflexão, um crivo cauteloso dos caminhos que já trilhamos e que pretendemos trilhar. Exige autoconhecimento.
Infelizmente, fugimos dessa reflexão, confundindo quem somos com o que fazemos na maior parte do tempo.“Sou João, professor";"sou Maria, advogada".
Quais são seus medos, forças, ressentimentos, aspirações, limites, valores, fraquezas, traumas, desejos...? Se amanhã todos os seres humanos acordassem com o poder de ler a sua mente, qual é a impressão que o mundo teria de você?
E nunca devemos esquecer de que essa reflexão é necessária constantemente, pois tudo isso muda conforme o tempo passa.
A vida é corrida, atribulada, inundada de manhãs e manias. Respire.
Quando o barulho do mundo exterior estiver insuportável, quando o mundo parecer esmagar a sua existência, simplesmente pare e respire profundamente por alguns minutos.
Séculos de sabedoria antiga e décadas de ciência nos mostram de maneira contundente que o mero ato de respirar é uma das mais poderosas armas contra a turbulência de uma existência caótica. Então, respire.
O EGO E O LEÃO
Pôs-se, então, a repousar, e enquanto seus olhos descansavam, ouviu distante, mas em alto bom som, uma voz declarar, "Egoísta és tu leão, que negaste tua tribo pela cor do teu sangue. Voa-te para bem longe, imaturo ser, que somente da carne pertence."
Saiba leão, que assim funciona a liturgia dos ignorantes, quando ti colocares em primeiro lugar, hão de ignorar todos seus feitos de empatia.
O ego, quando ferido, declama sem hesitar, que todos os que se opuserem a sua vontade, serão julgados e queimados, no grande e impetuoso inferno "EGOísta".
Em algum momento até a poeira precisa partir.
Ao nosso tempo, sempre ao nosso tempo, precisamos escolher em desfazer do passado material que vai deixar o apego mental, também, mais fácil de ser transmutado.
O sonho, o novo que tanto desejamos precisa de espaço, e nos cabe escolher abrir esse cantinho da vida para a chegada plena dessa conquista.
Em algum momento da sua vida você ficou frustrado. Como superar?
As frustrações podem acontecer em decorrência de uma traição, do fim do amor de uma das partes, incompatibilidades, brigas constantes ou ainda por expectativas não correspondidas. Entretanto, seja qual for o motivo, é sempre importante buscar motivos para vencer essa dor e seguir.
Assim como não escolhemos por quem vamos nos apaixonar ou a intensidade que terá este sentimento, não existe uma fórmula mágica para superar, do dia para noite, uma frustração amorosa.
Evite remoer o que passou, se permita ter um tempo de recolhimento, no recolhimento faça coisas que goste e te darem prazer, extraia as lembranças do seu campo de visão, abrace a mudança, entenda que certas feridas levam tempo para cicatrizar, faça o bem para outras pessoas, olhe para o futuro, lembre-se sempre de quem você é.
Que tal viver os sentimentos em vez de mascará-los?
Viver as melhores emoções são a própria essência da alma.
E para quem se permite em sua pureza baseada no amor, ela é mais que curativa. Torna-se guia da nossa trajetória evolutiva.
Quando a consciência maior se desperta para essa conexão, a leveza do ser se torna uma doce constante.
E todos os desafios que nos ocultam o chão um dia ou outro, se tornam em firmes passos nos degraus da arte de percorrer na trilha da eternidade.
Abandono
Me abandone por um só minuto
Virei de lado por um instante
Respirei fundo por 3 segundos
E já me vi abandonada por mim
Como se eu, á meses, tivesse pegado aquele trem
Precisava mais de mim oque eu imaginei
Me enganei ao pensar que estava bem
É o que digo e repito a toda hora, falhei
Falhei mais comigo do que ninguém
Eles jamais me decepcionaram assim
Tudo o que não fiz
Eu jurei ser por mim
Agora, bem no meio do dia, me pergunto: Estou feliz?
