Texto de Amor Ensinamentos de Vida
Às vezes um pouco de ousadia nos faz compreender outras realidades e nos permite conhecer outros limites, entretanto não significa a ruptura com o bom senso. Temos que acreditar nas possibilidades quando elas nos mostrarem direções seguras e exatas, porém nem sempre teremos certezas garantidas de êxito por isso a prudência deve tomar sua parte em cada passo. A mentalidade de seguir sem planejar para dar certo ainda é um sério problema, pois muitos acreditam que somente desta forma funciona e, que isto é ousar, ledo engano, pois ações pensadas tem sempre dois resultados possíveis e nos preparamos para ambos, na impensadas o fracasso sempre nos pega completamente desprevenidos. Até para sairmos da normalidade é bom ter sensatez.
John Pablo de La Mancha
Compreender pode ser difícil quando estamos imersos em egoísmos, ou mesmo em preocupações sem sentindo, pois isto nos impede de vir o que é essencial ao entendimento. Quando nos dizem para nos colocarmos no lugar do outro não é preciso vivermos os problemas do outro, basta entendermos que também é possível acontecer conosco, e este pensamento até pode parecer repetitivo ou antiquado, mas ninguém está isento. Não há como evitar alguns dissabores na vida porque muitos resultam de teimosia, arrogância, ingenuídade, ignorância, imaturidade... mas há a chance de evitar a próxima vez, pois refletir, analisar e prevenir são partes indispensáveis na tarefa de compreender. E para tanto o primeiro passo é nos olharmos como seres falíveis e impotentes diante das circunstâncias, depois acreditar que os dias não são iguais e, por fim, que não somos diferentes, eis um bom começo para exercitar a compreensão.
John Pablo de La Mancha
Acreditar que conosco é diferente em todas as situações pode parecer egoísta e arrogante, pois adversidades e satisfações estão para todos. Em um momento ou outro as escolhas definirão alguns passos sem, necessariamente, ser consequência de certezas inalteráveis, e que por algum motivo nos fez ignorar outras possibilidades, contudo não é a forma com a qual lidamos com os erros que nos fará melhor ou pior que antes, é a consciência de perceber que nossa vontade, jeito, pensamentos... não são soberanos aos demais. Vez por outra nos julgamos mais importantes ou melhores e, até pode ser por medo ou insegurança, entretanto, em grande parte, nos comportamos desta forma muito mais por prepotência, e isso não que dizer absolutamente nada, pois às vezes pensamos que estamos cheios de razão, mas na verdade estamos cheios de vazios.
John Pablo de La Mancha
Às vezes queremos o que não precisamos, e nos enchemos de razões e justificativas para mostrar que tal necessidade é real e indispensável, esta é a nossa ótica. É provável que muitos não compartilhem desta ideia e tentem nos mostrar que estamos em um caminho de perdas e arrependimentos, entretanto, quase sempre, ignoramos sem ao menos a chance de ouvir, pois alguns objetivos e definicões são frutos de nossa arrogância ou ingenuídade tardia, mesmo assim temos a certeza de êxito. Imaginar que a insistência pode ser prova irrefutável para continuar, às vezes, não passa de capricho para provar que os outros estão errados, razão pela qual nos fecharmos para algumas realidades evidentes, contudo não significa que o aprendizado ocorra em função de um ou outro erro, mas certamente ajuda a melhor comprrendermos alguns significados imutáveis da vida, contra os quais é completamente inútil lutar.
John Pablo de La Mancha
São nas vivências e nas compreensões que podemos encontrar respostas para algumas inquietações, entretanto para esta busca é preciso que enxeguemos possibilidades de simples entendimentos para que as expectativas não nos escravizem. Perder tempo com questionamentos tardios para resolver o que passou não nos permite sair do mesmo lugar, pois não tem volta. O que temos faz parte da nossa história e continuará nos ensinando sempre que necessário, para que possamos perceber os limites que nos separam dos erros e nos aproximam da gratidão. O importante nem sempre é o que tem que ser feito naquele momento para não perdermos uma oportunidade, contudo é preciso pensar, de forma preventiva, no depois para que não carreguemos o fardo da culpa. O melhor caminho sempre estará nos aguardando no mesmo lugar, na mesma direção, com os mesmos sentidos, pelas mesmas razões desde que não sejamos as mesmas pessoas sempre.
John Pablo de La Mancha.
Existem circunstâncias que nos levam a alguns caminhos que nos mostram quais direções podemos seguir... Segui-las ou não nem sempre é uma questão de escolha, às vezes é necessidade, ainda que dolorosa. Restarão certezas de tempos vindouros para alentar pesares previstos e decepçoes inevitáveis, contudo a busca de novos sentidos para os próximos passo será motivação para novos planos, outros horizontes e novos motivos para ir em frente. Deixar o tempo seguir sua trajetória e nos conduzir para possibilidades de mudanças não significa ignorar o que foi vivido, mas deixar cada etapa em seu lugar retirando os aprendizados e refazendo algumas decisões para encontrar a melhor escolha. Neste sentido compreender a distância que separa um novo primeiro passo da mesma finalidade é imprescindível para evitar novos erros pelas mesmas razões.
John Pablo de La Mancha.
A compreensao é um importante passo para se chegar aos entendimentos. É natural que haja resistência, posto que conceitos e verdades, muitas vezes, direcionam pessoas para criticar, diminuir, nunca aceitar e, em alguns casos, reprimir severamente, pois ainda há a mentalidade da remoção do convívio como forma de busca pelo equilíbrio, camuflado por uma suprema razão inquestionável para justificar as açoes. É bem provável tratar-se de escolhas individuais que em algum momento ganham contornos de representatividades piorando as relações criando contextos para conflitos e ódios. Isso acontece em todos os espaços de convivências dos lares às igrejas, e com as mais diferentes pessoas que são segregadas por causa da origem e das escolhas. Até certo ponto são compreensivas estas posturas, afinal também são escolhas que tem suas origens, mas o que fica difícil entender é algumas pessoas assumirem o papel de carrascos com os seus iguais, sendo elas de fácil condenação.
John Pablo de La Mancha.
O que nos é mais significante e valoroso terá espaço nas lembranças e será sempre um bom sentido para nossas experiências, bem como abrigo e alegria para nossos corações, pois se um dia perdermos saberemos o quanto nos fará falta. E assim compreendemos as mais simples atitudes como elo de entendimento do que é bom, é o que nos encoraja a seguir caminhos nos possibilitando algumas realizações que podem ser alcançadas enquanto estamos aqui. Às vezes enfrentamos situações de difícil aceitação, nos exigindo equilíbrio e tolerância, o que pode não ser uma forma de aprendizado que queremos viver, mesmo porque as escolhas podem não refletir as necessidades daquele momento, então teremos que entender a vida e se conformar com as realidades que não mudarão. As vivências também nos preparam, mesmo que em situaçoes desfavoráveis, mas se as escolhas dependessem unicamente de nós não teríamos alguns ensinamentos, afinal o que não retorna e não temos como transformar, de nenhuma forma, não nos concede nada, apenas nos retira.
John Pablo de La Mancha.
Mudar quase sempre resulta de uma árdua iniciativa. Pode ser um pensamento, conceito, verdade, conduta... Seja como for é preciso ter consciência dos significados e transformações que isto representa, não apenas pelo que será vivido e enfrentado adiante, mas também pelo que não foi permitido, talvez por insegurança ou mesmo por descuido. Mais do que temor as incertezas trazem consigo percepções, que, às vezes, nos mostram realidades que já se foram e, junto com elas algumas chances que não voltarão, porque eram frágeis ou porque eram vazias de razões. Isso, de algum modo, nos deixa mais alertas para novas vivências, ainda que não saibamos o que virá, afinal nem sempre o que nos pertence está conosco, pois o que somos é consequência do que construímos ao longo da vida, das escolhas que fizemos, das experiências que vivemos ou, que vez ou outra nos impuseram, dos caminhos que seguimos... Mudar deveria ser bem simples e fácil, mas o orgulho e egoísmo às vezes não permitem.
John Pablo de La Mancha
"Você pensa que mulher só serve para ser dona de casa, para de pensar assim agora!
Não sou, não somos e nunca deixaremos vocês acharem que só por quê somos jovens que temos que seguir a sociedade e se casar cedo, de perder a virgindade com o cara que vocês definem como o certo. Que temos que depender do dinheiro dos homens. Homens são homens, são amigos, companheiros... Não nossos pais que têm a obrigação de pagar a conta dos lugares que frequentamos. O que custa "rachar" a conta? Nada demais! Meu bem, tem homens que são de um cavalheirismo difícil de dizer bora. Não precisa!
Em compensação, de outros, que batalham dias até semanas para convidar você, uma amiga, a tua inimiga para um lanche na praça ou em um restaurante chique desse que vocês acham é sempre obrigação do homem pagar. Não é, não acho... Às vezes é necessário sim, porque você é a convidada. Mas conversa antes, marca direitinho... Sabe? Porque mulher nenhuma merece ser vista como interesseira quando não é... Ou vulgar quando se é UM MULHERÃO DA POHA! Tem muito dos jovens hoje em dia que precisamos bater palma de pé. Sabia? ENTENDAM UMA COISA: Na maioria das vezes por trás de uma tela de celular demonstram-se ser o que não é. Com um sorriso, com um olhar brilhante!"
Autora: Maria Luiza Brasil de Medeiros
TALVEZ
Eu não sei o que fazer ou como agir.
Eu preciso de vc, mas talvez vc precise mais de mim.
Talvez vc não precise de mim, pra nada. Mas não sei como me afastar se meu desejo é ficar.
Talvez eu esteja fazendo mal p vc e também p mim, mas é que não suporto a ideia de não ter mais vc comigo, na minha vida, na minha casa, seu cheiro na minha pele e seu gosto na minha boca.
Talvez vc não precise de mim o quanto eu preciso de vc, mas eu só queria saber se insisto ou desisto de vc. Queria saber mais sobre sua vida, para que eu possa saber qual caminho tomar, qual direção seguir.
Talvez vc não precise de mim e não tem coragem de me dispensar por dó ou pena.
Talvez, as vezes em que ficamos, foi com medo de me dizer não ou me machucar,
Mas talvez e só talvez, vc queira ficar, assim como eu, mas não sabe como fazer isso ou como falar.
ERMA
Queime coração, sinta o ódio daquele que um dia já sonhou
Sinta a tristeza de uma alma que se afundou
Sinta o desejo de desistir daquele que por tudo lutou
Sinta a morte de um homem que morreu em busca de uma salvação sem glamour
Sinta a morte daquele que já tudo conquistou
Hoje morro sendo um poeta com sua última criação sem cor
ACHAS
Autora: Maria Luiza Brasil de Medeiros
Acha mesmo que estou gostando de estar sofrendo por saudades tua. Falta da tua ausência mesmo sendo sempre assim? Sei que tu não fizeste por mal indo morar em outra cidade. Mas só de tu me ignorares as conversas, dói. Já entendi que não teremos chance nenhuma daqui para frente... Mas o que custa preservar a amizade que tanto tu me dizias ser o principal? Mandando-te mensagem, às vezes, ligo apenas porque me preocupo e sinto saudades de ti. Quero saber como tu "tás", "como foi teu dia" conversar sobre as coisas que sonha em fazer daqui por diante. Achas que é fácil ser amiga da tua família, ter que fingir que está tudo bem, apenas para evitar que te critiquem... E se criticarem, vou defender por você ter sido alguém importante em meu coração e pensamento. Mas, por que esqueceu de mim? acha que me ignorar dessa forma vai ser o melhor? Se achas que assim irei esquecer fácil e rápido, talvez deva concordar que esteja certo, esteja, ou, talvez não. Mas, guardei de ti o teu melhor "eu", és aquela pessoa amiga. Carinhosa, atenciosa, que poderia estar triste. Mas, sempre com o sorriso no rosto, tentando ajudar quem quer que seja... Se tivesse ao seu alcance, claro...
"Ajudar uns aos outros"
Quando alguém me faz sonhar
Foi alguém que me fez bonito,
É a nossa imaginação,
Um beijo é uma fonte de água doce – É pura alegria
Você é minha flor, querida, que me trouxe o coração
Se você cuida de mim, o futuro que a gente quer
Sempre seremos amigos, de verdade e para sempre
Ajudar uns aos outros
Sempre não deixar ninguém na mão
Por isso temos que ajudar, lá na frente você verá,
Bastantes amigos pra te ajudar
Também tem gente de olho em você… é verdade…
A sua boca é uma violeta de paixão, amor!
Tudo por você… pelo seu eu
Se você é uma fonte de água doce e amor
Quero ganhar seu coração!
Começar por nós mesmos
É o caminho para a mudança
Despertar nossos anseios
E lutar com perseverança
Aperfeiçoar as habilidades
Buscar sempre o aprendizado
Refletir sobre as verdades
E o bem comum, ter sempre em mente
A cada passo dado
Uma nova semente é plantada
E o mundo ao nosso redor
Vai se transformando, gradativamente
Mudanças positivas acontecem
Quando cada um faz a sua parte
E com amor e dedicação
Podemos mudar a nossa arte
Então, vamos começar
Por nós mesmos, pelo nosso ser
E transformar a sociedade
Para um mundo melhor, viver.
Transcender é ir além
De tudo o que já conhecemos
É desvendar os mistérios
E os segredos que ainda temos
É olhar para dentro de nós
E buscar a nossa verdade
É superar as limitações
E encontrar a felicidade
Transcender é elevar a mente
E voar nas asas da imaginação
É encontrar o divino em nós
E sentir a conexão com a criação
É buscar a sabedoria
E expandir o horizonte do ser
É encontrar a plenitude
E a razão para o viver
Transcender é uma jornada
Que nunca chega ao fim
Pois sempre há mais a explorar
E novos caminhos a seguir enfim
É um chamado para a alma
E uma busca pelo significado
Transcender é a arte de crescer
E se tornar um ser renovado.
"Bússola da moralidade, luz que ilumina o caminho da justiça e pedra angular da virtude. É a honra. Sustenta a estrutura do caráter e integridade, guia a tomar decisões que respeitem a dignidade humana e verdade, norteia e dirige na direção do que é certo nos mantendo firmes em nossos princípios, mesmo diante das adversidades."
Sergio Lopes de Souza Junior
"Não permita que aqueles que buscam preencher suas vidas com julgamentos e maledicências, afete o brilho da sua luz, pois suas almas inquietas não encontram paz nem mesmo na vida dos outros.
Busque cercar-se de pessoas de virtude, que elevam sua alma, inspiram sua mente e encorajam seu coração a alcançar o seu potencial mais elevado.
Valorize sempre estar na companhia de pessoas bem humorados, motivadoras, inspiradoras, positivas, abertas, entusiasmadas e agradecidas. Pessoas que transmitem luz e energia positiva, pois são eles que nos ajudam a crescer e evoluir como seres humanos."
"Com um toque de botão,
O mundo se conecta em um segundo,
A tecnologia nos leva além,
Do que antes era profundo.
Com a internet, a informação,
Flui em um fluxo constante,
E tudo está ao alcance da mão,
Não há limites para o instante.
A inteligência artificial,
Nos leva a patamares antes inalcançáveis,
E a automação nos livra do mal,
De tarefas cansativas e infindáveis.
A tecnologia é um mar de possibilidades,
Que nos guia para um futuro brilhante,
E nos permite viver com mais facilidades,
Deixando-nos mais próximos e distantes."
Soneto: Gente Maledicente
"Com línguas venenosas, a falar,
Gente maledicente, sem perdão,
Com mentes tão vazias, sem pensar,
Destilando a maldade em cada ação.
São como cobras, prontas a picar,
E sem nenhum pudor, sem hesitação,
Destroem vidas, sem nunca se importar,
Com a dor e a tristeza da outra condição.
Mas não se enganem, pois o tempo há de chegar,
E a justiça divina, sem hesitação,
Há de julgar, e sem jamais perdoar.
Então, que fique a lição, com muita atenção,
Que a língua é a espada, que pode afiar,
E o veneno que se espalha, é a própria destruição."
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp