Texto de Amor Ensinamentos de Vida
A vida passa e vai se desfazendo por entre os dedos feito vento passando nas altas colinas.
A vida não é uma sina escrita, é escolha de caminhar, e é caminhando que a gente vai seguindo, indo, até não passar de uma saudade breve para os que aqui ficarem.
Quando nossos corpos forem vencidos pela dor e pela morte, nada seremos, além de uma saudade breve, passageira.
Nildinha Freitas
Na vida sempre temos alguns caminhos a seguir, escolhas a fazer e por melhor que seja a nossa intenção nem sempre vamos acertar.
Muitas vezes levados pelo momento, vamos escolher um caminho diferente do que traçamos e com isso vamos nos afastar da rota que pensamos ter trilhado.
Passa o tempo e tristeza pelo que foi deixado para traz toma conta dos nossos dias, o mundo parece que desaba sobre nós, afinal, quem planta, vai precisar colher e essa colheita, muitas vezes é dolorosa demais.
E o que nos resta é aceitar as dores que causamos, olhar para dentro, ressignificar os nossos dias, voltar para o caminho, para assim conseguir colher novos frutos, mas desta vez com clareza do seu plantar.
O mal que me cerca, nem sempre é confortante, o desconforto na ginga da vida, há espera de melhoria, num trilho que me domina, barbaridades andam assolar as obras.
Quando somos luzes das cidades e alimentamos almas nada nos vai deitar abaixo,
porque aquele que crê e vive e nisso deposita fé.
Um dia de propostas e de coração recheado de novidades para um dia gritar o quanto custa a liberdade, mesmo vivendo num contexto poético de dramaturgia e eu gosto de trabalhar e estudar e fazer mais.
Um diagnóstico preciso do diálogo que faço, com um pensamento criativo de querer ir para um futuro próximo que pode ser construído na adaptação a adversidades, nelas tiro sempre lições positivas, canalizo energias, penso, e tenho que agir, procurar meios para subsistir, isto é sobreviver, e não viver.
Requer um pouco de sacrifício, paciência e resistência e durabilidade, já que falei de adaptação porque não falar de resiliência é sempre um começo sem fim, um bem maior a cada dia..
Viva a vida! Viva a vida!
Muita gratidão
Pela mão
Fui forjado no fogo.
A ponte entre a vida e a morte eu andei.
Fui forjado no fogo.
Dentro de um perverso jogo.
Muito pranto, muita dor, gritei, chorei.
Gemeram meu ossos, no fio da navalha.
Sem rumo, sem sorte.
Com cheiro de morte.
Socorrido pelo quarto homem da fornalha.
No esgoto do pecado.
Caminhos obstruídos, todo fragmentado.
Dentro do esgoto, no fundo do poço.
Um medonho porão, calabouço.
Na amargura fui lançado.
Rejeitado, humilhado e perseguido.
Todo machucado.
Acusado e ferido.
Um enganoso, turbulento jogo.
O perverso inimigo e impiedoso tripudiou.
Eu clamei, supliquei, humilhei me.
O Espírito Santo consolador me achou.
Fui deveras forjado no fogo.
Calunias, zombaria, chacota e difamação.
Como é dolorido a rejeição.
Confuso as artes modernas.
As vozes de tanta confusão.
Atacam ferozmente, confundem a mente.
Implantam canais de perseguição.
Continua a maldade querendo prevalecer.
Com a modernidade, o inferno se materializa com jogo.
Inescrupuloso, acusador que causa o sofrer.
É que meu coração, meu ser.
Foi forjado em um escaldante fogo.
Giovane Silva Santos.
11/10/2022 05:20hs.
se entregue a vida,
não deixe que um obstáculo te impeça de fazer algo
que sua mente deseja
que seu coração deseja
mergulhe fundo em águas profundas
não em águas razas
deixe o vento guiar seu barco
e se ele for pro meio de uma tempestade
não desista
porquê no final de toda tempestade
tem um lindo sol
que te guia pro final de um lindo arco-íris
Vida alternativa:
É difícil me apartar de você, eu visitei novamente uma das vidas que nunca viveremos juntos.
Te vi de longe, você estava numa cerca de madeira, aquelas das estradas de fazenda, estava acompanhada de uma pessoa que te faz feliz, ele estava tirando uma foto de viagem sua, momentos especiais são lindos de se ver, eu queria ter vivido isso.
O seu sorriso se destacou apesar dos belos cachos que me conquistaram, era perceptível de longe, da mesma forma como estamos um do outro afastados.
Queria me vingar do meu eu do passado e conquistar você para mim mais uma vez.
Ver seu rosto transparecendo leveza e felicidade me faz pensar, se eu poderia ter feito isso nessa realidade alternativa que assiste nesse meu sonho de hoje.
Vejo o bom disso, você está feliz.
Tudo na vida é uma questão de lógica, algo simples de entender,
Mas nem sempre a seguimos, e isso é algo difícil de entender...
Ósculos e amplexos,
Marcial
SIMPLESMENTE UMA QUESTÃO DE LÓGICA NA VIDA
Marcial Salaverry
Observa-se que atualmente muita gente demonstra ter mais carinho por certos objetos, como automóvel, moto, televisão, computador, do que pelas pessoas que vivem ao seu redor. Atualmente o grande campeão de amores conquistados, é o tal do celular, também conhecido como smartphone, que ninguém sabe usar dentro da lógica, não assimilando que seu uso correto, é para agilizar comunicação, mas ficam horas e horas apenas se ocupando com notícias muitas vezes infundadas, e as famigeradas "redes sociais..." Ao invés de simplesmente pensar em comunicar-se, ficam horas fazendo verificações nas redes sociais, sacrificando horas de lazer e de convívio familiar.
A propósito, meu amigo L’Inconnu passou-me por e-mail uma mensagem muito interessante a esse respeito
"Se Deus criou as pessoas para serem amadas e as coisas para serem usadas, por que será que se amam as coisas, e usam-se as pessoas?"
É uma grande verdade, pois os objetos, sejam eles inanimados, animados (aqueles que se movimentam, como carros, iates, etc...), ou animadores (aqueles que mexem com nosso ânimo, como TV, computador, celular, etc..), não deixam de ser objetos, e não tem sentimentos, pouco ligando se os utilizamos ou não, se os deixamos de lado para um passeio ou um papinho, ou mesmo se os deixamos cair no chão e quebrar... Contudo, as pessoas que nos cercam, tem sentimentos, tem sede de carinho, de atenção, e logicamente não ficam muito satisfeitas ao se sentirem trocadas por um objeto, ou como passam a chamar “Essa Coisa”... Devemos sempre saber dividir nosso tempo. Nunca poderemos esquecer o convívio familiar, com os amigos, um gostoso passeio, uma viagem, trocando esses momentos de lazer pelo culto ao “objeto amado”, encarando como "amigos" quem apenas sabe usar o celular, deixando de lado a possibilidade de um papo amigo com quem realmente quer lhe dedicar amor e atenção, e deseja o mesmo retorno...
Sempre devemos considerar que as pessoas ao nosso redor forçosamente sentirão um eventual desprezo, muito mais do que o carro poderá sentir falta de uma lavagem caprichada. Não ficará traumatizado, quando muito, ficará sujo, mas um LavaRápido soluciona melhor o problema do que sacrificarmos algumas horas de convívio familiar, pelo prazer de vê-lo brilhando, ou então se deixarmos o tal do celular de lado para um papinho amigo com quem gosta de nós...O celular não ficará magoado, mas as pessoas deixadas de lado, certamente ficarão... Os objetos que usamos, assim devem ser encarados, como de uso. Utilizamo-nos deles, mas não poderemos nos escravizar a eles. Por mais amados que sejam, não tem sentimentos. Se alguém mudar de casa, depois de nela viver por mais de 20 anos, a casa não se sentirá abandonada. Mas pessoas que vivem ao nosso redor, fatalmente irão sentir um eventual abandono, ou descaso, se forem relegadas a um plano secundário.
Alguém poderá argumentar que um carro, uma casa, ou um computador não são infiéis, nem cometem injustiças contra nós. Mas, há que se considerar que costumam dar muita dor de cabeça, necessitando de “consultas médicas”, como podem ser consideradas as consultas a técnicos, mecânicos e empreiteiros, e que, se bem analisadas, podem ser consideradas com “traições” a nossa conta bancária.
Antes do advento da televisão e do computador, as famílias costumavam se reunir para agradáveis conversas, trocava-se idéias, discutia-se problemas. Mas, atualmente, pais e filhos pouco se falam, cada qual em seu quarto, cuidando de seu objeto de estimação. E muitos problemas acontecem por causa disso. Não é preciso falar disso, pois todos conhecemos essa situação, e já vimos esse filme diversas vezes.
Diálogo crianças, muito diálogo, atenção e carinho, e é preciso entender que isso é muito importante. É preciso lembrar que as pessoas existem, e continuam vivendo ao nosso redor. Um gesto de carinho, um bom dia, um simples “oi amigo” que seja, nada nos custa, e as pessoas agradecerão e até poderão retribuir. Ou não, mas pelo menos fizemos nossa parte. Pessoas merecem mais atenção do que máquinas, ainda que seja o celular, que muitos consideram mais importante até que o ar que respira...
Assim, para todas as pessoas amigas ou não, que estiverem lendo, desejo um lindo dia, e peço que façam o mesmo para as pessoas a seu redor. Façamos nossa parte, e todos, certamente, teremos UM LINDO DIA, sempre com o canal de comunicação da amizade devidamente aberto, para não dizer escancarado...
No Sepulcho de Alguém -
Descanso o meu olhar sobre uma lousa,
despojo final, sem luz nem Vida,
de Alguém que amei e Jaz repousa,
eterna, silenciosa e tranquila ...
Minha colcha de oiro fino e de cetim,
não pôde a fria tumba, docemente,
desfazer a cama de ilusões, amarga e sem fim,
que a Vida te fez viver, intensamente!
E o vento passa! Leva, traz, murmura!
Lânguidos suspiros, silêncio absorto, sonhos d'água ...
Invejo a tua campa, minha amada, solitária sepulchtura ...
Quem ama como eu sorri à morte!
Triste desespero, lamento, agonia, mágoa ...
Eu vivo - tu morres! Triste sina - má sorte!
Não há o que perdoar, ninguém fez nada de errado. Apenas estávamos em momentos diferentes de vida.
Hoje eu consigo ver que criei expectativas demais em relação a você. Então, foi difícil para mim entender que a culpa não foi sua, nem minha.
Éramos jovens e queríamos aproveitar o melhor da vida...gostei de você desde a primeira vez que te vi.
Mas a verdade é que não era para ser. E é por isso que preciso deixar você ir. Encerrar de vez essa história.
Ao entender que você fez parte do meu passado e não voltará mais, me sinto livre para seguir em frente. Eu me sinto livre para abandonar tudo aquilo que me prende para trás.
Eu penso a minha vida e planejo o meu dia usando o limitado controle que possuo, tudo que desejo é rever você.´
Entrar no seu apartamento, como quem retornar para o seu verdadeiro lar, vivendo a delícia de sentir o coração pulsar mais forte.
Receber o teu abraço, o teu beijo, sentir mais uma vez a tua voz me invadir e me fazer o homem mais feliz e realizado do mundo.
Penso a minha vida e não creio como fui tão longe sem ter vc! E me pergunto, o que reserva o destino agora que tenho o seu amor.
Casthoro'C
Humilho me para ti Jesus
Reconheço Deus, teu eterno poder.
Poder de vida, poder de avivamento.
Louvor de estrutura.
Cântico de cura.
Entoa em nós a fé, tomando pensamento e sentimento.
És verdadeiramente o escudo contra as hostes infernais.
Purifique, santifique meu batismo.
Na água, no Espírito e no fogo.
Arranque as chagas de abismo.
Toda dor, todo sangramento, toda ferida.
Livre me do tumor, do câncer, da lepra.
Tens meu coração por fidelidade, conserve minha vida.
Humilho me para ti Jesus.
Curvo me e inclino minha cabeça ao pó.Giovane Silva Santos
Pois o inimigo pisoteia, arma contendas e ata nó.
Propulsor de enfermidades.
Enganos, opressão, fere, perseguição.
Obstrui os caminhos com perversidade.
Jesus, és a luz, o caminho, a vida e verdade.
Contra toda treva, contra toda destruição.
O inimigo fragmento com variedades de maldade.
Lança redes por toda ocasião.
Escrevo para o céu o que está no meu coração.
O inimigo assiste cada arquivo.
Com ódio, fúria fere ao crivo.
Manchou minha reputação.
Dou te meu caráter por minha consciência.
Do meu arrepender sincero.
Que por ti Jesus esmero.
Minha alma contempla a salvação.
Giovane Silva Santos.
16/10/2022 21:19hs.
Temos o costume de alguém,
sentimos a necessidade de tê-lo.
Esquecemos da vida sem esse,
Vivemos sempre colados um ao outro...
Passamos a condição do eu e a sombra: sendo um o tangível, o outro a projeção, esta última sempre escrava do palpável, vivendo às margens de sua exposição, escrava de seus movimentos, carente de cores, ameaçada por qualquer feixe de fótons que aconteça...
Dessa forma, o corpo sempre predomina diante da sombra, parece mais interessante, pois é o que limita seus contornos, suas formas, até seus movimentos...
Mas sempre haverá momentos que a sombra supera o molde, e isso é mais visível quando o corpo de afasta da luz! logo, o corpo não limita a sombra, mas apenas o propicia!
quanto maior for a distância da fonte de luz, maior a sombra se mostra, a cada ângulo sua altura supera aquele a quem está presa, até que chega o momento que passa a condição de escuridão!
É nesse momento que o corpo mostra toda sua fragilidade! que reconhece a grandeza da sua sombra, por não mais poder dominar ou limitar seu tamanho, passa a depender de fontes limitadas de iluminação, ao ponto da ausência de uma vela, poder gerar o pânico por não mensurar o que está ao seu redor.
Mas sou uma sombra acolhedora! eu te envolvo, desprezando o momento que você tentou se ver livre de mim, quando me torno incompreensível, é porque estou te abraçando, te cercando, ao teu redor, num silêncio tão tenebroso que causa o pânico, o medo e o desespero!
mas ainda sou tua sombra! apenas tornei-me escuridão, rimando estranhamente com solidão! como pode ser medonho o sentimento quando estou te envolvendo, te cercando, te abraçando? é porque nessas horas você sente medo de mim! se esconde em sua coberta, se agasalha pela sensação de frio, procura uma luz para tirar-me dos teus olhos que não se habitua com a densidade de minha dimensão.
Por este teu medo, espero ser novamente sua projeção, estar preso a você, viver as limitações dos teus contornos, cronometrado pelo dia, tonificado pelo ângulo do brilho que me define... até que você busque um abrigo e se veja livre de mim, por não entender que meu ser se define por você.
Chocolate
Eu acordei apaixonado com a vida!
Mesmo ouvindo que chocolate não vai existir.
As pessoas cada dia mais superficiais,
Dizem que ama mais não querem espandir-se.
O cuidar ficou esquecido e já não varem mais as folhas do terreiro.
Coisas que outrora sempre vazia e tudo era bonito por inteiro.
Não é amor onde o dinheiro vem por primeiro..
É traiçoeiro imaginar que nosso amor possa acabar por falta de chocolate.
O cachorro também late e tem uns de cor de chocolate.
É como seu beijo doce e que arde por dentro.
Mas logo vem sensação de brisa e um anjo avisa.
O corpo dela é boa terra vamos começar a plantação.
Colocar a semente rezar para chover
Aprender tudo de cacau é demais...
São milagres que acontece na terra de São Domingos de Goiás.
Tudo é possível se ninguém dizer que não é mais...
Essa manhã eu acordei cheio de esperança
Um saudade que arde como brisa em dias frio...
Como aquele arrepio do nosso primeiro encontro após a missa, o olhar felino.
Onde só os anjos sabia qual seria nosso destino.
Ainda hoje seu rosto veio no meu sonho matutino.
E alegrou o meu coração de menino que por amor faz algumas artes...
Essa poesia com cheiro de chocolate
é a magia a alegria que o amor tudo invade.
Se é mito ou verdade o fim do chocolate?
Tem mistério que a sabedoria humana não sabe.
Quando sonho com você é sempre escarlate as folhas...
Coração late lá dentro de saudade,
O tempo arde de lembranças suas...
E a esperança descansa quando chega o destino.
Para esse lindo menino a fé é o verdadeiro molejo...
A arte perfeita do seu rosto de anjo perfeito.
A sua voz volupiosa divina e celestial,
E neste sonho você era terra e eu sua semente de cacau...
Há momentos na vida da gente tão detalhados que parecem que foram escritos.
Não acredito em destino mas se eu tiver a oportunidade de viver mais uma vida e nessa vida eu tiver na chance de rever você por mais pequeno que esse momento for já sei que a minha nova existência valeu a pena.
Talvez eu precise de uma nova vida mesmo para tentar agradecer por ter te encontrado nessa pois uma vida apenas não é o suficiente.
Você é a razão dos meus sonhos mais loucos dos meus sorrisos bobos, do brilho no meu olhar.
Velhice -
Quando a Vida já não tem sentido
que fazer, que procurar?!...
Quando a alegria se tiver perdido
porquê viver, porquê lutar?! ...
E que destino tem alguém desiludido?!
Sem esperança, força ou vontade ...
Que pena! Sobra apenas um gemido
devorado p'la idade ...
E que será depois? Que virá? Virá?! ...
É tarde ... tão tarde ... resta a morte!
Que o tempo seja breve. E que vá ... vá ...
A Vida já não é Vida é maldade!
Quando se for a minha sorte,
que me leve a morte, sem pena nem piedade!
Sabe amiga? As vezes julgamos a vida e o sentimento do outro de forma totalmente errada, muitas vezes as pessoas explodem pra fora, falam tudo o que querem falar, agem da forma que querem agir, passam como o estouro de uma boiada em cima de tudo e todos, algumas pessoas até explodem de forma agressiva com o outro ou com si mesmo e de certa forma isso é bom, dessa forma as pessoas à sua volta sabem o que está acontecendo e podem “ajudar” da melhor forma. Porém amiga há pessoas que explodem por dentro, se fazem fortes pois é a única opção que elas têm no momento. Algumas pessoas quando a veem melancólica ou forçando um sorriso a julgam estar bem, ser fria, calculista e não ter sentimentos... ela é forte! Aguenta tudo! Ledo engano...
Muitas pessoas quando explodem pra fora entram em um ciclo de choro e lamentação, passam pela raiva, ódio e entendimento, as vezes um quadro depressivo, mas ainda assim muitas vezes conseguem se livrar deste sentimento com maior facilidade pois podem contar com a ajuda de outras pessoas e fazer com que elas sejam colaborativas com a raiva que tem do outro, vira um ciclo de dor compartilhada e a cura acaba sendo mais rápida.
Porém quando a pessoa explode por dentro há um perigo gigante, todas as feridas se abrem de uma vez, ela entra em um ciclo de depressão, autoisolamento, muitas vezes acompanhado de taquicardia e falta de vontade de viver, se alimentar ou fazer coisas diárias. A pessoa que já era calada se cala a cada dia mais até o momento que já não sabe falar, não sabe pedir socorro, elas choram pra dentro e se afogam em sua própria agonia, mas por fora ela é forte, dura e autossuficiente, ela aguenta tudo! A pessoa que se isola do mundo deve ser amparada (de forma bastante cuidadosa para não tocar em suas feridas) e respeitada em seu silencio. Cada vez que é acusada de algo ou cobrada por algo ela se afunda mais e mais, as lagrimas vão a sufocando e fazendo com que ela se perca num mar que há dentro dela, haverá um momento em que estará tão profundamente mergulhada em sua dor que tudo, exatamente tudo a fará externar o sofrimento, alívio? Não! Sentimento de incapacidade, medo do julgamento do outro e tristeza profunda. Se sentir incapaz de manter sua própria saúde mental e emocional a coloca num ciclo de dor que deixa marcas para a vida toda. Pessoas que sofrem pra dentro precisam sim ser amparadas, porém de forma mais cautelosa pois o sentimento se incapacidade a toma por inteiro a todo momento, o ponto mais alto dessa dor é o que chamamos de estado de choque, a pessoa não tem mais reação, não consegue pensar, as vezes se movimentar, não fala, não come e entra em um estado quase que vegetativo de sobrevivência e isso dói demais!
Se você vir alguém se afastar do que a causa dor e sofrimento respeite o momento dela, não tente conversar sobre assuntos que machucam, não tente discutir ou fazer pouco de toda dor que ela leva por dentro, as feridas muitas vezes vem de antes e vão ser eternas, são como golpes de punhal que ela carrega na alma. Não faça cobranças de responsabilidade com o sentimento do outro, pois, infelizmente, neste momento a pessoa não está conseguindo lidar nem mesmo com as próprias feridas. Respeite a dor do outro, saiba que cada um externa como consegue e a dor do outro não é menor que a sua. Respeite o momento do outro, quando preferir se calar se cale junto, quando preferir se afastar não cobre o estar junto e quando ele preferir realmente sair da sua vida entenda que o que ele podia fazer e o tempo que podia ficar ele ficou, agora é momento de cuidar de si, lamber as feridas até que cicatrizem ou que pelo menos parem de sangrar. Respeite a dor do outro e respeite a sua dor. Quando um ciclo se fecha não há nada que possamos fazer para que ele se abra novamente sem que haja dor e sofrimento. Respeite o tempo do outro, respeite a escolha do outro e respeite mais ainda a si próprio, pois ninguém deve se espremer para caber onde já não lhe cabe, não é justo com nenhuma das partes.
E dentre tantos erros você foi o mais perfeito que um dia eu cometi.
Nossa vida tem sido uma loucura e poucas coisas tem feito tanto sentido pra mim, te magoei, me magoou, nos magoamos profundamente... Conjugações verbais dolorosas com consequências talvez de uma vida!
Sinto sua falta e ouso pensar que sentes a minha, espero não estar errada mais uma vez. Sinto que nossos caminhos se encontrarão e que em breve seremos felizes. Sinto sua falta pois estar com você se tornou a melhor parte do meu dia. Quando nos falamos, quando nos beijamos a vida passa lentamente ao nosso redor como que se tomasse todo cuidado para não atrapalhar nosso tão esperado momento.
Espero em breve compartilhar momentos ao seu lado e que a distância de nossos corações seja a mesma que manteremos a dos nossos lábios, nenhuma.
Durante a vida, em grande parte do nosso tempo dizemos aos outros, e inclusive a nós mesmos: Naquela época tudo era mais fácil. E é compreensível de certa forma, mas não é uma verdade absoluta.
Dizemos isso porque hoje temos mais conhecimento que no passado, e assim é a vida. Hoje somos mais sábios que o ontem, e isso significa que não devemos nos prender ao passado imaginando como tudo aquilo poderia ter sido diferente e asfixiar o presente. Usemos o conhecimento adquirido ao invés de nos prender a um passado inalcançável.
Você com esse seu jeitinho simples, me fez entender que a vida é assim...
Que muitas vezes procuramos algo onde pensamos estar a felicidade
Mas aparece alguém como você, e me prova que estava totalmente errado
Que posso e sou feliz apenas por te amar, apenas por você existir
Nem sempre entendemos que a felicidade está no normal
Vivemos de ilusão imaginando que ser feliz é ter o que deseja
Mas ser feliz de verdade é ter o que você merecemos
E eu... Mereço você.
Na vida já vi vários tipos de beleza
Já vi belezas como o por do sol
Já vi a beleza em casa detalhe, do simples à mais luxuosa
Já vi beleza rara que loucas pessoas pensam em ver
Já a beleza do animais, da natureza, das águas
Mas nenhuma delas se comparam a sua
Admito demais a sua beleza
Porque não é apenas no físico mas sim a beleza da alma
E a cada dia sou ainda mais seu fã
Obrigado por exalar tanta beleza.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp