Tempos Passageiros
A importância de cortar o cordão umbilical
Tempos atrás eu vivi uma mudança em minha vida, pouco tardia, mas vivi.
Troquei de cidade, de emprego, sai da casa dos meus pais.
Mas como toda boa mudança vem com dificuldades, comecei a senti-las. O começo sempre é o mais difícil.
A zona de conforto não existe mais, dando lugar a todos os desconfortos possíveis e inimagináveis.
E aí dá aquela saudade da casa dos pais, da proteção, do bálsamo que é ser somente um filho. Em que todas as responsabilidades são, na verdade, de nosso pais.
Dia desses, liguei pra casa. Minha mãe não estava, então falei com meu pai.
Comecei a chorar as mazelas. Surpreendentemente, ele me disse com toda a sabedoria, mesmo com a perceptível dor, que um pai pode tirar de suas mais profundas entranhas: filha, você tem que enfrentar. Todo mundo está passando por isso. Aqui era muito fácil! Você tem que seguir em frente. Tudo tem seu tempo certo.
Eu estranhei, pois até o último dia, antes de eu sair de casa, ele tinha esperanças de que eu não fosse partir.
Mas eu concordei. E depois, refletindo sozinha, eu percebi a riqueza daquele momento em minha trajetória.
É preciso cortar o cordão umbilical, se quisermos crescer e ter uma vida fora do útero de nossas mães, e fora do telhado de nossos pais. É preciso ralar os joelhos e aprender a passar o mertiolate sozinho. E assoprar.
É preciso queimar os navios ao desembarcar na praia, e enfrentar a guerra sem a opção de voltar. É ganhar ou ganhar.
Mas eu percebi que, se dependesse de alguns pais, os filhos pegam os navios, mas eles sempre ficam atracados lá na margem, pra que os filhos possam, um dia, retornar.
É preciso, papai e mamãe, riscar o fósforo, e incentivar. É preciso dar a tesoura para os filhos para os encorajar a cortar. É preciso deixar os filhos navegarem, e diante das tempestades, apenas dizer: filho, você consegue ultrapassar.
A importância desta atitude não tem preço, é bonito ver um pai que sabe que, por mais que doa em seu coração, o filho não nasceu para ser uma lagarta dentro do casulo, precisa ser borboleta e aprender a voar.
Enfrentamos a maior epidemia de todos os tempos Covid-19, estamos com medo de não sobrevivermos até o final do ano. A gente deve valorizar as pessoas que amamos e ficarmos mais tempo com elas, nada é mais importante do que a nossa família, nessa hora é que o desapego as coisas é importante.
Difícil esta sendo conquistar o seu coração minha querida;
Difícil tem sido estes tempos sem ti meu pai;
Difícil tem sido enfrentar estas lutas sozinho;
Difícil é gostar de alguém e ela não sentir o mesmo por ti;
Difícil esta sendo estes tempos mesmo os preços da cesta básica ter baixado ainda vê-se tanto sofrimento;
Difícil para mim é não poder almejar o que eu quero ser;
Difícil para mim é dar o segundo passo apenas com uma perna;
Difícil é tirar minutos no seu tempo de ocupação para estar com ela,mas ela não sente nada por ti, que pena;
Difícil é ver alguns países com a taxa de homens sendo escassa e em outros países onde a taxa é elevada as mulheres rejeitam tanto eles;
As aparências ofuscam as essências, e nos faz perdermos grandes e preciosos tempos das nossa vidas; para enxergar a verdade é preciso olhar atrás do aparente.
A saudade me consola, e as vezes o coração chora, ao lembrar os tempos de outrora, o que fazer? Recordar é viver agora, vem comigo para uma roda de viola.
“Tempos adversos exigem ponderação, para que não caiamos em armadilhas como o medo, a ansiedade, a sensação de fracasso e a dúvida quanto à própria competência.”
“Tempos difíceis não pedem desespero, mas discernimento. O medo e a dúvida só vencem quando nos falta lucidez.”
TEMPOS QUE NÃO VOLTAM MAIS
.
Hoje acordei com vontade
De tomar café com canela
No primeiro gole, me invade
Ao olhar pela janela
A lembrança da mocidade
A saudade que eu sinto dela
Sonhos da tenra idade
Tempos que não voltam mais
Da amarga e doce quimera!
05.04.24
O poeta romano Juvenal ficaria abismado com o que chamamos no Brasil de tempos modernos. Afinal, hoje, com tanta acessibilidade e tecnologia, ainda vivemos subjugados à mesma política do pão e circo!
Leis Universais
Em tempos de guerras interiores, acabamos não percebemos o que deveríamos. Vivemos alheios aos acontecimentos. Alheios a vida. Alheios ao agora. Por estarmos sempre vivendo no futuro, não vivemos o presente. E por não entender as leis universais deixamos passar as pequenas coisas que o presente nos oferece. Tememos o básico por medo e a felicidade que tanto almejamos se encontra alojada ali. Por buscá-la em outros lugares, ficamos a mercê num caminho sem perspectiva.
Manter o equilíbrio para encontrar a tal felicidade é difícil. Não fomos educados e nem preparados para isto. Por não estarmos preparados, não queremos passar trabalho, buscamos o que a nossa personalidade acha mais fácil e o mais fácil, não nos leva aonde gostaríamos. Percebemos então, que estamos patinando no mesmo lugar, faz tempo. Sem entender, vivemos buscando, e esta busca se torna cansativa e sem êxito. Somente entendendo as Leis Universais e os seus sinais é que poderemos sair vencedores nessa jornada.
De uns tempos para cá minha vida está indo ladeira abaixo. É um processo que parece doloroso quando dizemos essa frase, mas que no fim das contas, quando percebemos estamos passando por uma fase necessária para entender lá na frente que a vida nada mais é do que um caminho evolutivo.
Nestes tempos que a paixão é prisioneira do amor, e o amor parece sobrevivente de uma guerra, os corações que amam profundamente são uma espécie em extinção!
São tempos difíceis e chuvosos...
Chove lá fora e aqui dentro. Nessas horas o recolhimento se faz necessário. Essa falta de força não é falta de fé. Fé é acreditar, mesmo quando tudo conspira contra, mesmo quando não se tem ânimo ou quando se está extremamente cansado. Essa falta de força é só o corpo que grita por um repouso só seu, mostrando que já foi forte o suficiente por si e por todos. Essa falta de força também não é fraqueza. Olhe para trás e veja o quanto foi forte, veja tudo que já passou e superou. E veja também como sua fé esteve presente em todos os momentos, lembre das respostas dadas por Deus.
Ele sempre esteve presente. E sempre estará. Descansa. Recolha-se se necessário. Suas forças voltarão, basta que Deus esteja presente através da sua fé. Depois levante-se, continue sua jornada, leve esse brilho inexplicável adiante e continue vencendo cada batalha. Vou te falar uma coisa que repito para mim mesma diariamente: Maior do que tudo que você passa, do que tudo que te desejam de ruim, é o Deus que habita em sua vida. E creia com toda certeza, nada pode mais do que Ele. Não alimente sentimentos negativos, apenas creia. E lembre, gratidão também é prece.
Josy Maria
Tempos degradantes esses em que vivemos, quando as vozes que antes se levantavam contra o aviltamento social já não exteriorizam o desespero que lhes vai na alma. Percebendo-se mergulhados num lamaçal de infâmias, acabam sempre sufocando o grito ainda nas entranhas por saberem-se sem voz tanto por conta dos que se comprazem com a própria ignomínia, quanto pelos que a assimilaram como seu novo e natural status quo.
- Relacionados
- Mensagens de solidariedade que inspiram apoio em tempos difíceis
- Tempos difíceis: frases que ajudam a ver a luz no fim do túnel
- Tempos de Criança
- Saudades dos Velhos Tempos
- O futuro é incerto: frases para tempos imprevisíveis
- Somos Passageiros
- Frases sobre chuva para encontrar beleza em tempos nublados
