Texto Amigos de Luis Fernando Verissimo
"Acalentar em si e a sua volta, sonhos, ideais e propósitos é, a um só tempo, um refrigério para nossas almas fatigadas pela pequenez dos ataques vis, um bálsamo para o engenho humano e dínamo de sua constante superação, o melhor meio de transcendermos nossa própria existência, por assim dizer, nosso único, possível e verdadeiro legado."
"Das coisas saborosas da vida, encontrar um amigo com quem possa partilhar suas confidências, medos e aspirações sem o receio de julgamentos e condenações morais, exceto a compreensão sincera acompanhada uma orientação sempre gentil e afetuosa de quem torce pelo seu melhor quaisquer que sejam as circunstâncias, ai está um momento mágico em que compreendemos um pouco mais o sentido de completude, e temos a certeza que nessa curta jornada da vida, nunca mais estaremos sós."
"No instigante desafio de cumprir nosso destino, entre seus pontos mais altos e vertiginosos, está esse em que encontramos pessoas que decidem compartilhar conosco uma mesma visão de mundo e propósitos, nesse instante são criados vínculos que vão muito além de uma simples relação profissional ou de trabalho, são almas que se conectam, se laçam e entrelaçam afim de cumprirem juntos algo que dê sentido às suas vidas."
"Em meio a aridez dos nossos dias, encontrar momentos de refúgio e descanso para nossa alma é uma necessidade, e eles sempre estarão à nossa disposição, só é preciso querer, como em um singelo bate papo com verdadeiros e sinceros amigos, nas páginas de um livro que entusiasma, em um sorvete pra arejar a saudade de quem se ama, ou simplesmente no contemplar e sentir o lirismo e as delícias de estar vivo."
Nós temos que aprender que nem sempre seremos defendidos da forma que defendemos. Nem sempre teremos a companhia que contamos, apenas por estarmos lá para aquele alguém. Nem sempre teremos a compreensão, por mais que nos esforcemos para isso. Nem sempre ouviremos um “vamos resolver isso” por mais que entreguemos a nossa alma orgulhosa para o outro.
Somos Igual Ar e Fogo, Quanto Mas Tempo Juntos Maior Ficamos, Quanto Mas Quantidade Nós Damos Mas Quente e Mas Ardido Ficamos, Somos Um Furacão De Sentimentos, Tive Certeza De Que Você Era Pra Sempre , Você é Tão Diferente e Tão Igual a Mim Que Nao Sei Dar Explicação, Eu Lhe Sopro e Sua Chama Aumenta, Você Crescer e Me Esquenta, Dois Corações Unido Por Uma Força Só, Nunca Entendi, porém Foi Quando Me Achou Que Eu Aprendi a Me Sentir Assim. E Se Algum Dia Nós Esfriarmos Foi Porque Tentaram Nos Derrubar Mas Mal Eles Sabe Que Somos Dois e um e um e dois.
“Sei que nada dura pra sempre, assim como amizades.” Começar um poema com isso é tão patético, porém nunca fez tanto sentido, mas pensando bem, elas não duram por minha causa, ou por culpa da pessoa? Na cabeça dela ela vai pensar que ela está totalmente certa em te deixar mesmo estando errada em certas situações. Existem dois tipo de amizade, amizade baseada em dor, e amizade baseada em amor, já parou pra pensar em que tipo de amizade você está? Se você não se sente confortável com palavras que saem de seu amigo, sinto muito sinto muito em lhe informar mas essa amizade não irá durar.
Somos pessoas diferentes. O modo como eu lido com as minhas amizades, em que alguns momentos estou bem e em outros nem tanto, não quer dizer que não as ame com tamanha intensidade e força que necessite deles ao meu lado, mesmo que eu não demonstre isso. Por isso é tão importante cultivar nossas amizades, dedicando-nos, interessando-nos e envolvendo-nos. Isso leva tempo.
Quando você é presenteado sem nenhum motivo comercial, religioso ou cultural, sem datas específicas significa que realmente está fazendo a diferença na vida de alguém. E o que pode ser mais intenso e gratificante do que saber que você é importante para alguém e saber que para alguém você faz a diferença.
Vi o meu melhor amigo virar um completo estranho e até hoje, isso ainda me machuca. De repente a gente nem se fala mais, nem se vê, nem se conhece. De repente a palavra “amizade” nem faz mais sentido pra gente. A amizade acaba, quando você descobre que o amigo era apenas você. Quando falavam “Tudo que é bom dura pouco”, não imaginava que valia para a amizade. Parece que a história é sempre a mesma e que se repete cada vez mais. O pior de tudo é ver a pessoa que dizia sempre estar com você, indo embora. A medida que crescemos, nós não perdemos amigos. Apenas aprendemos quem são os verdadeiros. De vez em quando precisamos sacudir a árvore das amizades para caírem as podres. Dói saber que pessoas que eu considerava demais hoje em dia nem olham na minha cara. De amizade falsa eu quero distância, porque hoje me abraça e amanhã me apunhala pelas costas. Confiar nas pessoas erradas é uma ótima maneira de começar a se matar. Os piores inimigos, são aqueles que já foram nossos amigos um dia. Porque esses sim, sabem como nos atacar.
Inventando melodias, chorando com comédias, rindo de cachorrinhos, contando estrelas, observando formigas, imaginando formas em nuvens, tomando banhos de chuva, sorrindo para desconhecidos, andando de bicicleta pela cidade, rindo, sentindo, vivendo...Cultivando lembranças, para que assim elas floresçam e deêm frutos na minha velhice, frutos esses que tem um sabor diferente, único, como costumam chamar mesmo?Ah, sim! Felicidade...
História entusiasmante de um outro universo, sobre a grande perseverança de bravos e jovens cavaleiros, unidos em um mesmo propósito, combater a maldade incansável, batalhando juntos, amigos verdadeiros, um fortalecendo o outro através da força de um Pegasus, forte cavalo alado, impacto celeste de meteoros poderosos, somando à elegância de um Cisne emotivo e corajoso, alguém de princípios, uma frieza que preserva o calor do seu coração, que também o fortalece sempre que é preciso, a cólera de um Dragão imponente, que sabe o momento exato de agir, demonstrando um certo equilíbrio entre o seu lado paciente e o seu comportamento impetuoso, ainda tem a bravura de Andrômeda, um amor fraterno, caloroso, que possui uma empatia rara, disposto ao sacrifício para que outras vidas sejam salvas, suas correntes não o limitam, pois as transformou em arma e defesa, durante determinadas ocasiões, é a vez da Fênix com a sua chama continuamente acesa, avassaladora, que ressurge das próprias cinzas, que não se amedronta, que tanto intimida, portanto, uma soma grandiosa de uma amizade que não esmorece, de demonstrações de bravuras, superações, atitudes honrosas diante de muitas batalhas, perdas e vitórias, um valoroso legado que não será esquecido, que agora é enaltecido por uma linda sonoridade de um amável violino, tocado por uma inestimável beldade, fruto certamente divino de tamanha notoriedade.
Amizade é um laço forte de grande significado que nem sempre é de sangue e muitas vezes, pouco importa, tem até mais consistência graças a uma consideração mútua notável que é sem cobranças, afugenta tristezas,aumenta felicidades, onde olhares que, às vezes se entendem tanto que palavras chegam a ser dispensáveis, abraços viram abrigos, possui um valor incalculável, fruto de muitos amores fraternos, raros amores entre casais e de amores de poucos familiares, portanto, é evidente a tamanha preciosidade dos amigos de verdade.
A cada amigo irmão que parte para outra dimensão é um pouco de nossa alma, vida, risadas, sorrisos, encontros e sentimentos que vão juntos. As conversas boas, que nunca terminam, não, só se perdem as respostas por voz mas pelas eternas vibrações fraternais os diálogos permanecem e acontecem.
O tempo externo passa bem mais rápido do que se percebe por dentro, e de repente percebemos que os lugares que eram tão bons e agradáveis, mudaram de ambiente ou não existem mais. Os velhos amigos já se foram para outras dimensões, um lugar distante e levaram com eles grande parte de nossas mesmas conversas. Algumas antigas paisagens reformaram, e se não fossem pelos novos cantos dos netos dos velhos passarinhos, eu nem os reconhecia mais. Talvez por isto, eu tente guardar erros antigos com tanto carinho, em uma insensata memoria de reviver o tudo que um dia tanto foi e fazia todo o sentido, que o tempo sorrateiramente levou.
Perdoarmos 70 vezes 7. Perdoar, perdoar, perdoar mas perdoar os inimigos é bem mais fácil pois humanamente convivemos com as maldades do mundo mas perdoarmos os amigos que nos feriram no coração por traição, é bem difícil mas é sempre o grande saque da inteligência merecemos a total felicidade.
Quem seria eu para questionar um sentimento, por que era isso que havia entre nós, e que existe ainda hoje. Eu não sei como você sabia, mas sabia, e você fez tudo ficar mais fácil para mim. Você também não me fez perguntas quando eu quis ir embora e andar sozinha, e quando regressei, com os olhos cheios de lágrimas, você sempre soube em que momento eu precisava que você me abraçasse e quando simplesmente devia me deixar a sós. Mas, mais do que isso, eu percebi que tinha sido tola por um dia ter cogitado a idéia de ficar com outra pessoa, desde então nunca mais hesitei. Tivemos dias maravilhosos juntos, e penso muito nisso agora. Às vezes fecho os olhos e vejo você com salpicos grisalhos nos cabelos, sentado, enquanto as crianças brincam ao seu redor. Você foi, ao mesmo tempo, meu amigo e o meu amante, e não sei de qual lado de você eu gosto mais. Tenho grande estima pelos dois lados, assim como tenho grande estima pelo que foi a nossos momentos juntos. Você tem alguma coisa dentro de você, algo belo e forte. Bondade. Você é o homem mais generoso e sereno que conheci. Deus está com você, tem de estar. Sei que você me acha doida por escrever a nossa história, após finalizarmos ela, mas tenho as minhas razões e agradeço pela sua paciência. Vivemos momentos que a maioria dos casais nunca chegaram sequer a conhecer, porém, quando olho para você, fico assustada por saber que tudo isto acabou. Porque ambos sabemos quais são os prognósticos e o que isso significou para nós. Vejo nossas lágrimas naquele estante, e me preocupo mais com você do que comigo mesma. Não tenho palavras para expressar meu sofrimento. Por favor, não fique irritado comigo, nos dias em que não me lembrar de você, e nós dois sabemos que esse esquecimento é necessário. Saiba que eu gosto de você, que sempre gostei e aconteça o que acontecer, saiba que eu tive os melhores momentos de minha vida com você. E se você guardar esta carta para ler outra vez, então acredite no que estou escrevendo para você. Onde quer que você esteja e seja qual for à data de hoje, eu gosto de você. Gosto agora enquanto escrevo esta carta, e gosto enquanto você está ledo esta carta. E lamento muito se não consegui ti dizer isso. Você é, e sempre foi, o meu sonho!
“As pessoas sempre estão pensando que alguma coisa é totalmente verdadeira. Eu nem ligo, mas tem horas que fico chateado quando alguém vem dizer para me comportar como um rapaz da minha idade. Outras vezes, me comporto como se fosse bem mais velho – no duro – mas aí ninguém repara. Ninguém nunca repara em coisa alguma.”
Pessoas frias não são frias porque querem ser. Aconteceu alguma coisa, ou várias coisas, para que ela fosse congelando aos poucos. Ninguém sai intacto de uma avalanche, ainda mais se essa avalanche for de mágoas. Ser frio não é uma opção, escolha ou uma moda. É uma consequência, um ato involuntário, um mecanismo de defesa.
[...] Se depois desta volta para dentro, deste ensimesmar-se, brotarem versos, não mais pensará em perguntar seja a quem for se são bons. Nem tão pouco tentará interessar as revistas por esses seus trabalhos, pois há de ver neles sua querida propriedade natural, um pedaço e uma voz de sua vida. Uma obra de arte é boa quando nasceu por necessidade. Neste caráter de origem está o seu critério — o único existente. [...]
