Texto de Arnaldo Jabor sobre Traicao
Quem dera houvesse um texto, vídeo, mensagem, pessoa que resumisse de forma simples tudo o que a gente tá sentindo. Que fosse capaz de nos libertar das culpas e medos que insistem em podar nossos dias e assombrar nossas noites.
Como esse alívio é praticamente impossível de ser encontrado, devemos nos contentar com fragmentos de apoio que encontramos no caminho, sejam eles quais forem, e seguir com fé com o peso que ainda não fomos capazes de descarregar por completo e por si próprios.
Estranho? Nem tanto. Se depois de ler esse texto você achar que ainda está vivo, ótimo!
Caso contrário, é bom repensar se ainda existe algum sopro de vida aí dentro. Vou contar como tudo aconteceu.
A minha primeira parcela de morte aconteceu quando acreditei que existiam vidas mais importantes e preciosas do que a minha. O mais estranho é que eu chamava isso de humildade. Nunca pensei na possibilidade do auto abandono.
Morri mais um pouquinho no dia em que acreditei em vida ideal, estável, segura e confortável.
Passei a não saber lidar com as mudanças. Elas me aterrorizavam.
Depois vieram outras mortes. Recordo-me que comecei a perder gotículas de vida diária, desde que passei a consultar os meus medos ao invés do meu coração. Daí em diante comecei a agonizar mais rápido e a ser possuída por uma sucessão de pequenas mortes.
Morri no dia em que meus lábios disseram, não. Enquanto o meu coração gritava, sim! Morri no dia em que abandonei um projeto pela metade por pura falta de disciplina. Morri no dia em que me entreguei à preguiça. No dia em que decidir ser ignorante, bulímica, cruel, egoísta e desumana comigo mesma. Você pensa que não decide essas coisas? Lamento. Decide sim! Sempre que você troca uma vida saudável por vícios, gulodice, sedentarismo, drogas e alienação intelectual, emocional, espiritual, cultural ou financeira, você está fazendo uma escolha entre viver e morrer.
Morri no dia em que decidi ficar em um relacionamento ruim, apenas para não ficar só. Mais tarde percebi que troquei afeto por comodismo e amor por amargura. Morri outra vez, no dia em que abri mão dos meus sonhos por um suposto amor. Confundi relacionamento com posse e ciúme com zelo.
Morri no dia em que acreditei na crítica de pessoas cruéis. A pior delas? Eu mesma. Morri no dia em que me tornei escrava das minhas indecisões. No dia em que prestei mais atenção às minhas rugas do que aos meus sorrisos. Morri no dia que invejei , fofoquei e difamei. Sequer percebi o quanto havia me tornado uma vampira da felicidade alheia. Morri no dia que acreditei que preço era mais importante do que valor. Morri no dia em que me tornei competitiva e fiquei cega para a beleza da singularidade humana.
Morri no dia em que troquei o hoje pelo amanhã. Quer saber o mais estranho? O amanhã não chegou. Ficou vazio… Sem história, música ou cor. Não morri de causas naturais. Fui assassinada todos os dias. As razões desses abandonos foram uma sucessão de desculpas e equívocos. Mas ainda assim foram decisões.
O mais irônico de tudo isso?
As pessoas que vivem bem não tem medo da morte real.
As que vivem mal é que padecem desse sofrimento, embora já estejam mortas. É dessas que me despeço.
Assinado,
A Coragem
CARECA DE SAUDADE
Há pouco esmero nesse texto. Há pouco ele cresceu. Crespos, lisos, ondulados: tantos são os caminhos para a saudade. Trançados em raiz, espetados, penteados em et ceteras. E, mesmo em caminhos calvos, é algo que cresce, aumenta, cai. Tal vez, saudade. Cabelo, talvez. Arrepia e embaraça. Saudade é capaz conceber sentimentos de arrepiar e embaraçar qualquer sensatez. Há quem peleje ao pentear os fios desse tempo com o credo latente de que a saudade irá passar. Esforços em vão. Cabelo se corta, saudade também. Saudade logo cresce. O cabelo? Também!
Ei menina, é bem você mesmo, você que ta lendo esse texto agora, tenho certeza, que você já se olhou no espelho e disse pra si mesma: "eu sou feliz? Eu realmente sou feliz?".
Você que já sofreu tanto, que já teve o coração partido,você sabe o significado da palavra felicidade?
É você mesmo, você que fechou seu coração pra novos amores por medo de sofrer, você que jurou pra si mesma nunca mais deixar alguém conhecer você de verdade.
E se eu te falasse, que certos sentimentos nós não conseguimos controlar,você se sente preparada pra abrir seu coração mais uma vez e arriscar ser feliz?"Ou prefere deixar a felicidade escapar, e quem sabe mais tarde se arrepender por isso?
Até que um dia, você que sempre usou uma máscara de sem sentimentos, encontra alguém que realmente te entende, e tá disposto a assumir qualquer responsabilidade pra ter você com ele, e pra ajudar você também sente algo por ele. Mas como você é uma pessoa, que não joga os pés pelas mãos sem pensar, resolve esperar.
Agora eu quero te perguntar uma coisa menina, o que você prefere, enfrentar todos os seus problemas sozinha, ou ter alguém que vai ta do teu lado, independente do problema? Eu sei que você quer alguém pra te ajudar a resolver seus problemas, e se você falar que não você está mentindo, por que continuar se enganando? Você já amou um dia, você sabe o quanto é bom amar e ser amado, então por que não se dá uma chance? Por que não se permite amar novamente, você que tem essa pose de brava, no fundo so quer alguém que te de carinho, que brigue com você quando você fazê cagada, mas que de aquele sorriso que você tanto gosta quando estiverem bem, que quando você estiver sem chão, ele vai te carregar no colo, que esquece do mundo quando está com você. Faça da sua felicidade a felicidade dele também.
Ei menina,você quer ser feliz?
Tava aqui lendo um texto do Rafael Magalhães, outro sonhador como eu... gosto dessas viagens, bem como gosto de compartilhá-las com as pessoas que quero tanto bem e que, não por acaso, estão na minha lista de amigos virtuais.
Diz o Rafa:
"Alguém vai gostar de você. Tenho certeza disso. Inclusive me arrisco a afirmar que nesse exato momento existe uma pessoa procurando desesperadamente por ti.
Alguém que vai gostar do seu cabelo e do som da sua risada. Alguém que vai valorizar o que outros não enxergaram e te ajudar a superar os seus medos. Essa pessoa vai aparecer. Uma hora ou outra vocês vão se esbarrar por aí. Esse vazio no peito é passageiro. Você já teve que conviver com ele outras vezes. Esse medo de gostar, essa desconfiança dos sentimentos, essas marcas do passado, essa mania de achar que todo mundo é igual, que não vale a pena acreditar…
Tudo isso vai passar. Tenha calma. Vai dar errado ainda algumas vezes antes de dar certo, mas no final vai valer a pena. Você só precisa ter a tranquilidade necessária para esperar essa hora chegar. Que tal fazer menos planos? Que tal tentar se divertir até lá? Sabe, olhando para você agora consigo te imaginar daqui a alguns anos.
Vejo uma bela mulher distraída sentada na varanda olhando as crianças brincando com o cachorro no jardim. Aquele sorriso fácil de quem já viveu tudo que tinha pra viver. Aquela paz que só o tempo tem o poder de trazer. E quando uma brisa de saudade te visitar vai fechar os olhos e lembrar-se exatamente dos dias de hoje. Vai sorrir recordando suas trapalhadas, suas aventuras e de todas as curvas do caminho até ali. Vai sentir vontade de voltar no tempo.
Vai querer viver tudo outra vez. E quando o lamento da nostalgia estiver por se aproximar, ele vai chegar em casa e te dar um longo abraço com um beijo na testa. Sim, ele!
A pessoa que está por vir. Não vai demorar mais tanto assim. Até lá, trate de cuidar dessas feridas, preencher esse vazio e acalmar o seu coração. Vai por mim, quanto menos você precisar de alguém, mais pronta estará para encontrá-lo.
Funciona quase sempre assim: você passa a tarde inteira procurando a felicidade pelo quintal, quando deita no sofá para descansar um pouco, ela te abraça de conchinha."
Esse nino e seus devaneios...
(Valdecir Neves)
A vida é curta?
Ei você! Você ai mesmo! Isso você... continue lendo esse texto. Não para não, viu?
Deixa eu te fazer uma pergunta: Quantas vezes você já ouviu a expressão “Aproveita a vida! Faça tudo o que quiser! A vida é curta demais”? Muitas vezes, não é mesmo? Pois é, mas hoje eu vou te dar uma notícia que mudará esse seu conceito. Está preparado? A vida não é curta. A VIDA É ETERNA. (MT 25:46). A vida não dura apenas os 73 anos esperados pelo OMS; a vida não é apenas o nascer, crescer e reproduzir como diz a biologia, a vida não encerra com uma doença terminal, a vida não acaba com a morte! Hã?? Mas como assim? Que paradoxo (você deve estar pensando). Mas é a verdade! (MT 10:28). A morte pode até destruir esse corpo físico, mas a sua alma nunca morrerá! “Mas se a alma nunca morre, o que acontece com ela? Fica vagando entre os vivos? Vira fantasma? Reencarna em outros corpos?” A resposta é NÃO! (HB 9:27). Após a morte, há apenas dois caminhos para a sua alma. Sabe me dizer quais são? Isso mesmo. CÉU OU INFERNO.(MT 25:46) Passar a eternidade nas mansões celestiais, onde não existe dor, pranto, magoa ou no lago de fogo, onde o bicho da memoria nunca morre e o fogo nunca apaga.. Há apenas duas opções. E sabe o que define o destino eterno da sua alma? SUA ESCOLHA! VOCÊ decide onde passará a eternidade! É a sua vida “curta” aqui na Terra que definirá onde no restante do “para sempre” você morará. (AP 21:8) (AP 22: 14-15). “ Mas que escolha é essa que muda tudo?” ESCOLHER TER JESUS COMO ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR E SER FIEL A ELE! (JO 14:6) Jesus é o único caminho para o Céu. Quem não está em Cristo, contra Ele está, está ao lado de satanás, está escolhendo a eternidade no inferno. Mas aqueles que aceitam a Jesus e decidem passar essa “vida curta” na Terra declarando que O servem e abstendo-se de todo pecado e arrependendo-se todos os dias, estão escolhendo uma eternidade de glória no Céu.
Então, só para deixar bem claro para você: MENTIRAM PARA VOCÊ! ENGANARAM VOCÊ! ( O diabo faz isso, ele é o pai da mentira JO 8:44). A VIDA NÃO É CURTA! A VIDA É ETERNA! Daqui a 100 anos, você estará vivo! Daqui a 1000 anos você estará vivo! Daqui a 10000000 de anos, você estará vivo! A vida não é curta. CURTO É O PRAZO PARA FAZER A ESCOLHA CERTA! Então o faça enquanto há tempo! Faça agora!! ESCOLHA O CÉU! ESCOLHA A JESUS!!
“Assegurou-lhes Jesus: “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” João 14:6
Débora Coelho Duarte
ENTENDA COMO QUISER - TEXTO RÍTMICO E REFLEXIVO.
''Suas palavras destoam de sua boa conduta. Você permuta inverdades, porque sua recíproca é falsidade. Tudo ao seu redor é insatisfazível, você finge que é aprazível. Você mente para o seu reflexo, ambos são incrédulos. Suas escolhas denotam ambiguidades, sua essência é só obscuridade. Sua compreensão do errado é inacessível, logo cairá sobre o abismo de seu pedantismo''!
Este texto é uma resposta à Rosmary Carlos, amiga de anos e anos, companheira
de realizações, hoje fonte de inspirações. Uma amizade é um tesouro indestrutível.
Ela postou este texto do F. Pessoa, e me pergunta se é verdade...
"O poeta é um fingidor, finge tão completamente, que chega a fingir que é dor, a dor que
deveras sente" . Respondo que talvez..
Ou, talvez...
O poeta, por ser poeta, seja adepto ao fingimento
Fingindo, até mesmo, ser poeta...
Fingindo a dor, fingindo a ausência, fingindo a alegria...
A alegria pela existência, a alegria pela presença
A alegria pela alegria, simplesmente...
Entretanto, há que se pensar
Quem o tempo todo finge, o tempo todo será
Será alegre, será presente, será dor, será amor
Será encontro, e desencontro, será paz e será guerra
Será pergunta e será resposta, será ida e será volta
Será partida e será chegada, será tudo e será nada
Compreensão e incompreensão, som e silêncio, ..
Será abraço e será saudade, descaso e amizade
Será fogo ardendo no peito, e calmaria à beira- mar
Será aconchego a dois, e será egoísmo depois...
E depois de tudo, será nada
Como uma música inacabada
À espera da melodia...
Será um renascer no dia a dia
E um morrer a cada noite, à espera da noite final
Talvez o poeta seja, mesmo, fingimento
E fingindo mundo afora, vida adentro
Consiga ser feliz, sendo infeliz
Consiga ser amor, em meio a tanto desamor
Consiga ser afeto, em meio a tantos desafetos
E consiga alegrar, embora sinta tristeza
Consiga ser a mão amiga, entre tantas mãos vazias
Afinal, ser poeta é ser único...
E únicos são os tantos e quantos papéis da vida
Da vida de um poeta.
...
Escrever e ler.
Ler bem não é para qualquer um.
Ler um texto é em parte interpretar as palavras do autor.
Mas isso não significa que você pode entender o que quiser, nem reduzir ou aumentar o alcance das palavras.
Algumas pessoas desconhecendo o objetivo da mensagem, porque estão pouco atentas ou porque têm ideia formada a respeito de determinado assunto, sentem-se contrariadas e até mesmo ofendidas, com direito de discordar, de achar que falta alguma coisa no texto ou que o autor deveria ter chegado a uma outra conclusão.
Escrever é exteriorizar pensamentos e sentimentos objetivos. Quando essas informações chegam ao leitor atento, encontram centenas e milhares de experiências próprias que interagem, concordam, discordam e produzem reações só dele.
O resultado dessa sinapse complexa é uma conclusão do leitor, não podendo contemplar, dessa forma, o que o leitor acha que estava escrito, o que não estava escrito ou o que quem escreveu nunca pretendeu escrever.
A Sociedade.
Texto baseado em sociologia do nosso tempo ,desde os primórdios dos primeiros anos das revoluções industriais , onde o mundo começava a se organizar em sociedades , é a partir daí que o mundo virou um caos e uma loucura só.
E um tal de corre-corre pra cá e pra lá,uma aglomeração de pessoas em todos os lugares, as pessoas trabalhando muito e mal param para se cumprimentarem umas as outras.
Mas falando a verdade ninguém conhece ninguém, e a maioria não tem empatia com as outras, é um mundo de solitários ,tristeza e amarguras.
Todos pisam em cima dos outros e tudo piora com essas, classes sociais, por que querem ver quem tem mais , quem pode mais ou resumindo quem adquiri mais poder.
Em minha modesta opinião tudo isso está passando dos limites, está uma loucura essa nossa sociedade....
Cumprimento a todos, professores, pais, alunos e funcionários com um singelo texto de minha autoria, mas que escrito carinhosamente.
Pássaros viajantes
Certa vez me indagaram:
- O que é o ensino médio?
Eu, com todo espírito poético, olhos de esperança, encerrando um ciclo e dando início outrora, estufei minha alma e disse:
- A última porta de saída para a vida lá fora, sendo essa mesma cheia de mistérios, aventuras e magias que a Nazle nos preparou para enfrentar com progresso e sucesso, assim como expressa o hino da mesma.
É meus caros amigos, digo eu tão jovem, inexperiente, visto que também cheia de sonhos e coragem para enfrentar os bichos papões, lobos, dragões, zumbis e todas aquelas criaturas folclóricas que deixaram os contos de fadas e se rodeiam em nossa própria criação. Que toda pedra seja uma peça para construção do nosso castelo, para suportarmos as chuvas, ventanias, desigualdades, individualismos, injustiças e intolerância. Pois tudo que encontramos no caminho depende das balanças e parâmetros que usamos para medir a importância que a coisa produz.
Camões embarcava em sua nal, e também chegou a hora de destinar-se ao nosso porto. Não estamos aqui para sermos coadjuvantes no teatro da vida, mas sim autores da própria história e colher daquela sementeira frutos positivos.
O importante é somar para dividir. Descobrir a fórmula da compaixão. Compreender biologicamente o sentido da nossa existência. Podemos ser aquarela, flores, saltimbancos, revolucionários, observadores, artistas, luz, doutores, engenheiros, mecânicos, entusiamo, simpátia e poesia. Desde que sentido os avessos que cada matéria carrega em sua alma. Conquanto que nunca deixemos de ser HUMANO. Em virtude que, compomos um conjunto de indivíduis da sociedade que conta com nossa bondade, solidariedade e respeito. Palavrinhas estas que vão além de um verbete de dicionário.
É necessário desvendar as metáforas dos desafios. Viver intensamente antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos, conselho de Charlie Chaplin. Somos pássaros que chegam não se sabe de onde e pousamos nos livros que lemos, alcançamos vôo como de um alçapão, já dizia o ilustre Mário Quintana.
O maravilhado saber deve ser alimentado! Podemos lapidar o que se faz presente, inspirar e espelhar em nossos ideais, conjugar o verbo em ação com propósitos maiores que os olhos possam ver, os ouvidos ouvir e o coração chegar.
Contudo, que todo conhecimento se transforme em sabedoria, gratidão aos nossos mestres, direção, supervisão, cozinheiras, serviçais, companheiros de classe que venceram conosco mais uma etapa e constituem o que se classifica a instituição escolar.
Independentemente de qualquer crença que vos fique a mensagem de paz de São Francisco de Assis;
“ Onde houver ódio, que se leve o amor.
Onde houver ofensa, que se leve o perdão.
Onde houver discórdia, que se leve a união.
Onde houver dúvidas, que se leve a fé.
Onde houver erro, que se leve a verdade.
Onde houver desespero, que se leve a esperança.
Onde houver tristeza, que se leve a alegria.
Onde houver trevas, que se leve a luz.
Fazei que se procure mais:
Consolar, que ser consolado,
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado
E é vivendo que se vive para a vida eterna.”
Acima de tudo, que a paz seja universal e que o amor ocupe o coração de todos. E que despertem-se do fundo do báu para praticá-lo, pois no contexto histórico em que estamos vivendo, somente esse constrói pontes indestrutíveis e toca com carinho e respeito o mundo do outro. Parabéns formandos!
BRINCAR PORQUÊ
Porquê brincar com as palavras
De um texto em ordem na melancolia
Porquê brincar com as letras
De um texto que se estende ao infinito
Porquê brincar com as vírgulas
De um texto mergulhado deste abismo
Porquê brincar com os pontos
De um texto de sublime cor da ternura
Porquê brincar com as páginas
De um livro inacabado por escrever
Porquê brincar e não ler, porquê.
agosto 21, 2015
Pedaço da lua
Hoje o texto não é meu. É uma poesia da minha mãe, Lenir Mota:
Todos os dias, assisto, da varanda, sempre atento,
ela passando…sozinha…seguindo com passos lentos,
olhos vividos, perdidos, carregando suas crenças,
corpo cedendo, tombado ao peso de seu cansaço.
Passa trôpega…e os pés, que pouco a pouco se movem,
arrastados, me comovem…
com a lentidão de seus passos.
Quantas vezes já passou por esses mesmos caminhos!
Quantos passos caminhou, pra chegar devagarinho,
virando na mesma esquina…
Mas chega cedo demais !!
e ali, cansada, espera, encostada nas paredes,
que se abra o portão verde, pra entrar em seu refúgio.
Caminha mais e espia…a porta, ainda fechada !
Para, senta,e,conformada, aguarda a hora de entrar.
Vem de longe, vem andando…
sob chuva, sol ou vento,
vem a procura de alento em sua fé costumeira.
Oito décadas e tanto…
denuncia, sem piedade, seu ralo cabelo branco…
Mas ela passa, vaidosa, retocando-se no espelho
apoiado em sua bolsa, em cima de seu joelho.
E eu fico olhando, com espanto, a força, a garra, a coragem,
de fazer essa viagem parecer tão prazerosa…
Quanto tempo inda lhe resta?
Não sei…mas sinto que a vida
lhe abastece de sonhos, que ativam a esperança
dessa mulher corajosa, que na fé encontra forças
pra esse caminhar diário…
E quando as portas se abrem…
ela entra… resoluta… e abrindo então seu hinário,
senta…descansa…e…canta…!!
No final, revigorada, retorna pra sua luta.
E na varanda, espero, a volta com hora certa
dessa mulher cabisbaixa, que olhares sempre desperta,
quando passa em minha rua.
Quando chega, ainda de dia, com o sol brilhando em seu rosto,
vejo clara a imagem sua…
Quando volta, me enternece…esse rosto renovado,
cintilando toda a rua
e aos meus olhos parece, que seu cabelo de prata
é um pedaço da lua…
Olá meu querido, como você está? Vou escrever esse texto para aliviar o que sinto, tentar tirar tudo que é relacionado a você de dentro de mim, embora em saiba que você jamais vai ler isso. Na verdade, prefiro assim. Se eu chegasse a te dizer que não penso mais em você, eu estaria mentindo. Mas de forma alguma, não quero que você saiba disso.
Depois que terminamos, eu sofri demais. Meu Deus, achei que meu mundo fosse acabar. Hoje não sofro mais por isso, embora eu ainda pense muito em você. Sim, desde o nosso primeiro encontro, oito anos atras, acho que não houve um dia em que eu não tenha lembrado de você. Mas enfim, depois que terminamos, tentei tirar você da minha vida e te substituir. Tentei encontrar você em outros caras, mas só pegava raiva deles, sabe porque? Porque nenhum deles era você. Coitados, alguns eram incríveis, eram tão legais comigo e de forma alguma mereciam sofrer. Mas não adianta, nenhum deles era você, e eu queria apenas você. Bom, você foi o único que amei de verdade. Fomos amigos por um ano, depois namorados por quase três anos e meio e depois disso, três anos longe de você. Tão engraçado, depois que terminamos nos afastamos de uma forma tão ruim. Era como se a gente tentasse esquecer o quão próximo nós já fomos. Mas não adianta, tantos momentos incríveis ao seu lado, tantos amigos em comum, simplesmente não posso fingir que você não fez parte da minha vida, e ainda faz. Não morro mais de amores por você, mas de forma alguma, te deixei no passado. Eu aprendi a viver sem você, aprendi a viver sem amar você. Engoli a seco meu orgulho, afinal, a escolha de terminar foi sua. Mas hoje, depois de me flagrar pensando em você, depois de tanto tempo negando meus sentimentos, eu tinha que desabafar sobre isso. Queria te falar que sempre lembro de você, que apesar do nosso fim trágico, eu não consigo te odiar, embora eu tenha por muito tempo tentado odiar você, eu não consegui. Porque apesar de tudo, você já me fez muito bem, foi a minha melhor companhia quando eu achava que meu mundo ia desabar, tinha paciência com as minhas crises existenciais na adolescência(e hoje somos adultos), me fez um bem enorme durante o tempo que ficamos juntos.
Mas então, eu tenho curiosidade sobre a sua vida. Quero saber como você tá, quais seus planos, se você está interessado em alguém. De verdade, sem segundas intenções, queria passar uma tarde com você. Não posso negar você no meu passado e torço pelo seu futuro. De forma alguma, guardo rancor, porque escolhi dar prioridade as coisas boas que passamos, e felizmente, elas são a maioria. Não importa onde você esteja e para aonde você quer ir, se precisar de algo, eu ainda estou aqui.
A velhice e a morte.
Dia desses escrevi um texto com o título Morte.
Foi um dos textos menos curtidos e como eu já esperava, pouca gente se interessou.
Não desejo a morte.Nem minha nem dos que me cercam, quanto a dos desafetos há que analisar caso a caso.
Escrevo de políticos corruptos e nem por isso sou um deles, sobre periguetes e poucas conheço, sobre vida e felicidade, assuntos dos quais arrisco dizer que entendo um pouco.
Por que não escrever sobre velhice e morte, assuntos que a gente pode até tentar ignorar, mas que chegará um dia para todos nós?
Se você fizer uma pesquisa no Google ver os seguintes resultados, na mesma fração de tempo:
Vida: 923 milhões;
Amor: 367milhões;
Morte:189 milhões;
Felicidade 34 milhões e 600 mil;
Velhice: 1 milhão e 40 mil;
Noves fora nada, isso quer dizer que todo mundo está mais preocupado com a vida e a felicidade, do que com a velhice e com a morte.
A velhice, e a morte estão mais perto de nós do que gostaríamos mas tenho a impressão de quem viveu sempre uma boa vida, em todas as suas fases, encara o assunto com tranquilidade e se prepara, como sempre fez antes, para ter o melhor possível para o que der e vier, seja lá quando vier.
PARTE 1 - texto: "Foi"
Nunca soube exatamente o que você significava pra mim.. até te perder. quando te perdi eu descobri a importância e a diferença que você fazia em minha vida. Depois de tanto tempo de convivência, acho que fica até dificil lidar com a perda, ainda mais da forma como foi a minha.. quando eu estava no meu auge de felicidade sem saber exatamente o porque, aconteceu o fim.. não derramei se quer uma lágrima na sua frente, pois ainda achava que você nem era tanto assim, para merece-las.. mas foi depois que cai na real e me toquei: "espera ai, eu perdi o cara que eu amava e ele tá logo ali, com outra.." foi ai que eu senti a dor da perda. O que senti não foi a dor de ser trocada, simplismente senti a dor de te perder, e ver e ter certeza que você não iria voltar, foi uma coisa orrivel.. o pior de tudo era ter que te ver todos os dias, olhar em teu rosto sorrir, fingir que não aconteceu nada e engolir seco o choro pra não parecer uma idiota. Bom, depois de tudo e tanto tempo, eu apenas queria poder ouvir tua voz e não tremer toda, queria poder te olhar mesmo por uma foto, e não sentir meu coração disparar, queria poder te tocar e não sentir meu corpo arrepiar inteiro e te querer de volta pra mim. Porque superar a perda essa etapa eu já conclui, mas como faço pra te esquecer? Não tenho em meu coração um tecla escrito DEL, que pena né? Seria bem mais fácil pra mim.. Sabe, as vezes eu choro, sim choro mesmo! Mas é pra lavar a alma do peso da sua falta, eu sinto falta de todos nosso momentos, sinto mais falta ainda de quando você me protegia, defendia e quando sorria pra mim. Mas você não me amava, você supostamente gostava de mim..
PARTE 2 - texto "Foi"
Isso que me dá mais raiva, eu fico feliz em lembrar dos sorrisos, beijos, abraços mas será que você pensava em mim enquanto me olhava em silêncio? Será que pensava em mim, quando me dava aqueles nossos abraços mais demorados? Será que você pensava em mim quando nós nos beijavamos parecendo que o mundo iria acabar? Será, será, será? Não sei, por isso que sinto raiva quando me lembro de você e saber que era bom, pois nunca sabia se você estava pensando em mim. E até porque você devia estar ali comigo porque não tinha nada melhor pra fazer não é mesmo? ;@
Não vou dizer que te esqueci, pois provavelmente não estaria escrevendo esse texto, também não digo que não te amo, porque na verdade acho que nunca te amei, mas acho que te amei sim, não acho que não.. Ah seilá, só sei que foi intenso por mais que eu tenha sofrido não quero te esquecer ! Acho que assim é a melhor forma de daqui uns tempos nem lembrar teu nome, porque eu não quero te esquecer e é quando agente não quer algo é quando ele acontece né? Então é assim que vou pensar.. Já é noite, e eu me lembro das nossas noites. A cada dia mais intensas. Acho que eram intensas só pra mim né, porque? Porque eu era uma boba, idiota.. não, porque eu tentava acreditar que você realmente gostava de mim.
Só restam saudades
Certa vez te enviei um texto que dizia:
Quero ser teu amigo nem de mais nem de menos...
Hoje gostaria que tudo fosse como naqueles dias.
O tempo passou, e hoje não sei se somos grandes amigos ou pequenos.
Não sei onde errei pra tudo ficar como está.
Será que fui amigo de menos? Como saberei!
Ou fui amigo de mais ao ponto de te sufocar?
Com esta duvida, receio que ficarei.
Tuas palavras me davam prazer
Hoje, quando estamos pertos
Ainda assim me sinto tão longe de você.
A amizade, pelo tempo ficou encoberto.
Lembro daquelas noites belas
Onde conversávamos nas tranqüilas noites de lua,
Hoje só resta saudade das noites belas
E sinto falta da amizade tua.
Já não sei mais o que escrever
Todos os momentos foram de felicidade
Sinto uma imensa falta de você
E uma grande saudade da nossa amizade.
A lembrança me vem ao pensamento
Lembranças de uma bela amizade.
E o que restou daqueles momentos
Daquelas belas noites de felicidades?
“Só restam saudades”
Eu texto
Fez-se necessário escrever, assim como, desabafar.
O desafio de um início a cada texto, rompe o estímulo de fazê-lo. Eu não sou um fracassado, não ainda. No fundo, eu gosto de viver nesta ilusão, é bom sentir-se escrito, descrito, lido. Imagino-me como um texto. Um texto contraditório, metafórico e crônico.
É bom ser revivido a cada novo olhar, a cada nova leitura. É bom fazer com que meus ‘trechos’ façam crescer nos ‘leitores de mim’ algum tipo de emoção. Seja felicidade, rancor, prazer… O importante é não deixar de ser lido, percebido.
Mas, como todo texto, aos olhos de quem o faz, nunca está totalmente pronto, assim também não estou. Ainda estou frio, não estou preparado pra ser lido por grandes mentes, contento-me em ser lido pelos que gostam da forma em que fui escrito e se contentam também (ou não) em realizar esta leitura neutra do que sou.
Sinto que em mim, como pessoa, ainda falta a coerência que há em mim como texto. Não consigo sequenciar ações da mesma forma das palavras. Então é preferível ser texto e arriscar-se a ser rascado, rabiscado, esquecido. Então é preferível ser texto e arriscar-se a ser lido, útil, agradável. Então é preferível ser texto, ainda que sem conclusão, como sou e me apresento.
Um texto clichê
Ah! Como estou farto destes clichês!
É assim todo mês
Estou cansado da mesmice
Parece até insensatez
Por que sempre no final o herói mata o vilão?
Pra que instigar-se entre a "razão e a emoção"?
Daquela casa onde ninguém podia fazer pipi
Jargões que circulam do "Oiapoque ao Chuí"
Dos clichês da hiprocrisia,
da campanha eleitoral
Da promessa de que tudo irá mudar
Chega! Isso é banal
Porém, existem clichês essenciais
Aqueles que não devemos esquecer jamais
Estes temos que repetir todos os dias
Eu te amo cada vez mais.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp